De uma forma geral o carro inspira confiança. O abrir e fechar das portas indicam uma boa qualidade de construção.
A parte superior do tablier tem material esponjoso. Como em muitos carros, a qualidade vai piorando à medida que se vai olhando para baixo. O Leaf já provou que não é essencial ter bons plásticos, mas sim uma boa qualidade de montagem. Neste campo falta saber se o Ionq está ao nível do Leaf.
Para quem conhece o Prius, o Ioniq é bastante parecido nas linhas exteriores. Adota um design semelhante na porta da mala. Para quem não está habituado estranha a visibilidade traseira devido a barra horizontal que divide o vidro de cima e o de baixo. É uma questão de hábito. Nas manobras de matcha atrás não há dificuldade de maior graças à câmara de boa qualidade e aos sensores traseiros e dianteiros. O sinal sonoro destes últimos têm 3 níveis de sonoridade (baixo, médio e alto) e podem ser desligados. No CB existe ainda a indicação visual dos sensores. (verde, laranja e vermelho)
O espaço interior é muito bom. Meço 1,82 mt e colocando o banco do condutor à minha medida, consigo sentar-me atrás à vontade sem bater com os joelhos nem com a cabeça.
A mala não tem recortes o que facilita a colocação de bagagens. Rebaixando os bancos traseiros consegue-se uma superfície totalmente plana com uma capacidade de carga excelente.
Botão de ativação/desativação lane keep assist em cima à direita
Botão para adaptação do CC (em baixo À esquerda)
Trata de um carro vocacionado para o conforto. Isento de qualquer ruído parasita (mal era...

) suspensão que absorve bem as irregularidades e direção suave. Isto tudo aliado a bancos com uma macieza apreciável (para mim, claro...).
Algo que por norma os japoneses, no Prius e no Leaf , se esquecem: comandos dos vidros iluminados.
O Ioniq está equipado de patilhas no volante para aumentar ou diminuir os níveis de regeneração, como no Outlander. No nível 3 não é preciso o uso do pedal de travão. Consegue-se conduzir apenas com o acelerador
Tal como no Leaf, existe a possibilidade de ativar/desativar o aviso a peões a baixa velocidade.
O botão VESS é que ativa ou desativa. Como no Leaf, ao ligar o carro, o ruído está ativo por defeito.
Em marcha atrás tem um "BIP, BIP" idêntico ao Leaf. Para a frente tem um ruído algo grave, a imitar um motor de um CI. No Leaf, como sabem, é um silvar.
Pormenores noturnos:
Pequeno toque "premium"
De noite, ao abrir as portas com o comando, acedem as luzes do habitáculo, os faróis e farolins.
Ao ao fechar as portas, as luzes mantém-se ligadas cerca de 30 segundos.