Medir a carga de uma bateria Lithium PO4

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Re: Medir a carga de uma bateria Lithium PO4

Mensagem por hmgp »

jmal Escreveu:
njay Escreveu: "que o fio passa por dentro"? tanto quanto vejo o fio também passa por dentro destes... o que queres dizer exactamente?
estou a falar destes, são mesmo indicados para o que estamos aqui a falar.

Imagem
e esse menino se faz o que falamos é para quantos €'s? e qual é a marca e modelo?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:
jmal Escreveu:
njay Escreveu: "que o fio passa por dentro"? tanto quanto vejo o fio também passa por dentro destes... o que queres dizer exactamente?
estou a falar destes, são mesmo indicados para o que estamos aqui a falar.

Imagem
e esse menino se faz o que falamos é para quantos €'s? e qual é a marca e modelo?
isto apenas mede a corrente que passa, e custa +- 200 euros, depois falta a parte complicada de software e hardware para ler isto, já agora são destes, não rigorosamente este modelo, mas da mesma marca os que a vectrix utiliza.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

e cá estou eu de novo à carga.

alguém me sabe dizer se isto é viável para as nossas motas? e se os custos seriam muito altos?

http://www.digitalproductsco.com/batmon/

obrigado!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Mensagem por Ricardo_Santos »

boa!!

tens que enviar isso ao orlando para a pesquisa deles...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

hmgp Escreveu:e cá estou eu de novo à carga.
alguém me sabe dizer se isto é viável para as nossas motas? e se os custos seriam muito altos?
http://www.digitalproductsco.com/batmon/
não me parece viável. o chip usado só mede tensões até 10v e o método de medição de corrente é por resistência, que já foi aqui discutido anteriormente.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

este hmgp não pára, assim é que é, mais um que quer mudar as coisas!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

o_volt Escreveu::hello:
este hmgp não pára, assim é que é, mais um que quer mudar as coisas!!!
orlando como diz a minha assinatura, se queremos progredir temos que ser a mudança. e se mudámos para lítio porque é que havemos de continuar com os voltímetro que sabemos serem muito pouco fiáveis?

agora eu podia podia viver sem um medidor de carga correcto? poder podia, mas não era a mesma coisa... lol!!

obrigado njay. então e o que me dizes desta possibilidade:

http://www.tbs-electronics.nl/products_ ... .htm#table ?
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

esse já me parece utilizável, mas a versão "pro" e "hv". mesmo assim não daria para todas as motas hoje no mercado, pois só dá para baterias até 70v (a versão "hv", e-xpert pro-hv). como eles usam um shunt de 500a, a resistência deve ser mesmo muito baixinha e portanto deve desperdiçar muito pouco.
Aprilia RS125e

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

njay Escreveu:esse já me parece utilizável, mas a versão "pro" e "hv". mesmo assim não daria para todas as motas hoje no mercado, pois só dá para baterias até 70v (a versão "hv", e-xpert pro-hv). como eles usam um shunt de 500a, a resistência deve ser mesmo muito baixinha e portanto deve desperdiçar muito pouco.
ou seja, a minha predator que tem 77v (76.8v) não dá?

não me digas que não dá senão ainda

é que isto arranja-se por cá e a preços bem mais convidativos que os que tenho encontrado de 600$, etc. ...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

não dá! a não ser que 70 seja maior que 76.8, claro!

não sei que tipo de ligaçoes esse aparelho terá, mas calculo que o possas ligar só para medir corrente, que acho ser o suficiente para fazer a monitoriação da carga (depende do que ele faz). se for este o caso, deve ter 2 entradas independentes, uma para medir corrente e outra tensão. se a de medir tensão for diferente da entrada de alimentação do próprio aparelho, e se ele mostrar valores de tensão pelo menos até à décima de v, podes dividir a tensão de entrada por exemplo por 10 (com 2 resistências escolhidas para o efeito) e aí tens medição da tensão numa escala a dividir por 10 (lerias 7.2v quando na realidade terias 72.0v). para os wh terias o mesmo efeito, valores divididos por 10, mas ele se calhar já te dá uma escala "0 a 100%" que é o que na realidade te interessa saber (não queres saber se são 10 ou 40wh, queres é saber quão perto do fim está a carga), ou então terias apenas que olhar para os valores de uma forma relativa (ora se cheia tem x wh (não interessa que valor é o x) e agora está a x:2 wh então tenho meia carga). é uma possibilidade.
Aprilia RS125e

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

isso já é muita "areia para a minha camioneta".

muito agradecido njay.

vou continuar a busca!
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

esse e-xpert pro-hv, parece-me preciso e intuitivo... preço $$???
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

tiago_eco Escreveu:esse e-xpert pro-hv, parece-me preciso e intuitivo... preço $$???
sim mas só vai até 70v...

preços que encontrei, o mais simples é cerca de 125€ e o pro 155€. o hv ainda não sei, mas duvido que fuja muito do pro...

e sim, também o achei perfeito, com números e uma barra bem intuitiva e visível ...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

hmgp Escreveu:
tiago_eco Escreveu:esse e-xpert pro-hv, parece-me preciso e intuitivo... preço $$???
sim mas só vai até 70v...

preços que encontrei, o mais simples é cerca de 125€ e o pro 155€. o hv ainda não sei, mas duvido que fuja muito do pro...

e sim, também o achei perfeito, com números e uma barra bem intuitiva e visível ...
pois...por escassos volts...quase que era perfeito para o que andamos a procura será que não têm forma de contornar esse pequeno problema..uns ajustes...ou talvez outro instrumento da marca...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

se a questao dos 70v forem nao para medir a tensao da bateria mas apenas para alimentar o bicho podes colocar em serie uma pequena resistencia e assim provocas um pequena queda de tensao. provavelmente um potenciometro de 1k ja te resolve o problema se... a questão dos 70v for apenas para alimentar o sistema...

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

tvcrabo Escreveu:se a questao dos 70v forem nao para medir a tensao da bateria mas apenas para alimentar o bicho podes colocar em serie uma pequena resistencia e assim provocas um pequena queda de tensao. (...)
há detalhes práticos que impedem a utilização desse método.
Aprilia RS125e

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

njay Escreveu:
tvcrabo Escreveu:se a questao dos 70v forem nao para medir a tensao da bateria mas apenas para alimentar o bicho podes colocar em serie uma pequena resistencia e assim provocas um pequena queda de tensao. (...)
há detalhes práticos que impedem a utilização desse método.

diz-me só uma coisa njay, se isto desse para tensões de, suponhamos até 90v, servia para o que estamos a debater aqui?

e já agora, em caso afirmativo da pergunta anterior, em termos económicos (de €'s mesmo ) o material para isso acontecer é muito mais caro, ou seja para permitir medir até aos 90v?

é que isso no caso de dizeres que não é muito mais caro então é uma questão de continuara a procurar porque existirá um que o fará, agora se tecnicamente para tensões de 80v ou 90v já exigir material mais dispendioso então já começo a perceber porque é que o preço dispara quando se encontram os outros modelos que já mostrei nos posts anteriores.

mais uma vez muito obrigado pela ajuda em perceber isto.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

à uma coisa que se estão a esquecer, esses aparelhos medem ah da bateria certo, mas como sabem quantos ah lá estão ???

portanto acho que o correcto é contar quantos entram e quantos saem, só assim temos algo que se possa realmente confiar, é que esses contadores começam de zero para +, mas se por exemplo tivermos dado uma pequena carga parcial, as contas vão todas ficar mal. de qualquer maneira o assunto não me é novo e ando a desenvolver algo já algum tempo, e acreditem, não é simples.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

jmal Escreveu:à uma coisa que se estão a esquecer, esses aparelhos medem ah da bateria certo, mas como sabem quantos ah lá estão ???

portanto acho que o correcto é contar quantos entram e quantos saem, só assim temos algo que se possa realmente confiar, é que esses contadores começam de zero para +, mas se por exemplo tivermos dado uma pequena carga parcial, as contas vão todas ficar mal. de qualquer maneira o assunto não me é novo e ando a desenvolver algo já algum tempo, e acreditem, não é simples.
jmal o que me pareceu dos pdf's que têm lá no site é que ele tem isso em conta, de quanto entra e quanto sai...

também já li que as variáveis em baterias de lítio são tantas (a própria idade da célula, a temperatura, etc., etc., etc.) que querer ser 100% exacto é quase uma utopia. a mim já me chegava que fosse 10% a 20% de erro. imagina diz-me que tenho ainda 20% do "depósito" cheio, ora 10% a 20% tirava-me (isto porque tirar é o pior caso, ter a mais não é problema) entre 2% e 4% ou na realidade 16% a 18% de carga. se tivesse nos 10% de depósito seria 8% ou 9%, dava perfeitamente...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

começa a ser muito complicado por volta dos 60v. a disponibilidade de semiconductores (chips) para mais de 60v é escassa, e aí é necessário ir à procura de chips "exóticos" (e logo, caros) ou desenhar com componentes discretos (grande, caro e r&d ainda mais caro) as funções que poderiam estar dentro de um chip.

outro aspecto é o seguinte. dizemos que a bateria do veículo x é de 64v, mas na verdade não é de 64v no máximo. os valores que falamos são valores nominais, há muitas situações em que a tensão total vai uns bons volt acima do valor nominal, e um dispositivo que vai ser alimentado por essa bateria tem que aguentar esses bons volt acima dos 64v, e ainda ter uma boa margem de segurança pois qualquer dispositivo a trabalhar no limite ou perto dele sofre um risco acrescido de avaria.
basta ver por exemplo que uma célula thundersky, dessas que agora equipam mas motas com bat. de lítio que vemos por aí, têm uma tensão de funcionamento entre 2.5v e 4.25v, que corresponde a totalmente descarregada e totalmente carregada. normalmente não se usam os extremos e por exemplo a evo usa entre 2.65v e 3.6v (controlado pelo bms). o valor de tensão nominal para estas células é de 3.2v, daí que a evo é indicada como sendo de 64v (3.2v x 20células). mas e quando as células estão completamente cheias, acabadas de carregar? a tensão da bateria é de 20 x 3.6v = 72v. o mesmo se aplica às outras motas no nosso mercado que usam estas células thundersky (penso que neste momento são todas as de lítio). quanquer dispositivo para monitorar esta bateria como um todo precisa de aguentar no minimo uns 80v - já vamos bem longe dos 64v.

isso da contagem é verdade jmal, mas um sistema desses resolve isso em sw, basta descarregar bem o pack e aí fazer reset ao contador, pondo então a carregar.
e acredito piamente que não seja nada fácil fazer um dispositivo destes, dadas as correntes e tensões envolvidas, tal como já tinha referido anteriormente. boa sorte!
Aprilia RS125e

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”