Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
-
- Administrador
- Mensagens: 16169
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Fazes muito bem, mas deverias fazer um teste de autonomia e assim saber como estão ou pelo menos saber ou sentir o comportamento dela perto da reserva...
Eu já a conheço e as vezes... antecipo outras vezes ela é que se antecipa...
Mas meios ciclos é o melhor... ciclos profundos sabes o que vai dar...
Eu já a conheço e as vezes... antecipo outras vezes ela é que se antecipa...
Mas meios ciclos é o melhor... ciclos profundos sabes o que vai dar...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Sinceramente ainda não percebi como funcionam os ciclos, se 1a descarga completa equivale a 1ciclo ou se é a descarga entre determinados valores da célulaserges Escreveu:Mas meios ciclos é o melhor... ciclos profundos sabes o que vai dar...

Hoje foi dia de mais um voltinha e completar 3300km dos quais 2000km comigo. O destino foi Viana do Castelo, à 70km de distancia.. Fui com pendura, sempre com uma condução suave, ao chegar lá tinha ainda meia carga nas baterias..
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Não te preocupes com os ciclos. Aproveita essa máquina. 

www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Dá sempre jeito saber para ter noção de quanto é que vai durar o packjasmim Escreveu:Não te preocupes com os ciclos. Aproveita essa máquina.

-
- Membro Silver
- Mensagens: 508
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Elas devem durar uns 600~800 ciclos se não carregares acima de 4,1V nem descarregares abaixo de 3,4V muitas vezes.
Se 1 ciclo equivaler a 100 km, tens bateria para 60'000 ~ 80'000 km e/ou 6~7 anos, o que está muito bom, na minha opinião.
Isto se nenhuma das 1440 células se portar mal.
Boas curvas!
Se 1 ciclo equivaler a 100 km, tens bateria para 60'000 ~ 80'000 km e/ou 6~7 anos, o que está muito bom, na minha opinião.
Isto se nenhuma das 1440 células se portar mal.
Boas curvas!
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 85
- Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Então mas como fez essas contas se as anteriores baterias só fizeram 700kms? será que só tinham 7 ciclos de descarga ? desculpem lá a minha igorancia, existem modos de calcular a duração ?RNM Escreveu:Elas devem durar uns 600~800 ciclos se não carregares acima de 4,1V nem descarregares abaixo de 3,4V muitas vezes.
Se 1 ciclo equivaler a 100 km, tens bateria para 60'000 ~ 80'000 km e/ou 6~7 anos, o que está muito bom, na minha opinião.
Isto se nenhuma das 1440 células se portar mal.
Boas curvas!
Para quando uma descarga até parar, ver o que é capaz.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
joaovt Escreveu:Então mas como fez essas contas se as anteriores baterias só fizeram 700kms? será que só tinham 7 ciclos de descarga ? desculpem lá a minha igorancia, existem modos de calcular a duração ?RNM Escreveu:Elas devem durar uns 600~800 ciclos se não carregares acima de 4,1V nem descarregares abaixo de 3,4V muitas vezes.
Se 1 ciclo equivaler a 100 km, tens bateria para 60'000 ~ 80'000 km e/ou 6~7 anos, o que está muito bom, na minha opinião.
Isto se nenhuma das 1440 células se portar mal.
Boas curvas!
Para quando uma descarga até parar, ver o que é capaz.
Um ser humano tambem tem uma média de vida consoante o ponto georáfico onde habita, não quer dizer que vá viver esse tempo todo, porque pode ter uns azares pelo meio..
Ignorante? não me parece que sejas, pelo menos tens um conhecimento muito profundo das motas da FFM..
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Acima de 4.1V fica sempre que carrego a mota, porque a vectrix para os carregamentos nos 4.14v, mas já verifiquei noutras vectrix que este é um valor standard..RNM Escreveu:Elas devem durar uns 600~800 ciclos se não carregares acima de 4,1V nem descarregares abaixo de 3,4V muitas vezes.
Se 1 ciclo equivaler a 100 km, tens bateria para 60'000 ~ 80'000 km e/ou 6~7 anos, o que está muito bom, na minha opinião.
Isto se nenhuma das 1440 células se portar mal.
Boas curvas!
Tenho tido certos cuidados para dar o máximo tempo de vida possível as baterias, tais como:
-Evitar descarregar abaixo dos 3.4V
-Evitar que ela fique muito tempo com as baterias carregadas, faço por fazer o carregamento 4/5h antes de sair de casa. E carrego de 2 em 2 dias quando só faço viagens de 16KM por dia.
-Evitar carregar logo a seguir de chegar a casa.
-Carregamentos durante a noite e no mínimo.
-Evito andar nas horas de mais calor e estaciono sempre a sombra.
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 85
- Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
_rapt0r_ Escreveu:joaovt Escreveu:Então mas como fez essas contas se as anteriores baterias só fizeram 700kms? será que só tinham 7 ciclos de descarga ? desculpem lá a minha igorancia, existem modos de calcular a duração ?RNM Escreveu:Elas devem durar uns 600~800 ciclos se não carregares acima de 4,1V nem descarregares abaixo de 3,4V muitas vezes.
Se 1 ciclo equivaler a 100 km, tens bateria para 60'000 ~ 80'000 km e/ou 6~7 anos, o que está muito bom, na minha opinião.
Isto se nenhuma das 1440 células se portar mal.
Boas curvas!
Para quando uma descarga até parar, ver o que é capaz.
Um ser humano tambem tem uma média de vida consoante o ponto georáfico onde habita, não quer dizer que vá viver esse tempo todo, porque pode ter uns azares pelo meio..
Ignorante? não me parece que sejas, pelo menos tens um conhecimento muito profundo das motas da FFM..
FFM ? Fuel Free Motos ?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Hoje aconteceu-me uma cena estranha, ao ligar a mota apareceu-me lowCell e o símbolo da bateria, só que a low e a hi estavam com os mesmos valores (4.14v).. Desliguei a mota e liguei e desapareceu o erro..
Já vos aconteceu?
Já vos aconteceu?
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Alguma coisa não está (ou estava) a funcionar bem. O "Locell" (acho que é assim que aparece) mostra-se quando uma das células atinge os valores de corte (normalmente ficamos sem andar logo a seguir). Não é coerente esse aviso e essa informação de tensão nas células. Será que houve alguma falha de comunicação momentânea? Lembro-me que isso podia acontecer, mas o erro que aparecia era diferente (Canbus, acho).
Mas o SW original trabalha com valores de tensão muito mais baixos. Não sei como isso funcionará na tua mota. Que versão de SW tem?
Mas o SW original trabalha com valores de tensão muito mais baixos. Não sei como isso funcionará na tua mota. Que versão de SW tem?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Tem o ultimo firmware disponibilizado pela vectrix.. http://service.vectrixparts.com/topics/ ... e-battery/
A Low Cell estava a 4.14V e ao reiniciar a mota o erro desapareceu.. Se voltar aparecer, acho que vou pedir ao JR para reinstalar o firmware..
A Low Cell estava a 4.14V e ao reiniciar a mota o erro desapareceu.. Se voltar aparecer, acho que vou pedir ao JR para reinstalar o firmware..
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
No meu caso tenho o sw original da li+.
Não consigo ajudar.
Não consigo ajudar.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Ok ok. Isso é um software já feito depois da falência. Pelo que percebi, serve para packs originais ou para os de +40A actualmente vendidos pelos polacos. Eu não tenho experiência nenhuma com isso. Conhecimento, idem. Só posso especular que possa ter sido um problema de comunicação. Se assim foi, não é nada de grave.
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Também julgo que seja problema de comunicação, por vezes o símbolo da marcha atrás aparece no visor e só sai quando desligo e ligo a mota..
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Já me aconteceu o que descreveste! Tanto o "R" como o Low Cell. A solução foi sempre reiniciar...
A mota demora sempre uns segundos a actualizar a temperatura das células e tensões, já tive leituras de 000v que originaram Low cell...
As Vectrix são impróprias para cardíacos...
A mota demora sempre uns segundos a actualizar a temperatura das células e tensões, já tive leituras de 000v que originaram Low cell...
As Vectrix são impróprias para cardíacos...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Administrador
- Mensagens: 16169
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Ui a minha as vezes ficava com erros no canbus e olha era uma endiabrada pois tinha repentes...
Outra era erro na comunicação com a bateria ou temperatura e puff simbolo da bateria e da temperatura elevado... desliga e volta a ligar e ficava perfeita
Outra era erro na comunicação com a bateria ou temperatura e puff simbolo da bateria e da temperatura elevado... desliga e volta a ligar e ficava perfeita
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2993
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
- Localização: Internet
Re: RE: Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Isso acontece quando existe um erro de leitura, isto porque tens 4 pontos com 0.00v e q n estão a ser usados._rapt0r_ Escreveu:Também julgo que seja problema de comunicação, por vezes o símbolo da marcha atrás aparece no visor e só sai quando desligo e ligo a mota..
Mas se esperares tipo 5min o erro desaparece.

A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Sendo assim fico mais descansado.. na verdade nunca achei que tivesse problemas com as baterias.. senão ao reniciar n fivava com os valores iguais..
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Vectrix Vx1 li+ A Jesuita
Ontem foi dia para uma nova aventura.. Levar tecnologia de ponta as festas da Vila mais antiga de Portugal, Ponte de Lima..
No total foram 150km com pendura.. e um carregamento intermédio em Braga..
Com isto, já vão atingi os 4000Km
No total foram 150km com pendura.. e um carregamento intermédio em Braga..
Com isto, já vão atingi os 4000Km
