Penso que roofmate e wallmate são a designação patenteada da Dow Chemical e referem-se especificamente a poliestireno extrudido (XPS), que é um pouco mais denso e isolante do que o poliestrireno expandido (EPS), o vulgar esferovite. Foi das marcas mais divulgadas inicialmente, daí ter ficado o nome. É como dizer Pladur para gesso cartonado, quando Pladur é uma marca específica.
Essa deve ser uma situação muito comum, já procurou na net?
https://forumdacasa.com/discussion/4564 ... -roofmate/
https://forumdacasa.com/discussion/8195 ... -de-sotao/
https://forumdacasa.com/discussion/2623 ... -de-placas
https://forumdacasa.com/discussion/2831 ... -do-vento/
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 3&start=80
https://ecocasa3.blogspot.com/2010/01/o ... sotao.html
Pessoalmente, eu não aplicaria isolamento apenas no espaço entre vigotas. As vigotas vão certamente dar origem a pontes térmicas importantes, em prejuízo do resultado final. Mas há quem aplique entre vigotas e depois sob vigotas, ou seja, um duplo isolamento.
Tudo depende do que já lá está. Há casos de vigotas em betão com ripas em madeira. Aqui, é fácil aparafusar perfis metálicos ligeiros às ripas, com perfis semelhantes aos usados para aplicar gesso cartonado, e depois fixar as placas de isolamento aos perfis, com sistema tipo
http://www.majodir.com/index.php?id=006 ... l=registos.
Como não convém furar as vigotas, penso que a opção seria colar as placas de isolamento às vigotas. Penso que a espuma de poliuretano e o mastique de poliuretano (cola e veda) são compatíveis com o XPS e talvez com o EPS, e tem a vantagem de colar bem a quase todos os suportes, mas nada como confirmar.
Também seria possível construir um sistema de perfis metálicos para suporte das placas de isolamento, sob as vigotas, por grampos metálicos que passem por cima das vigotas, trabalho mais elaborado. Se for para forrar depois o sótão com gesso cartonado, há placas que já vêm com gesso cartonado colado ao isolamento. Outra opção seria o poliuretano projetado, aplicado por uma empresa, que fica logo colado a tudo, mas isso deve exigir forrar entre vigotas primeiro, para que as telhas não fiquem todas coladas.