DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Não tenho estado muito atento a isto, mas vou passar a verificar regularmente:
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Já andava para rodar a posição das rodas... foi hoje.
Dado o equilíbrio de desgaste e por uma questão de simplificação de trabalho, optei por trocar como se fossem pneus direcionais (não são). Ou seja, da frente para trás e de trás para a frente sem cruzamento.
Ao fim de 28024kms a diferença de desgaste entre a frente e a traseira é apenas de 0,8mm. Ou seja, 5,3mm a frente e 6,1mm atrás.
E sem qualquer diferença entre lados.
Só prova o excelente equilíbrio do carro.
Aproveitei também para pesar uma roda: 24,7kg
Alguém que tenha a outra versão de jante, gostava de saber o peso...
Dado o equilíbrio de desgaste e por uma questão de simplificação de trabalho, optei por trocar como se fossem pneus direcionais (não são). Ou seja, da frente para trás e de trás para a frente sem cruzamento.
Ao fim de 28024kms a diferença de desgaste entre a frente e a traseira é apenas de 0,8mm. Ou seja, 5,3mm a frente e 6,1mm atrás.
E sem qualquer diferença entre lados.
Só prova o excelente equilíbrio do carro.
Aproveitei também para pesar uma roda: 24,7kg
Alguém que tenha a outra versão de jante, gostava de saber o peso...
-
- Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Eu fiz essa mesma troca aos 25.000 km: https://www.facebook.com/groups/outland ... 022225562/
E depois os 4 pneus novos aos 50.000 km: https://www.facebook.com/groups/outland ... 073408151/
E depois os 4 pneus novos aos 50.000 km: https://www.facebook.com/groups/outland ... 073408151/
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Pelo desgaste verificado eu diria que estes devem durar mais de 50 mil.
Mas é a primeira vez que uso Yokohama... não sei se terá variação do ritmo de desgaste.
Pelo menos deverão chegar aos 60 mil. Espero.
Mas é a primeira vez que uso Yokohama... não sei se terá variação do ritmo de desgaste.
Pelo menos deverão chegar aos 60 mil. Espero.

-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Hoje, uma situação engraçada.
Na AE a 110 e muito vento... de repente começou a ouvir-se umas notas de flauta...
Todos olhara-mos para os telemóveis a procura da origem do som.
Para grande surpresa nossa o som vinha do exterior... das barras de tejadilho.
Mais tarde percebi que saíram algumas borrachas que tapam a calha inferior das barras.... não todas, mas por uma estranha coincidência faziam soar várias notas musicais, por vezes até parecendo uma melodia com as variações do sentido do vento e força.
Entretanto retirei as barras e pretendo testar a variação de consumo na AE.
Na AE a 110 e muito vento... de repente começou a ouvir-se umas notas de flauta...
Todos olhara-mos para os telemóveis a procura da origem do som.
Para grande surpresa nossa o som vinha do exterior... das barras de tejadilho.
Mais tarde percebi que saíram algumas borrachas que tapam a calha inferior das barras.... não todas, mas por uma estranha coincidência faziam soar várias notas musicais, por vezes até parecendo uma melodia com as variações do sentido do vento e força.

Entretanto retirei as barras e pretendo testar a variação de consumo na AE.
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
LOL... realmente a aerodinâmica é uma ciência engraçada...
Sem as ditas acredito que vai ajudar no consumo nada de exagerado mas...
Sem as ditas acredito que vai ajudar no consumo nada de exagerado mas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Só agora me apercebi deste screenshot... é impressão minha ou a saúde da bateria já está a 85%?!? em menos de 1 ano?APHenriques Escreveu: ↑quarta dez 25, 2019 12:53 pm Não tenho estado muito atento a isto, mas vou passar a verificar regularmente:
Screenshot_20191225-123310.png
Qual a garantia da Mitsubishi para baterias?! Por esse andar vai degradar bateria mesmo rápido...
Por acaso viste como estava a saúde quando te entregaram o carro?
Os Phev (devido a menor bateria e maior # de ciclos) têm tendência a degradar muito mais rapidamente as baterias...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Nem todos o caso dos Amperas nem se nota alias com saúde bem acima com muitas centenas de milhar kms.Os Phev (devido a menor bateria e maior # de ciclos) têm tendência a degradar muito mais rapidamente as baterias...
Acredito que a refrigeração e um buffer enorme ajuda imenso... e se a refrigeração for liquida melhor ainda...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Pois... por acaso não vi como estava de inicio. Falha minha.
Mas para já não noto diferença significativa na autonomia... exceto na carga noturna pois está frio. E gasta mais quando sai logo de manha. Também tenho programado o pré aquecimento do habitáculo... uma funcionalidade que já se tornou indispensável.
O carro tem pouco mais de um ano. 30 mil kms.
Segundo a garantia (tenho de confirmar) mas dá direito a bateria nova se descer abaixo dos 70%.
Mas para já não noto diferença significativa na autonomia... exceto na carga noturna pois está frio. E gasta mais quando sai logo de manha. Também tenho programado o pré aquecimento do habitáculo... uma funcionalidade que já se tornou indispensável.
O carro tem pouco mais de um ano. 30 mil kms.
Segundo a garantia (tenho de confirmar) mas dá direito a bateria nova se descer abaixo dos 70%.
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Correcto, creio que o Telmo sabe os valores e já houve alguns que trocaram!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Sim, o Ampera é um phev à parte nesse ponto....
Pena não teres indicador quando novo... podia dar uma ajuda pois pode ter vindo já só com 95% (tempo de espera após fabrico bateria e do transporte do carro, não sei bem)... mas se num ano já baixou para os 85%... parece-me que vais ter direito a bateria nova em garantia... (bom para consumidor mas se calhar não tão bom para ambiente).
Pena não teres indicador quando novo... podia dar uma ajuda pois pode ter vindo já só com 95% (tempo de espera após fabrico bateria e do transporte do carro, não sei bem)... mas se num ano já baixou para os 85%... parece-me que vais ter direito a bateria nova em garantia... (bom para consumidor mas se calhar não tão bom para ambiente).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Pois a primeira troca será em garantia possivelmente, mas pode evidenciar uma duração curta para cada bateria.... ou talvez não.
Agora vou verificando regularmente.
Faço sempre uma carga noturna completa e quase sempre uma total ou parcial diurna.
A quantidade de energia carregada não teve variação,
A autonomia é menor, mas claramente justificada pelo consumo de energia no aquecimento.
Nas manhãs abaixo dos 5 graus... o que na minha região é raro, entra em funcionamento o MCI claramente para garantir que não gasta muita energia a aquecer o habitáculo. Mas acima de 6 graus usa apenas a bateria.
Agora vou verificando regularmente.
Faço sempre uma carga noturna completa e quase sempre uma total ou parcial diurna.
A quantidade de energia carregada não teve variação,
A autonomia é menor, mas claramente justificada pelo consumo de energia no aquecimento.
Nas manhãs abaixo dos 5 graus... o que na minha região é raro, entra em funcionamento o MCI claramente para garantir que não gasta muita energia a aquecer o habitáculo. Mas acima de 6 graus usa apenas a bateria.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Entretanto, nova viagem (330kms, sendo 300 de AE), sem as barras de tejadilho...
Consumo de 7,3 l/100 contra os anteriores 7,6 l/100
Deu para verificar que a diferença de ruído é praticamente nula... as barras estão bem projetadas e certamente fazem alguma resistência, mas é insignificante.
Deu para perceber que a diferença de consumo tem outra causa.
Na viagem anterior usei a função de carga numa zona plana, (meia carga) para usar depois na zona montanhosa.... não compensa.
A gestão automática do modo "normal" usa muito menos o MCI e não sujeita a bateria a uma carga a mais... sem beneficios em consumo.
esta função pode ser util apenas quando se pretende ter autonomia após a AE para mais de 20 kms em cidade ou estrada regional. Mesmo assim, parece-me mais eficaz guardar a carga externa para mais tarde, sem a usar na AE.
O sistema comporta-se em "save" da mesma forma que em "normal" sem bateria... ou seja como um HEV.
Resta acrescentar que os 7,3 devem corresponder a 7 litros reais. O CB tende a ser pessimista.
Consumo de 7,3 l/100 contra os anteriores 7,6 l/100
Deu para verificar que a diferença de ruído é praticamente nula... as barras estão bem projetadas e certamente fazem alguma resistência, mas é insignificante.
Deu para perceber que a diferença de consumo tem outra causa.
Na viagem anterior usei a função de carga numa zona plana, (meia carga) para usar depois na zona montanhosa.... não compensa.
A gestão automática do modo "normal" usa muito menos o MCI e não sujeita a bateria a uma carga a mais... sem beneficios em consumo.
esta função pode ser util apenas quando se pretende ter autonomia após a AE para mais de 20 kms em cidade ou estrada regional. Mesmo assim, parece-me mais eficaz guardar a carga externa para mais tarde, sem a usar na AE.
O sistema comporta-se em "save" da mesma forma que em "normal" sem bateria... ou seja como um HEV.
Resta acrescentar que os 7,3 devem corresponder a 7 litros reais. O CB tende a ser pessimista.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Um CB pessimista nos consumos... not bad at all...APHenriques Escreveu: ↑sexta jan 17, 2020 11:43 pm Resta acrescentar que os 7,3 devem corresponder a 7 litros reais. O CB tende a ser pessimista.

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Eu nunca tive um carro em que o CB marcasse um consumo superior ao real... É mesmo uma exceção. Já tinha referido isso mais atrás neste DB.
Entretanto, fui a bomba antes de carregar de eletricidade e confirmei mais uma vez. O consumo real foi 6,9 l/100.
Entretanto, fui a bomba antes de carregar de eletricidade e confirmei mais uma vez. O consumo real foi 6,9 l/100.
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
No meu HCH também sempre foi pessimista em 0,3L\100.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Se calhar era a poupança do sistema, não?! OK...também poupança sempre devia ser mais que meio litro...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Penso que não, pois o que o motor consome é medido da mesma forma de um Honda convencional e lembro-me de ter esta conversa nos foruns da Honda e só o HCH é que era pessimista. Mesmo o IMA (modelo anterior) era otimista, tal como o Insight, ou o CRZ.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Durante a carga são estes os valores
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques
Sim se é o carregador original creio que não dá mais que os 10Ah, o T3lmo podia dar a sua opinião como é proprietário de um!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga