Muito interessante esta discussão dos pneus...
Eu sempre pus melhores à frente (dos tempos de ver meu pai fazer o mesmo

) com lógica de segurar melhor carro (sempre tracções à frente infelizmente) e nunca tive precalços de traseira que não fossem provocados e previstos

eheheh.. isto excepto numa kangoo de trabalho que em paralelos fugiu a traseira para aí a 10/20kmh em 2 curvas seguidas, uma delas ficando mesmo virado para o sítio errado da estrada... foi dos maiores sustos da minha vida a conduzir e até já fiz turbo boost (referência kitt) numa rotunda...
Num tudo à frente (carros tracção à frente e afinados para subvirar), o "perder" da frente é, para alguém com alguma experiência, relativamente fácil de controlar...mas sim, é preciso espaço... a perda de traseira a acontecer normalmente não dá bom resultado.
O melhor é ter bons pneus em todas as rodas e situações
By the way (ou não), já vos aconteceu aquele episódio infâme (pelo menos para mim) no Leaf de carro soltar o travão a meio duma travagem... eu já consegui replicar situação:
- a travar e passar por uma depressão/cova... penso que seja o ABS simplesmente cancela momentaneamente o travar (uns 1 ou 2 segundos mas que parecem eternidades com carro a ir como em N)... numa aproximação a curva em condução mais desportiva já apanhei um susto e um valente cagaço em cidade numa aproximação a rotunda... minha mulher virou-se para mim branca ao que eu disse "não, não tirei pé do travão"...chiça penico!! mais valia derrapar como nos carros sem abs. isto só acontece normalmente em conduções mais "empenhadas" pois nas outras simplesmente uso regeneração em D ou B.
Parece-me um abs muito muito mal calibrado e pouco inteligente....