Tesla model 3 SR+
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Re: Tesla model 3 SR+
Pois mas o que conta mesmo para o consumo é a energia consumida da tomada em relação ao numero de kms.
Obviamente que os consumos variam conforme é usado pelos motores, pela climatização ou por qualquer outra coisa.
O que interessa é os custos dessa energia com uma utilização normal.
O meu também gasta bem menos energia se não usar a climatização.... mas isso não me interessa nada.
Não me parece que o modo sentinela tenha um consumo significativo... deverá mesmo ser um consumo residual.
O maior num carro é sempre dos motores e da climatização.
Obviamente que os consumos variam conforme é usado pelos motores, pela climatização ou por qualquer outra coisa.
O que interessa é os custos dessa energia com uma utilização normal.
O meu também gasta bem menos energia se não usar a climatização.... mas isso não me interessa nada.
Não me parece que o modo sentinela tenha um consumo significativo... deverá mesmo ser um consumo residual.
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Re: Tesla model 3 SR+
Pelo contrário. O modo sentinela gasta bastante, ao ponto de a Tesla recomendar desligar se o carro estiver parado mais que uma semana.
Existe um vídeo do Bjorn onde ele foi "socorrer" o carro de um conhecido que tinha ido de férias, senão quando este voltasse, não teria bateria.
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Existe um vídeo do Bjorn onde ele foi "socorrer" o carro de um conhecido que tinha ido de férias, senão quando este voltasse, não teria bateria.
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Re: Tesla model 3 SR+
Sim, tb vi esse video do Bjorn
...
O Sentinel gasta, mas é em muitos dias, não deve ser relevante em 8 horas e andando 100/120kms dia... eu aponto tb esse gasto maior sim à taxa de eficiência do carregador interno...
Penso também que o CB (computador bordo) do tesla não deve contabilizar a energia que sai da ficha para o carro, mas sim a energia que carro consome durante andamento (motor, acessórios, climatizaçao), seja na minha prespectiva nessa média de consumos penso que poderá não estar:
- Gasto do modo sentinel (pois carro não está verdadeiramente on/andar...);
- Taxa de eficiência do carregador interno (normalmente fala-se de 90% nos BEV)

O Sentinel gasta, mas é em muitos dias, não deve ser relevante em 8 horas e andando 100/120kms dia... eu aponto tb esse gasto maior sim à taxa de eficiência do carregador interno...
Penso também que o CB (computador bordo) do tesla não deve contabilizar a energia que sai da ficha para o carro, mas sim a energia que carro consome durante andamento (motor, acessórios, climatizaçao), seja na minha prespectiva nessa média de consumos penso que poderá não estar:
- Gasto do modo sentinel (pois carro não está verdadeiramente on/andar...);
- Taxa de eficiência do carregador interno (normalmente fala-se de 90% nos BEV)
"Freddy Krueger"
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EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
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Re: Tesla model 3 SR+
Eu não vi esse video, mas também não é preciso uma vez que as contas são fáceis de fazer.jfr2006 Escreveu: ↑domingo abr 05, 2020 8:32 pm Pelo contrário. O modo sentinela gasta bastante, ao ponto de a Tesla recomendar desligar se o carro estiver parado mais que uma semana.
Existe um vídeo do Bjorn onde ele foi "socorrer" o carro de um conhecido que tinha ido de férias, senão quando este voltasse, não teria bateria.
Supondo que o consumo é de 100Wh, o que é perfeitamente plausível, considerando que implica alguns processadores e sensores, câmaras...
em 8 horas terá um consumo de 0,8kWh... o que na pratica é insignificante.
Mas se o carro estiver parado uma semana já dá 16.8kWh... o que já é significativo...
Eu acredito que o consumo total com o modo sentinela ativo seja superior aos 100Wh. Há sempre outros dispositivos ativos como em qualquer carro...
Já tive uma Citroen C8 que numa semana mandava a bateria abaixo... obviamente não era uma bateria destas, mas também o carro não tinha nada de especial...
Não tenho duvidas que o M3 seja bastante eficiente tanto em aceleração como em regeneração e como tal um consumo na tomada de 16kWh/100kms parece-me muito bom. Abaixo disso já me custa a acreditar. Isto numa utilização normal.
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Re: Tesla model 3 SR+
Sim, concordo com contas do APHenriques.. no dia-a-dia se gastares 1kwh (pelo meu preço energia) são uns 0,15 EUR para Sentinel, seja (x22 dias), 3,30 eur e menos de 40 eur anuais... e ficas descansado...
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Re: Tesla model 3 SR+
Acho que se estão a esquecer de um pormenor importante, o M3 liga a climatização das baterias quando inicia a carga, certo?
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Re: Tesla model 3 SR+
Acho que ainda é pior

Se não estou em erro o TM3 (e acho que todos os Teslas) tem o sistema de gestão temperatura baterias em permanente "ready to go"... basta temperatura chegar a determinados níveis (baixo ou alto) e sistema funciona "per se" - acho que só há um overide disto quando nível de bateria baixa muito.
Claro que as balizas para ligar sistema (em modo aquecimento ou arrefecimento) acho que são em condições extremas de frio/calor... mesmo assim, pode acontecer (normalmente em localizações de extremo frio ou de extremo calor e quando carro não fica em garagem)..
Posso estar enganado, mas tenho essa ideia...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Hoje o modo sentinela gastou 4% da bateria.
Sim realmente não me estava a lembrar do sistema de arrefecimento das baterias durante o carregamento. Não faço ideia se isso consome muito ou não... Mas durante o dia esse sistema está sempre em funcionamento, pois dá para ouvir vários pequenos barulhos vindos do carro
Isso, o facto de estar sempre ligado à Internet, alguns sensores ligados, etc representam o consumo de quase 1% por dia (penso que já será menor pois vi algures pela Internet que a última actualização tinha reduzido isso).
De qualquer forma o que realmente interessa é o consumo na tomada no final do mês
Como estes dias tenho por uma questão de trabalho carregado até 90% e tenho usado a tomada de 16A, não tenho conseguido fazer medição de consumos.
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Sim realmente não me estava a lembrar do sistema de arrefecimento das baterias durante o carregamento. Não faço ideia se isso consome muito ou não... Mas durante o dia esse sistema está sempre em funcionamento, pois dá para ouvir vários pequenos barulhos vindos do carro

De qualquer forma o que realmente interessa é o consumo na tomada no final do mês

Como estes dias tenho por uma questão de trabalho carregado até 90% e tenho usado a tomada de 16A, não tenho conseguido fazer medição de consumos.
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Re: Tesla model 3 SR+
Pois, todos os Teslas têm o famoso "ghost drain" que não se vê noutros... meu Leaf parado à +15 dias e ainda com percentagem de bateria igual (já o fui ligar umas 2 ou 3x para confirmar)....
Culpados:
- O sistema "always on" da Tesla;
- Controlo temperatura da bateria (e nos model S/X acho que também tinha um sistema que não deixava temperatura interior do carro passar dos 50º para não danificar o LCD...vi algo online sobre isso)
São muitas "merdices" (ehehhe) a gastar energia...
Culpados:
- O sistema "always on" da Tesla;
- Controlo temperatura da bateria (e nos model S/X acho que também tinha um sistema que não deixava temperatura interior do carro passar dos 50º para não danificar o LCD...vi algo online sobre isso)
São muitas "merdices" (ehehhe) a gastar energia...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Sim o model 3 tem essa opção para ligar automaticamente a climatização para evitar o overheating da cabine.
Hoje passei mais tempo no trabalho e foram 5% para o modo sentinela. Ou seja, são 2,48 a 3,1kwh para o modo sentinela. Parece-me que é esse o culpado pela diferença na tomada.
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Hoje passei mais tempo no trabalho e foram 5% para o modo sentinela. Ou seja, são 2,48 a 3,1kwh para o modo sentinela. Parece-me que é esse o culpado pela diferença na tomada.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Devido a estar novamente de quarentena permitiu fazer um novo teste ao phantom drain depois do último update da semana passada.
Deixei o carro parado durante 7 dias sem utilizar, sem aceder remotamente e com o modo sentinela desligado. Conclusão: não perdeu nenhuma percentagem de bateria!!! Já tinha visto pela net quem já recebeu este update mais cedo a relatar menos de 0,5% de perda de bateria, mas agora 0% em 7 dias? Se assim for, muito bom mesmo!
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Deixei o carro parado durante 7 dias sem utilizar, sem aceder remotamente e com o modo sentinela desligado. Conclusão: não perdeu nenhuma percentagem de bateria!!! Já tinha visto pela net quem já recebeu este update mais cedo a relatar menos de 0,5% de perda de bateria, mas agora 0% em 7 dias? Se assim for, muito bom mesmo!
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Re: Tesla model 3 SR+
Espero que esteja tudo bem por aí...
É um bom update esse...
No Leaf vou ver hoje final do dia como está... está agora à 30 dias parado
É um bom update esse...
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"Freddy Krueger"
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
A questão da phantom drain parece estar resolvida. Desta vez foram 6 dias sem perder bateria.
Entretanto outro acessório...
Para o trabalho que dão estes kits, parece-me que é mais fácil chamar a assistência em viagem, mas nunca se sabe...
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Entretanto outro acessório...
Para o trabalho que dão estes kits, parece-me que é mais fácil chamar a assistência em viagem, mas nunca se sabe...

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Re: Tesla model 3 SR+
Looool.....hoje em dia para poupar €€ (e nao peso) metem um frasco de nhanha e um compressor dos chinocas. Assim dispensa pneu, macaco e outros acessorios. Penso que "mudar uma roda" ja pertence ao passado e tenho a certeza que estes "novos" condutores nem sequer sabem o que e manter e verificar niveis etc. etc. Acho que estou a ficar velho??? Agora dou um conselho, e segue se quiser, esquece esses brinquedos para remendar e encher a roda. Aquilo so funciona se tiver um furo muito pequeno e nem sempre. Alem disso o que metem no "frasco" tem prazo de validade e deixa mais lixo dentro de um pneu do que e bom pensar. Melhor solucao: Assistencia em viagem (sim por um furo, impensavel ha uns anos) e rebocar para ser arranjado/substituido.
Eu ja padeco do mesmo mal, embora ja nao mudo rodas ha uns tempos mas e sempre uma (falsa) esperanca ter uma rodinha extra no porta bagagens.
Esse Tesla......
Foi para uma casa boa, tem mais mimos que o dono......Parabens
M
Eu ja padeco do mesmo mal, embora ja nao mudo rodas ha uns tempos mas e sempre uma (falsa) esperanca ter uma rodinha extra no porta bagagens.
Esse Tesla......







M
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+



Sim, o kit para os furos é para usar só mesmo em último caso. Na altura só comprei pois tinha um desconto na norauto e não estava a precisar de comprar nada. Como também não tenho compressor tem dado para rectificar a pressão dos pneus dos carros cá de casa

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Re: Tesla model 3 SR+
Eu já tive alguns carros (jipes por exemplo) que carregaram os pesados pneus suplentes durante milhares de kms sem nunca os usarem.
Devo ter feito 2 milhões de kms até hoje e nunca mudei um pneu por furo.
Em todos os meus carros com ou sem pneu, existe sempre um compressor... e melhor que os químicos que acabam por estragar os pneus por dentro, uns parafusos de madeira e uma chave phillips e um alicate.
Se o prego ficou lá e está a perder ar, o melhor é tirar e enroscar o parafuso... já tive um que ficou no pneu até a substituição deste.
Devo ter feito 2 milhões de kms até hoje e nunca mudei um pneu por furo.
Em todos os meus carros com ou sem pneu, existe sempre um compressor... e melhor que os químicos que acabam por estragar os pneus por dentro, uns parafusos de madeira e uma chave phillips e um alicate.
Se o prego ficou lá e está a perder ar, o melhor é tirar e enroscar o parafuso... já tive um que ficou no pneu até a substituição deste.
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Re: Tesla model 3 SR+
Para mim tem chegado um kit destes e o compressor original do carro.

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
É semelhante ao que se usa nas Bikes de btt.accoelho Escreveu:Para mim tem chegado um kit destes e o compressor original do carro.
Já alguma vez usaste? Resolveu bem o problema?
Não sou grande crente no tubeless nas bikes... Sei que até será a melhor coisa do mundo, nas nas minhas deslocações para o trabalho e até nas viagens longas não dispenso a velha câmera de ar.
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- Membro Silver
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Re: Tesla model 3 SR+
Vocês são uns sortudos, só com tapa furos já tinha ficado atascado três vezes, uma vez rachei o pipo a encher o pneu
outra partiu-se em andamento em pneus novos (sensores pipis nos pipos dão nisto, os comuns trocam-se com os pneus) e uma terceira noutro veículo com pneu chinoca relativamente novo saltou o pipo em andamento.
E não, não ando a roçar passeios com as rodas! As jantes são minhas testemunhas!

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Re: Tesla model 3 SR+
Ja me safou a mim e a outros condutores.CoolZeroFCP Escreveu:É semelhante ao que se usa nas Bikes de btt.accoelho Escreveu:Para mim tem chegado um kit destes e o compressor original do carro.
Já alguma vez usaste? Resolveu bem o problema?
Não sou grande crente no tubeless nas bikes... Sei que até será a melhor coisa do mundo, nas nas minhas deslocações para o trabalho e até nas viagens longas não dispenso a velha câmera de ar.
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Isto é o usado há muitos anos pelas casas de pneus.
O único senão é o compressor apanha um bom aquecimento a encher o pneu todo.
Mas sempre é mais rapido e cômodo que qualquer assistência em viagem.