serges Escreveu: ↑terça nov 05, 2019 12:54 pm
Acho que ninguém sabe bem como vai ser... além de como vai ser taxado o excedente produzido e injectado na rede e como proceder para saber que tem tal etc etc!
Por exemplo tenho 360w de produção e gasto 200w para consumo e os restantes quero injectar como será taxado, tenho de avisar?
Pois...acho que aqui o pessoal mais entendido

se não se sabe por aqui ninguém sabe ao certo ainda....
Vamos aguardar mais desenvolvimentos... pois sabemos que temos de ter uma vistoria acima dos 375w se não estou em erro
do que li:
- Até 350w não é necessário nada... nem comunicação prévia
- Mais que 350w a menos de 4kw: só comunicação prévia
- 4kw a 30kw: comunicação prévia + contador específico (a suportar por nós)? para contagem da energia elétrica total produzida
Acho que vistorias e licenças só acima de 30Kw....
Gostei foi especialmente deste dever nosso:
f) Dimensionar a UPAC de forma a garantir a maior aproximação possível da energia elétrica produzida à quantidade de energia elétrica consumida na IU;
Se for a maior aproximação ao consumo real vai depender muito...eu por exemplo tenho maior consumo energético de Inverno e muito menor de verão... devo adaptar as minhas necessidades de inverno (com excedente de verão - vender?) ou adaptar as minhas necessidades de verão e pagar à EDP no inverno a mais... a diferença é bem grande.. de Inverno consumo "roughly" 30KWh/dia... ontem com 6 paineis produzi pouco mais de 2kw, mas de verão já dá e sobra para as necessidades durante o dia (mínimo de injecção na rede)
E outros deveres que nem percebi bem...