Mais um tópico de dúvidas...
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 10
- Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm
Mais um tópico de dúvidas...
Boas tardes a todos.
Sou mais um interessado em adquirir um VE.
Após ler um pouco aqui pelo fórum já fiquei com algumas luzes, mas gostaria de pedir uma opinião um pouco mais personalizada a quem já tem e usa um VE diariamente.
Para dar um pouco de contexto, moro na zona de Marvila, em Lisboa. O meu caminho casa-trabalho são 30km diário, portanto 150km semanais.
Tenho família que visito frequentemente (1x por mês, pelo menos) na zona de Pedrógão Grande, a cerca de 200km da minha residência. Atualmente, com o Fiat Grande Punto, são cerca de 80€ em combustível só nessa viagem. No dia-a-dia opto por usar o metro e autocarros, o passe sai a mais 37€ por mês.
Uma das principais razões para comprar um VE é querer ser mais 'verde', outra seria o bolinhas atual estar nos últimos momentos de vida, já deu demasiados azares e quero mesmo desfazer-me dele.
Vivo num segundo andar sem garagem, pelo que não faço ideia de como faria para carregar o carro em casa. Só me lembro de, a necessitar mesmo de o fazer, comprar uma extensão bastante comprida e passar da janela lá para baixo, pois o estacionamento é mesmo em frente à porta do prédio.
Posto isto, permitam que faça algumas perguntas:
- Até que ponto será viável arriscar usar sempre postos de carregamento públicos? Tenho um a cerca de 500m do trabalho, perto de casa nem um. O plano seria tentar ir lá deixar o carro a carregar perto do trabalho e ir lá buscar passadas umas horas.
- Estou bastante interessado no Leaf 2018. Já li que no final deste ano, início de 2019 vai sair um Leaf E Plus com maior autonomia. Compensará a espera e investir neste modelo (presumo que seja conforme o novo Leaf 2018 e entregas só a partir de meio de 2019)? A diferença de preço, se rondar os 5000€, pelo que já li, parece tentadora.
- Também já li no site da Mobi.E que há possibilidade de instalar um posto de carregamento perto de casa ou do trabalho? Já enviei um e-mail com algumas perguntas para a Mobi.E mas, entretanto, alguém sabe qual a fiabilidade desta info, e quais os possíveis requerimentos para que tal aconteça?
- Em termos realísticos, qual a autonomia de um Leaf 2018 em autostrada? E qual é a velocidade 'confortável' para uma relação velocidade-autonomia?
Agradeço, desde já, toda a ajuda.
Cumprimentos,
Carlos
Sou mais um interessado em adquirir um VE.
Após ler um pouco aqui pelo fórum já fiquei com algumas luzes, mas gostaria de pedir uma opinião um pouco mais personalizada a quem já tem e usa um VE diariamente.
Para dar um pouco de contexto, moro na zona de Marvila, em Lisboa. O meu caminho casa-trabalho são 30km diário, portanto 150km semanais.
Tenho família que visito frequentemente (1x por mês, pelo menos) na zona de Pedrógão Grande, a cerca de 200km da minha residência. Atualmente, com o Fiat Grande Punto, são cerca de 80€ em combustível só nessa viagem. No dia-a-dia opto por usar o metro e autocarros, o passe sai a mais 37€ por mês.
Uma das principais razões para comprar um VE é querer ser mais 'verde', outra seria o bolinhas atual estar nos últimos momentos de vida, já deu demasiados azares e quero mesmo desfazer-me dele.
Vivo num segundo andar sem garagem, pelo que não faço ideia de como faria para carregar o carro em casa. Só me lembro de, a necessitar mesmo de o fazer, comprar uma extensão bastante comprida e passar da janela lá para baixo, pois o estacionamento é mesmo em frente à porta do prédio.
Posto isto, permitam que faça algumas perguntas:
- Até que ponto será viável arriscar usar sempre postos de carregamento públicos? Tenho um a cerca de 500m do trabalho, perto de casa nem um. O plano seria tentar ir lá deixar o carro a carregar perto do trabalho e ir lá buscar passadas umas horas.
- Estou bastante interessado no Leaf 2018. Já li que no final deste ano, início de 2019 vai sair um Leaf E Plus com maior autonomia. Compensará a espera e investir neste modelo (presumo que seja conforme o novo Leaf 2018 e entregas só a partir de meio de 2019)? A diferença de preço, se rondar os 5000€, pelo que já li, parece tentadora.
- Também já li no site da Mobi.E que há possibilidade de instalar um posto de carregamento perto de casa ou do trabalho? Já enviei um e-mail com algumas perguntas para a Mobi.E mas, entretanto, alguém sabe qual a fiabilidade desta info, e quais os possíveis requerimentos para que tal aconteça?
- Em termos realísticos, qual a autonomia de um Leaf 2018 em autostrada? E qual é a velocidade 'confortável' para uma relação velocidade-autonomia?
Agradeço, desde já, toda a ajuda.
Cumprimentos,
Carlos
-
- Administrador
- Mensagens: 16151
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Bem vindo, vamos por partes um veiculo eléctrico é bestial para essas viagens..
Agora muito importante sem ponto de carga em casa é mais complicado no entanto tudo depende do nivel de aventura que estás disposto a...
Deixa vir mais opiniões pois existem muitas opções mas sem ponto de carga em casa, garagem etc... eu investia o que poupava numa garagem!
Agora muito importante sem ponto de carga em casa é mais complicado no entanto tudo depende do nivel de aventura que estás disposto a...
Deixa vir mais opiniões pois existem muitas opções mas sem ponto de carga em casa, garagem etc... eu investia o que poupava numa garagem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 10
- Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Boas! Agradeço a resposta. Vou de facto esperar por mais algumas opiniões, esclarecer estás dúvidas seria fundamental para seguir com esta ideia em frente.
Obrigado!
Obrigado!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1235
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Mais um tópico de dúvidas...
No imediato opta por um eléctrico com extensor de autonomia (ex: BMW i3) ou um híbrido plugin (ex: Mitsubishi Outlander PHEV).
A médio-longo prazo, tenta arranjar uma garagem na tua zona - eu aluguei uma - e depois sim lança-te no 100% eléctrico!
Sugiro que passes a acompanhar os grupos no Facebook dedicados a este tema, como é o caso do "Distraídos a carregar" para que percebas o porquê destas sugestões.
Sent from my Edison 3 using Tapatalk
A médio-longo prazo, tenta arranjar uma garagem na tua zona - eu aluguei uma - e depois sim lança-te no 100% eléctrico!
Sugiro que passes a acompanhar os grupos no Facebook dedicados a este tema, como é o caso do "Distraídos a carregar" para que percebas o porquê destas sugestões.
Sent from my Edison 3 using Tapatalk
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Sem garagem, e sem perspectiva de ter uma, eu avançaria para um híbrido (Toyota, ou com sistema semelhante)...
Parece-me o melhor primeiro passo
Parece-me o melhor primeiro passo
-
- Administrador
- Mensagens: 16151
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Um Rex, um kia Niro, um Toyota, um Hyundai, um Ampera existem diverso tudo depende da bolsa
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 10
- Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Boas, pessoal.
Agradeço desde já toda a ajuda e opiniões!
Uma das razões pelas quais quero partir para um veículo 100% eléctrico é a consciência ambiental. Tenho tomado várias medidas no último ano para reduzir a minha pegada ambiental e a compra de um VE seria mais um passo.
Daí que faço uma pergunta, e espero não parecer mal-educado: será descabida a ideia de ter um eléctrico a depender maioritariamente da rede pública de carregamento? Pergunto porque não tenho ideia do estado real da rede de carregamento, mas a minha ideia é que poderia deslocar-me todos os fins de semana, por exemplo a uma estação de carregamento rápido/semi rápido e carregaria a bateria até um valor aceitável para circular o resto da semana.
A ideia de comprar híbrido não me parece resolver o problema a 100%, visto que continuo a depender de combustível fóssil de certa forma.
Mas refiro uma vez mais, isto são apenas as minhas ideias, o que gostava era uma discussão saudável de quem já poderá ter equacionado e/ou passado por uma situação semelhante e como resolveu a coisa.
Cumprimentos a todos.
Agradeço desde já toda a ajuda e opiniões!
Uma das razões pelas quais quero partir para um veículo 100% eléctrico é a consciência ambiental. Tenho tomado várias medidas no último ano para reduzir a minha pegada ambiental e a compra de um VE seria mais um passo.
Daí que faço uma pergunta, e espero não parecer mal-educado: será descabida a ideia de ter um eléctrico a depender maioritariamente da rede pública de carregamento? Pergunto porque não tenho ideia do estado real da rede de carregamento, mas a minha ideia é que poderia deslocar-me todos os fins de semana, por exemplo a uma estação de carregamento rápido/semi rápido e carregaria a bateria até um valor aceitável para circular o resto da semana.
A ideia de comprar híbrido não me parece resolver o problema a 100%, visto que continuo a depender de combustível fóssil de certa forma.
Mas refiro uma vez mais, isto são apenas as minhas ideias, o que gostava era uma discussão saudável de quem já poderá ter equacionado e/ou passado por uma situação semelhante e como resolveu a coisa.
Cumprimentos a todos.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Eu não tenho um VE, mas do que tenho lido nos relatos aqui no fórum, fugiria da rede pública 'como o diabo foge da cruz'...
E sobre o aspecto ambiental, um eléctrico é 'verde' apenas se a electricidade que o alimenta também o for. E isso creio que acontece maioritariamente durante a noite (energia eólica), o que aponta também para uma garagem...
Mas louvo a vontade em avançar nesse sentido!
E sobre o aspecto ambiental, um eléctrico é 'verde' apenas se a electricidade que o alimenta também o for. E isso creio que acontece maioritariamente durante a noite (energia eólica), o que aponta também para uma garagem...
Mas louvo a vontade em avançar nesse sentido!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1235
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Passa a acompanhar o grupo "Distraídos a Carregar" e "Utilizadores Mobi.e" no Facebook para perceberes porque essa ideia não é, para já, viável... infelizmente...carlosroldao Escreveu: Daí que faço uma pergunta, e espero não parecer mal-educado: será descabida a ideia de ter um eléctrico a depender maioritariamente da rede pública de carregamento? Pergunto porque não tenho ideia do estado real da rede de carregamento, mas a minha ideia é que poderia deslocar-me todos os fins de semana, por exemplo a uma estação de carregamento rápido/semi rápido e carregaria a bateria até um valor aceitável para circular o resto da semana.
Sent from my Edison 3 using Tapatalk
-
- Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Mais um tópico de dúvidas...
Olá vizinho!
Tambem sou marvilense, moro por cima do Pingo Doce da Bela Vista.
Se consegue com frequência estacionar perto do seu prédio de forma a carregar com extensão, a compra do elétrico não é descabida.
Eu tenho uma extensão de 50m mas só a uso esporadicamente.
Eventualmente, com consentimento do condomínio até poderia por uma tomada numa parede do prédio, a desligar por dentro e com contador, para ligar o carregador.
Para investigar melhor os postos de carregamento na nossa zona consulte https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
Para investigar se consegue chegar a Pedrogão Grande com um elétrico utilize http://www.jurassictest.ch/GR/
O Pedrogão Grande que se refere é aquele perto da Barragen do Cabril?
Pelo site que indiquei são 72km do PCR da AS de Pombal (A1 S/N) a Pedrogão Grande e 71 ao contrário, perfeitamente exequível para qualquer elétrico, tem de ter onde carregar em Pedrogão.
Entretanto apercebi-me que haverá caminhos mais curtos... PCR Pombal (S/N) -> Degracias -> Ansião -> Pedrogão Grande: 58km
Entretnato apercebi-me que do PCR da AS de Leiria (S/N) a Pedrogão Grande são 85km, perfeitamente exequível para qualquer elétrico, tem de ter onde carregar em Pedrogão.
Tambem sou marvilense, moro por cima do Pingo Doce da Bela Vista.
Se consegue com frequência estacionar perto do seu prédio de forma a carregar com extensão, a compra do elétrico não é descabida.
Eu tenho uma extensão de 50m mas só a uso esporadicamente.
Eventualmente, com consentimento do condomínio até poderia por uma tomada numa parede do prédio, a desligar por dentro e com contador, para ligar o carregador.
Para investigar melhor os postos de carregamento na nossa zona consulte https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
Para investigar se consegue chegar a Pedrogão Grande com um elétrico utilize http://www.jurassictest.ch/GR/
O Pedrogão Grande que se refere é aquele perto da Barragen do Cabril?
Pelo site que indiquei são 72km do PCR da AS de Pombal (A1 S/N) a Pedrogão Grande e 71 ao contrário, perfeitamente exequível para qualquer elétrico, tem de ter onde carregar em Pedrogão.
Entretanto apercebi-me que haverá caminhos mais curtos... PCR Pombal (S/N) -> Degracias -> Ansião -> Pedrogão Grande: 58km
Entretnato apercebi-me que do PCR da AS de Leiria (S/N) a Pedrogão Grande são 85km, perfeitamente exequível para qualquer elétrico, tem de ter onde carregar em Pedrogão.