Um conceito de solução para explorações sem acesso à rede pública
Central eléctrica híbrida para uma Fazenda em Angola
-
Autor do tópico - Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Central eléctrica híbrida para uma Fazenda em Angola
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Central eléctrica híbrida para uma Fazenda em Angola
Muito interessante!
O investimento nesta solução rondará 133.000 USD e o custo de uma kWh
produzida/consumida será de 0,158 USD, menos de metade do custo actual. A fazenda
poupará anualmente 10.362 USD em gasóleo e terá ainda reserva de 5.172 kWh de
energia para consumir. Com maiores potências instaladas, desde que haja consumo para
energia produzida, as soluções tendem ser mais rentáveis.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm
Re: Central eléctrica híbrida para uma Fazenda em Angola
Ainda se usa tantos geradores a gasóleo ! Para emergências em serviços críticos e em países com combustível barato e em locais remotos como uma fazenda em Angola ainda se compreende. Agora mesmo no meio da cidade em Lisboa é terceiro mundista! Durante o St António tinham geradores a diesel nalguns arraiais a conspurcar o (relativamente) bom ar da nossa cidade com fumos tóxicos!
Este estudo da fazenda podia ser melhorado com um estudo das cargas ao longo do dia. Eventualmente o solar podia ser sobredimensionado com campo virado a nascente e poente (18 kWp para substituir um gerador de 16kWh parece-me muito à pele) e usar o recurso hídrico como bateria. Ou seja com o excedente de produção solar pv bombear a água para montante da central hídrica aumentando o caudal no momento ou para um depósito. Sempre fica muito mais barato que 53 kWh de baterias que é um balúrdio.
Este estudo da fazenda podia ser melhorado com um estudo das cargas ao longo do dia. Eventualmente o solar podia ser sobredimensionado com campo virado a nascente e poente (18 kWp para substituir um gerador de 16kWh parece-me muito à pele) e usar o recurso hídrico como bateria. Ou seja com o excedente de produção solar pv bombear a água para montante da central hídrica aumentando o caudal no momento ou para um depósito. Sempre fica muito mais barato que 53 kWh de baterias que é um balúrdio.