Escolha de Inversor.

Local para debater sobre o autoconsumo

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por alexjp4 »

Olha que há muita gente a ganhar dinheiro com o fotovoltaico.... não é, é com 350w de painéis.... rsrsrs
E 300€ para 350w usados não foi muito barato, no OLX encontras painéis novos com mais W em que o W fica a volta do preço que deste por esses novos e com garantia.
Tens estes usados 175w 85€ com garantia https://olx.pt/anuncio/painel-solar-fot ... 0264fa5f2a
ou estes novos 250W 169€ https://olx.pt/anuncio/painel-solar-fot ... 0264fa5f2a
Uma amortização de um investimento em 5 anos até que é boa.
agora é preciso é os pores a bombar que o tempo está a ajudar.
boa sorte

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am

Mensagem por ztxnew »

Foram precisamente esses que comprei. Por 80€ cada.
Comprei dois é mais 95 para o grid tie.
As contas não estão mal feitas.
Obrigado pela dica.
Abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

alexjp4 Escreveu:Olha que há muita gente a ganhar dinheiro com o fotovoltaico.... não é, é com 350w de painéis.... rsrsrs
E 300€ para 350w usados não foi muito barato, no OLX encontras painéis novos com mais W em que o W fica a volta do preço que deste por esses novos e com garantia.
Tens estes usados 175w 85€ com garantia https://olx.pt/anuncio/painel-solar-fot ... 0264fa5f2a
ou estes novos 250W 169€ https://olx.pt/anuncio/painel-solar-fot ... 0264fa5f2a
Uma amortização de um investimento em 5 anos até que é boa.
agora é preciso é os pores a bombar que o tempo está a ajudar.
boa sorte
Caro Alexjp4,
Li num outro post que alterou de alguma forma o medidor de potência do seu sistema para que medisse no sentido "inverso" aquele que seria o convencional.
Pode explicar-me como o fez.? Ou se há outros que efectuem a medição sem ter de ser "enganados".
Agradeço desde já.
Cumprimentos.
Do deserto...nada.

José Teixeira

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Mensagem por carfes »

Olá ztxnew, avise como corre isso
Já instalou? Como está de produções?

Estava a pensar exactamente no mesmo projeco. Mas estava a pensar coloca-los virados em direcções diferentes de forma a repartir a produção pelo dia. Só tenho 150w de consumo permanente e aumento de consumo de tarde pois tenho um miudo em casa.

Estou a pensar comprar um inversor de 300w pois li aqui no forum algures que é mais produtivo ter inversores subdimensionados e como vou ter os paineis em direcções diferentes, nunca atingem a produção maxima em simultaneo mas é verdade que essas voltagens me dão dores de cabeça...

Estive para mandar vir 2 paineis do mesmo local mas não conseguia receber na data que cá estiveram
Vi que falou em 80€ por painel. No Olz estão 85€, negociou com eles?

Por ultimo, uma pergunta para o pessoal em geral, vi algures que os microinversores devem ser instalados em 1 para 1 com os paineis ou então os que já vêm com entradas multiplas mas existe problema se instalar 2 paineis no esquema que menciono acima num unico inversor com um T (ou o que quer que lhe chamem...)?

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

carfes Escreveu:Olá ztxnew, avise como corre isso

Estava a pensar exactamente no mesmo projeco. Mas estava a pensar coloca-los virados em direcções diferentes de forma a repartir a produção pelo dia. Só tenho 150w de consumo permanente e aumento de consumo de tarde pois tenho um miudo em casa.

Estou a pensar comprar um inversor de 300w pois li aqui no forum algures que é mais produtivo ter inversores subdimensionados e como vou ter os paineis em direcções diferentes, nunca atingem a produção maxima em simultaneo mas é verdade que essas voltagens me dão dores de cabeça...

Estive para mandar vir 2 paineis do mesmo local mas não conseguia receber na data que cá estiveram

Por ultimo, uma pergunta para o pessoal em geral, vi algures que os microinversores devem ser instalados em 1 para 1 com os paineis ou então os que já vêm com entradas multiplas mas existe problema se instalar 2 paineis no esquema que menciono acima num unico inversor com um T (ou o que quer que lhe chamem...)?
Boas Carfes,
Eu não comprei no OLX. Conheço o Miguel (é um espanhol), e falei com ele diretamente.
Posso por PM dar-lhe o contacto se quiser e poderá combinar com ele a entrega.
Eu vou colocar um inversor Grid Tie. Que basicamente aceita vários painéis em paralelo, mas se escolher estes painéis, terá o mesmo problema na escolha do aparelho! E eu apenas encontrei um mais ou menos adequado de 600W! Não consegui mais pequeno! Estes painéis são de 23V como pode ler acima!
É sempre melhor comprar painéis de 12 ou 24V! São os mais standard e para os quais encontra mais inversores e a melhor preço. Falo dos que se vendem na net!
Os micro inversores .... são caríssimos e não sei se se podem acoplar mais que um painel de cada vez. Não duvido que podem ter mais 1 ou 2 ou mesmo 5% de rendimento, mas será que a diferença de preço tem pay-back?

Fique também a saber que ao colocar painéis em direções diferentes não os pode colocar em serie! Terão de ser sempre em paralelo. Ao usar apenas um inversor ficará também com o problema de calcular a potencia máxima para quando ambos os painéis estão ao sol.....todo o restante tempo em que cada um deles esteja "á sombra", terá o inversor sobredimensionado.

Boa sote e Cumprimentos,
Do deserto...nada.

José Teixeira

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Olá ztxnew

Sim, eu já troquei umas mensagens com o Miguel e ele enviou-me o contacto.

A questão da potencia de inversor dever ser ligeiramente inferior ao painel vi aqui https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=18839

Vi micro-inversores mais pequenos de 300w que ficavam mais baratos que o inversor que comprou e com a vantagem de ser a prova de agua.

Como irei colocar em direcções diferentes mais o facto de eles produzirem com sorte 90%, duvido que passe dos 300w pois nunca terão picos ao mesmo tempo. Agora a minha maior questão é se posso usar micro-inversores de 1 painel com 2.... Qual a diferença entre um inversor e um micro-inversor que num possa e no outro não?

Sim, já vi que tem de ser em paralelo e não vão fazer sombra um ao outro.

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Essa diferença já me é mais difícil explicar. Vamos ver se alguém o pode aqui fazer.
Cumprimentos,
Do deserto...nada.

José Teixeira

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Obrigado, partilhe rendimentos logo que o tenha a funcionar para ver como se porta

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Caro Alexjp4,
Li num outro post que alterou de alguma forma o medidor de potência do seu sistema para que medisse no sentido "inverso" aquele que seria o convencional.
Pode explicar-me como o fez.? Ou se há outros que efectuem a medição sem ter de ser "enganados".
Agradeço desde já.
Cumprimentos.[/quote]

Boas

Os que se vendem no E-bay de painel (pelo menos o que o meu amigo tem) contam sempre para a frente independentemente se vem da produção ou se vem da rede só se consegue saber ligando qualquer coisa de baixo consumo (lampada de 5W) (não tem que ser 5w pode ser qualquer coisa desde que saibas o consumo só que quanto maior a poência de consumo maior a dificuldade a fazer contas) e ver se o consumo aumenta ou diminui, se o consumo no contador diminuir 5w é porque estava a injectar para a rede se o consumo do contador aumentar aí a produção é inferior á produção e estava a consumir da rede.
O medidor não foi alterado as ligações é que foram e não é o mais recomendado especialmente se houver crianças porque há fichas macho que ficam sempre com corrente da rede, deu para fazer testes e era a maneira que dava menos trabalho, mas não é o indicado para ficar de futuro, basicamente é trocares as fichas que tens, não é nada complicado mas acho que é preferível comprares um contador de painel que no E-bay até são mais baratos que os de tomada.
O outro que tinha de ligar a tomada e que estivemos a testar no circuito dele, o contador não contava quando a corrente entrava pela ficha femea, vou fazer um desenho que acho que é preferível do que estar a explicar, o material que foi usado era o que havia ( e não é aconselhável deixar assim) e era só para testarmos enquanto não vinha o contador do E-bay.
Vou fazer depois o desenho que tens e o que eu fazia que é bastante simples e que fica melhor do que aquilo que queres fazer isto a meu ver e se quiseres aproveitar a minha opinião que vale o que vale.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Afinal esquece o ultimo paragrafo fiz confusão, pensava que eram tuas as fotografias de uma montagem que estão aqui no forum e que as vi ontem, isto a idade já não perdoa.
Aqui vai as ligações que fizemos, mas as ligações foram assim porque era o material que tínhamos á mão e que dava menos trabalho para pormos o contador a contar.
Como disse a trás não é recomendado a instalação deste tipo de contadores porque há uma ficha macho sempre com corrente vinda da rede.
E não precisas de fazer como fizemos mas foi o que tínhamos e as fichas estão vulcanizadas aos cabos por isso não era possível tirar as fichas sem estragar os cabos e as fichas.
Podes colocar uma ficha femea onde está a ficha macho que vem do dijuntor e já não necessitas da ficha tripla que só lá está para poder ligar duas fichas macho, mas como disse fica sempre uma ficha macho com corrente que é a que liga a ficha femea do contador e que vem da rede, que mesmo com o painel desligado tem corrente.
E como dizes isto é um hobby, por isso não vale a pena criar condições para podermos vir a ter algum dissabor.
Aproveito para colocar uma foto do contador a contabilizar 179,55w vindos de um painel de 195W (chinês) :lol:
desenho ligação contador.jpg
139.JPG

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

carfes Escreveu:Olá ztxnew, avise como corre isso

Boas

Se vais colocar em direcções diferentes o melhor é comprares 2 inversores ou na melhor das hipóteses um que seja MPPT porque com os inversores normais a produção é sempre a que o painel estiver a produzir menos, por isso quando tiveres um virado ao sol e o outro a sombra o que estás a produzir é o que estiver a produzir o painel que está a sombra e não a soma dos dois, por isso o preferível é teres 2 inversores para fazeres isso ou então em vez de teres 2 paineis instalas só 1 que fica mais barato, qual é o consumo quando tens o miudo em casa?.

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Obrigado, estive a ver aqui outras discussões e vi alguem a falar que tinha uma solução como eu expliquei, por isso a minha ideia...

Com o miudo em casa tem quase semore a TV ligada e sobe mais 200w (300 e pouco no total) mas alguns dias chega pela hora de almoço e outros só mais tarde. Não é um consumo certo...

Nesse caso isto http://www.ebay.com/itm/121836272594?_t ... EBIDX%3AIT pode ser a solução pois penso ter mppt em separado para 2 paineis e está nas voltagens dos paineis. A razão de eu estar em pensar em 2 de 175w é mesmo por ficarem super baratos como o colega ztxnew mencionar. Ficam-me mais baratos 2 de 175w que 1 de 250w...

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

alexjp4 Escreveu: Boas

Se vais colocar em direcções diferentes o melhor é comprares 2 inversores ou na melhor das hipóteses um que seja MPPT porque com os inversores normais a produção é sempre a que o painel estiver a produzir menos, por isso quando tiveres um virado ao sol e o outro a sombra o que estás a produzir é o que estiver a produzir o painel que está a sombra e não a soma dos dois, por isso o preferível é teres 2 inversores para fazeres isso ou então em vez de teres 2 paineis instalas só 1 que fica mais barato, qual é o consumo quando tens o miudo em casa?.
Pensava que isto se aplica em paineis em serie e não em paralelo

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Sim tens razão em série acontece isso pensava que ias colocar em série porque é o que se costuma fazer, mas em paralelo tambem há percas com o sombreamento e não lhes dá muita saude lê estes links pode ser que te ajude.
http://www.mpptsolar.com/pt/paineis-sol ... serie.html
http://www.mpptsolar.com/pt/paineis-sol ... alelo.html

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Em relação aos contadores de tomada que só contam num sentido. Porque não os abrem e trocam os fios na placa?

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Obrigado a todos pela informação, já estive a pesquisar e já tenho mais ou menos a ideia de como vou colocar os paineis

ztxnew, conte lá como está a correr, já tem tudo?
Estive a pesquisar e o inverter que comprou penso ficar com o MPPT um pouco baixo de mais... tenho o seguinte em vista que como tem mais abertura de voltagens, penso dar melhor para estes paineis.
http://www.ebay.com/itm/600W-Micro-Sola ... xtIt0IJ8IA
Diz ter um MPPT de 18-48V DC alem de que aparecem varios esquemas incluindo ligação de bateria... não que o queira fazer agora mas nunca se sabe no futuro.

Que vos parece?

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

A instalação está quase pronta. Falta-me receber o Inversor que virá de Inglaterra e testar.
Creio que o aparelho deve chegar esta semana.

Quanto é escolha do Inversor, eu sinceramente e salvo melhor opinião, creio que há algo de errado nessas especificações.
Repare:
1 - O range é de 22 a 60V e o MPPT é de 18 a 48V.... isto não quadra! O MPPT é o intervalo em que o Inversor debita a máxima potencia para a linha! Como é que esse intervalo pode estar fora do range? É o mesmo que dizer que o Inversor pode debitar para a rede a 19V mas não os pode receber...
2 - Por outro lado estes painéis são de 23V a 25ºC. Se estiverem a 40ºC, o que não é nada de especial na primavera e verão, em que as células normalmente estão 20ºc acima da temperatura ambiente, a perda de tensão será de 6%. ou seja o seu Vmax é de 21,6V o que está abaixo do range do inversor, que nesse caso não debitará um único Watt para a linha. Isto vai acontecer a grande maioria do tempo em que se obtém maior produção.
Por isso há uma "regra" para os países ditos quentes, em que a escolha do inversor se deve ajustar ao valor máximo dos painéis. ou seja, o inversor deve ter o seu máximo MPPT perto do Vmax dos painéis.

No meu caso, o range está dentro da tensão que os painéis podem debitar. A frio ou a quente... Variação do Voc que é a tensão fora de carga (Open Circuit), que para 25ºC é de cerca de 29V, nos dias quentes de 27V e nos dias muito frios (poucos temos com exposição direta), poderá ir aos 30V. por outro lado o MPPT máximo está nos 22V que é muito perto dos 23 nominais dos painéis.
Como não tenho ângulos de 90º com o sol em nenhuma ocasião, não deverei conseguir rendimentos demasiado elevados e por isso andarei sempre abaixo dos 23V, pelo que a minha espectativa é de que os 22V com as temperaturas que temos sejam suficientes.

Logo contarei o que acontece e verifico se estou 100% correto ou não.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Obrigado pelo feedback José

Avise quando estiver tudo montado para ver como corre.
Já mandei vir os paineis e só me falta mesmo o Inversor mas para estas voltagens é verdade que não é facil....

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

Atenção na compra de inversores de fora da união europeia. Pelo seu volume/peso, podem não escapar ao controlo aduaneiro tendo que pagar taxas para valores superiores a +- €35, incluindo os portes.

Deixo dois links com informação com interesse sobre esse assunto:
http://pplware.sapo.pt/internet/se-comp ... rios-da-ue
http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/in ... s_2010.htm

Boa sorte nas aquisições.
Cumprimentos,
Quintas2

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Obrigado Quintas,
Por isso mandei vir de Inglaterra!!!
Especialmente agora e porque baixaram todos os valores de referencia para o pagamento de taxas, além dos IVA's e dos impostos que colocam, há as taxas de apresentação.
Creio que pode na maioria dos casos chegar a 40% do valor pago pela encomenda sem grandes problemas.
É a Alfandega e os correios quem "Carrega" com taxas.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Responder

Voltar para “Autoconsumo”