Problemas ZOE 2ª mão
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 6
- Registado: quarta jul 10, 2019 11:20 pm
- Localização: Setúbal
Problemas ZOE 2ª mão
Olá, venho relatar os problemas que tive e ainda tenho como o meu ZOE Q210 de Maio 2014, importado de França e comprado em Março num stand.
Preparem-se que a lista é longa. Comecemos pelo básico e alguns esquecimentos do vendedor.
Verifiquem se tem os seguintes equipamentos:
- colete
- triângulo
- compressor e respectivos acessórios (na mala por debaixo do tapete)
- de preferência deve ter 2 carregadores (só me deram 1)
- 2ª chave do carro (ainda espero)
- mapa de Portugal (não tenho esse peanut, o de França é maior)
Verificação do carro:
- pintura - vejam se têm alguns traços de poluição ou algo semelhante (tenho pintas castanhas em quase todo o carro)
- corrosão - tenho na porta do porta bagagens e em todos os fechos metálicos (talvez Renault repare)
- nível de autonomia (indicador de bateria) - veja a % de autonomia que tem e depois faça contas de modo a saber quanto tem nos 100%. Para ver a % tem de abrir o carro e espreitar rapidamente no mostrador. No meu caso vinha com 130km. Parece-vos bom? Não, errado. Com o reset fica nos 167km. E pelo que testei o carro deve andar ainda com os 4 anos os 150km. O problema, já conhecido é que a autonomia baixa com os carregamentos. Levei o carro à Renault e não resolveram o problema. Pelo que li é necessário fazer um upgrade ao BMS do carro (sistema de gestão da bateria nº serviço Renault 31 093). Saí da Renault com o carro carregado com 98km de autonomia. Nem o reset simples sabem que existe.
- bomba de calor - verifiquem se faz frio (o meu perdeu o gás) e se não faz um ruído anormal (presença de folhas de árvore no seu interior). Portanto não saiam do stand sem o ligar.
A bomba de calor faz o arrefecimento das baterias pelo que carregar o carro com calor não vale a pena. Carregamento na tomada doméstica 2,3kW, consumo bomba calor 2kW.
- puxadores internos das portas - tinha-os todos partidos, má qualidade da Renault
- friso no painel do rádio todo descolorido, sem tinta
- cor do tablier muito clara - com o reflexo do sol por vezes deixa-se de ver, erro tremendo da Renault
- verifiquem o funcionamento dos espelhos elétricos (tinha-os avariado)
- verifiquem o funcionamento das 4 colunas (tenho uma avariada)
- Verifiquem o funcionamento dos cintos (tinha um sensor de avariado)
- Andem no carro para ver se existem alguns ruídos (porta mal montada)
- Verifiquem se a tampa de protecção do carregamento existe, para ver abram a porta do símbolo "Renault" (a minha não existia)
- verifiquem bem o exterior junto parachoques da frente (tenho um apoio partido) especialmente perto das opticas. Abram o capot para verificar se os apoios das ópticas estão em bom estado (muito importante).
- mala com riscos e sem arrumação para acessórios- falta protecção de plástico na parte de baixo
- se forem mais picuinhas ainda podem encontrar tapetes com buracos, pois foram puxados com força, alguns tem uns "parafusos" outros têm um feltro. Levantar com cuidado ou podem quase ficar sem chão...
- ainda me faltava a chapa de indicação pressão pneus, alguém pintou a porta mas esqueceu-se de algo...
- má visibilidade traseira (convém ter câmara) e pilar da frente muito grande que limita a visão a 45º.
Dica: Comprar um refletor para o sol tamanho XL e um protetor de mala XL de borracha.
Outra coisa que estranhei, mas nem por isso, foi o custo da manutenção ser mais cara em Portugal...
Coisas boas:
-Poder carregar em casa mesmo tendo apenas 3,2kw em casa, o carro precisa de 2,3kW. Mesmo que por vezes o quadro estoure e gaste as 13h para o fazer. E carregar no trabalho.
- Não aluguem baterias. Perguntem, quantas baterias já foram trocadas?
- A facilidade de condução, nas rotundas, estacionamento, subidas, etc. e claro o arranque.
Preparem-se que a lista é longa. Comecemos pelo básico e alguns esquecimentos do vendedor.
Verifiquem se tem os seguintes equipamentos:
- colete
- triângulo
- compressor e respectivos acessórios (na mala por debaixo do tapete)
- de preferência deve ter 2 carregadores (só me deram 1)
- 2ª chave do carro (ainda espero)
- mapa de Portugal (não tenho esse peanut, o de França é maior)
Verificação do carro:
- pintura - vejam se têm alguns traços de poluição ou algo semelhante (tenho pintas castanhas em quase todo o carro)
- corrosão - tenho na porta do porta bagagens e em todos os fechos metálicos (talvez Renault repare)
- nível de autonomia (indicador de bateria) - veja a % de autonomia que tem e depois faça contas de modo a saber quanto tem nos 100%. Para ver a % tem de abrir o carro e espreitar rapidamente no mostrador. No meu caso vinha com 130km. Parece-vos bom? Não, errado. Com o reset fica nos 167km. E pelo que testei o carro deve andar ainda com os 4 anos os 150km. O problema, já conhecido é que a autonomia baixa com os carregamentos. Levei o carro à Renault e não resolveram o problema. Pelo que li é necessário fazer um upgrade ao BMS do carro (sistema de gestão da bateria nº serviço Renault 31 093). Saí da Renault com o carro carregado com 98km de autonomia. Nem o reset simples sabem que existe.
- bomba de calor - verifiquem se faz frio (o meu perdeu o gás) e se não faz um ruído anormal (presença de folhas de árvore no seu interior). Portanto não saiam do stand sem o ligar.
A bomba de calor faz o arrefecimento das baterias pelo que carregar o carro com calor não vale a pena. Carregamento na tomada doméstica 2,3kW, consumo bomba calor 2kW.
- puxadores internos das portas - tinha-os todos partidos, má qualidade da Renault
- friso no painel do rádio todo descolorido, sem tinta
- cor do tablier muito clara - com o reflexo do sol por vezes deixa-se de ver, erro tremendo da Renault
- verifiquem o funcionamento dos espelhos elétricos (tinha-os avariado)
- verifiquem o funcionamento das 4 colunas (tenho uma avariada)
- Verifiquem o funcionamento dos cintos (tinha um sensor de avariado)
- Andem no carro para ver se existem alguns ruídos (porta mal montada)
- Verifiquem se a tampa de protecção do carregamento existe, para ver abram a porta do símbolo "Renault" (a minha não existia)
- verifiquem bem o exterior junto parachoques da frente (tenho um apoio partido) especialmente perto das opticas. Abram o capot para verificar se os apoios das ópticas estão em bom estado (muito importante).
- mala com riscos e sem arrumação para acessórios- falta protecção de plástico na parte de baixo
- se forem mais picuinhas ainda podem encontrar tapetes com buracos, pois foram puxados com força, alguns tem uns "parafusos" outros têm um feltro. Levantar com cuidado ou podem quase ficar sem chão...
- ainda me faltava a chapa de indicação pressão pneus, alguém pintou a porta mas esqueceu-se de algo...
- má visibilidade traseira (convém ter câmara) e pilar da frente muito grande que limita a visão a 45º.
Dica: Comprar um refletor para o sol tamanho XL e um protetor de mala XL de borracha.
Outra coisa que estranhei, mas nem por isso, foi o custo da manutenção ser mais cara em Portugal...
Coisas boas:
-Poder carregar em casa mesmo tendo apenas 3,2kw em casa, o carro precisa de 2,3kW. Mesmo que por vezes o quadro estoure e gaste as 13h para o fazer. E carregar no trabalho.
- Não aluguem baterias. Perguntem, quantas baterias já foram trocadas?
- A facilidade de condução, nas rotundas, estacionamento, subidas, etc. e claro o arranque.
Última edição por petr korda em quinta jul 11, 2019 11:36 pm, editado 1 vez no total.
Renault Zoe Q210
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Boas, como não é uma apresentação movi para este local, tenha em atenção as regras e por favor apresente se na area em questão!
Boa sorte
Boa sorte
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Bem...
Mas foste comprar um carro usado a um stand ou a um "ferro velho"?!?
Chiça penico... isso são demasiadas coisitas...resolver isso tudo + dinheiro que deste mais vale comprar novo (digo eu).
Quanto à "saúde" da bateria (geralmente mencionada como SOH), há maneiras de saber ligando um sistema OBD e uma app.... google CANZE
Nada como ler (às vezes ate à exaustão), tudo sobre modelo que se quer comprar...nunca se sabe demais, e conhecimento é fundamental para tomarmos decisões acertadas!
Exemplo: Eu quando comprei leaf 40kw ainda não sabia do rapidgate mas já sabia de problema falta refrigeração baterias... naqueles meses quando já havia entregas (no UK) de carros mas ainda aguardava, li tudo e já sabia tudo sobre o carro quando o fui buscar...
Abraço!
Mas foste comprar um carro usado a um stand ou a um "ferro velho"?!?
Chiça penico... isso são demasiadas coisitas...resolver isso tudo + dinheiro que deste mais vale comprar novo (digo eu).
Quanto à "saúde" da bateria (geralmente mencionada como SOH), há maneiras de saber ligando um sistema OBD e uma app.... google CANZE
Nada como ler (às vezes ate à exaustão), tudo sobre modelo que se quer comprar...nunca se sabe demais, e conhecimento é fundamental para tomarmos decisões acertadas!
Exemplo: Eu quando comprei leaf 40kw ainda não sabia do rapidgate mas já sabia de problema falta refrigeração baterias... naqueles meses quando já havia entregas (no UK) de carros mas ainda aguardava, li tudo e já sabia tudo sobre o carro quando o fui buscar...

Abraço!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Membro Silver
- Mensagens: 444
- Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm
Re: Problemas ZOE 2ª mão
A bomba de calor consome no máximo 1kW e produz 2kW de frio ou 3kW de calor:petr korda Escreveu: ↑quinta jul 11, 2019 1:23 am A bomba de calor faz o arrefecimento das baterias pelo que carregar o carro com calor não vale a pena. Carregamento na tomada doméstica 2,3kW, consumo bomba calor 2kW.
"More noticeable in cold conditions is reduced range, but Renault ZOE remains one of the best mass-produced electric vehicles in this respect, thanks in particular to its reversible heat pump, which reduces heating consumption in cold weather and generates approximately 2kW of cooling or 3kW of heat with just 1kW of electricity."
https://group.renault.com/en/news/blog- ... her-tests/
Se tem uma vivenda é fazer um telheiro com painéis solares no lugar de telhas e estacionar por baixo a carregar à sombra win-win

-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Bolas, para "apresentação" isto é uma entrada a pés juntos 
Obrigado pela partilha, parece uma boa lista de coisas a ter em atenção

Obrigado pela partilha, parece uma boa lista de coisas a ter em atenção

-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 6
- Registado: quarta jul 10, 2019 11:20 pm
- Localização: Setúbal
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Obrigado. Pelo desculpa, mas este foi o primeiro post, era tarde e ainda não li como isto funciona correctamente. Obrigado pela colocação do post no local correcto.
Renault Zoe Q210
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 6
- Registado: quarta jul 10, 2019 11:20 pm
- Localização: Setúbal
Re: Problemas ZOE 2ª mão
A intenção é mesmo alertar as pessoas para os problemas. À primeira vista tudo bonito, mas com o uso pode-se descobrir algumas surpresas.jmlflorencio Escreveu: ↑quinta jul 11, 2019 5:40 pm Bolas, para "apresentação" isto é uma entrada a pés juntos
Obrigado pela partilha, parece uma boa lista de coisas a ter em atenção![]()
Também não se percebe como é que um vendedor não faz um checklist ao que compra...
Renault Zoe Q210
-
- Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Problemas ZOE 2ª mão
99% dos Zoe importados de França são de empresas de car-sharing que ao fim 4 de anos são quase dados como perdidos e há quem ganhe umas boas margens por cá a importá-los nem se preocupando com o estado deles infelizmente.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Bem vindo.
Se a garantia não assumir prepara te para gastar quase 1000 euros no fluido criogenico...
Se a garantia não assumir prepara te para gastar quase 1000 euros no fluido criogenico...
Live long and prosper!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Não especificou que stand se trata, seria bom identificar o stand por 1 ou 2 motivos:
Pelos diversos problemas que encontrou eu diria que esse carro é um salvado.
Veja se consegue desfazer o negócio, a não ser que tenha sido um preço MUITO BOM!
Razões porque suspeito que esse carro seja um salvado:
Peço imensa desculpa por ser o portador de más noticias. Não é por maldade.
Desejo-lhe sinceramente a maior sorte com o carro.
- são incompetentes e não sabem comprar
- são aldrabões e compram mau e barato
Pelos diversos problemas que encontrou eu diria que esse carro é um salvado.
Veja se consegue desfazer o negócio, a não ser que tenha sido um preço MUITO BOM!
Razões porque suspeito que esse carro seja um salvado:
- problemas de pintura
- problemas de corrosão
- problemas de bomba de calor
- puxadores partidos
- friso no painel do rádio descolorido
- espelhos elétricos avariados
- coluna avariada
- cinto com sensor de avariado
- porta mal montada
- tampa de protecção do carregamento em falta
- apoio do parachoques da frente partido
- protecção de plástico da parte de baixo da mala em falta
- tapetes danificados e mal colocados
- chapa de indicação de pressão dos pneus pintada
Peço imensa desculpa por ser o portador de más noticias. Não é por maldade.
Desejo-lhe sinceramente a maior sorte com o carro.
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Infelizmente tambem se compra"ferro velho" electrico e pessoas sem escrupulos que os fazem parecer ouro...
Ou desfaz o negocio ou foi um negocio bom e o vende as peças...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Problemas ZOE 2ª mão
Estou com o Peminfer... ou foi grande negócio ou tentar revertê-lo...
Há muito carro bom por aqui...
Há muito carro bom por aqui...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E