Hoje não tenho vento mas fiz a experiência com a mão e uma bateria de 12v, empurrando apenas 1x consigo com que a tensão da bateria suba e o amperímetro indica 1.6A.jpc Escreveu: ↑quinta out 26, 2017 10:07 amlogo vou fazer este teste com um berbequim e as baterias que tenho velhas a 48vWolfire Escreveu: ↑terça set 19, 2017 5:10 pm Ou melhor ainda, depois da tensão retificada, coloca um amperímetro em serie com uma bateria de 12v, então logo que o gerador atinja um pouco a mais que a tenção da bateria verá a corrente que passa, assim sabe com quanto vento tem inicio de carga. A vantagem de fazer assim é que o gerador não trava e vai aumentando a velocidade conforme o vento e perceberá o aumento de corrente no amperímetro a tenção na bateria vai aumentando conforme carrega.
depois se tiver tempo vou colocar um sensor indutivo para contar as rotações.
entretanto arranjei uma ponte retificadora de qualidade emprestada para testar a coisa em condições
Nunca tinha conseguido acender uma lâmpada de 12v e hoje testei com uma de 5w e mal rodo as pás ela acende logo e depois testei com uma de 22w também mas com mais dificuldade.
Nos outros testes assim que ligava a lâmpada de 5w a eólica parava logo e agora mantém a luz acesa sem grande esforço.
Venha o vento para tirar as teimas....
Obrigado pela ajuda.





