Não sou a única a pensar nisso! Linda capota, tou tentada a seguir o modelo. E produzir isso em série, hein?
Fil Escreveu:Olá Strat! Bem vinda!
Eu tenho um nissan leaf há dois anos e mais de 40 mil klms. É o único carro que tenho, e já percorri o país todo, para mim chega e sobra. Com o seu perfil diário é uma brincadeira no parque, pode ir sempre à velocidade máxima legal que terá bateria sem grandes problemas, no entanto, aconselho um test drive alargado, onde possa testar vários modelos e possíveis cenários. Nada como saber as vantagens e desvantagens de cada modelo.
Com um 100% eléctrico, não pagará iuc, terá acesso ao selo verde da emel, onde pagará 12 euros por ano, e poderá estacionar todo o dia em qualquer parque de superfície sem cancela, da emel, sem pagar mais um cêntimo por isso. Além disso, as manutenções terão valores muito baixos, porque não muda óleos de motor e afins.
O facto da rede de carregamento ter evoluído/crescido nos últimos tempos também ajuda muito, e consta que crescerá muito mais nos próximos meses.
Já carreguei a chover torrencialmente, a trovejar, a nevar... não faz qualquer diferença ou mal. É certo também que não usei extensões para o fazer, mas nada que o material certo não resolva.
Depois de andar sempre em silêncio, o resto vai parecer o que realmente é, pré-história
Boa sorte na escolha!
Fil, as minhas contas estão feitas com todos esses pormenores. Serão entre 225€ a 255€ por mês, de poupança nas finanças domésticas. Vivendo sozinha com o meu filhote, esse valor não são "peaners". Pode chegar a 3000€ por ano e em cerca de 2,2 anos esse valor poupado transforma-se na reserva financeira para comprar baterias novas. (Duvido que seja viável quando a altura chegar porque supostamente o mundo e as tecnologias evoluem e daqui a uns anos os eléctricos serão tão banais aqui como em países mais conscientes. )
Em relação à chuva, são só

de principiante. Quando o meu filho nasceu, perguntei à médica de quantas em quantas horas é que era suposto mudar-lhe a fralda. Qual era a média? Para que eu pudesse fazer uma previsão aos custos com esse tipo de bens. Enfim...
zeuz Escreveu:Há umas extensões apropriadas para uso à chuva.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/IP_Code
De resto, para o uso que menciona o mais adequado será um Nissan Leaf ou VW e-Golf. Um ZOE também servirá, mas é um carro mais pequeno, menos capaz de ser carro familiar.
Destes, o Nissan Leaf é o mais fácil de encontrar no mercado de usados e o que tem melhores preços. Também é o modelo do qual há mais conhecimento acumulado.
Se não quiser ou não sentir-se preparada para ir já para um BVE, então a escolha é um Opel Ampera.
Se estivesse na sua situação, hesitaria entre um Leaf ou o Ampera.
Sent from my X5 using Tapatalk
Zeuz, eu querer, queria um Leaf cinza gelo com estofos azuis petróleo com menos de 30.000km, 12 barras e MK2 (2013/2014) com um termo inox personalizado de 250ml de café incluído, mas o universo não está a querer também pelo que...
Mesmo recorrendo à ajuda dos importadores cá desta vossa casa, a coisa não é fácil.
A família sou só eu e o meu pequeno pelo que, em termos de tamanho, só mesmo o Twizy está riscado da lista.
Muito provavelmente e devido à janela de oportunidade que tenho aqui para efectuar a compra, à partida será um dos clones ou com alguma sorte um Zoe sem aluguer de baterias que isso não é vida para mim.
Será uma primeira experiência no mundo eléctrico pelo que seguramente, depois deste primeiro mais se seguirão.
Mas o Ampera, ui ui...
Jorge Rocha Escreveu:Muito bem vinda!
É raro alguém interessar-se por veículos eléctricos, talvez por tanta a correria do dia a dia, ou mesmo por falta de sensibilidade, não sei... nem querer fazer as contas onde gasta o dinheiro, pode ser.
É raro porque as pessoas deixaram de pensar e a "glorification of busy" é um status. As pessoas não páram para analisar o que as rodeia. As formigas também passam a vida no lufa lufa mas plo menos não rebentam com o ambiente em que estão inseridas...
Muito mais raro é ter a atitude de participar num forum.
Pois. Já o leio há algum tempo mas não tinha nada para partilhar e agora já tenho plo menos uma experiência para outros que venham e precisem de exemplos em que se basear.
Muitíssimo mais raro é ser do género feminino (pelo menos neste forum).
Pois... não percebo. Que há muitas mulheres que são umas Marias e quando chega ao fim do dia só pensam mesmo na cor com que vão pintar o cabelo, lá isso há. Mas também há tanta gente mais nova, esclarecida, preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade...
Muitos parabéns pela atitude!
Muito agradecida.
Quanto aos carregamentos à chuva, isso não oferece perigo algum, desde que se utilize equipamentos (cabos, fichas, tomadas, extensões) devidamente adequados e em bom estado de conservação.
Ou a capota do nosso amigo
Também poderá sempre ligar a ficha que está dentro de casa por ultimo, para que enquanto desenrola o cabo e faz as conexões, não tenha nenhuma possibilidade de algum mau isolamento.
Em relação à água da chuva, esta geralmente nem é muito condutora, passando a ser apenas quando já está um pouco suja (com alguma mineralização, acidez ou alcalinidade).
Que não seja por causa da chuva que não ande de carro eléctrico, pois há 5 anos que ando sempre se mota eléctrica, carregando com qualquer tipo de chuva e onde calha.
Uma boa pesquisa e um excelente negocio ao seu próximo VE.
Com isto tudo quase que aqui faço uma coisa para vos sondar, seres mais experientes que eu. Votem e ajudem-me, sim? Agradecida
A - Um Leaf mk1 de 2012 com 105.000km e 10 barras (eu sei que são muito kms e eu também faço muitos mas é um Leaf e por uma diferença de 2000€...)
ou
B - Um qualquer clone de 2011 / 2012 com 30.000km (há vários e eu sei que é um clonezinho mas têm tão poucos km...)