visitante1 Escreveu: ↑domingo jun 02, 2019 12:40 am
2 questões, um painel de 260wp nunca dará 250w a não ser num curto período de tempo em condições excelentes de radiação/temperatura.
2 painéis + inversor etc custam actualmente no máximo dos máximos 600 paus, aliás já é um preço inflacionado até ...nunca 1400, só mesmo nesses chulos que te venderam. Aliás eles fazem essas campanhas para que a substituição do contador lhes saia a custo zero. O parolo paga (não me estou a dirigir especificamente a ti e por isso não intérpretes mal a frase).
Porque sabem muito pouco de energia solar fotovoltaica, um painel de 260wp está maioritariamente durante a média do ano a fazer mais peso que produzir energia.
Quem disse que um painel de 260w está sempre a produzir 250w? não fui eu, percebeste mal, esse valor foi para explicar entre colocar o painel rotativo ou optar por 2 painéis como eu não necessito mais de 250w instantâneos
(eu necessitar é uma coisa , o painel produzir é outra) colocar 2 painéis iria fazer uma produção instantânea fosse mais de 400w na hora de mais sol e isso para mim seria consumir +/- 60% e injectar na rede 40% dificultando a amortização do 2º painel, assim sendo rotativo o painel em dias de sol em maio às 9h da manha já está nos 200w e depois vai subindo até 230w ...240 w e só baixa dos 200w só depois das 18h, deste modo satisfaz as minhas necessidades durante mais horas e injecto na rede muito pouco, amortizando mais rápido o investimento.
Em 2017 um painel + inversor + montagem o mais barato que conseguia andava nos 600€, dei 720€ na edp, sim foi mais caro, mas preferi assim na altura, nunca referenciei ou aconselhei ninguém a colocarem da EDP.
Não podemos comparar preços de 2017 com 2019, em 2017 até podia haver quem monta-se tudo por 500€, mas eu não encontrei.
Essa de 1 painel só fazer peso no telhado, sinceramente não percebi. Espero este ano consumir 500Kws do meu painel, em 2018 consumi 449Kws. Em 6 anos espero ter o painel pago e depois + 2 anos tenho o sistema rotativo pago. 8 anos tudo pago é a previsão.
Fica o exemplo da produção num dia de sol em 31Maio em que fica 9 horas consecutivas a produzir acima dos 200w