Demorou bastante mais tempo do que estava à espera, mas finalmente acumulei alguma experiência (ainda pouca) no uso do meu primeiro veículo eléctrico. Deixo aqui um primeiro testemunho com algum texto, fotos e um ficheiro com uns cálculos que fiz ao consumo.
Fica em primeiro o registo fotográfico através de álbum partilhado via Google Photos: https://goo.gl/photos/DbNqkjUtLtPP7NgN6
O Relatório de Viagem inicial mostra as condições à saída do Stand. Nessa altura, e depois do primeiro carregamento com a Wallbox que se vê na foto, a autonomia estimada após carga completa era de apenas 130 km. Neste momento, e após apenas duas semanas de condução, podem ver que o consumo aos 100 baixou significativamente, e por isso, a autonomia estimada aumentou para os 185 Km.
O ficheiro que segue em anexo mostra os cálculos de consumo iniciais, que agora são menores. Mas devo esclarecer que não uso tarifa bi-horária, e como os carregamentos são feitos sempre à noite, tal poderá aumentar ainda mais a poupança relativa. Também tenho feito os carregamentos no modo "low" da Wallbox, o que pode estar a aumentar o consumo de Kw da rede (teoria ainda não comprovada).
Os cálculos também não têm em conta um fator importante: é que carregando na rede de postos MOBI.E, não se tem de pagar nada pelo carregamento (por enquanto, durante a fase piloto). Dos quatro carregamentos que já fiz, um foi no posto da Anadia, que recomendo. Bom local, em perfeito estado, e com potência de 7,4 Kw (a maioria é de 3,7 Kw, como tenho em casa).
As viagens foram feitas sempre em estradas nacionais (exceto um troço da A25 sem portagens).
Quanto à rede de postos de carregamento (pública), em Aveiro não está nada mal, no Porto e Gaia também existem alguns, mas entre estes locais não existem postos com tomadas Mennekes: Águeda = 0; Oliveira de Azeméis = 0; Santa Maria da Feira = 0; Ovar = 0. Certamente existem alguns, mas instalados em empresas, pois segundo informações do Stand, têm-se vendido muitos V.E. para equipar frotas de empresas.
Fica aqui então o meu primeiro contributo. Vou tentar melhorar a condução "Eco" e saber como recuperar ainda mais energia nas viagens!