Por que razão, ao certo?Barrocas Escreveu:A testar mais uns ajustes com outras baterias
Com apenas cerca de 5,7KWh, mas a resultar melhor que as anteriores
Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Porque diferentes quimicas de baterias comportam-se de formas distintas, e estas que tem agora, enquadram-se melhor no que o Prius pretende, e na gama de tensões que ele aceita usar.
Com estas, consigo colocar a carregar, e quando atestadas, ele considera 60% (o ideal).
Depois em uso, vai consumindo, descarregando e carregando, ate que mesmo se o utilizador se esticar (como eu fiz hoje) e abusar do modo electrico, os valores de tensões descem a um ponto tal, que mesno estando as baterias em valores aceitaveis, o Prius vai considerar as baterias muito descarregadas (25%) e entao vai forçosamente começar a atestar o pack.
O ideal é evitar chegar a este ponto dos 25%, mas eu forcei propositadamente, pois sabia que dali a poucos metros ia parar para recarregar.
Numa viagem de +180km, gastou menos de 6L
A média estimada pela aplicação foi de 3,17 L/100km.
No visor informativo do Prius, ainda marca 2.8L/100km, devido aos consumos anteriores.

Com estas, consigo colocar a carregar, e quando atestadas, ele considera 60% (o ideal).
Depois em uso, vai consumindo, descarregando e carregando, ate que mesmo se o utilizador se esticar (como eu fiz hoje) e abusar do modo electrico, os valores de tensões descem a um ponto tal, que mesno estando as baterias em valores aceitaveis, o Prius vai considerar as baterias muito descarregadas (25%) e entao vai forçosamente começar a atestar o pack.
O ideal é evitar chegar a este ponto dos 25%, mas eu forcei propositadamente, pois sabia que dali a poucos metros ia parar para recarregar.
Numa viagem de +180km, gastou menos de 6L

A média estimada pela aplicação foi de 3,17 L/100km.
No visor informativo do Prius, ainda marca 2.8L/100km, devido aos consumos anteriores.


-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Na mesma viagem, mas na parte inicial, com as baterias atestadas, saiu desde Vilar de Mouros até Esposende, via estrada nacional, a cumprir os limites, e fez estes valores.
55km de percurso, dos quais +70% em modo electrico, com média de consumo de 2,07 L/100km


55km de percurso, dos quais +70% em modo electrico, com média de consumo de 2,07 L/100km



-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Correção, o pack actual é de cerca de 5kwh, dos quais usa 3 a 4kwh.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 503
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
- Localização: Aveiro
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Tenho vindo a acompanhar a evolução desta máquina com muita atenção... desde já os meus parabéns na inovação desta viatura que, em outros tempos, foi ícone na mobilidade sustentável.
Há muitos anos atrás também andei a vasculhar o que havia por aí fora, para optimizar estes carros... ainda não havia o plug-in, e os kits de mercado alternativo começavam a aparecer... outros tempos!
Vou aguardar pelas novidades... não pares!
Há muitos anos atrás também andei a vasculhar o que havia por aí fora, para optimizar estes carros... ainda não havia o plug-in, e os kits de mercado alternativo começavam a aparecer... outros tempos!

Vou aguardar pelas novidades... não pares!

Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Desta vez o Prius fez 1136km ate entrar no aviso de reserva, com um deposito de 42L.
Pela aplicação, ainda teria cerca de 6L no depósito.
Pela aplicação, ainda teria cerca de 6L no depósito.

-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Muito bem. Isso com quantos carregamentos na tomada?
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Nao contei ao certo, mas pelo menos uma carga em cada 180 a 200km.
Sao as viagens habituais.
Havendo pequenos percurso pelo meio, tambem recarrego.
Sao as viagens habituais.
Havendo pequenos percurso pelo meio, tambem recarrego.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Isso assim começa a fazer concorrência aos Ampera/Volt! 
Eu sei que a vossa área e preferência é as baterias, mas nunca equacionaste montar um kit GPL ?
Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu sei que a vossa área e preferência é as baterias, mas nunca equacionaste montar um kit GPL ?
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 80
- Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Não é muito.. 1300km fiz eu com o meu 2G até esgotar o depósito.Barrocas Escreveu:Desta vez o Prius fez 1136km ate entrar no aviso de reserva, com um deposito de 42L.
Pela aplicação, ainda teria cerca de 6L no depósito.
O teu caso só vem provar o que já se sabe há muito: converter o Prius não plugin para versão plugin não compensa, dado o peso extra do inversor não estar preparado para entregar mais que 27kW de potência.
Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2207
- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
- Localização: Valongo
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Com que média faz os 1300km?
Eu faço médias de 4l com o meu prius mas não é a uma média de 53km/h
Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk
Eu faço médias de 4l com o meu prius mas não é a uma média de 53km/h
Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk
_________________________
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 80
- Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Média CB: 3.6
Média de velocidade, não posso dizer, pois o 2G não tem essa informação.
Mas o record em Portugal com um 2G é de 1538km
Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
Média de velocidade, não posso dizer, pois o 2G não tem essa informação.
Mas o record em Portugal com um 2G é de 1538km

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
De 2.9 para 3.6 a diferença ainda é grande, são quase 20%. E o tipo de percurso (e número de carregamentos) pode aumentar ainda mais (ou fazer diminuir) esta vantagem...
A meu ver esta conversão só peca pelo risco de o motor térmico começar a tentar carregar a bateria plug-in, algo que acho que (acho que) nunca deveria acontecer. Mas isso não é novidade para ninguém, e acredito que dadas as limitações na ligação aos sistemas do carro esta seja (para já pelo menos) a melhor opção.
De resto, continuamos atentos às novidades (creio que isto ainda é um "work in progress"?)...
A meu ver esta conversão só peca pelo risco de o motor térmico começar a tentar carregar a bateria plug-in, algo que acho que (acho que) nunca deveria acontecer. Mas isso não é novidade para ninguém, e acredito que dadas as limitações na ligação aos sistemas do carro esta seja (para já pelo menos) a melhor opção.
De resto, continuamos atentos às novidades (creio que isto ainda é um "work in progress"?)...
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
O Prius ainda é um work in progress, mas por enquanto está satisfatório para as nossas necessidades, por isso agora vamos apontar para os nossos outros projectos em curso.
Se fosse apenas usado para pequenos trajectos de 20-30km, a media seria outra...
Os meus percursos principais nao sao favoraveis para ter a melhor media de consumo, pois faço viagens de cerca de 180km, em grande parte auto-estrada, mas mesmo assim ja consegui fazer +50% do percurso em modo electrico, devido a bateria extra, e ao facto de o carro recarregar parcialmente a bateria em andamento.
Este Prius 3G na aplicação do Hybrid Assistant marca 42L no deposito quando atestado.
Mas eu ainda não esgotei o depósito
So foi até chegar a reserva, ainda marcava cerca de 6L, o que daria para quase mais uns 200km.
Qual a capacidade de deposito dos Prius 2G?
Se fosse apenas usado para pequenos trajectos de 20-30km, a media seria outra...
Os meus percursos principais nao sao favoraveis para ter a melhor media de consumo, pois faço viagens de cerca de 180km, em grande parte auto-estrada, mas mesmo assim ja consegui fazer +50% do percurso em modo electrico, devido a bateria extra, e ao facto de o carro recarregar parcialmente a bateria em andamento.
Este Prius 3G na aplicação do Hybrid Assistant marca 42L no deposito quando atestado.
Mas eu ainda não esgotei o depósito

So foi até chegar a reserva, ainda marcava cerca de 6L, o que daria para quase mais uns 200km.
Qual a capacidade de deposito dos Prius 2G?

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2207
- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
- Localização: Valongo
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Boas.
Tenho um prius, faço condições calmas mas não estou a empatar trânsito como vejo companheiros a fazer só para poderem fazer excelentes médias.
Para mim 30km de autonomia indicava que não gastava gasolina durante o ano, se usar serão umas viagens longas que são muito esporádicas neste carro, para isso uso o electrico.
É um é celebro trabalho que está a ser realizado com tecnologia inventada por outros.
Estou a aguardar ansiosamente por melhorias.
Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk
Tenho um prius, faço condições calmas mas não estou a empatar trânsito como vejo companheiros a fazer só para poderem fazer excelentes médias.
Para mim 30km de autonomia indicava que não gastava gasolina durante o ano, se usar serão umas viagens longas que são muito esporádicas neste carro, para isso uso o electrico.
É um é celebro trabalho que está a ser realizado com tecnologia inventada por outros.
Estou a aguardar ansiosamente por melhorias.
Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk
_________________________
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 80
- Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Estamos a falar de um 2G para um 3G, também..jmlflorencio Escreveu: ↑segunda jun 17, 2019 10:41 pm De 2.9 para 3.6 a diferença ainda é grande, são quase 20%. E o tipo de percurso (e número de carregamentos) pode aumentar ainda mais (ou fazer diminuir) esta vantagem...
O 2G tem 45L de depósito e o 3G também, mas é possível com jeitinho enfiar lá 50 litros.
Já o record de autonomia nacional com um 3G está em 1628km:

-
- Membro Silver
- Mensagens: 145
- Registado: segunda jun 03, 2013 11:54 am
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
como referiu o jfr2006 o 3G leva 48lt atestado com paciencia e sem babar.
O Prius 3G é extremamente conservador e acende a reserva com cerca de 12lt no deposito e indica autonomia zero com cerca de 10lt
O Prius 3G é extremamente conservador e acende a reserva com cerca de 12lt no deposito e indica autonomia zero com cerca de 10lt
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Nao pretendemos usar kits GPL, apenas tencionamos maximizar a parte de uso de baterias.zeuz Escreveu:Isso assim começa a fazer concorrência aos Ampera/Volt!
Eu sei que a vossa área e preferência é as baterias, mas nunca equacionaste montar um kit GPL ?
Sent from my iPhone using Tapatalk
O Prius é um projecto temporário. Assim que tenha um VE 100% capaz de fazer as minhas viagens, ja fostes... :-p
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Ora nem mais a natural evolução...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português
Claro que sim 
Agora estamos a experimentar uma troca de veiculos de serviço, o Jorge Rocha ficou com o Prius para as suas voltas aqui na zona, e eu levo a Kangoo ZE para as viagens longas

Agora estamos a experimentar uma troca de veiculos de serviço, o Jorge Rocha ficou com o Prius para as suas voltas aqui na zona, e eu levo a Kangoo ZE para as viagens longas
