gostaria de recolher opiniões sobre que tipo de painel usar para fornecer faseadamente energia para uma caravana.
Estou a pensar começar com 100W e irei por fases até 400W se for necessário. Há quem se governe com 100W e acho possível, contudo, dado que os paineis não terão inclinação acho boa ideia ter mais paineis a recolher energia digamos a 25% em vez de 1 painel a recolher na mesma proporção.
A pergunta principal agora será entre usar o painel clássico usado em habitações versus um painel que se está a usar muito em caravanas e barcos. Foto do mesmo:

Para além da questão do peso, são praticamente imperceptíveis para o transeunte e assim acaba por ser menos apetecível a roubos apesar de ficar bem colado.
O clássico é mais pesado mas parece ser mais resistente a longo prazo. Vi alguns casos de semi flexiveis ficarem baços ou riscados com o tempo (não sei se é mito)
Já agora, que controlador de carga recomendam para uma aplicação deste género?
PS. apesar de o intuito ser montar num bem móvel, gostaria de ter uma solução que fosse polivalente para o caso de querer um dia remover e aplicar noutro local ou em algo imóvel. será este o motivo pelo qual será melhor optar pelo painel clássico que em média dura 25 anos?