Meu nome é Sérgio e moro em Cabo Verde. Aqui tenho sol praticamente todo o ano e isso parece que conta muito na produção do biodiesel derivado de óleo de cozinha usado.
Tenho conseguido exito com Etanol puro 96%!
O que muitos diziam ser impossível eu teho conseguido produzir um etanol limpinho e que fez meu carro melhor em 10% o desempenho.
O processo que eu tenho usado é bem simples, baseado num vídeo de uma Americana que vive no México, e o clima é parecido com o meu.
Utilizo o sol como aquecedor do óleo, onde deixo um bidão de 20 litros de óleo usado descansando por 3 dias com a tampa aberta. A água do óleo evapora e deixa o óleo no ponto para o processo de filtragem.
A seguir filtro o óleo com uma calça de Ganga (Jeans), na qual amarrei a perna e deixo ecorrendo por algumas horas sobre uma bacia. Parece complicado e nojento, mas não é! Depende de como faz. Crie uma armação em madeira ou aço, onde pode pendurar a calça, deixa a bacia embaixo de forma a suportar o volume de óleo, e comece a despejar o óleo na calça. Recomendo antes passar por um coador para tirar os sólidos do óleo.
Após a filtragem, o óleo volta para o Sol e a tarde, já pode-se aplicar a formula: Para 10 Litros de óleo, usa-se 60 gramas de Sóda Caustica em Pó (é a que tenho aqui, mas penso que pode-se usar outra) e 2,5 litros de alcool puro Etanol 96%. Dissolva muito bem a mistura, o que leva uns 10 a 15 minutos. Em seguida despeje no óleo e mexa bem o bidão durante 5 min, e não esqueça de abrir a tampa para sair os gases, depois feche e continue a mexer. Vai suar um pouquinho, o que é bom pra saúde!

Essa operação deve feita a partir das 15 horas!!!!!! Essa hora o óleo está entre 50 e 65 C, perfeito para o processo, e ainda haverá sol por mais 4 horas, o que manterá a temperatura do óleo.
Deixe descansar por 3 a 4 dias no sol.
A Glicerina ira ter decido na mesma quantidade da mistura adicionada. No caso da mistura virar um gel, é divido a alguma humidade. Nesse caso deixe mais uns dias com a tampa aberta (durante o sol), para toda a humidade sair e ele voltará a ficar líquido.
LAvagem!!!! Fase CRUCIAL
Essa mistura, todos ja sabem que gera sabão muito facilmente, portanto muita atenção agora! Para fazerem uma experiencia, use uma garrafa pet e coloque cerca de um litro da mistura e 0,5 l de água de torneira. A água deve ser colocada suavemente, deitando a garrafa para a água escorrer para o óleo sem agredi-lo. Após isso, feche bem a garrafa e começa e fazer movimentos suaves virando a garrafa de cima para baixo várias vezes, de forma a misturar o óleo com a água, e fazer bolhinhas pequeninas de água.
Deixe a garrafa de cabeça para baixo por 6 horas. Pode ser durante a noite toda se quizer! Após isso, verá que a água está bem branquinha e o biodiesel mais limpoe e mais amarelado, perdendo o tom de cor de óleo queimado.
Repita essa operação por 4 a 5 vezes até a água ficar transparente e o óleo limpinho.
Ai meu filho . . . . Manda bala na caranga!!!!

Durante o processo de lavagem, as primeiras lavagens geram um creme branco, o que é sabão. Ainda estou estudando o que posso fazer com isso, e aceito sugestões. Usei esse resíduo na luva que eu uso durante as operações, e ela estava totalmente porca com restos de óleo e poeira, e após usar o resíduo e água, ficou como nova. parece aqueles sabões que os mecanicos usam para limpar as mãos.