Infelizmente também é pouco provável que seja do canhão, por duas razões. Primeiro, porque este já foi revisto pelo Jorge Rocha há poucos meses, quando a Lady foi à oficina dele. Segundo, porque depois de conseguir que ela pegue pela manhã, já nunca mais me falha. Se fosse da chave, deveria falhar outras vezes durante o dia, imagino.t3lmo Escreveu:Eu tive esse comportamento várias vezes, e depois muitos despistes, cargas, descargas, tensões, etc... cheguei á conclusão que era: o canhão da chave!
Bastava um ligueiro toque para cima ou baixo e o comportamento alterava, e não era sempre igual, talvez fruto do uso de 4 anos.
Depois de uma breve inspeção na oficina, foi aberto, limpo, montado e nunca mais teve esse problema.
Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
No meu caso só me falhava depois de carregar a 100%. Tinha que desligar e ligar várias vezes até ela acordar para a vida.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Checkpoint: 13000 kms. Atingido em 08/12. 

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Sem anomalias de maior a relatar. Apenas alguns "bugs" de fácil resolução ou com os quais posso viver bem:
1) A bicha de conta-kms voltou a deixar de funcionar!
Fui a uma oficina de motos, pensando que teria de a substituir novamente. Afinal, o problema era um simples mau-contacto entre o cabo e a sua ligação à roda traseira. Resolveram com uma abraçadeira plástica, que mantém as duas peças juntas, e que acaba por ficar bem discreta. Custo: 3 €.
2) Como o carregamento a 100% dá, por vezes, os problemas que já aqui reportei, acabei por programar o temporizador da tomada para se desligar um pouco antes desse carregamento ficar completo. Ao fim-de-semana, como atinge os 100%, desligo ainda no Domingo. Quando pego na scooter há 2ª feira, já os picos de voltagem baixaram, e permitem o arranque sem problemas.
Nada de mais, portanto.
1) A bicha de conta-kms voltou a deixar de funcionar!


2) Como o carregamento a 100% dá, por vezes, os problemas que já aqui reportei, acabei por programar o temporizador da tomada para se desligar um pouco antes desse carregamento ficar completo. Ao fim-de-semana, como atinge os 100%, desligo ainda no Domingo. Quando pego na scooter há 2ª feira, já os picos de voltagem baixaram, e permitem o arranque sem problemas.
Nada de mais, portanto.

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Como podem reparar na foto que coloquei, os números indicadores de velocidade estão a ficar esbatidos pelo sol. Na oficina não parecem conseguir apenas o dístico, teria de substituir o quadro completo.
Alguém sabe se é possível substituir esse dístico? Os membros que tiveram/têm Berecos alguma vez mudaram isso?
Alguém sabe se é possível substituir esse dístico? Os membros que tiveram/têm Berecos alguma vez mudaram isso?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Epa é questão de uma pequena bricolage mas honestamente não conheço o suficiente se é possivel abrir essa parte...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Com o final de 2016, e a conta de electricidade do seu último semestre, deu para chegar à conclusão que a mobilidade eléctrica que escolhi, compensa. Tanto ECOlogicamente, como ECOnomicamente. No total de 2016, paguei 65€ à administração do condomínio pela electricidade consumida, para cerca de 5200 kms percorridos (mais coisa, menos coisa). Foram 320,30 kWh consumidos.
Infelizmente, estas boas constatações vieram, poucos dias depois, ficar acompanhadas da confirmação daquilo que já suspeitava. A minha escolha da moto não foi a adequada para o tipo de utilização que lhe dou. Fruto da minha inexperiência inicial na locomoção a duas rodas... Por um lado, porque reconheço que não sou tão cuidadoso na condução como, se calhar, devia ser, assim como pelos pisos irregulares que utilizo diariamente. E a ser assim, devia ter optado por uma moto de perfil mais resistente, como uma de cross, por exemplo. Por outro, porque também já me convenci que, mesmo para uma scooter, se calhar a Bereco Evo é demasiado frágil. Aliás, o Jorge Rocha disse-me que ficou com essa mesma opinião sobre a marca, da última vez que esteve comigo em Guimarães.
O que aconteceu agora, foi que não tendo abrandado o suficiente numa lomba de estrada, por ter um carro demasiado colado a mim, a Lady partiu algo por baixo. Senti e ouvi algo a bater na zona do meio. Já perto do emprego, voltou a bater em algo, indiciando já que estava demasiado baixa... No regresso a casa, notei que o assento estava demasiado próximo da coluna do guiador, o que estranhei. Ao estacionar e colocar o descanso central, verifiquei que a zona central esticava, levando o banco à distância correcta. Retirando e colocando o descanso, foi fácil ver que efectivamente a scooter se dobrava sobre si mesma nessa zona central. Passei a ir de carrinha para o trabalho...
Ontem levei-a ao "hospital", e recebi a informação que o quadro estaria quase pela certeza partido, e teria de ser soldado. A Lady ficou "internada", e aguardo que amanhã me digam o diagnóstico definitivo, com uma descrição dos danos que venham a detectar, bem como o custo do "tratamento"...
A Lady é frágil, eu sou pouco cauteloso, e o ano de 2017 não começou bem...
Infelizmente, estas boas constatações vieram, poucos dias depois, ficar acompanhadas da confirmação daquilo que já suspeitava. A minha escolha da moto não foi a adequada para o tipo de utilização que lhe dou. Fruto da minha inexperiência inicial na locomoção a duas rodas... Por um lado, porque reconheço que não sou tão cuidadoso na condução como, se calhar, devia ser, assim como pelos pisos irregulares que utilizo diariamente. E a ser assim, devia ter optado por uma moto de perfil mais resistente, como uma de cross, por exemplo. Por outro, porque também já me convenci que, mesmo para uma scooter, se calhar a Bereco Evo é demasiado frágil. Aliás, o Jorge Rocha disse-me que ficou com essa mesma opinião sobre a marca, da última vez que esteve comigo em Guimarães.
O que aconteceu agora, foi que não tendo abrandado o suficiente numa lomba de estrada, por ter um carro demasiado colado a mim, a Lady partiu algo por baixo. Senti e ouvi algo a bater na zona do meio. Já perto do emprego, voltou a bater em algo, indiciando já que estava demasiado baixa... No regresso a casa, notei que o assento estava demasiado próximo da coluna do guiador, o que estranhei. Ao estacionar e colocar o descanso central, verifiquei que a zona central esticava, levando o banco à distância correcta. Retirando e colocando o descanso, foi fácil ver que efectivamente a scooter se dobrava sobre si mesma nessa zona central. Passei a ir de carrinha para o trabalho...

A Lady é frágil, eu sou pouco cauteloso, e o ano de 2017 não começou bem...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Silver
- Mensagens: 109
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Como eu te compreendo...aconteceu-me exactamente o mesmo...Infelizmente parece que os chineses não sabem soldar...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Nunca tive esse problema na minha, mas tambem quando fiz o upgrade o JR reforçou me o quadro.. Mas tens razão, as bereco são fraquinhas no material.. são motas de estrada de alcatrão
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Caramba ou os quadros vem fraquinhos ou nós estamos a engordar... enfim a ver vamos, tudo vai correr bem...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Custo da reparação: 120€... 
Enfim, mas pelo menos, já rola novamente!
E espero sinceramente que os seus pontos fracos estejam a ficar resolvidos, na sua maior parte.

Enfim, mas pelo menos, já rola novamente!

E espero sinceramente que os seus pontos fracos estejam a ficar resolvidos, na sua maior parte.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Pois... Quadro partido, plásticos rachados com a trepidação e até com simples aperto de parafusos, enfim... Mesmo sabendo que comprei uma marca barata e um veículo usado, confesso que nunca imaginei que fosse tão frágil. Mas pode ser que aos poucos vá ficando reforçada e me deixe mais tranquilo._rapt0r_ Escreveu:Nunca tive esse problema na minha, mas tambem quando fiz o upgrade o JR reforçou me o quadro.. Mas tens razão, as bereco são fraquinhas no material.. são motas de estrada de alcatrão
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Quando me informaram do quadro partido, lembrei-me logo que tinha lido algo semelhante num DB, e não vai há muito tempo. Provavelmente foi no teu mesmo.luismoura Escreveu:Como eu te compreendo...aconteceu-me exactamente o mesmo...Infelizmente parece que os chineses não sabem soldar...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Nos últimos dias detectei algo que me parece anormal. Reparei que mesmo em andamento moderado, a +- 60 kms/h, em estradas planas e alcatroadas, a Lady indica no seu CB valores entre os 65 e os 70A. Em subidas ligeiras, vai para os 90A. Em subidas íngremes atira-se para os 103/105A (ultrapassa a escala, mostrando 05A)!... Anteriormente, nos piores casos, não passava dos 70A, salvo erro.
Ao final do dia, as baterias apresentam bem menos % de carga do que anteriormente. Hoje, por exemplo, fiz o percurso habitual, e cheguei com 17% bateria. Há muito pouco tempo atrás, chegava com +- 40%.
Será que isto poderá ter a ver com a reparação (solda) recente? Ou as baterias de repente passaram a apresentar anomalias?
Ao final do dia, as baterias apresentam bem menos % de carga do que anteriormente. Hoje, por exemplo, fiz o percurso habitual, e cheguei com 17% bateria. Há muito pouco tempo atrás, chegava com +- 40%.
Será que isto poderá ter a ver com a reparação (solda) recente? Ou as baterias de repente passaram a apresentar anomalias?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Não será do frio? Com o frio as baterias puxam mais corrente e ficas com menos autonomia
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Huumm! Não sei, talvez. Mas não me recordo de no Inverno passado ter chegado com tão pouca autonomia, nem ter visto valores tão altos em andamento. Só faço cerca de 25 kms/dia. Saí com 100% de manhã, e cheguei com 17%?...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Silver
- Mensagens: 623
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Com a idade, o efeito do frio sente-se mais nas baterias..
-
- Membro Silver
- Mensagens: 109
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
já me aconteceu algo parecido....o problema era...pneus vazios :p
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
lol. Não é o caso. Estão bem cheios.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Nestes dias de 3° ou 4°, as células da minha mota (lifepo4) descem para os 3,0v em andamento, mesmo estando carregadas a 100%...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos