Hugo RSF Escreveu: ↑sábado jun 09, 2018 9:55 pm
A situação é a seguinte: fazer cerca de 80km diáriamente (casa-trabalho-casa) montijo-Lisboa. Tem de ser mesmo 100% elétrico por causa do estacionamento gratuito na EMEL.
Não pretendo gastar 30k€ num carro elétrico sobretudo sem perceber bem como é a questão das baterias. Quanto tempo duram em média, se o "problema" principal é o desgaste ou a pura "morte", etc...).
Posto isto estou a pensar num usado. O que recomendam?
1 - A "cena" do aluguer das baterias como é que funciona realmente? não me preciso de preocupar mais com baterias mas tenho aquela mensalidade para o resto da vida? e quando for preciso substituem-nas sem mais encargos?
2 - Como se calcula o custo de carregar o carro em casa?
80km qualquer elétrico faz, até os clones.
O estacionamento da EMEL não é gratuito, embora não seja caro. Para veículos 100% elétricos compra-se um selo de 12€ por ano.
https://www.emel.pt/pt/disticos/estacio ... ico-verde/
A degradação das baterias é lenta, gradual e afeta toda e qualquer bateria, isto é, todos os carros sofrem de degradação de bateria, todos os telemóveis, todo os portáteis,... etc. Alguns carros têm arrefecimento de baterias o que faz com que a degradação seja mais lenta, mas não a evitam. O meu Leaf de 2013 degradou 25%. Custo da bateria Leaf 7000€.
Um usado é uma ótima opção excepto Renault (aliás Renault nem novo é boa opção; procura na net os problemas de fiabilidade dos Renault elétricos).
Os elétricos não Renault são carros extremamente fiáveis e que não apresentam avarias escondidas. O único problema dos elétricos é a já falada degradação da bateria.
Para 80km tanto podes comprar um clone, como um Leaf de 24 kw, como um Leaf de 30, como um i3, como um Soul, como um Ioniq... (estão mais ou menos por ordem do mais barato para o mais caro) (tambem há VW, Smarts e Mercedes)
O aluguer de baterias só existe na Renault, mas esse será o menor problema do carro, pois a bateria tem sido onde têm tido menos problemas.
Se não me engano muito começa nos 69€ por mês para 7500km anuais. Não esquecer que quando o Zoe estiver imenso tempo a reparar o aluguer é para pagar apesar de, eventualmente, conseguir carro de substituição, quase sempre, a gasolina.
O mais natural até é o contrato de aluguer acabar antes de precisar de substituir a bateria.
E ainda há a situação dos Fluence ZE, com contrato de aluguer, que agora estão a precisar de trocar de bateria e não há baterias!
Eu carrego sempre em casa exceto quando vou de viagem, ai uso os postos de carregamento rápido (ainda no fim de semana passado fui de Lisboa a Monte Gordo e voltei; atenção que a viagem é demorada). Eu tenho um contador de eletricidade normal ligado à minha tomada especifica para carregar o carro. Mas também há contadores que se põe diretamente na tomada sem necessidade de alterar a instalação elétrica.