Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

MRider Escreveu:Ok só mais uma achega.
Eu prefiro poupar a bateria evitando descargas profundas do que ganhar uns cêntimos em energia eléctrica.
Compreendo mas eu faço mais de 80km por dia. Por norma descarrega até aos 30/20%. Tem dias em que tenho que fazer mais kms e aí tem mesmo que ir ao Mobi-e.
As vezes que fiz 3 viagens e de 38km não foi para descarregar completamente a bateria. Foi para experimentar a autonomia. É que tenho que fazer 1 viagem mensal de 70km ida e 70km volta e já há um PCR ali no meio pelo que preciso perceber se o carro faz 95km sem ver a tartaruga (com os meus pés :? a mandar...)para poder chegar ao PCR e depois continuar.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

A fazer esses Km todos o wall-e vai pagar-se a si próprio num instante!

Que tudo corra bem! ;-)

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Compreendo mas eu faço mais de 80km por dia. Por norma descarrega até aos 30/20%. Tem dias em que tenho que fazer mais kms e aí tem mesmo que ir ao Mobi-e.
As vezes que fiz 3 viagens e de 38km não foi para descarregar completamente a bateria. Foi para experimentar a autonomia. É que tenho que fazer 1 viagem mensal de 70km ida e 70km volta e já há um PCR ali no meio pelo que preciso perceber se o carro faz 95km sem ver a tartaruga (com os meus pés :? a mandar...)para poder chegar ao PCR e depois continuar.[/quote]

Em principio consegue fazer os 95Kms se não apanhar grandes subidas nem se for a grandes velocidades.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

renateves Escreveu:Desde já os parabéns no DB e na emoção que acrescenta... mto bom. E claro está, também na compra dessa pequeno grande carro.

Uma pergunta: ao carregar nos postos da Mobi-e, não tem o problema do posto desligar a carga aos (+/-) 30% e 70% da bateria? :roll:
Parece que só acontece nos postos da efacec, aconteceu-me na expo, e o posto é da efacec e já carreguei em Santarem e ele não desligou mas não sei se é da efacec quando lá for novamente vou ver.

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Quase todos os postos do país à superfície são Efacec. Apenas algumas localidades têm postos Magnum Cap no exterior (ex: Caldas da Rainha, Anadia...). Santarém é tudo efacec. Geralmente os postos Magnum cap encontram-se em parques de estacionamento subterrâneos, centros comerciais, etc.

A pausa nos 70% não acontece sempre. Se o nível de carga estiver perto dos 60% normalmente não pára.
Também observei que quando a temperatura ambiente está elevada ele também não pára.

Agora a pausa dos 30% é fatal como o destino. Faça chuva ou faça sol.

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Strat »

jmlflorencio Escreveu:A fazer esses Km todos o wall-e vai pagar-se a si próprio num instante!

Que tudo corra bem! ;-)
Ora pois muito agradecida! :-)
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Strat »

rnlcarlov Escreveu:Quase todos os postos do país à superfície são Efacec. Apenas algumas localidades têm postos Magnum Cap no exterior (ex: Caldas da Rainha, Anadia...). Santarém é tudo efacec. Geralmente os postos Magnum cap encontram-se em parques de estacionamento subterrâneos, centros comerciais, etc.

A pausa nos 70% não acontece sempre. Se o nível de carga estiver perto dos 60% normalmente não pára.
Também observei que quando a temperatura ambiente está elevada ele também não pára.

Agora a pausa dos 30% é fatal como o destino. Faça chuva ou faça sol.
Estas noticias são novas para mim. Nunca reparei na situação... :geek: Vou começar a usar os óculos porque eles lá parados na mesinha da sala não rentabilizam.....
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Strat Escreveu: Estas noticias são novas para mim. Nunca reparei na situação... :geek: Vou começar a usar os óculos porque eles lá parados na mesinha da sala não rentabilizam.....
Já agora, aqui está o que eu uso para evitar que o carro pare de carregar nos postos da efacec

Imagem

EVSE ligado a uma tomada dupla. Numa das tomadas está uma lâmpada de 100W. A tomada dupla está ligada a um adaptador Schuko-Mennkes. Ou então um adaptador Schuko-CEE (3 pinos), dependendo da tomada do posto que utilizo.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

:shock: :shock: :shock: isso assim é capaz de ser um chamariz muitooooooo grande :o especialmente de noite, e com chuva um bocado perigoso....

Não consegues colocar isso dentro do carro quando carregas? E de modo que não se veja a luz?
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Mumia Escreveu::shock: :shock: :shock: isso assim é capaz de ser um chamariz muitooooooo grande :o especialmente de noite, e com chuva um bocado perigoso....

Não consegues colocar isso dentro do carro quando carregas? E de modo que não se veja a luz?
Obviamente que não uso isto à chuva, e não costumo deixar o carro a carregar cá fora de noite. Além disso, com o conhecimento das pessoas sobre VEs quando notam alguma coisa pensam que é normal ter luz quando carrega.
Mas pronto, isto também não é uma coisa de rotina. É só para quando deixo o carro ir abaixo dos 30%, o que normalmente não acontece.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Já tens resposta da EDP?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Strat »

O_volt Escreveu:Já tens resposta da EDP?
Hello, yes yes!
Página 6 deste DB, meu caro. Dia 22 recebi um email com o OK. :mrgreen:
Ainda não recebi a factura mas ...
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Strat »

Olhem, a coisa adensa-se...
No outro dia carreguei um bocado o carro num posto. Tava na hora de almoço e tava a chover e fiquei lá dentro sentada a ouvir o silêncio.
Tinha 65%. Quando chegou aos 70% continuou. Mas parou aos 70,5% e corrigiu para 70% ( no Canion).
Desliguei a coisa, voltei a por à carga e lá continuou até que me fui embora.
Hoje deixei-o no mesmo posto enquanto fui jantar. Tinha 58%. Estava entretida com o gaiato e só ao voltar é que me lembrei da paragem aos 70%. Mas afinal não tinha parado e já estava em 95%. Tendo em conta que esteve cerca de 2h.
Ou seja, não percebo.
(A única coisa assim coisada que aconteceu foi o slb ter levado um (auto)golo aos 6m... Será que foi isso que fez com que o posto tivesse a pujança necessária para não parar? :lol: :lol: )
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por cuttysark76 »

Não sei se o carregamento entra em algum tipo de arrefecimento ou balanceamento, mas o facto é que, o carro baixa o consumo abaixo do limite dos postos Mobie, que ronda os 100W/200W. O Rncarlov faz um workaround no carro dele, que permite que o consumo nunca baixe ao ponto de desligar o posto.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Strat Escreveu: (A única coisa assim coisada que aconteceu foi o slb ter levado um (auto)golo aos 6m... Será que foi isso que fez com que o posto tivesse a pujança necessária para não parar? :lol: :lol: )
é bem capaz :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

Strat Escreveu:Olhem, a coisa adensa-se...
No outro dia carreguei um bocado o carro num posto. Tava na hora de almoço e tava a chover e fiquei lá dentro sentada a ouvir o silêncio.
Tinha 65%. Quando chegou aos 70% continuou. Mas parou aos 70,5% e corrigiu para 70% ( no Canion).
Desliguei a coisa, voltei a por à carga e lá continuou até que me fui embora.
Hoje deixei-o no mesmo posto enquanto fui jantar. Tinha 58%. Estava entretida com o gaiato e só ao voltar é que me lembrei da paragem aos 70%. Mas afinal não tinha parado e já estava em 95%. Tendo em conta que esteve cerca de 2h.
Ou seja, não percebo.
(A única coisa assim coisada que aconteceu foi o slb ter levado um (auto)golo aos 6m... Será que foi isso que fez com que o posto tivesse a pujança necessária para não parar? :lol: :lol: )
Já tenho relatado que a a paragem aos 70% não acontece sempre. Estando o nível de carga perto dos 60% algumas vezes não pára nos 70%. Mais abaixo do que isso já aumenta bastante a probabilidade de fazer a paragem.
No Canion pode-se ver que a corrente de carga AC cai para 0 durante uns minutos. Por isso o posto pára.

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Strat »

rnlcarlov Escreveu:
Já tenho relatado que a a paragem aos 70% não acontece sempre. Estando o nível de carga perto dos 60% algumas vezes não pára nos 70%. Mais abaixo do que isso já aumenta bastante a probabilidade de fazer a paragem.
No Canion pode-se ver que a corrente de carga AC cai para 0 durante uns minutos. Por isso o posto pára.
Tenho coisas no Canion que não compreendo. Tenho que estudar aquilo melhor.

Curto e depressa que tenho muito sono:

E cá andamos. A maquineta pandeireta porta-se bem. Parece que já o tenho há séculos.
- Mais umas lutas diarias com a Mobi-e, Emel, condutores de CI marados...
- Não sou a melhor dona de baterias do mundo porque calço o 38 2/3 mas elas estão saudáveizinhas.
- Tenho 3 alegrias na vida é uma é o meu Wall-e(léctrico).

Fotos não há porque tá todo sujo e eu não tenho vagar pró lavar... :roll:
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

rnlcarlov Escreveu:Agora a pausa dos 30% é fatal como o destino. Faça chuva ou faça sol.
Só para contrariar, o último carregamento/teste que fiz não "parou" nos 30%! :shock:
Carregou desde os 18 aos 41%... não foi mais porque tive que desligar.

O posto foi o mesmo em que tive, no passado, a pausa dos 30%. Estava "sozinho" no posto.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rnlcarlov »

renateves Escreveu:
rnlcarlov Escreveu:Agora a pausa dos 30% é fatal como o destino. Faça chuva ou faça sol.
Só para contrariar, o último carregamento/teste que fiz não "parou" nos 30%! :shock:
Carregou desde os 18 aos 41%... não foi mais porque tive que desligar.

O posto foi o mesmo em que tive, no passado, a pausa dos 30%. Estava "sozinho" no posto.
Que posto era?

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

É da Efacec. Posto AVR-00001
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Responder