DB Leaf 40 PeMiFer
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
A primeira compra que fiz antes da chegada do Leaf do Wisconsin foi um EVSE uma vez que o EVSE que vinha era de 110v.
Com a mudança de Leaf e respetiva mudança da marca de J1772 para Menekkes o meu maravilhoso EVSE regulável ficou inútil.
Pedi ao Apr para me fazer a mudança de ficha e, aproveitei, para lhe pedir para mudar o comportamento do botão.
O botão permitia mudar a potência de carregamento mesmo estando a carregar.
Até aqui, tudo bem, a ficha foi mudada, o botão só funciona com o cabo desligado do lado do carro mas... eu antes tinha 6 níveis de potencia, 3 abaixo de 16A e 3 acima e agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
Tive de investigar como estariam divididos os níveis de potência.
Aproveitei e analisei tambem as perdas.
As conclusões que tiro da minha análise são as seguintes:
as perdas são mais ou menos constantes nas diferentes potências
em percentagem quanto mais alta a potência menor a perda
o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável
Observação: os valores observados uma única vez, mais ou menos durante 5 minutos cada, não podem ser considerados com precisão exagerada.
Até a diferença de perda no EVSE da Nissan pode ter sido motivada por alguma diferença na rede uma vez que não testei no mesmo dia.
A verde a potência de entrada no carro; a azul a potência utilizada. (valores reportados pelo Leaf Spy)
4 valores abaixo de 16A; ainda vi 1 acima dos 16A; a ultima linha corresponde ao EVSE Nissan.
Com a mudança de Leaf e respetiva mudança da marca de J1772 para Menekkes o meu maravilhoso EVSE regulável ficou inútil.
Pedi ao Apr para me fazer a mudança de ficha e, aproveitei, para lhe pedir para mudar o comportamento do botão.
O botão permitia mudar a potência de carregamento mesmo estando a carregar.
Até aqui, tudo bem, a ficha foi mudada, o botão só funciona com o cabo desligado do lado do carro mas... eu antes tinha 6 níveis de potencia, 3 abaixo de 16A e 3 acima e agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
Tive de investigar como estariam divididos os níveis de potência.
Aproveitei e analisei tambem as perdas.
As conclusões que tiro da minha análise são as seguintes:
as perdas são mais ou menos constantes nas diferentes potências
em percentagem quanto mais alta a potência menor a perda
o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável
Observação: os valores observados uma única vez, mais ou menos durante 5 minutos cada, não podem ser considerados com precisão exagerada.
Até a diferença de perda no EVSE da Nissan pode ter sido motivada por alguma diferença na rede uma vez que não testei no mesmo dia.
A verde a potência de entrada no carro; a azul a potência utilizada. (valores reportados pelo Leaf Spy)
4 valores abaixo de 16A; ainda vi 1 acima dos 16A; a ultima linha corresponde ao EVSE Nissan.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Interessante carregador standard Nissan ser muito mais eficiente perdendo apenas 6,6% .. o regulável percentualmente só é melhor a carregar a 17 amp... só gosta de ALTA POTÊNCIA 
Muito educativo!

Muito educativo!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Entretanto estive a pensar que como o teste do regulável e do da Nissan não foram no mesmo dia, isso pode influenciar o resultado.
Na verdade não queria fazer teste nenhum, só queria descobrir os novos níveis de potência mas achei piada aos valores que recolhi.
Agora vou mesmo testar, terão de ser testados no mesmo dia e terei de ler a tensão.
Só tenho um multímetro e o Leaf Spy pelo que não serão testes muito exatos, mas é o cácá (que há cá).
Na verdade não queria fazer teste nenhum, só queria descobrir os novos níveis de potência mas achei piada aos valores que recolhi.
Agora vou mesmo testar, terão de ser testados no mesmo dia e terei de ler a tensão.
Só tenho um multímetro e o Leaf Spy pelo que não serão testes muito exatos, mas é o cácá (que há cá).
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Prestes a fazer 10000km em 5 meses, com 93,27% de SOH está na altura de fazer umas contas...
- carregamentos caseiros: 169,65€
- carregamentos rápidos: 251,77€
- Total: 421,40€
- km percorridos: 9941km
- Preço por km: 0,042€
- Preço por 100km: 4,24€ (dá para 3,30 litros de gasóleo simples mais barato da minha zona)
- Lisboa - Monte Gordo - Lisboa
- carregamentos caseiros: 3,09€
- carregamentos rápidos: 33,50€
- Total: 36,61€
- km percorridos: 677km
- Lisboa - Porto - Lisboa
- carregamentos caseiros: 3,90€
- carregamentos rápidos: 27,65€
- Total: 31,56€
- km percorridos: 619km
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
No PC vêem-se bem essas listas? O taptalk "não gosta"... :-\
Edit: já vi no browser... As viagens longas, com uso "intensivo" dos PCR, ainda ficam caras (para um VE, claro. Comparando com o meu ICE é metade do que gasto)...
Edit: já vi no browser... As viagens longas, com uso "intensivo" dos PCR, ainda ficam caras (para um VE, claro. Comparando com o meu ICE é metade do que gasto)...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
POis infelizmente os preços dos PCR's são algo elevados, espero que os PCN não sejam assim!
Aguardemos
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Este ano lembrei-me que seria bom haver um encontro de elétricos no Motorfestival do Caramulo https://www.caramulo-motorfestival.com/pt/.
Tentei obter alguma informação, eventualmente ajuda, sobre a melhor maneira de organizar um encontro de elétricos, e descobri que a melhor maneira de organizar a coisa é mesmo sozinho. Até porque da parte do Motorfestival obtive todos os esclarecimentos que pedi. Eu é que não soube responder a algumas perguntas deles.
Vamos ver no que dará para o ano... é que este ano nem a minha própria visita ao Motorfestival consegui organizar.
Plano era simples, era só sair às 8:00. E ainda saí às 8 ... às 8 e ...
Partida: carro carregado a 100% 36,9kWh


Também fazia parte do plano carregar no PCR de Santarém e no PCR de Coimbra para distribuir os carregamentos e tentar evitar o rapidgate.
Ao chegar ao PCR de Santarém estava assim:



Consegui carregar a 32kw.


Foi assim que saí do PCR de Santarém



Tentei obter alguma informação, eventualmente ajuda, sobre a melhor maneira de organizar um encontro de elétricos, e descobri que a melhor maneira de organizar a coisa é mesmo sozinho. Até porque da parte do Motorfestival obtive todos os esclarecimentos que pedi. Eu é que não soube responder a algumas perguntas deles.
Vamos ver no que dará para o ano... é que este ano nem a minha própria visita ao Motorfestival consegui organizar.
Plano era simples, era só sair às 8:00. E ainda saí às 8 ... às 8 e ...
Partida: carro carregado a 100% 36,9kWh


Também fazia parte do plano carregar no PCR de Santarém e no PCR de Coimbra para distribuir os carregamentos e tentar evitar o rapidgate.
Ao chegar ao PCR de Santarém estava assim:



Consegui carregar a 32kw.


Foi assim que saí do PCR de Santarém



Última edição por pemifer em domingo set 22, 2019 1:15 am, editado 1 vez no total.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Depois de Fátima apareceu esta surpresa na A1.
Entrou e seguiu à mesma velocidade que eu durante vários quilómetros até que eu tive de sair em direção a Coimbra.

Ao chegar ao PCR de Coimbra estava assim:



Carregou a 25kW


Posição estranha do PCR.
O posto fica a meio do carro. Reparem no lancil, deixei meio carro fora do lugar de carregamento.
Um Zoe que chegou a seguir, vindo de Sintra, parou em frente ao abastecimento de ar e água e assim ficou a carregar. Infelizmente só me apercebi que ele não pôs o carro no lugar de carregamento quando passei em sentido contrário. Se calhar até é um dos que se queixa de ICEs nos postos de carregamento, mas impedir o acesso ao ar e água já não faz mal...
Outras peculiaridades deste PCR:
Situação caricata. O condutor do Opel parou, saiu do carro e foi à sua vida... Os 2 carros ficaram impedidos de sair, aliás a saída é estreita e ficou bloqueada. A senhora da imagem dirigia-se para outro carro que não se vê na imagem.

Foi assim que saí do PCR de Coimbra



Almocei no Rui dos Leitões onde comi o melhor leitão de sempre mas demorei quase 2 horas...
Enquanto esperava ainda espreitei qual o melhor CEME para o PCR de Coimbra, naquele dia, àquela hora.

Entrou e seguiu à mesma velocidade que eu durante vários quilómetros até que eu tive de sair em direção a Coimbra.

Ao chegar ao PCR de Coimbra estava assim:



Carregou a 25kW


Posição estranha do PCR.
O posto fica a meio do carro. Reparem no lancil, deixei meio carro fora do lugar de carregamento.
Um Zoe que chegou a seguir, vindo de Sintra, parou em frente ao abastecimento de ar e água e assim ficou a carregar. Infelizmente só me apercebi que ele não pôs o carro no lugar de carregamento quando passei em sentido contrário. Se calhar até é um dos que se queixa de ICEs nos postos de carregamento, mas impedir o acesso ao ar e água já não faz mal...
Outras peculiaridades deste PCR:
- o carro ficou em cima da tampa de um depósito
- havia um cheiro muito intenso a combustível
- a área de serviço é muito pequena
- localizado numa zona deserta da cidade cheia de edifícios fantasma

Situação caricata. O condutor do Opel parou, saiu do carro e foi à sua vida... Os 2 carros ficaram impedidos de sair, aliás a saída é estreita e ficou bloqueada. A senhora da imagem dirigia-se para outro carro que não se vê na imagem.

Foi assim que saí do PCR de Coimbra



Almocei no Rui dos Leitões onde comi o melhor leitão de sempre mas demorei quase 2 horas...
Enquanto esperava ainda espreitei qual o melhor CEME para o PCR de Coimbra, naquele dia, àquela hora.

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
E foi assim que cheguei ao Caramulo





Não houve encontro de elétricos mas eu encontrei um!

Não fui só eu que me diverti!

Estava presente um passeio de clássicos de Castelo Branco intitulado "200 milhas Castelo Branco ao Caramulo de clássico".
Esqueci-me de fazer um autocolante "200 milhas Lisboa ao Caramulo de elétrico"

O meu clássico preferido! O empurrão é a fingir, ele estava estacionado!
Andei em 2 destes em criança, um deles tinha um cartucho do Roberto Leal que eu adorava!






Não houve encontro de elétricos mas eu encontrei um!

Não fui só eu que me diverti!

Estava presente um passeio de clássicos de Castelo Branco intitulado "200 milhas Castelo Branco ao Caramulo de clássico".
Esqueci-me de fazer um autocolante "200 milhas Lisboa ao Caramulo de elétrico"

O meu clássico preferido! O empurrão é a fingir, ele estava estacionado!
Andei em 2 destes em criança, um deles tinha um cartucho do Roberto Leal que eu adorava!

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Adeus Caramulo, até para o ano!

Estado do carro à partida do Caramulo. Esteve 2:43 parado, baixou 5º.




Para o Caramulo, é sempre a subir, do Caramulo é sempre a descer.
13.6km sempre a carregar!
Consumo maravilhoso!
Ganho de 3% de autonomia!


O IP3, ao domingo ao fim da tarde é uma estrada complicada, ainda por cima há imensos quilómetros em obras.
Claro que para os consumos, andar a 14km/h, foi maravilhoso!

Mais uma alteração ao plano, como o consumo foi bom, em vez de irmos ao PCR de Coimbra, fomos diretos ao PCR de Pombal.
Era assim que o carro se apresentava à chegada ao PCR de Pombal.



O carro a rapidgatar... carreguei a 20kW...


Os 20kW mantiveram-se até ao fim...

O carro indicava 1:30 até 75%, afinal foi 1:14 até 80%.




Estado do carro à partida do Caramulo. Esteve 2:43 parado, baixou 5º.




Para o Caramulo, é sempre a subir, do Caramulo é sempre a descer.
13.6km sempre a carregar!
Consumo maravilhoso!
Ganho de 3% de autonomia!


O IP3, ao domingo ao fim da tarde é uma estrada complicada, ainda por cima há imensos quilómetros em obras.
Claro que para os consumos, andar a 14km/h, foi maravilhoso!

Mais uma alteração ao plano, como o consumo foi bom, em vez de irmos ao PCR de Coimbra, fomos diretos ao PCR de Pombal.
Era assim que o carro se apresentava à chegada ao PCR de Pombal.



O carro a rapidgatar... carreguei a 20kW...


Os 20kW mantiveram-se até ao fim...

O carro indicava 1:30 até 75%, afinal foi 1:14 até 80%.



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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Ainda tentei baixar a temperatura em andamento.
Os saltos correspondem a períodos em que desliguei o Leaf Spy.
A maior descida de temperatura foi na maior descida do trajeto, a descida de Fátima!
No final circulei a 90km/h ainda assim a temperatura baixou muito ligeiramente.

Finalmente em casa




Observação final: a bateria demorou 3 dias a regressar à temperatura normal. (correção: 2 dias)
Os saltos correspondem a períodos em que desliguei o Leaf Spy.
A maior descida de temperatura foi na maior descida do trajeto, a descida de Fátima!
No final circulei a 90km/h ainda assim a temperatura baixou muito ligeiramente.

Finalmente em casa




Observação final: a bateria demorou 3 dias a regressar à temperatura normal. (correção: 2 dias)
Última edição por pemifer em domingo set 22, 2019 6:29 pm, editado 1 vez no total.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
3 dias? Quando fiz a viagem do Algarve cheguei com um espaço antes do vermelho às 23 horas +/- na manhã seguinte às 9horas estava a meio. Dormiu na garagem.
Com esse relato dá para perceber o comportamento com cargas pequenas e cargas grandes, só faria essa descarga grande se fosse a última da viagem.
Com esse relato dá para perceber o comportamento com cargas pequenas e cargas grandes, só faria essa descarga grande se fosse a última da viagem.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Estas foram as temperaturas registadas na viagem Lisboa - Caramulo e após a viagem.
Estava assim o indicador de temperatura na manhã seguinte.
Que corresponde a 40,4º
Estava assim o indicador de temperatura na manhã seguinte.
Que corresponde a 40,4º
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Por acaso foste ao Caramulo durante o Motorfestival?! Passei por lá no Sábado (7/9) e puto (3 anos) adorou como no ano passado... "carros fazem muito barulho e deitam fumo"... e fui eu comprar um eletrico que não deita fumo nem faz barulho 
Pena não ter visto muitos elétricos nem estacionados...gostava de ter feito a subida com o Leaf

Pena não ter visto muitos elétricos nem estacionados...gostava de ter feito a subida com o Leaf

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Caramba essa temperatura ai ai...
Quanto ao evento muito bom pena não poder ter ido...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Para o ano podiamos juntar uns EV's e fazer a rampa como o grupo dos Porsches... era bem "NICE".... acho que meu PUTO ia delirar 

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
A organização do Motorfestival ficou entusiasmada com o meu interesse em fazer um encontro de elétricos lá.
Como nunca organizei nada, tentei obter ajuda de pessoas com mais experiência em organização de encontros de elétricos mas estavam todos muito ocupados e acabei por não fazer nada.
Para ano, mesmo não sabendo no que me estou a meter, vou mesmo avançar com a organização de um encontro de elétricos no Motorfestival.
Marquem já no calendário o primeiro fim de semana de Setembro de 2020.
Como nunca organizei nada, tentei obter ajuda de pessoas com mais experiência em organização de encontros de elétricos mas estavam todos muito ocupados e acabei por não fazer nada.
Para ano, mesmo não sabendo no que me estou a meter, vou mesmo avançar com a organização de um encontro de elétricos no Motorfestival.
Marquem já no calendário o primeiro fim de semana de Setembro de 2020.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Já podias ter dito...
Tinhamos ajudado decerto...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Uma boa ideia.
O Forum pode dar uma ajuda na organização.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Não tenho experiência na organização deste tipo de eventos...só mesmo na desorganização de passeios informais de moto grupos pequenos... mas tendo já lá ido 2x de Leaf

DONE....vamos lá queimar borracha hihihi

Abraço e vamos nessa!
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