Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
É bem! Parabéns!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Bela foto!
Sent from my X5 using Tapatalk
Sent from my X5 using Tapatalk
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
eláaaaaaaa aí os eléctricos também se multiplicam no local de trabalho???
conheço sitio que acontece o mesmo, mas com 2 rodas
váaaaa e foto de frente
esses meninos merecem 


conheço sitio que acontece o mesmo, mas com 2 rodas

váaaaa e foto de frente


Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Novo membro
- Mensagens: 2
- Registado: quinta out 27, 2016 2:38 am
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Bom dia,
Alguém me sabe dizer se é correto alternar (trocar de caixa) entre D e L, em movimento, para reduções e/ou rolamento? No caso do GTE julgo que eles (Volkswagen) sugerem esse método para optimizar consumos/autonomia. No caso do Ampera como acham mais benéfico conduzir e em que situações?
Agradeço a experiência pois estou agora a iniciar-me no contacto com esta maravilhosa "criatura".
Cumprimentos,
JR
Alguém me sabe dizer se é correto alternar (trocar de caixa) entre D e L, em movimento, para reduções e/ou rolamento? No caso do GTE julgo que eles (Volkswagen) sugerem esse método para optimizar consumos/autonomia. No caso do Ampera como acham mais benéfico conduzir e em que situações?
Agradeço a experiência pois estou agora a iniciar-me no contacto com esta maravilhosa "criatura".
Cumprimentos,
JR
Opel Ampera
Kia Carens 1.7 Crdi Autom.
Kia Carens 1.7 Crdi Autom.
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Epa eu ainda tenho o braço esquerdo nervoso devido a muitos anos de mudanças
Mas neste tem todo o gosto em conduzir em L para ter sempre "mão" no carro... há quem goste de alternar e quem goste só de D...
Na neve há quem não se tenha dado bem com a L...
Mas neste tem todo o gosto em conduzir em L para ter sempre "mão" no carro... há quem goste de alternar e quem goste só de D...
Na neve há quem não se tenha dado bem com a L...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
No meu caso particular, raramente uso o "D", prefiro o "L" pois permite fazer "2 em 1", ou seja, usar o mesmo pedal para acelarar e para travar/abrandar, além de que se consegue recuperar mais energia para a bateria.
Já agora, alternar entre L e D não é trocar de caixa, apenas estamos a dar uma instrução ao software do carro em que ele acentua ou atenua o efeito da regeneração, não estamos propriamente a reduzir a mudança, como acontece num tradicional CI.
Já agora, alternar entre L e D não é trocar de caixa, apenas estamos a dar uma instrução ao software do carro em que ele acentua ou atenua o efeito da regeneração, não estamos propriamente a reduzir a mudança, como acontece num tradicional CI.
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Mais nada tudo dito...
Eu gosto de alternar... as vezes o glide é divertido.. quando é descidas tipo cabos de Avila ganho uns kw... upa upa...
Eu gosto de alternar... as vezes o glide é divertido.. quando é descidas tipo cabos de Avila ganho uns kw... upa upa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Moderador
- Mensagens: 380
- Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
- Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Já eu ando principalmente em D, usando o L apenas em descidas mais íngremes. Usar um ou o outro é apenas uma questão de preferência pessoal, pois o pedal do "travão" também faz regeneração.
Com a aplicação MyGreenVolt, é possível ter um sinal sonoro de cada vez que os travões são usados e mesmo em D e usando o "travão" raramente ouço o sinal.
Via Tapatalk
Com a aplicação MyGreenVolt, é possível ter um sinal sonoro de cada vez que os travões são usados e mesmo em D e usando o "travão" raramente ouço o sinal.
Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram
O meu Instagram
-
- Membro Silver
- Mensagens: 168
- Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
- Localização: Algés
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Na Passat GTE a ultima posição é D/B. A posição D torna o carro mais solto e facilita o modo de "velejar" em que praticamente não gasta energia. A posição B, para além de regenerar, trava (significativamente) o carro. Não obstante a travagem normal permitir regenerar, na posição B a intensidade de regeneração parece-me mais elevada.jbrendeiro Escreveu:Bom dia,
Alguém me sabe dizer se é correto alternar (trocar de caixa) entre D e L, em movimento, para reduções e/ou rolamento? No caso do GTE julgo que eles (Volkswagen) sugerem esse método para optimizar consumos/autonomia. No caso do Ampera como acham mais benéfico conduzir e em que situações?
Agradeço a experiência pois estou agora a iniciar-me no contacto com esta maravilhosa "criatura".
Cumprimentos,
JR
Ando normalmente em D e utilizo a passagem por B para travar o carro, o que para além de o "agarrar" e carregar as baterias, poupa os travões. Para além disso acho particular piada a esse jogo.
Segundo me informaram na VW, quando em e-mode (100 % eléctrico) em simultâneo com pisos escorregadios (muita chuva, gelo ou neve), devemos usar a posição B para o carro não ficar livre em demasia. Não é um autoblocante, mas parece.
-
- Novo membro
- Mensagens: 2
- Registado: quinta out 27, 2016 2:38 am
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Obrigado a todos...
hoje já ensaiei o carro nos dois modos e acho que em velocidades até aos 80, e principalmente com desníveis acentuados, pode ser mais interessante o L pela muito eficaz capacidade regenerativa, quando passamos para AE pode valer a pena usar o D para podermos tirar o pé com maior frequência e deixá-lo embalar suavemente.
hoje já ensaiei o carro nos dois modos e acho que em velocidades até aos 80, e principalmente com desníveis acentuados, pode ser mais interessante o L pela muito eficaz capacidade regenerativa, quando passamos para AE pode valer a pena usar o D para podermos tirar o pé com maior frequência e deixá-lo embalar suavemente.
Opel Ampera
Kia Carens 1.7 Crdi Autom.
Kia Carens 1.7 Crdi Autom.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Actualização devida pelos 40.000km's (e mais uns "pozinhos) percorridos com o meu Ampera de Novembro de 2011:
. Total de km's percorridos 40508
. Km's "eléctricos" 33398 (82.45%)
. Km's em modo de extensão de autonomia (com o auxílio do gerador a gasolina) 7110 (17.55%)
. Dos 33398 km's em modo VE puro, 68% (27500) foram totalmente gratuitos, pois não paguei a electricidade (obrigado MobiE)
. Consumo a gasolina acumulado de 1.03L/100km
. Consumo eléctrico acumulado 12.79kw/100km
Continuo com o mesmo perfil de utilização, ou seja, durante a semana cerca de 60km's dia Sintra-Lisboa-Sintra e viagens para fora "de pé" entenda-se autonomia exclusivamente eléctrica de +/- 1 vez por mês em média. Portanto o carro é um VE puro quase sempre, com excepção das viagens que faço ao Norte em que inevitavelmente uso o MCI.

. Total de km's percorridos 40508
. Km's "eléctricos" 33398 (82.45%)
. Km's em modo de extensão de autonomia (com o auxílio do gerador a gasolina) 7110 (17.55%)
. Dos 33398 km's em modo VE puro, 68% (27500) foram totalmente gratuitos, pois não paguei a electricidade (obrigado MobiE)
. Consumo a gasolina acumulado de 1.03L/100km
. Consumo eléctrico acumulado 12.79kw/100km
Continuo com o mesmo perfil de utilização, ou seja, durante a semana cerca de 60km's dia Sintra-Lisboa-Sintra e viagens para fora "de pé" entenda-se autonomia exclusivamente eléctrica de +/- 1 vez por mês em média. Portanto o carro é um VE puro quase sempre, com excepção das viagens que faço ao Norte em que inevitavelmente uso o MCI.

-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Muito boa média...
Gosto...
Gosto...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Provavelmente o uso perfeito para um carro como o Ampera, parabéns!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Melhor do que este conceito (ampera), só mesmo um VE "100%" com cerca de 600km de autonomia...para mim, claro está
-
- Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Excelentes valores e mobilidade perfeita para esse PHEV 

e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
é por estas e por outras que eu adoro este carro



Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Silver
- Mensagens: 107
- Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Desculpa la usar o teu topico para tirar duvida...vossa autonomia electrica tambem e menor no inverno ou meu ta se a passar??? Obrigado
Sent from my iPhone using Tapatalk
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- Moderador
- Mensagens: 380
- Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
- Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa
Re: RE: Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Se usares aquecimento é normal. Além disso, se o teu carro estiver na rua, vai usar energia para aquecer a bateria, o que também é normal.luis_b Escreveu:Desculpa la usar o teu topico para tirar duvida...vossa autonomia electrica tambem e menor no inverno ou meu ta se a passar??? Obrigado
Sent from my iPhone using Tapatalk

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram
O meu Instagram
-
- Membro Silver
- Mensagens: 107
- Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Pois e isso, coitado dorme ao relento...que ficha obd usas? Deixas sempre ligada no carro ou so ligas as vezes?
Sent from my iPhone using Tapatalk
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- Moderador
- Mensagens: 380
- Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
- Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Tenho uma OBDLink MX. Fica sempre ligada.
Via Tapatalk
Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram
O meu Instagram