Tesla model 3 SR+
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Re: Tesla model 3 SR+
Quando não está a carregar o terminal do cabo tem de ser inserido na wallbox? Uma solução para o uso diário podia ser o cabo ficar sempre desenrolado e arranjar um suporte para ficar o terminal do cabo pendorado numa estante ao lado da zona de carregamento do carro.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Algo deste género:
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Re: Tesla model 3 SR+
Acho que a diferença não é muita numa ou noutra opção mas questão de veres melhor forma...
Meu cabo EVSE (comprado ao mafgod), é TOP, só tem tomada CEE, o cabo e tomada Mennekes, toda a "eletrónica" do carregador está na tomada mennekes inclusive a mudança de potência... completamente rendido à coisa... tb veio com um suporte em resina que pus numa prateleira na garagem... muito prático mesmo...
Meu cabo EVSE (comprado ao mafgod), é TOP, só tem tomada CEE, o cabo e tomada Mennekes, toda a "eletrónica" do carregador está na tomada mennekes inclusive a mudança de potência... completamente rendido à coisa... tb veio com um suporte em resina que pus numa prateleira na garagem... muito prático mesmo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
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Re: Tesla model 3 SR+
A minha sugestão é colocares uma tomada mais próxima e usar o cabo mais pequeno....
Mas sim... não precisas nem é pratico estar sempre a enrolar o cabo. Pode ficar esticado.
Mas acho que estou a perceber mal a coisa... Porque não usas apenas o carregador que vem com o carro?
Precisas mesmo de comprar um carregador de parede? É que esse não é para ligar a uma simples tomada. Isso é um carregador trifasico que exige ter em casa uma potência bem acima do normal. Justifica-se?
Porque não usas apenas o carregador móvel que vem com o carro? Não tens que comprar nada e liga direto a uma tomada de 16 amperes.... Convém é colocar uma tomada industrial (azul)
E podes deixa-lo sempre em casa, a não ser que o uses também no trabalho ou outro local.
Repara que durante as 10 horas do período económico do bi-horário consegues carregar 220 kms por noite. Mesmo que tenhas de usar de vez em quando alguma carga de dia, sai mais barato do que comprar um carregador de parede e o aumento de potência que isso implica.
Mas sim... não precisas nem é pratico estar sempre a enrolar o cabo. Pode ficar esticado.
Mas acho que estou a perceber mal a coisa... Porque não usas apenas o carregador que vem com o carro?
Precisas mesmo de comprar um carregador de parede? É que esse não é para ligar a uma simples tomada. Isso é um carregador trifasico que exige ter em casa uma potência bem acima do normal. Justifica-se?
Porque não usas apenas o carregador móvel que vem com o carro? Não tens que comprar nada e liga direto a uma tomada de 16 amperes.... Convém é colocar uma tomada industrial (azul)
E podes deixa-lo sempre em casa, a não ser que o uses também no trabalho ou outro local.
Repara que durante as 10 horas do período económico do bi-horário consegues carregar 220 kms por noite. Mesmo que tenhas de usar de vez em quando alguma carga de dia, sai mais barato do que comprar um carregador de parede e o aumento de potência que isso implica.
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Re: Tesla model 3 SR+
Já agora e por curiosidade, quanto custa esse carregador de parede?
É que supostamente o carro trás também um cabo Type 2 ... o que na prática podes montar um carregador de parede de qualquer marca em casa que tenha tomada Type 2 e usar esse cabo.
É que supostamente o carro trás também um cabo Type 2 ... o que na prática podes montar um carregador de parede de qualquer marca em casa que tenha tomada Type 2 e usar esse cabo.
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Re: Tesla model 3 SR+
Acho que a wallbox da tesla até é das mais baratas (pelo menos de construtores), nos US acho que a rondar 500 USD...APHenriques Escreveu: ↑sexta dez 13, 2019 11:22 am Já agora e por curiosidade, quanto custa esse carregador de parede?
Da minha experiência não é muito prático pois temos tendência a deixar cabo type2 engatado na wallbox e se precisarmos de desenrascar num PCN de repente e cabo tiver em casa, chapéu... Mas existem soluções wallbox com cabo e tomada type 2... é uma questão de procurar.É que supostamente o carro trás também um cabo Type 2 ... o que na prática podes montar um carregador de parede de qualquer marca em casa que tenha tomada Type 2 e usar esse cabo.
Às vezes também se encontram bons negócios por aí (MAFGOD merci!)!
"Freddy Krueger"
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Re: Tesla model 3 SR+
Se querem poupar as baterias, quanto mais lento carregar durante a noite melhor.
Claro que com a premissa que a carga efetuada durante a noite seja suficiente para circular no dia seguinte, ou desde que dê para "encher" o depósito durante as 10 horas da noite).
A única vantagem que vejo num wallbox é poder definir um valor de carga pretendido (que pode ser 5A, ou até 32 mono ou trif,), ou programar inicio/fim do periodo barato da bi-horário. Mas vale a pena o custo da compra do wallbox?
Claro que com a premissa que a carga efetuada durante a noite seja suficiente para circular no dia seguinte, ou desde que dê para "encher" o depósito durante as 10 horas da noite).
A única vantagem que vejo num wallbox é poder definir um valor de carga pretendido (que pode ser 5A, ou até 32 mono ou trif,), ou programar inicio/fim do periodo barato da bi-horário. Mas vale a pena o custo da compra do wallbox?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
A wallbox da Tesla custa 530€, penso que outras soluções serão sempre mais caras ou semelhantes sem nunca ser a mesma coisa.
Agora essa do cabo que vem com o carro ser a mesma coisa deixou-me baralhado
Estou a ver que tenho de ler melhor as coisas... Sempre pensei que o cabo schuko (é assim que se diz?) fosse só de carregamento lento..
Agora essa do cabo que vem com o carro ser a mesma coisa deixou-me baralhado
Estou a ver que tenho de ler melhor as coisas... Sempre pensei que o cabo schuko (é assim que se diz?) fosse só de carregamento lento..
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Re: Tesla model 3 SR+
É relevante para poupar as baterias ser 10amp mono VS 16amp mono?! Eu tenho andado a carregar a 16amp Leaf porque supostamente tem menos perdas do que em 10amp, mas posso carregar a 10amp se estiver comprovado que fará melhor às baterias (tenho mais que tempo na carga diária)... às vezes até poderei carregar a menos amperes que 10.
Confirmem-me isso SFF
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Re: Tesla model 3 SR+
Esse preço da wallbox é mesmo bom.... esquece o que disse sobre usar uma de outro fabricante.CoolZeroFCP Escreveu: ↑sexta dez 13, 2019 4:13 pm A wallbox da Tesla custa 530€, penso que outras soluções serão sempre mais caras ou semelhantes sem nunca ser a mesma coisa.
Agora essa do cabo que vem com o carro ser a mesma coisa deixou-me baralhado
Estou a ver que tenho de ler melhor as coisas... Sempre pensei que o cabo schuko (é assim que se diz?) fosse só de carregamento lento..
Mas repara que o carro trás (segundo o que diz no site) um cabo Type 2, para que possas ligar nos PCN públicos.
E trás também um carregador doméstico que liga numa tomada normal de parede.
Mas esse mesmo carregador trás um adaptador com ficha industrial (ficha azul) se tiveres uma tomada dessas em casa ( se não tiveres podes sempre colocar), podes carregar a 16A ou seja 3,7kW... ou seja no Model 3 dá 22kms/hora.
Em 10 horas carrega 220 kms de autonomia.
Estou a basear-me apenas nas informações do site.
Se tiveres uma potencia contratada de 30A (6,9kVA), ainda te restam 14 para uso em simultâneo durante a noite. Dependendo do restante consumo durante a noite, até pode nem ser necessário contratar mais potência.
Uma wallbox só se justifica para carregamentos mais rápidos... Entretanto vi a indicação dos 530 euros. Muito bom.
No caso dessa pode ir até 11kW em trifásico o que dá uma autonomia de 65km por hora de carga... Dependendo da instalação que tens em casa, pode implicar alterações na instalação e uma nova certificação elétrica. Além de um custo com a potência elétrica bem mais elevado. Além disso, o melhor é pedir o serviço de instalação a um eletricista recomendado.
Será que se justifica?
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Re: Tesla model 3 SR+
Como o carro que tenho agora é outro, a "wallbox" também é outra, mas a situação mantém-se.
Imaginem se tinha mesmo uma wallbox... lá teria de comprar um cabo novo para a wallbox...
A minha "wallbox" era esta:
Link
Imaginem se tinha mesmo uma wallbox... lá teria de comprar um cabo novo para a wallbox...
A minha "wallbox" era esta:
Link
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Penso que existe alguma conta que estou a fazer mal...
As contas que eu fiz foram as seguintes:
1. O horário de vazio é durante a semana das 00.00 às 07.00, ou seja 7horas.
2. O carregador normal schuko faz uma carga lenta (não consigo confirmar quantos A), mas no site da Tesla diz que com o adaptador industrial azul tem 3,7kw (16A) mas como as minhas tomadas são normais e tenho electricidade monofásica deduzi que o carregador seria de 2,3 kw (10A).
3. A wall connector permite um carregamento em instalação monofásica até 7,4 kw(32A) e 11kw trifásica.
Ou seja segundo o site da Tesla, com carregamento lento posso carregar na melhor das hipóteses 14km/h o que dá 98km na melhor das hipóteses em 7 horas.
Fazendo eu na melhor das hipóteses 100km num dia, o carregamento lento fica muito curto para a minha utilização diária.
Já carregando 3,7 kw que segundo a tesla carrega 23km/h em 7 horas dá 154km o que já é um número confortável para a minha utilização diária.
Alguém me pode ajudar a confirmar o que estou a fazer errado?
As contas que eu fiz foram as seguintes:
1. O horário de vazio é durante a semana das 00.00 às 07.00, ou seja 7horas.
2. O carregador normal schuko faz uma carga lenta (não consigo confirmar quantos A), mas no site da Tesla diz que com o adaptador industrial azul tem 3,7kw (16A) mas como as minhas tomadas são normais e tenho electricidade monofásica deduzi que o carregador seria de 2,3 kw (10A).
3. A wall connector permite um carregamento em instalação monofásica até 7,4 kw(32A) e 11kw trifásica.
Ou seja segundo o site da Tesla, com carregamento lento posso carregar na melhor das hipóteses 14km/h o que dá 98km na melhor das hipóteses em 7 horas.
Fazendo eu na melhor das hipóteses 100km num dia, o carregamento lento fica muito curto para a minha utilização diária.
Já carregando 3,7 kw que segundo a tesla carrega 23km/h em 7 horas dá 154km o que já é um número confortável para a minha utilização diária.
Alguém me pode ajudar a confirmar o que estou a fazer errado?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Entretanto vi agora as respostas...
Deixa lá ver se consigo perceber
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Então segundo percebi é possível instalar uma tomada azul industrial numa instalação monofasica?
Com isso seria possível usar o carregador com o adaptador azul e carregar a 3,7 kw?
3,7kw era a potência que estava a pensar carregar diariamente para manter a bateria sempre com a mesma percentagem e tentar prolongar a sua vida útil.
Com isso seria possível usar o carregador com o adaptador azul e carregar a 3,7 kw?
3,7kw era a potência que estava a pensar carregar diariamente para manter a bateria sempre com a mesma percentagem e tentar prolongar a sua vida útil.
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Re: Tesla model 3 SR+
Exatamente.CoolZeroFCP Escreveu: ↑sexta dez 13, 2019 9:59 pm Então segundo percebi é possível instalar uma tomada azul industrial numa instalação monofasica?
Com isso seria possível usar o carregador com o adaptador azul e carregar a 3,7 kw?
3,7kw era a potência que estava a pensar carregar diariamente para manter a bateria sempre com a mesma percentagem e tentar prolongar a sua vida útil.
Repara que a tomada azul é monofásica mas é segura para 16A
As outras tomadas (as normais de casa) não devem ser usadas para ligações de 16A. Pelo que percebi, o próprio carregador limita a potência se não tiver o adaptador para a azul.
A tomada que tens na garagem podes substituir por uma azul ou meter ao lado uma azul caso precises da normal para outros aparelhos. Mas verifica (pede a um eletricista) se os fios que ligam essa tomada vem direta do quadro, se tem a espessura correta, e no quadro tem disjuntor próprio e de preferência também um diferencial 30mA.
E assim carregas a 3,7kW
Outra coisa. O bi-horário é de 7 horas se tiveres o ciclo semanal. Em que tens o domingo todo em vazio e parte do sábado.
Mas podes mudar para o ciclo diário, em que tens todos os dias 10 horas. das 22:00 as 8:00.
É este que eu uso.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Já vi o que estava a entender errado.
Sempre pensei que a tomada azul industrial fosse trifásica ou bifasica de 380v.
Mas pelo que percebi a azul de 3 pinos é monofasica mas está preparada para 16A 3,7kw. A azul de 4 pinos será bifasica de 380v. E a trifásica será a vermelha de 5 pinos 480v.
Sendo assim irei alterar o que tinha planeado.
Para já estou a pensar em instalar a tomada azul de 3 pinos directamente ao quadro com disjuntor próprio e uma schuko também com cabo próprio e disjuntor.
Posteriormente depois do carro chegar logo avalio se será necessário a wall connector.
Mais uma vez obrigado pela ajuda
Sempre pensei que a tomada azul industrial fosse trifásica ou bifasica de 380v.
Mas pelo que percebi a azul de 3 pinos é monofasica mas está preparada para 16A 3,7kw. A azul de 4 pinos será bifasica de 380v. E a trifásica será a vermelha de 5 pinos 480v.
Sendo assim irei alterar o que tinha planeado.
Para já estou a pensar em instalar a tomada azul de 3 pinos directamente ao quadro com disjuntor próprio e uma schuko também com cabo próprio e disjuntor.
Posteriormente depois do carro chegar logo avalio se será necessário a wall connector.
Mais uma vez obrigado pela ajuda
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Re: Tesla model 3 SR+
Não há tomadas azuis de 4 pinos, nem bifasicas.
O que há é 2 tomadas azuis, ambas monofásicas, uma que permite 16A e outra maior que permite 32A.
Todas as tomadas CEE trifásicas são vermelhas.
Em relação ao carregar mais devagar proteger melhor a bateria, em carregamentos lentos é um mito total e só resulta em desperdício de energia, devido à menor eficiência de carregamento.
Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
O que há é 2 tomadas azuis, ambas monofásicas, uma que permite 16A e outra maior que permite 32A.
Todas as tomadas CEE trifásicas são vermelhas.
Em relação ao carregar mais devagar proteger melhor a bateria, em carregamentos lentos é um mito total e só resulta em desperdício de energia, devido à menor eficiência de carregamento.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Esta tomada não é bifasica 380v?
Duas fases, um neutro e um terra?
Duas fases, um neutro e um terra?
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Re: Tesla model 3 SR+
Boas,
A melhor coisa que tens a fazer, se tens a possibilidade claro, e ligar directamente ao quadro (disjuntor de proteccao com neutro de 300mA preferencia) e esquecer "fichas". Digo isto porque cada "interupcao" entre ligacoes mais cedo ou mias tarde fica com folga e dai podem vir outros problemas. Assim iras ter sempre a disposicao toda a energia e nao ha divergencias. Nao te esquecas da boa ligacao a terra.
Beco
A melhor coisa que tens a fazer, se tens a possibilidade claro, e ligar directamente ao quadro (disjuntor de proteccao com neutro de 300mA preferencia) e esquecer "fichas". Digo isto porque cada "interupcao" entre ligacoes mais cedo ou mias tarde fica com folga e dai podem vir outros problemas. Assim iras ter sempre a disposicao toda a energia e nao ha divergencias. Nao te esquecas da boa ligacao a terra.
Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Sim a ideia será sempre essa, ligação directa ao quadro com cabos e disjuntores individuais, seja tomada schuko, azul 3 pinos ou no futuro wall connector. Para já só não irei passar os cabos para a wall connector pois se a tomada azul permite carregar a 3,7 kw não devo precisar da wall connector. Sendo para já 6 cabos e 2 disjuntores (1 neutro, 1 fase e 1 terra e 1 disjuntor para cada tomada).