Pérola do Atlântico
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: Pérola do Atlântico
Adeus combustão! 30kWh e com os PCR a funcionar, está o território Madeirense coberto sem chatisses.
A Madeira bem precisa de VE's! Este verão nos túneis a subir ia morrendo intoxicado!!
A Madeira bem precisa de VE's! Este verão nos túneis a subir ia morrendo intoxicado!!
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Bem verdade nas ilhas é onde faz mais sentido usar os electricos...
A independencia do petroleo deve e pode começar por aí!
Parabens!
A independencia do petroleo deve e pode começar por aí!
Parabens!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Re: RE: Re: Pérola do Atlântico
É uma realidade. Em alguns deles, principalmente os de maiores dimensões, o ar torna- se irrespirável.RJSC Escreveu:Adeus combustão! 30kWh e com os PCR a funcionar, está o território Madeirense coberto sem chatisses.
Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
-
Pérola do Atlântico
Olá,
para complementar este tópico, irei descrever o que comigo se passou, na esperança de incentivar outros a optar por esta vertente ecológica.
Quando decidi optar por um veículo elétrico, ponha-se a questão de como carregá-lo, pois não tenho garagem, nenhum tipo de acesso junto à habitação. Digo mais, em linha recta, a minha casa fica a mais de 30 metros da estrada...
Mas como querer é poder comprei o veículo sem ter qualquer coisa preparada para o carregar.
Pedi autorização à vizinha para passar com um cabo aéreo por cima do seu terreno, explicando para que serviria. No primeiro dia disse que sim e fiquei eu todo contente que 40 metros de cabo serviriam.
No segundo dia disse que não
Expliquei que era um cabo como outros tantos que já atravessavam a mesma propriedade mas de nada serviu. Engraçado que fui o único que pediu autorização para tal e foi-me negada, quando a área visada já parece uma teia de aranha (tem cabos de telefone, energia, TVcado, todos cruzados) sem qualquer autorização para tal. Enfim
Mas se não dá por um lado, dá pelo outro. Solução, contornar a propriedade e desta forma a linha instalada foi de quase 100 metros, a maior parte aérea e uma pequena extensão subterrânea, com uma caixa metálica junto à via-pública.
Vista do cabo aéreo ainda provisório
Antes de instalar os postes e escavar buracos, aguardei por uma autorização camarária para todo o trabalho pois já previa que os mesmos vizinhos me iam criar ainda mais chatices
E acertei, quando estava a colocar a caixa não é que o vizinho me vem perguntar se a ia colocar no seu muro.
"Claro", disse-lhe eu.
"Sem a minha autorização?" disse ele.
"Mas para que é preciso da sua autorização para colocar algo na via-pública. Preciso de autorização da câmara e nada mais e se a quiser ver, é só dizer", coloquei o "gajo" em xeque
. Encolheu os ombros, fez uma expressão facial de quem me ia entalar, virou as costas e pôs-se a andar.
Nunca mais me chateou
e o carro fica a carregar junto ao muro dele

A brincadeira estava a sair cara (postes metálicos, cabos, tubos, caixa metálica, proteções, etc) mas já que estava a fazer a coisa toda direitinha, aproveitei e dentro da tal caixa, ficou toda a proteção das linhas e de um sistema de carregamento de 6KW. Ah! e ainda uma tomada para ligar mais qualquer coisinha...
Caixa a ser preparada e entretanto alterada e concluída.
Resumindo,
Apesar de me terem dificultado a vida ao máximo, é sempre possível dar a volta por cima
e não é desculpa, não ter como ou onde carregar a "fera" para não dar o passo para a mobilidade elétrica. É sempre possível
Cumprimentos
para complementar este tópico, irei descrever o que comigo se passou, na esperança de incentivar outros a optar por esta vertente ecológica.
Quando decidi optar por um veículo elétrico, ponha-se a questão de como carregá-lo, pois não tenho garagem, nenhum tipo de acesso junto à habitação. Digo mais, em linha recta, a minha casa fica a mais de 30 metros da estrada...

Mas como querer é poder comprei o veículo sem ter qualquer coisa preparada para o carregar.

Pedi autorização à vizinha para passar com um cabo aéreo por cima do seu terreno, explicando para que serviria. No primeiro dia disse que sim e fiquei eu todo contente que 40 metros de cabo serviriam.
No segundo dia disse que não

Mas se não dá por um lado, dá pelo outro. Solução, contornar a propriedade e desta forma a linha instalada foi de quase 100 metros, a maior parte aérea e uma pequena extensão subterrânea, com uma caixa metálica junto à via-pública.
Vista do cabo aéreo ainda provisório
Antes de instalar os postes e escavar buracos, aguardei por uma autorização camarária para todo o trabalho pois já previa que os mesmos vizinhos me iam criar ainda mais chatices

E acertei, quando estava a colocar a caixa não é que o vizinho me vem perguntar se a ia colocar no seu muro.
"Claro", disse-lhe eu.
"Sem a minha autorização?" disse ele.
"Mas para que é preciso da sua autorização para colocar algo na via-pública. Preciso de autorização da câmara e nada mais e se a quiser ver, é só dizer", coloquei o "gajo" em xeque

Nunca mais me chateou

A brincadeira estava a sair cara (postes metálicos, cabos, tubos, caixa metálica, proteções, etc) mas já que estava a fazer a coisa toda direitinha, aproveitei e dentro da tal caixa, ficou toda a proteção das linhas e de um sistema de carregamento de 6KW. Ah! e ainda uma tomada para ligar mais qualquer coisinha...
Caixa a ser preparada e entretanto alterada e concluída.
Resumindo,
Apesar de me terem dificultado a vida ao máximo, é sempre possível dar a volta por cima

Cumprimentos
Bem Haja!
Confúcio
Confúcio
-
Mais duas fotos, já com a caixa no lugar e a máquina ao seu lado.
Bom Natal a todos
Bom Natal a todos
Bem Haja!
Confúcio
Confúcio
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
É assim mesmo contra ventos e marés.
Uma pergunta que secção tem o cabo?
É que para carregar a 6 kw já tem de ter uma secção jeitosa. E com essa distância deverá ser de 6mm no mínimo.
Não será melhor carregar a 16 A?
É que para carregar a 6 kw já tem de ter uma secção jeitosa. E com essa distância deverá ser de 6mm no mínimo.
Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Bom trabalho!
Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk
Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk
-
- Membro Silver
- Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Muito bem, esperemos agora que o vizinho que ficou lixado com F não dê despesa...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Ainda bem que ficaste contente com a compra e o serviço.
De momento, fico radiante ao ler este DB, pois não pretendes só falar do que sabes, mas também incentivar humildemente os outros a fazê-lo. Tiro o meu chapéu.
De momento, fico radiante ao ler este DB, pois não pretendes só falar do que sabes, mas também incentivar humildemente os outros a fazê-lo. Tiro o meu chapéu.

MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
bem lá está o "tuga pequenino" ... enfim.... ai povinho povinho
É assim mesmo não desistir e seguir em frente com determinação!!
Parabéns pela compra e claro, por toda essa determinação
Agora muitos e bons Km's!!

É assim mesmo não desistir e seguir em frente com determinação!!
Parabéns pela compra e claro, por toda essa determinação

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Como gosto de me prevenir, o cabo instalado foi de 4x16mm em alumínio (foi o cabo com a melhor seção/preço que encontrei). Para distâncias até 100metros, aguenta continuamente próximo a 50 amperes, por isso tem margem de segurança. Foi de quatro condutores porque sei por experiência própria que há sempre mais qualquer coisa que se possa fazerMRider Escreveu:É assim mesmo contra ventos e marés.

Carregar a 16A ou a 32A? Se queres que te diga, não sei o que será melhor. Não tenho como experimentar a coisa (para já). Mas pelo que tenho lido, parece-me que entre um e o outro, não existe grande diferença. Se estou enganado, façam o favor de me elucidar. O que pretendo (e penso que a maioria dos utilizadores) é que a bateria dure, dure e dure, tipo pilhas "duracell" e se for necessário, carrego a menos amperes.
Certo é que posso regular a carga de 2 a 63 amperes...
Cumprimentos
Bem Haja!
Confúcio
Confúcio
-
Já que decidiste participar no meu pequeno tópico, agradeço uma vez mais o excelente serviçoO_volt Escreveu:Ainda bem que ficaste contente com a compra e o serviço.

Infelizmente não será para breve, mas vale sempre a pena sonhar

Incentivar é a palavra chave para a autonomia elétrica. Existe uma grande quantidade de pessoas que só necessita de um pequeno incentivo para dar o passo. E nada melhor que alguém que já tem um VE para aconselhar, pois o que "diz que disse" não é grande conselheiro.
Todos os dias me questionam como é que tudo funciona e não me farto de explicar

Cumprimentos
Bem Haja!
Confúcio
Confúcio
-
- Membro Platinium
Ah assim é outra música.
Se quiseres podes carregar a 6 kw sempre. Não tem problema.
Se quiseres podes carregar a 6 kw sempre. Não tem problema.
Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
E só podes alterar entre 6 A e 29 A pelo menos é o que a versão de 24 kw faz.
Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
Uma pergunta. Não tens garagem?
Como estás a pensar proteger o carro do sol e do calor no verão?
Live long and prosper!
-
Não sei as possibilidades das cargas dos modelos (Leafs). Apesar de ainda não ter "tirado a limpo a questão", o meu carrega à volta de 30A, segundo um medidor que possuo.MRider Escreveu:E só podes alterar entre 6 A e 29 A pelo menos é o que a versão de 24 kw faz.
Estava a referir que o EVSE que montei é regulável desde 2A a 63A (se não me engano).
Bem Haja!
Confúcio
Confúcio
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Muito bom! 

-
Re: RE: Re: Pérola do Atlântico
Na maior parte dos dias o carro fica à sombra de árvores num parque de estacionamento reservado.MRider Escreveu:Uma pergunta. Não tens garagem?
Só em dois dias dessa semana é que fica ao sol na parte da manhã. À tarde apanha sombra.
O calor está em todo o lado... existem garagens por aí mais quentes que o exterior.
Bem Haja!
Confúcio
Confúcio
-
Olá
Ainda ontem tirei esta foto da "fera" pronta a carregar.
Hoje de manhã, reparei que apenas tinha carregado 12kw. Algo mal estava a acontecer.
Fui verificar a caixa e
Diferencial tostou num borne.
Fartei-me de apertar aqueles parafusos. Antes de ligar tudo, tornei a verificar os apertos pois tenho consciência que 30 amperes, é muito ampere. Enfim...
Toca a trocar por um novo e já funciona outra vez.
Certo é que as proteções funcionaram e isso deixa-me satisfeito.
Cumprimentos
Ainda ontem tirei esta foto da "fera" pronta a carregar.
Hoje de manhã, reparei que apenas tinha carregado 12kw. Algo mal estava a acontecer.
Fui verificar a caixa e
Diferencial tostou num borne.

Fartei-me de apertar aqueles parafusos. Antes de ligar tudo, tornei a verificar os apertos pois tenho consciência que 30 amperes, é muito ampere. Enfim...
Toca a trocar por um novo e já funciona outra vez.
Certo é que as proteções funcionaram e isso deixa-me satisfeito.
Cumprimentos
Bem Haja!
Confúcio
Confúcio
-
- Membro Platinium
O cabo que liga aí é o de alumínio ou de cobre?
Se calhar tens de usar umas ponteiras.
Isto serve de aviso a todos os que fazem evse em casa
Cuidado ⚠.
PS: na foto o diferencial é de 25A, foi esse que usaste?
Se calhar tens de usar umas ponteiras.
Isto serve de aviso a todos os que fazem evse em casa
Cuidado ⚠.
PS: na foto o diferencial é de 25A, foi esse que usaste?
Live long and prosper!