Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai
-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai
Parabéns pela escolha! E com direito a incentivo.
1.500 km grátis de carregamentos garantidos?
1.500 km grátis de carregamentos garantidos?
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Silver
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Pois... cobrar energia não deve ser permitido.Freddy_krueger Escreveu: ↑quinta nov 21, 2019 2:44 pm Tanto quanto sei nenhuma entidade sem ser CEME's pode faturar eletricidade... pelo que parece-me que neste momento Tesla ainda não cobra a eletricidade (em PT)...
Dito isto, e de qualquer forma, é um valor altamente competitivo... nenhum PCR em PT (ou PCN a pagar) tem valores destes por unidade de kwh disponibilizado.
Não entendam isto como uma verdade absoluta, pois eu não analisei a legislação sobre a matéria... não faz parte dos meus passatempos.

Mas uma forma de contornar isso é cobrar o carregamento em tempo.
Ou seja, qualquer entidade particular pode ter um parque de estacionamento em que cobra o tempo de permanência no parque. E controla esse tempo como quiser.
E assim cobrir os custos com a eletricidade sem a cobrar diretamente kWh.
Por exemplo nos shoppings isto permitiria criar uma zona fechada, controla por cancela, com carregadores simples sem a complexidade de ligações a centros de controlo de custos, nem custos de OPC/CEME/etc. sendo o custo com a energia ou algum lucro, compensado apenas pelo tempo de permanência nesse parque.
E bastava uma zona com carregadores de 3.7kW... que dá para todos.
Ou mais que uma zona com potencias e preços diferenciados...
Como disse, não consultei a legislação, mas duvido muito que a mesma possa impedir isto.
Não sei se é isto que a Tesla faz nos supercharger, mas se é, isto permite ter um custo de energia para o utilizador bem mais baixo. E evita abusos de carros ligados, a ocupar carregador sem estar realmente a carregar.
Os carregadores por exemplo que já existem em alguns shoppings a pagar, em que o custo inclui preço do OPC (que inclui margem para o dono do espaço, mais preço do CEME, resultam em preços absurdos para o utilizador.
O exemplo disso é o carregador do Centro Comercial Amoreiras em Lisboa.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
Uma das coisas que me levou a encomendar já o eléctrico foi tentar aproveitar um eventual insentivo para o próximo ano. Iremos ver se tenho alguma sorte com isso...

Quando fiz a encomenda, talvez por ter usado o Chrome e este bloquear os cookies, o código de referência não ficou activo na encomenda. Mas depois de ter solicitado a ajuda da Tesla eles activaram o código de referência.
Sim 1500km garantidos
Quando fiz a encomenda, talvez por ter usado o Chrome e este bloquear os cookies, o código de referência não ficou activo na encomenda. Mas depois de ter solicitado a ajuda da Tesla eles activaram o código de referência.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Motivado pela inveja, eis o que podias ter mas não tens (uma vez que não compraste o performance)!
Link
Fora de brincadeiras, parabéns pela máquina!
Tal como no video acima, acho que te vais rir muitas vezes, mesmo não sendo o performance, quando levares o pedal até ao fundo!
Até no Leaf é engraçado!
Link
Fora de brincadeiras, parabéns pela máquina!
Tal como no video acima, acho que te vais rir muitas vezes, mesmo não sendo o performance, quando levares o pedal até ao fundo!
Até no Leaf é engraçado!
Última edição por pemifer em segunda dez 02, 2019 12:08 am, editado 1 vez no total.
-
O performance nunca foi colocado em hipótese...
As corridas não me motivam. (já me disseram que é algo que acontece com a idade
Já o Long Range tenho pena de o orçamento familiar não conseguir esticar até lá...
Mas também se pudesse ter tudo na vida não era o model 3 mas sim um model X e um Model S, e assim acabava com os poluidores cá em casa
-
Antes de criar o DB do model 3, importa esclarecer algumas coisas que não ficaram bem definidas no test drive da Tesla.
Uma das coisas que me foi dito no teste era que para abrir e ligar o carro com o telemóvel, este tinha de ter NFC.
Mas nos videos da Tesla e manual do carro que entretanto recebi, o carro abre e liga atrás do Bluetooth do telemóvel.
Um vídeo a demonstrar esta funcionalidade:
[youtube]https://youtu.be/jB4Ypp0yYYk[/youtube]
Outra coisa que no teste não ficou clara para mim foram os faróis de nevoeiro
Durante o teste drive houve uma altura que se testou as luzes com o sensor automático e como estava nevoeiro o funcionário da Tesla foi ao menu ligar as luzes de nevoeiro.
Até aqui tudo normal... Já tinha lido no site da Tesla que só o LR e o Performance vinham com luzes de nevoeiro LED e fiquei com a ideia que no SR+ as luzes de nevoeiro não eram LED.
Nunca pensei que o SR+ não tinha luzes de nevoeiro. Aliás já tinha visto alguns vídeos/imagens em que são ligadas as luzes de nevoeiro do SR+.
Mas através de um post no fórum da Tesla fiquei a saber que os SR+ produzidos depois de Julho deste ano deixaram de vir com luzes de nevoeiro e com uma tampa preta no lugar destes.
No manual do carro dá instruções para ligar as luzes de nevoeiro (se instaladas).
Já encontrei algumas informações pela Internet que em alguns países em que as luzes são obrigatórias, estes continuam a vir com luzes de nevoeiro, mas na maioria dos países não.
Entretanto já coloquei esta questão à Tesla, a perguntar se o SR+ vem ou não com luzes de nevoeiro e se não tem só a frente ou também não tem a trás? E se caso não tenha, se dá para pedir para instalar?
Logo que tenha resposta coloco aqui.
Uma das coisas que me foi dito no teste era que para abrir e ligar o carro com o telemóvel, este tinha de ter NFC.
Mas nos videos da Tesla e manual do carro que entretanto recebi, o carro abre e liga atrás do Bluetooth do telemóvel.
Um vídeo a demonstrar esta funcionalidade:
[youtube]https://youtu.be/jB4Ypp0yYYk[/youtube]
Outra coisa que no teste não ficou clara para mim foram os faróis de nevoeiro
Durante o teste drive houve uma altura que se testou as luzes com o sensor automático e como estava nevoeiro o funcionário da Tesla foi ao menu ligar as luzes de nevoeiro.
Até aqui tudo normal... Já tinha lido no site da Tesla que só o LR e o Performance vinham com luzes de nevoeiro LED e fiquei com a ideia que no SR+ as luzes de nevoeiro não eram LED.
Nunca pensei que o SR+ não tinha luzes de nevoeiro. Aliás já tinha visto alguns vídeos/imagens em que são ligadas as luzes de nevoeiro do SR+.
Mas através de um post no fórum da Tesla fiquei a saber que os SR+ produzidos depois de Julho deste ano deixaram de vir com luzes de nevoeiro e com uma tampa preta no lugar destes.
No manual do carro dá instruções para ligar as luzes de nevoeiro (se instaladas).
Já encontrei algumas informações pela Internet que em alguns países em que as luzes são obrigatórias, estes continuam a vir com luzes de nevoeiro, mas na maioria dos países não.
Entretanto já coloquei esta questão à Tesla, a perguntar se o SR+ vem ou não com luzes de nevoeiro e se não tem só a frente ou também não tem a trás? E se caso não tenha, se dá para pedir para instalar?
Logo que tenha resposta coloco aqui.
-
- Membro Silver
Luz de nevoeiro atrás terá de certeza pois é obrigatório.
A frente pode não ter...
Mas tendo em atenção o valor do carro é lamentável que tentem poupar em coisas tão básicas... mas enfim, o pior poderá ser o que nós nem sabemos.
É bom esclarecer todas essas questões.
A frente pode não ter...
Mas tendo em atenção o valor do carro é lamentável que tentem poupar em coisas tão básicas... mas enfim, o pior poderá ser o que nós nem sabemos.
-
Estou plenamente de acordo, é ridículo um carro deste valor não ter faróis de nevoeiro. Já no hyundai achei ridículo.APHenriques Escreveu: ↑sábado nov 30, 2019 12:24 pm Luz de nevoeiro atrás terá de certeza pois é obrigatório.
A frente pode não ter...
Aliás já em 2008 desisti da compra de um citroën c4 pois o modelo que fui adquirir não tinha faróis de nevoeiro.
No caso da Tesla até podia dar a desculpa de ser americana e lá não darem importância aos faróis de nevoeiro.
Em 2015 o meu sogro adquiriu um VW passat todo equipado topo de gama nos EUA e o modelo lá não tinha faróis de nevoeiro, tendo ele instalado posteriormente.
Mas segundo consta o motivo da Tesla americana foi diferenciar os modelos mais baratos dos mais caros, começando por tirar os faróis de nevoeiro ao SR e agora como já não têm o SR, tiraram ao SR+.
Mas se o modelo já tinha isso, não faz sentido voltar para trás, ainda por cima cá o SR+ não é propriamente barato. Nós pagamos mais 15.000€ pelo carro que um americano.
-
- Membro Silver
Infelizmente nos elétricos paga-se muita bateria e pouco carro. Não é um problema só da Tesla.
Tentam ao máximo reduzir o preço para se tornarem mais atrativos, mas depois quando queremos adicionar algo tão simples como isso, apresentam preços brutais.
Já tentaste saber quanto custam os faróis? É que não aparece no site como opção.
Tentam ao máximo reduzir o preço para se tornarem mais atrativos, mas depois quando queremos adicionar algo tão simples como isso, apresentam preços brutais.
Já tentaste saber quanto custam os faróis? É que não aparece no site como opção.
-
Já perguntei e estou à espera de resposta. Ainda não sei se o modelo que vem para Portugal é sem faróis de nevoeiro.APHenriques Escreveu: ↑sábado nov 30, 2019 3:42 pm Já tentaste saber quanto custam os faróis? É que não aparece no site como opção.
Caso seja sem faróis também não será fácil adicionar, pois não é só uma questão de colocar lá os faróis, pois também tem de ser activado no software essa opção.
Nos primeiros SR à venda nos EUA também vinham com esses faróis, mas foram desactivados no software com uma actualização pois, segundo a tesla, os faróis de nevoeiro eram um extra só disponível no SR+. Ou seja, a tesla vendeu SR mais baratos que o SR+, sendo a diferença entre os dois: menor autonomia, sem bancos aquecidos à frente e sem faróis de nevoeiro. Mas com uma actualização os proprietários dos SR ficaram durante um determinado período de tempo com todas as funcionalidades do SR+. Mas depois desse tempo de experiência e com um update os SR ficaram sem isso disponível. Quem quisesse voltar a ter teria de pagar para ter o upgrade que bastaria ligar à Internet e actualizar. Ou seja, os carros são iguais em termos de hardware, mas bloqueados por software.
Cá isso não seria possível pois se o carro vier com faróis de nevoeiro fisicamente estes têm de funcionar senão o carro chumba na inspecção. (daí talvez eles começarem a vir de fábrica com as tais tampas no lugar dos faróis)
Caso assim seja, acho que foi péssima estratégia da Tesla. Parace uma embirração de miúdos

-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Realmente, um carro desses sem faróis de nevoeiro só pode ser piada (de mau gosto)...
-
- Membro Silver
Provavelmente é só desencaixar a tampa e encaixar os faróis e uma pequena ficha..... mas vão pedir umas centenas de euros. É uma estratégia, mas sem duvida de mau gosto, pois para o carro que é era suposto ter.CoolZeroFCP Escreveu: ↑sábado nov 30, 2019 4:06 pm Cá isso não seria possível pois se o carro vier com faróis de nevoeiro fisicamente estes têm de funcionar senão o carro chumba na inspecção. (daí talvez eles começarem a vir de fábrica com as tais tampas no lugar dos faróis)
Caso assim seja, acho que foi péssima estratégia da Tesla. Parace uma embirração de miúdos![]()
Quem sabe, não te enviam depois os faróis pelo correio e as instruções para montar.

Em linhas montagem muito robotizadas é mais fácil e económico meter o hardware todo igual do que criar uma linha para uma versão diferente...
Depois como não há uma rede de concessionários, vale mais incluir tudo a partida e ativar depois por software. Na verdade é uma estratégia melhor para o cliente. A qualquer momento, assim que a disponibilidade financeira o permita, pode adquirir uma nova funcionalidade.
Para quem compra um carro usado, e eu comprei vários ao longo dos anos, as únicas versões que realmente interessam são as de equipamento todo... e até extras. As versões base não tem interesse.
No caso de um carro em que as funções estão lá todas, basta pagar para ativar o que se deseja, já permite dar mais valor as versões base.
A estratégia comercial da Tesla até está correta... embora pareça estranho.
-
- Membro
- Registado: terça fev 07, 2017 7:14 pm
Olá. Esta é a minha primeira intervenção no fórum.
Aproveito o tópico para partilhar a experiência que tive com um Hyundai Kauai.
Não tenho um VE mas tenho ponderado a compra de um, pois faço com mais frequência a viagem Braga - Porto e o gasóleo está caro!
Queria com o teste, perceber se poderia ter uma condução normal em auto-estrada (o meu normal), circular a uma velocidade constante de 130 km/h.
Nunca tinha conduzido um VE e a experiência foi surpreendente: o carro tem um arranque rápido e em AE, mesmo nas subidas ele demonstrou ter potência. Ainda experimentei carregar no acelerador, mas tive de me conter
. Conduzi o carro durante 177 km: Braga - Porto - Alfena - Porto (aqui uns km em cidade) - Braga, como se estivesse a conduzir o meu, sem nenhuma preocupação especial em ter uma condução económica , para além daquela que eu já tenho habitualmente, a não ser usar a função de regulação de travagem com as patilhas, quando descia ou abrandava.
O carro revelou-se muito ágil em cidade mas essa leveza não me agradou em AE. Senti o carro pouco agarrado à estrada, o que dava uma sensação de andar a uma velocidade muito superior à que estava a praticar. O meu carro é mais pesado e mais baixo, mas mesmo com 17 anos sinto muito mais segurança a conduzi-lo em AE (hábito?).
A nível de acabamentos, não se percebe como é que um carro que custa mais de 40.000€ tem plásticos de qualidade duvidosa e nenhuma preocupação de requinte.
(Divulgo abaixo as fotos do diário de bordo)
Aproveito o tópico para partilhar a experiência que tive com um Hyundai Kauai.
Não tenho um VE mas tenho ponderado a compra de um, pois faço com mais frequência a viagem Braga - Porto e o gasóleo está caro!
Queria com o teste, perceber se poderia ter uma condução normal em auto-estrada (o meu normal), circular a uma velocidade constante de 130 km/h.
Nunca tinha conduzido um VE e a experiência foi surpreendente: o carro tem um arranque rápido e em AE, mesmo nas subidas ele demonstrou ter potência. Ainda experimentei carregar no acelerador, mas tive de me conter

O carro revelou-se muito ágil em cidade mas essa leveza não me agradou em AE. Senti o carro pouco agarrado à estrada, o que dava uma sensação de andar a uma velocidade muito superior à que estava a praticar. O meu carro é mais pesado e mais baixo, mas mesmo com 17 anos sinto muito mais segurança a conduzi-lo em AE (hábito?).
A nível de acabamentos, não se percebe como é que um carro que custa mais de 40.000€ tem plásticos de qualidade duvidosa e nenhuma preocupação de requinte.
(Divulgo abaixo as fotos do diário de bordo)
-
- Membro
Início da viagem. 410km de autonomia.
-
- Membro
Chegada à portagem de Águas Santas, Porto.
56km. autonomia - 345km.
56km. autonomia - 345km.
-
- Membro
-
- Membro
Chegada a Braga.
173 km percorridos. Autonomia 210km. Consumo 16.9 kwh
173 km percorridos. Autonomia 210km. Consumo 16.9 kwh
-
Chegou a testar o sistema de manutenção de faixa com o controlo de velocidade adaptativo?
No test drive que fiz, nunca vi ele detectar as faixas de rodagem.
No test drive que fiz, nunca vi ele detectar as faixas de rodagem.
-
Em relação aos faróis de nevoeiro do model 3, já tenho resposta oficial da Tesla.
Como já tinha lido na Internet, a versão SR+ deixou de ter faróis de nevoeiro e não existe possibilidade de instalar na Tesla.
Confirmaram igualmente, como que já foi referido, que tem faróis de nevoeiro a trás como é obrigatório no nosso país.
Como já tinha lido na Internet, a versão SR+ deixou de ter faróis de nevoeiro e não existe possibilidade de instalar na Tesla.
Confirmaram igualmente, como que já foi referido, que tem faróis de nevoeiro a trás como é obrigatório no nosso país.
-
- Membro Gold
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Não haver possibilidade de comprar e ligar a posteriori nem parece deles... será que tiraram cablagem?!
Definitivamente, se cliente disposto a pagar para ter uma determinada função, deveria ser apresentada... penso eu de que...
Definitivamente, se cliente disposto a pagar para ter uma determinada função, deveria ser apresentada... penso eu de que...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E