Kia Soul EV Nantes/Lisboa
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: terça jul 01, 2008 2:15 pm
Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Boas
gostaria de vos apresentar a minha primeira aquisição automóvel não fóssil: o Kia Soul EV azul da foto.
foi adquirido com 3 anos e 36000km em França e está ainda em processo de nacionalização.
O diário começa dia 17 de julho com a licitação vencedora num leilão online, depois é confirmar as papeladas e dados pessoais, trocas de emails em francês e inglês com algumas dificuldades de entendimento, até que recebo um telefonema em português, a sra. Maria Amorim trabalha na empresa onde comprei a "voiture", e muito simpática e competente tratou do resto das papeladas.
Dia 19 embarco para Nantes com todas as apps instaladas e 2 cartões de crédito, objetivo: pagar o restante do carro com o cartão no terminal multibanco da empresa ou via transferência bancária e arrancar a 100% elétrico rumo a Lisboa.
Chego pelas 1400 e depois de pagamentos, checks aos documentos, ao kia
https://cld.pt/dl/download/e806bd65-22a ... G_0915.JPG
e a uma lista de possíveis transportadores de carros para Portugal procuro o primeiro carregamento rápido do trajeto.
mapa do trajeto: https://drive.google.com/open?id=1cVSob ... sp=sharing
O objetivo era seguir o corredor da "Corri-Door" operada pela Sodetrel que tem à venda nas estações de serviço cartões pré-carregados com 2x30 minutos de carga
https://cld.pt/dl/download/ea23e974-ad4 ... G_0946.jpg
e depois ir carregando os cartões ou, quando fosse possível, ativar os postos via app.
Isto porque todos os cartões que poderia pedir pelo correio demoravam no mínimo 5 dias úteis.
Assim a primeira paragem programada era em Corri-Door - Avia - Aire De La Vendee a cerca de 83km.
Primeiro contratempo: nalgumas apps de pontos de carregamento verifico dificuldades em carregar nesse posto e alguns reportaram que o harware estava avariado,
https://cld.pt/dl/download/f4074146-e50 ... 1CC27B.JPG
como tenho 100km no gom não posso arriscar chegar lá e bater com o nariz na porta.
Recurso: andar um pouco para trás e atestar no posto da kia em Nantes, tentar que me arranjem um cartão, o KiWhi Pass bastante usado por França e arrancar em direção ao Sul, resposta da kia Nantes: o posto chademo está avariado e já não têm cartões para os clientes da marca, também não se mostraram com mt vontade de ajudar.
Entretanto enquanto andava à procura dum sítio pra comprar algo de comer encontro um centro comercial com postos de carregamento com tomadas domésticas, boa, saco do carregador e ligo, azar a ficha tipo 1 tem a peça de bloqueio partida e nada acontece no carro, não sei se é da ficha ou se a tomada não está ligada, fazia falta um busca polos.
Volto à VPauto, sempre simpáticos e prestáveis, trocam-me o carregador.
De volta à estrada, descobri que no LIDL - La Mothe-Achard se pode carregar em chademo sem pagar e por perto há um Ibis que tem carga para Teslas e tomadas domésticas.
Chego ao Lidl pelas 2030, fechou às 2000 e o posto está desligado, ninguém à vista que possa dar alguma indicação.
Rumo ao Hotel Ibis, quando chego vejo logo os postos da Tesla, mas tomada doméstica nada, se tivesse cabos T2/T1 estava safo, na recepção não me conseguem ajudar, dizem para tentar na garagem do centro comercial ali perto, fechado.
Sem muitas alternativas entro no parque de estacionamento dum restaurante, também não tem tomadas acessíveis, mas duas simpáticas clientes sabem dumas tomadas no centro da vila perto dali em La Roche-sur-Yon, sigo-as e levam-me a uma rua com um poste de iluminação e uma caixa como nunca tinha visto, passo um cartão de crédito com wireless e voilà, a coisa abre-se acende uma luz verde e lá dentro está uma tomada, toca a ligar tudo mas o carro só pisca uma luz azul, nada de carregar, no manual descobro que com o carregador portátil a programação horária tem de estar desativada para poder carregar imediatamente.
Finalmente começa a ganhar alguma autonomia e esperança de conseguir chegar a Lisboa pelos próprios meios.
https://cld.pt/dl/download/02fd0c6a-110 ... G_0924.JPG
Estimativa de carga a 100% 11 horas. Com receio de que aquilo páre de carregar ou alguém desligue os cabos, fico por ali meio a dormir meio acordado.
Com o nascer do Sol dou uma volta pela vila e encontro este posto, mesmo no centro da vila, também ativado pelo cartão de crédito wireless.
https://cld.pt/dl/download/79318cb0-fae ... G_0925.JPG
Mais tarde em a Lisboa vejo que na saída da vila há um chademo operado pela sydev que permitia ativação por app.
Pelo meio dia, com carga a 100% arranco em direção a Niort Aire Poitou Charentes Sens Nord a 105km, chego com cerca de 40km no gom, procuro na caixa da estação de serviço que me vendam um cartão da Sodetrel, não fazem ideia do que falo, procuro na loja de souvenirs, garantem que a carga é gratuita, junto ao posto tento com o qr code, tudo parece funcionar bem na app até ao último passo que dá um "comunication error", por sorte dois técnicos estavam por ali a fazer manutenção, não sabem o que pode ser, ligam para a assistência, tb não sabem, sempre a dar o tal "comunication error ", entretanto chega um zoe conduzido por um holandês a viver em Paris, munido dum cartão chargemap, tenta carregar mas o zoe não aceita, fica sempre a piscar vermelho e azul, tb ele tenta a ajuda dos técnicos, nada.
Entretanto lembro-me de trocar o cartão para pagamento na app, bingo ouve-se o esperado barulho da tranca na tomada e o posto a assoprar, estou a carregar a 50kw e 1/2 hora depois já tenho 80% de carga e 117km no gom.
https://cld.pt/dl/download/b1d4dc0f-842 ... G_0936.JPG
Despeço-me do tipo do zoe, que continua a não conseguir carregar e arranco para outro posto a 95km em Saint Léger, pelo meio faço um pequeno desvio e vou ao Lidl Saint-Jean-d'Angély na companhia doutros blues volto a carregar a 80%, desta fez à borla, simpáticos estes alemães do Lidl.
https://cld.pt/dl/download/68cb870b-821 ... G_0945.JPG
Mais 50km e mais um carregamento, destino Bordeaux onde meço a velocidade de carregamento inicial, cerca de 48kwh, nada mau ao fim de 500km e na 4a carga rápida do dia.
https://cld.pt/dl/download/0a62ee29-101 ... G_0948.JPG
https://cld.pt/dl/download/83bd3188-240 ... G_0949.JPG
Depois de uma noite de descanso, rumo a Lesperon, são 133km sempre debaixo de chuva,
https://cld.pt/dl/download/3839261c-296 ... G_0961.MOV
mesmo à chegada um grande susto, o waze leva-me por uma via secundária até às traseiras da estação de serviço, fico parado a ver o posto de carregamento do outro lado da vedação, felizmente que tenho 40km no gom, volto a entrar na autoestrada e chego já no vermelho só com 27 no gom.
Estes postos têm um SOS para os entalados, não sei é se estão ligados.
https://cld.pt/dl/download/31a3f434-cc0 ... G_0963.JPG
Próxima paragem Irun passando por Biarritz, em Espanha outro fornecedor, a IBIL com os postos posicionados nas estações Repsol das cidades ao contrário das francesas nas autoestradas.
Ao tentar o carregamento pela primeira vez, adivinhem, "comunication error", lá troquei de cartão e "olé", funcionou.
https://cld.pt/dl/download/2751a49b-059 ... G_0980.JPG
Mais 115km para Vitoria Gasteiz e duplo susto, novamente o waze descobre um caminho alternativo e dou por mim do outro lado da vedação da estação da Repsol, ainda penso em pedir que me abram o portão de serviço, mas como ainda tenho 30km faço mais 10km e dou a volta, quando chego tenho 6 postos de carregamento e um Leaf espanhol completamente furioso por não conseguir carregar, arranca a toda a velocidade e eu fico a tentar, convencido que trocando de cartão volta tudo ao normal, desta vez não, na app da IBIL, bastante completa, rápida e intuitiva, vejo que aqueles postos não estão disponíveis, devia ter conferido antes de me fazer ao caminho, a app indica um chademo a 10km.
Depois de verificar em triplicado o trajeto e o estado de funcionamento do posto, chego à Repsol onde só há um posto de carregamento e está ocupado pelo Leaf,
https://cld.pt/dl/download/46ac29aa-876 ... G_0985.JPG
o espanhol está mais calmo e conta-me que os outros postos estão fora de serviço há mais de uma semana e que a app nem sempre está atualizada.
Com essa informação e a má experiência anterior, confiro todas as apps à procura de informação sobre o próximo carregamento em Burgos, todas menos a oficial da IBIL relatam o posto em funcionamento, telefono para a assistência que, surpresa é bastante prestável/competente e falam um inglês razoável, vão averiguar e atualizar na app. Assim foi, passada 1/2 hora Burgos já era dada como disponível.
De Burgos a Valladolid são cerca de 130km, para não arriscar faço um desvio por Palencia
https://cld.pt/dl/download/7d6397d9-ce3 ... G_0990.JPG
e tudo corre bem, depois de corrigir os desvios "a poupar" de trajeto do waze.
https://cld.pt/dl/download/2ee1e8e0-d06 ... G_0995.JPG
De Valladolid sigo para Salamanca, logo à saída, operação stop, vá lá que só verificam o alcool, se me pedissem os documentos ficava ali 1 hora a passar papelada.
126km depois, pelas 3 da manhã, chego à zona industrial de Salamanca, e num dos armazéns está o famoso posto da Nacex dentro dum estacionamento fechado por um portão eletrico, penso que é desta que fico apeado, nada daquilo vai resultar, surpresa, a app mostra um código que digito no portão que se abre sem problemas,
https://cld.pt/dl/download/977c762b-f1b ... G_1002.JPG
entro e ativo o carregamento na maior das normalidades.
https://cld.pt/dl/download/50886141-045 ... G_1001.JPG
Agora é que começa a parte interessante da viagem, até à Guarda são 160km o gom dava 152km, pelo caminho tenho alguns parques de campismo e um restaurante em Vilar Formoso que podem dar para recuperar as baterias, mas nenhum deles é garantido que funcione.
Decido arrancar e fazer um ponto de situação na fronteira, na pior das hipóteses chamo um reboque para ir até ao PCR do Fundão e daí sigo com as rodas no chão até Lisboa. 5 da manhã, chego a Vilar Formoso, pausa para pequeno almoço e avaliar as hipóteses, faltam 46km para a Guarda e o gom dá 45, procuro por ali uma tomada providencial, mas nada, arranco em direção à Guarda e passo pelo posto da Cruz Vermelha, que sorte uma socorrista está a sair e acede a prestar ajuda, passa uma extenção da garagem das ambulâncias e fico ali a carregar umas 4 horas,
https://cld.pt/dl/download/d6e94df2-457 ... G_1003.JPG
o necessário para dar o salto até ao Fundão.
No Fundão e munido do cartão EDP do meu amigo Arthur,
https://cld.pt/dl/download/a4d5d910-9d8 ... G_1005.JPG
tudo corre bem com os carregamentos e agora é só cumprir calendário e 5 horas depois estou a chegar a Lisboa.
alguns dados:
Nantes/Lisboa
1681: km totais
59: média km/h
11,75: média kw/h
126,6: maior distância percorrida entre carregamentos, área de serviço Lesperon até Repsol Pozuetakogaina Irun
100: aproximadamente o gasto com carregamentos, em euros.
Para acabar, só dizer que o carro é super confortável, uma posição de condução muito boa o que aliado à velocidade reduzida contribui para uma viagem livre de stress, a "range anxiety" só se faz sentir quando não se tem confiança na informação fornecida pelas apps. Se tivesse um cabo T1/T2 e um par de cartões de fornecimento franceses, tinha estado muito mais à vontade. Em Vilar Formoso parece haver um buraco negro para os EVs mas há um restaurante perto da fronteira que tem Tesla destination, eu não recorri a ele porque eram 6 da manhã e era um pouco cedo para almoçar.
De resto com os postos que já existem e conduzindo uma hora/carregando meia, penso que já se consegue chegar a qualquer das grandes cidades desta Europa.
gostaria de vos apresentar a minha primeira aquisição automóvel não fóssil: o Kia Soul EV azul da foto.
foi adquirido com 3 anos e 36000km em França e está ainda em processo de nacionalização.
O diário começa dia 17 de julho com a licitação vencedora num leilão online, depois é confirmar as papeladas e dados pessoais, trocas de emails em francês e inglês com algumas dificuldades de entendimento, até que recebo um telefonema em português, a sra. Maria Amorim trabalha na empresa onde comprei a "voiture", e muito simpática e competente tratou do resto das papeladas.
Dia 19 embarco para Nantes com todas as apps instaladas e 2 cartões de crédito, objetivo: pagar o restante do carro com o cartão no terminal multibanco da empresa ou via transferência bancária e arrancar a 100% elétrico rumo a Lisboa.
Chego pelas 1400 e depois de pagamentos, checks aos documentos, ao kia
https://cld.pt/dl/download/e806bd65-22a ... G_0915.JPG
e a uma lista de possíveis transportadores de carros para Portugal procuro o primeiro carregamento rápido do trajeto.
mapa do trajeto: https://drive.google.com/open?id=1cVSob ... sp=sharing
O objetivo era seguir o corredor da "Corri-Door" operada pela Sodetrel que tem à venda nas estações de serviço cartões pré-carregados com 2x30 minutos de carga
https://cld.pt/dl/download/ea23e974-ad4 ... G_0946.jpg
e depois ir carregando os cartões ou, quando fosse possível, ativar os postos via app.
Isto porque todos os cartões que poderia pedir pelo correio demoravam no mínimo 5 dias úteis.
Assim a primeira paragem programada era em Corri-Door - Avia - Aire De La Vendee a cerca de 83km.
Primeiro contratempo: nalgumas apps de pontos de carregamento verifico dificuldades em carregar nesse posto e alguns reportaram que o harware estava avariado,
https://cld.pt/dl/download/f4074146-e50 ... 1CC27B.JPG
como tenho 100km no gom não posso arriscar chegar lá e bater com o nariz na porta.
Recurso: andar um pouco para trás e atestar no posto da kia em Nantes, tentar que me arranjem um cartão, o KiWhi Pass bastante usado por França e arrancar em direção ao Sul, resposta da kia Nantes: o posto chademo está avariado e já não têm cartões para os clientes da marca, também não se mostraram com mt vontade de ajudar.
Entretanto enquanto andava à procura dum sítio pra comprar algo de comer encontro um centro comercial com postos de carregamento com tomadas domésticas, boa, saco do carregador e ligo, azar a ficha tipo 1 tem a peça de bloqueio partida e nada acontece no carro, não sei se é da ficha ou se a tomada não está ligada, fazia falta um busca polos.
Volto à VPauto, sempre simpáticos e prestáveis, trocam-me o carregador.
De volta à estrada, descobri que no LIDL - La Mothe-Achard se pode carregar em chademo sem pagar e por perto há um Ibis que tem carga para Teslas e tomadas domésticas.
Chego ao Lidl pelas 2030, fechou às 2000 e o posto está desligado, ninguém à vista que possa dar alguma indicação.
Rumo ao Hotel Ibis, quando chego vejo logo os postos da Tesla, mas tomada doméstica nada, se tivesse cabos T2/T1 estava safo, na recepção não me conseguem ajudar, dizem para tentar na garagem do centro comercial ali perto, fechado.
Sem muitas alternativas entro no parque de estacionamento dum restaurante, também não tem tomadas acessíveis, mas duas simpáticas clientes sabem dumas tomadas no centro da vila perto dali em La Roche-sur-Yon, sigo-as e levam-me a uma rua com um poste de iluminação e uma caixa como nunca tinha visto, passo um cartão de crédito com wireless e voilà, a coisa abre-se acende uma luz verde e lá dentro está uma tomada, toca a ligar tudo mas o carro só pisca uma luz azul, nada de carregar, no manual descobro que com o carregador portátil a programação horária tem de estar desativada para poder carregar imediatamente.
Finalmente começa a ganhar alguma autonomia e esperança de conseguir chegar a Lisboa pelos próprios meios.
https://cld.pt/dl/download/02fd0c6a-110 ... G_0924.JPG
Estimativa de carga a 100% 11 horas. Com receio de que aquilo páre de carregar ou alguém desligue os cabos, fico por ali meio a dormir meio acordado.
Com o nascer do Sol dou uma volta pela vila e encontro este posto, mesmo no centro da vila, também ativado pelo cartão de crédito wireless.
https://cld.pt/dl/download/79318cb0-fae ... G_0925.JPG
Mais tarde em a Lisboa vejo que na saída da vila há um chademo operado pela sydev que permitia ativação por app.
Pelo meio dia, com carga a 100% arranco em direção a Niort Aire Poitou Charentes Sens Nord a 105km, chego com cerca de 40km no gom, procuro na caixa da estação de serviço que me vendam um cartão da Sodetrel, não fazem ideia do que falo, procuro na loja de souvenirs, garantem que a carga é gratuita, junto ao posto tento com o qr code, tudo parece funcionar bem na app até ao último passo que dá um "comunication error", por sorte dois técnicos estavam por ali a fazer manutenção, não sabem o que pode ser, ligam para a assistência, tb não sabem, sempre a dar o tal "comunication error ", entretanto chega um zoe conduzido por um holandês a viver em Paris, munido dum cartão chargemap, tenta carregar mas o zoe não aceita, fica sempre a piscar vermelho e azul, tb ele tenta a ajuda dos técnicos, nada.
Entretanto lembro-me de trocar o cartão para pagamento na app, bingo ouve-se o esperado barulho da tranca na tomada e o posto a assoprar, estou a carregar a 50kw e 1/2 hora depois já tenho 80% de carga e 117km no gom.
https://cld.pt/dl/download/b1d4dc0f-842 ... G_0936.JPG
Despeço-me do tipo do zoe, que continua a não conseguir carregar e arranco para outro posto a 95km em Saint Léger, pelo meio faço um pequeno desvio e vou ao Lidl Saint-Jean-d'Angély na companhia doutros blues volto a carregar a 80%, desta fez à borla, simpáticos estes alemães do Lidl.
https://cld.pt/dl/download/68cb870b-821 ... G_0945.JPG
Mais 50km e mais um carregamento, destino Bordeaux onde meço a velocidade de carregamento inicial, cerca de 48kwh, nada mau ao fim de 500km e na 4a carga rápida do dia.
https://cld.pt/dl/download/0a62ee29-101 ... G_0948.JPG
https://cld.pt/dl/download/83bd3188-240 ... G_0949.JPG
Depois de uma noite de descanso, rumo a Lesperon, são 133km sempre debaixo de chuva,
https://cld.pt/dl/download/3839261c-296 ... G_0961.MOV
mesmo à chegada um grande susto, o waze leva-me por uma via secundária até às traseiras da estação de serviço, fico parado a ver o posto de carregamento do outro lado da vedação, felizmente que tenho 40km no gom, volto a entrar na autoestrada e chego já no vermelho só com 27 no gom.
Estes postos têm um SOS para os entalados, não sei é se estão ligados.
https://cld.pt/dl/download/31a3f434-cc0 ... G_0963.JPG
Próxima paragem Irun passando por Biarritz, em Espanha outro fornecedor, a IBIL com os postos posicionados nas estações Repsol das cidades ao contrário das francesas nas autoestradas.
Ao tentar o carregamento pela primeira vez, adivinhem, "comunication error", lá troquei de cartão e "olé", funcionou.
https://cld.pt/dl/download/2751a49b-059 ... G_0980.JPG
Mais 115km para Vitoria Gasteiz e duplo susto, novamente o waze descobre um caminho alternativo e dou por mim do outro lado da vedação da estação da Repsol, ainda penso em pedir que me abram o portão de serviço, mas como ainda tenho 30km faço mais 10km e dou a volta, quando chego tenho 6 postos de carregamento e um Leaf espanhol completamente furioso por não conseguir carregar, arranca a toda a velocidade e eu fico a tentar, convencido que trocando de cartão volta tudo ao normal, desta vez não, na app da IBIL, bastante completa, rápida e intuitiva, vejo que aqueles postos não estão disponíveis, devia ter conferido antes de me fazer ao caminho, a app indica um chademo a 10km.
Depois de verificar em triplicado o trajeto e o estado de funcionamento do posto, chego à Repsol onde só há um posto de carregamento e está ocupado pelo Leaf,
https://cld.pt/dl/download/46ac29aa-876 ... G_0985.JPG
o espanhol está mais calmo e conta-me que os outros postos estão fora de serviço há mais de uma semana e que a app nem sempre está atualizada.
Com essa informação e a má experiência anterior, confiro todas as apps à procura de informação sobre o próximo carregamento em Burgos, todas menos a oficial da IBIL relatam o posto em funcionamento, telefono para a assistência que, surpresa é bastante prestável/competente e falam um inglês razoável, vão averiguar e atualizar na app. Assim foi, passada 1/2 hora Burgos já era dada como disponível.
De Burgos a Valladolid são cerca de 130km, para não arriscar faço um desvio por Palencia
https://cld.pt/dl/download/7d6397d9-ce3 ... G_0990.JPG
e tudo corre bem, depois de corrigir os desvios "a poupar" de trajeto do waze.
https://cld.pt/dl/download/2ee1e8e0-d06 ... G_0995.JPG
De Valladolid sigo para Salamanca, logo à saída, operação stop, vá lá que só verificam o alcool, se me pedissem os documentos ficava ali 1 hora a passar papelada.
126km depois, pelas 3 da manhã, chego à zona industrial de Salamanca, e num dos armazéns está o famoso posto da Nacex dentro dum estacionamento fechado por um portão eletrico, penso que é desta que fico apeado, nada daquilo vai resultar, surpresa, a app mostra um código que digito no portão que se abre sem problemas,
https://cld.pt/dl/download/977c762b-f1b ... G_1002.JPG
entro e ativo o carregamento na maior das normalidades.
https://cld.pt/dl/download/50886141-045 ... G_1001.JPG
Agora é que começa a parte interessante da viagem, até à Guarda são 160km o gom dava 152km, pelo caminho tenho alguns parques de campismo e um restaurante em Vilar Formoso que podem dar para recuperar as baterias, mas nenhum deles é garantido que funcione.
Decido arrancar e fazer um ponto de situação na fronteira, na pior das hipóteses chamo um reboque para ir até ao PCR do Fundão e daí sigo com as rodas no chão até Lisboa. 5 da manhã, chego a Vilar Formoso, pausa para pequeno almoço e avaliar as hipóteses, faltam 46km para a Guarda e o gom dá 45, procuro por ali uma tomada providencial, mas nada, arranco em direção à Guarda e passo pelo posto da Cruz Vermelha, que sorte uma socorrista está a sair e acede a prestar ajuda, passa uma extenção da garagem das ambulâncias e fico ali a carregar umas 4 horas,
https://cld.pt/dl/download/d6e94df2-457 ... G_1003.JPG
o necessário para dar o salto até ao Fundão.
No Fundão e munido do cartão EDP do meu amigo Arthur,
https://cld.pt/dl/download/a4d5d910-9d8 ... G_1005.JPG
tudo corre bem com os carregamentos e agora é só cumprir calendário e 5 horas depois estou a chegar a Lisboa.
alguns dados:
Nantes/Lisboa
1681: km totais
59: média km/h
11,75: média kw/h
126,6: maior distância percorrida entre carregamentos, área de serviço Lesperon até Repsol Pozuetakogaina Irun
100: aproximadamente o gasto com carregamentos, em euros.
Para acabar, só dizer que o carro é super confortável, uma posição de condução muito boa o que aliado à velocidade reduzida contribui para uma viagem livre de stress, a "range anxiety" só se faz sentir quando não se tem confiança na informação fornecida pelas apps. Se tivesse um cabo T1/T2 e um par de cartões de fornecimento franceses, tinha estado muito mais à vontade. Em Vilar Formoso parece haver um buraco negro para os EVs mas há um restaurante perto da fronteira que tem Tesla destination, eu não recorri a ele porque eram 6 da manhã e era um pouco cedo para almoçar.
De resto com os postos que já existem e conduzindo uma hora/carregando meia, penso que já se consegue chegar a qualquer das grandes cidades desta Europa.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Que grande aventura! 
No total quantas horas de viagem foram?
Alguns dos postos parecem ser da EFACEC... confirma-se?
Onde foi possível leiloar o carro? Só é acessível a profissionais do sector ou está disponível para qualquer um?
Obrigado pelo relato!
Sent from my Edison 3 using Tapatalk

No total quantas horas de viagem foram?
Alguns dos postos parecem ser da EFACEC... confirma-se?
Onde foi possível leiloar o carro? Só é acessível a profissionais do sector ou está disponível para qualquer um?
Obrigado pelo relato!

Sent from my Edison 3 using Tapatalk
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Bem, grande aventura e testamento!
Parabens pela aquisição, que proporcione muitos e bons km 


-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Grande Aventura, é preciso muita coragem para iniciar um empreendimento desses.
Agora só falta documentar a aquisição, umas fotos do chiante é o que o pessoal quer.

Agora só falta documentar a aquisição, umas fotos do chiante é o que o pessoal quer.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Parabéns pela aquisição e pelo relato!
Há muito tempo que não lia um post tão longo mas gostei!
Há muito tempo que não lia um post tão longo mas gostei!
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Os meus parabéns pela coragem e pelo fantástico testemunho em partilhar com a Malta.
Obrigadissimo... Agora kms com ele e tratar da burocracia...
Obrigadissimo... Agora kms com ele e tratar da burocracia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: terça jul 01, 2008 2:15 pm
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
No total foram cerca de 70 horas de viagem das quais 27 de conduçãozeuz Escreveu: ↑segunda jul 01, 2019 2:42 am Que grande aventura!
No total quantas horas de viagem foram?
Alguns dos postos parecem ser da EFACEC... confirma-se?
Onde foi possível leiloar o carro? Só é acessível a profissionais do sector ou está disponível para qualquer um?
Obrigado pelo relato!
Sent from my Edison 3 using Tapatalk
Em França não apanhei nenhum Efacec, os da Izivia são da evtronic em Espanha apanhei da Efacec e da francesa DBT, em Portugal acho que só carreguei em Efacec.
O leilão foi na VPauto, aberto a qualquer pessoa online ou ao vivo, também há sites de leilões na Alemanha, mas esses só encontrei para profissionais.
https://vpauto.fr
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Grande viagem... com tanto precalço fica-se logo vacinado para qualquer range anxiety... 
Abraço! e boas viagens...

Abraço! e boas viagens...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Membro Silver
- Mensagens: 355
- Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Bom relato.
Com tantos imprevistos dava-me um AVC... mas só assim se torna uma aventura inesquecível.
Bons quilômetros com a viatura
Enviado do meu SM-J510FN através do Tapatalk
Com tantos imprevistos dava-me um AVC... mas só assim se torna uma aventura inesquecível.
Bons quilômetros com a viatura
Enviado do meu SM-J510FN através do Tapatalk
Bem Haja!
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 40
- Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Boas,
Que tal o Kia?
Está a fazer quantos km por carregamento?
Que tal o Kia?
Está a fazer quantos km por carregamento?
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Kia Soul EV Nantes/Lisboa
Um dos meus favoritos… espero que haja boas e novas noticias!
Obrigado
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga