Como eu costumo dizer no caso das motas, aplico exactamente igual nos carros, e é o que já foi aqui falado por alguns.
Devemos ver qual o carro que melhor se adapta às nossas necessidades e claro incluindo nisso o nosso gosto.
Para os 100km que fala, penso que qualquer carro hoje em dia lhe serve bem, claro que com as devidas adaptações na condução e planeamento de possibilidade de carga nos pontos onde está mais tempo parada para ter sempre o "depósito cheio" ou perto disso

Gosto de ser sincero nas minhas opiniões e pensar como se fosse para mim, por ter um familiar directo que se encontra em situação parecida, e tambem já andar a pensar nisso, e por conhecer um bocadinho pequeno de alguns carros pelo testemunho do pessoal quer pelos Fóruns quer pelos testemunhos e desabafos pessoais nos convivios, no seu caso não escolheria um Leaf mk1 mas um Mk2. Calma calma ao pessoal que os tem

quanto aos clones, sou sincero e como sei pouco, visto serem carros que não me são apelativos esteticamente... prefiro não dizer asneiras e não dar opinião sobre eles quanto aos pack's e autonomias, sendo que... se fala muito bem de alguns terem a refrigeração do pack, ajudando com isso à saúde do pack por muito mais tempo, o que é um ponto forte.
Penso que neste caso, a escolha irá basear-se mais pelo gosto estético do carro e a disponibilidade financeira... visto ser um dia-a-dia bem capaz para um VE de 4 rodas. Sem qualquer duvida é de ponderar nos dias de hoje a importação de VE's ou de comprar a quem os importa (pessoal já mais batido e habituado com os stand's lá de fora e toda a burocracia), visto serem valores muito mais interessantes e em conta aos praticados pelos veiculo nacionais

Se a opção não cair sobre o 100% eléctrico... bom o Ampera

Porque não tentar fazer uns Test-drives na marca, usando os que poderá ter "em cima da mesa" como hipotese de compra e ver qual o que melhor se adapta à necessidade

Bem já vou num testamento... mas em resumo, não deite fora essa ideia, intensifique a pesquisa e experimente e experimente o máximo de veículos que conseguir e...... Depois toca a mostrar á malta qual foi a escolha