DB Leaf 40 PeMiFer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Pois, eu também tenho visto isso, mas nunca vi foi estacionado num valor durante 20 000kms.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Hum e esses 20.000kms em quanto tempo... só para termos essa noção pois é o principal fator de degradação (ao que tenho ouvido).
"Freddy Krueger"
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Cerca de meio ano, lembro-me de ver os 90,09€ em Setembro cerca de 32 000kms, agora anda nos 90,37%, está a chegar aos 50 000kms.
Não estranho o facto do SOH não mexer, estranho mais é os 10% que cairam muito rapidamente sem se notar nada na autonomia do carro.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
É tudo uma questão de como o BMS lê dados da bateria... pode estar a ser conservador agora e sê-lo menos mais para a frente... ainda não se sabe muito bem como coisa funciona!
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Uma coisa sei, desta forma funciona muito mal para a imagem da Nissan. Qual é o carro que é pessimista nestas coisas?
Até o Ioniq parece que esconde a degradação na reserva da bateria enquanto a Nissan diz que está pior do que a realidade...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
A melhor forma (e a que me parece melhor) é o teste de tomada 1x ano... é deixar carro ir até desligar...e carregar até 100% medindo energia... e fazer isto 1x ano... assim fica-se com uma ideia mais correta da real quantidade (kwh) colocados na bateria...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Eu não sou apologista dos testes de tomada.
Qualquer informação que possa ser util pode ser obtida através do Leaf Spy.
Até porque no teste de tomada mede-se a energia que entra no carro, não a que entra na bateria.
É só consultar a página 3 deste DB para ver o post sobre perdas.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... #p11282608
Qualquer informação que possa ser util pode ser obtida através do Leaf Spy.
Até porque no teste de tomada mede-se a energia que entra no carro, não a que entra na bateria.
É só consultar a página 3 deste DB para ver o post sobre perdas.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Sim, mas as perdas podem-se calcular mais facilmente que todas as variaveis de uma bateria, o LS informa o SOH com base num algoritmo, o problema do LS e de qualquer software que calcule níveis de bateria são muito pouco precisos, pois os valores que eles lêem com alguma eficacia são valores de tensão, mas as baterias acumulam corrente e isso é muito difícil de medir com base na vida do carro, porque existem muitas variaveis ao longo da vida da bateria, isto falando do SOC, muito mais dificil ainda a degradação.
A forma mais precisa para esse calculo é mesmo o teste de bateria, tentar fazer com a tensão estabilizada entre celulas, temperatura e tensão da rede iguais, com estes items assegurados não deve fugir muito usando o mesmo EVSE.
A forma mais precisa para esse calculo é mesmo o teste de bateria, tentar fazer com a tensão estabilizada entre celulas, temperatura e tensão da rede iguais, com estes items assegurados não deve fugir muito usando o mesmo EVSE.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Mas para ver a capacidade duma bateria normalmente mede-se a energia que sai da mesma até ela descarregar, e não a que entra durante a carga...
Não sei se não preferiria também o método pelo leaf spy...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
A capacidade de uma bateria é a energia que ela consegue armazenar, o que sai tem ainda mais variáveis do que o que entra, a dificuldade aumenta com o facto de existir a regeneração. Se numa determinada altura ela consegue acumular X kWh teremos que reunir as mesmas condições para ver a diferença, não encontro método mais fiável que este.
O LS funciona melhor quantos mais e maiores ciclos se fizerem, ou seja, fazendo ciclos curto fica completamente à toa.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
O que consegue armazenar, correcto. Mas isso é diferente do que passa pela tomada...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Ninguém disse o contrário, só que é mais fácil saber o que entra e para onde vai do que o que sai.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Muito util. Ainda me lembro da minha confusão quando quis mudar as escovas num carro que tive em tempos, sem saber meter em modo serviço, hehehe
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Concordo... especialmente tendo em conta o fator regeneração que pode ser bem relevante...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Sábado foi dia de banhoca...

Preparação para a lavagem:

A cor disfarça a sujidade mas a falta de uniformidade da mesma denuncia a necessidade de lavagem.

Atrás também se nota a sujidade.

Primeiro guarda-lama lavado. Até parece de cor diferente.

Metade do carro lavado, metade da traseira lavada... a diferença.

É zero emissões mas não é zero retenções. Assim fica foleiro.

Depois do trabalho de escova, ficou um bocadinho melhor!

Parte do trabalho feita. Água pretinha!

Por dentro era mais que óbvio que precisava de uma limpeza.

Assim está muito melhor!

Preparação para a lavagem:
- 1 balde com cerca de 5 litros de água com detergente
- 1 balde com cerca de 20 litros de água

A cor disfarça a sujidade mas a falta de uniformidade da mesma denuncia a necessidade de lavagem.

Atrás também se nota a sujidade.

Primeiro guarda-lama lavado. Até parece de cor diferente.

Metade do carro lavado, metade da traseira lavada... a diferença.

É zero emissões mas não é zero retenções. Assim fica foleiro.

Depois do trabalho de escova, ficou um bocadinho melhor!

Parte do trabalho feita. Água pretinha!

Por dentro era mais que óbvio que precisava de uma limpeza.

Assim está muito melhor!
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Eu nunca tinha espreitado a ficha de segurança do carro... (nem no anterior, agora tenho pena pois poderia comparar)
Surpreendentemente, pelo menos para mim, por baixo da tampa está outra tampa, ainda por cima, aparafusada.
Não era suposto os bombeiros terem acesso rápido e fácil a esta ficha? (se calhar estou confundido acerca do seu objetivo)







Surpreendentemente, pelo menos para mim, por baixo da tampa está outra tampa, ainda por cima, aparafusada.
Não era suposto os bombeiros terem acesso rápido e fácil a esta ficha? (se calhar estou confundido acerca do seu objetivo)







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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Isso é que foi trabalhar....
Podias ter lá passado por casa...quem lava um.... cof cof...
Relativamente ao interruptor, penso que poderiam ter escolhido um local melhor... para levar 3 pessoas atrás não dá jeito nenhum ao que vai no meio..
Enfim.
Podias ter lá passado por casa...quem lava um.... cof cof...

Relativamente ao interruptor, penso que poderiam ter escolhido um local melhor... para levar 3 pessoas atrás não dá jeito nenhum ao que vai no meio..
Enfim.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Tantas viagens que faço ao Entroncamento, este fim de semana o plano foi diferente: já há 1 (um) PCN no Entroncamento.
Por acaso bem perto da casa da minha mãe!
Chego ao posto está um Zoe a carregar com o cabo muito jeitosinho todo enroladinho.
Mais tarde o dono apareceu e eu expliquei-lhe o motivo porque não devia fazer isto.
Compreendeu, agradeceu-me e ainda disse: "quem me vendeu o carro devia ter-me explicado isso".

Entretanto desenrolei o cabo do Zoe, prendo o meu e começo o carregamento.

Carregamento começado, ótimo! O posto indica que está a comunicar com sucesso com a Mobi.e.

O que é isto? Terminei o carregamento? Não terminei nada!

Ainda tentei ser mais teimoso que o PCN mas não consegui...
Entretanto chegou o senhor do Zoe e o meu carro fica a carregar na tomada que estava a funcionar.
Ótimo!
Segundo o senhor do Zoe, a tomada que eu estava a tentar utilizar à algum tempo que tem este problema de parar os carregamentos.

O carro apenas carregou 2 horas.
Como uma das tomadas do posto funcionou bem durante 2 horas ainda pedi para a Mobi.e fazer reset ao posto.

Não adiantou!
E lá ficou o posto com as 2 tomadas inutilizadas.

Afinal o plano de fim de semana diferente saiu furado.
Tive de, como sempre tenho feito, carregar no PCR de Santarém.
Deve ser azar meu, mas cada vez que tento contar com um PCN para uma viagem é isto.
Por acaso bem perto da casa da minha mãe!
Chego ao posto está um Zoe a carregar com o cabo muito jeitosinho todo enroladinho.
Mais tarde o dono apareceu e eu expliquei-lhe o motivo porque não devia fazer isto.
Compreendeu, agradeceu-me e ainda disse: "quem me vendeu o carro devia ter-me explicado isso".

Entretanto desenrolei o cabo do Zoe, prendo o meu e começo o carregamento.

Carregamento começado, ótimo! O posto indica que está a comunicar com sucesso com a Mobi.e.

O que é isto? Terminei o carregamento? Não terminei nada!

Ainda tentei ser mais teimoso que o PCN mas não consegui...
Entretanto chegou o senhor do Zoe e o meu carro fica a carregar na tomada que estava a funcionar.
Ótimo!
Segundo o senhor do Zoe, a tomada que eu estava a tentar utilizar à algum tempo que tem este problema de parar os carregamentos.

O carro apenas carregou 2 horas.
Como uma das tomadas do posto funcionou bem durante 2 horas ainda pedi para a Mobi.e fazer reset ao posto.

Não adiantou!
E lá ficou o posto com as 2 tomadas inutilizadas.

Afinal o plano de fim de semana diferente saiu furado.
Tive de, como sempre tenho feito, carregar no PCR de Santarém.
Deve ser azar meu, mas cada vez que tento contar com um PCN para uma viagem é isto.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Fico sempre com os cabelos em pé, os poucos que tenho, quando vejo afirmações do tipo "não sei se consigo fazer uma viagem porque não sei se os carregadores estão em funcionamento", ou outra "consigo viajar porque telefono para a Mobi.e a perguntar o estados de todos os carregadores que penso utilizar".
É conhecida a minha má opinião acerca da Mobi.e mas vamos a números em vez de "achismos"! A Mobi.e é má?
Sim!
A Mobi.e tem gente competente?
Duvido!
Pode-se viajar sem medo usando a rede de carregamentos rápidos?
SIM!
É conhecida a minha má opinião acerca da Mobi.e mas vamos a números em vez de "achismos"! A Mobi.e é má?
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