Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: sexta jun 12, 2020 11:30 am Resumindo, para o meu caso é melhor colocar os 6 painéis para sul e não colocar 5 para sul e 1 para poente?
Caro Biod, não me vou estender neste tópico mas sumario da seguinte maneira:

- A recomendação que o MRider lhe dá até poderá funcionar mas para isso teria de ter metade dos painéis para cada orientação que não era o que queria (3 a sul e 3 a poente) de acordo com a sua explicação original. Se de qualquer maneira optar por este paralelo tem de garantir a igual distribuição (3+3) para igualar as tensões e recomendo também que use díodos de bloqueio em cada string que não são os de bypass que vêm incluídos nos painéis - esclareça junto do instalador.

- Se quiser instalar só 1 painel a poente em série com os outros 5, recomendo que instale o de poente com um micro-inversor independente ou que o deixe de fora para não comprometer a produção restante.

- Instalar tudo a sul seria preferível mas estou ciente que existe uma limitação de espaço. Se não couberem os 6 e não quiser comprar o micro-inversor deixe o 6° painel de fora.

Deixo-lhe assim o meu ponto de vista. Eu confirmo o que lhe disseram na SolarImpact e digo que, sendo eu, não faria paralelos nem uma série única. Reconheço que o custo do micro-inversor possa não compensar e por isso talvez não instalasse o 6° painel se este não couber o telhado.

Se o deixar mais confortável digo-lhe que sou Engenheiro Electrotécnico, especializado em energias renováveis e em desenho de conversores electrónicos de potência e mais especificamente dos próprios inversores fotovoltáicos. Termino dizendo que existe uma maneira simples de averiguar a melhor solução: antes de fazer instalação definitiva pouse os painéis no telhado e veja o que acontece ao fazer a serie inteira, comparando a produção de 4 a sul, 5 a sul e 5 a sul + 1 a poente. Cuidado para não se electrocutar.

Estendo-lhe os meus melhores cumprimentos e espero que a solução final lhe agrade, seja ela qual for.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Biod »

MRider Escreveu: sexta jun 12, 2020 12:58 pm
Biod Escreveu: sexta jun 12, 2020 11:30 am Resumindo, para o meu caso é melhor colocar os 6 painéis para sul e não colocar 5 para sul e 1 para poente?
Se são 6 tem de dividir a meio 3 para cada lado
Eu já tenho 4 virados a sul , a minha casa do tem 2 águas. As hipóteses são adicionar mais 2 a sul ou adicionar 1 a sul e outro a poente ( ficaria apoiado na chamine da cozinha )


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: sexta jun 12, 2020 2:15 pm
Biod Escreveu: sexta jun 12, 2020 11:30 am Resumindo, para o meu caso é melhor colocar os 6 painéis para sul e não colocar 5 para sul e 1 para poente?
Caro Biod, não me vou estender neste tópico mas sumario da seguinte maneira:

- A recomendação que o MRider lhe dá até poderá funcionar mas para isso teria de ter metade dos painéis para cada orientação que não era o que queria (3 a sul e 3 a poente) de acordo com a sua explicação original. Se de qualquer maneira optar por este paralelo tem de garantir a igual distribuição (3+3) para igualar as tensões e recomendo também que use díodos de bloqueio em cada string que não são os de bypass que vêm incluídos nos painéis - esclareça junto do instalador.

- Se quiser instalar só 1 painel a poente em série com os outros 5, recomendo que instale o de poente com um micro-inversor independente ou que o deixe de fora para não comprometer a produção restante.

- Instalar tudo a sul seria preferível mas estou ciente que existe uma limitação de espaço. Se não couberem os 6 e não quiser comprar o micro-inversor deixe o 6° painel de fora.

Deixo-lhe assim o meu ponto de vista. Eu confirmo o que lhe disseram na SolarImpact e digo que, sendo eu, não faria paralelos nem uma série única. Reconheço que o custo do micro-inversor possa não compensar e por isso talvez não instalasse o 6° painel se este não couber o telhado.

Se o deixar mais confortável digo-lhe que sou Engenheiro Electrotécnico, especializado em energias renováveis e em desenho de conversores electrónicos de potência e mais especificamente dos próprios inversores fotovoltáicos. Termino dizendo que existe uma maneira simples de averiguar a melhor solução: antes de fazer instalação definitiva pouse os painéis no telhado e veja o que acontece ao fazer a serie inteira, comparando a produção de 4 a sul, 5 a sul e 5 a sul + 1 a poente. Cuidado para não se electrocutar.

Estendo-lhe os meus melhores cumprimentos e espero que a solução final lhe agrade, seja ela qual for.
Obrigado

Não existe limitação de espaço, vou é instalar um solar termico e aproveitando a mão de obra surgiu a hipóteses de ampliar o número de painéis

A minha ideia inicia era colocar apenas 1 virado a poente com 1 micro inversor, o instalador é disse que mais valia apena meter 2 painéis e que podia na mesma ter 1 virado a poente.
Mas já tou a ver que é melhor não arriscar.. A mim interessava-me mais ampliar o número de horas de produção do que aumentar o pico solar


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

Certo. Boa sorte com a obra.

Deixo-lhe algumas considerações complementares sem querer complicar e só no sentido de aguçar a curiosidade. Escusa de perder muito tempo mas pode ser que lhe interesse a si ou a outro que venha depois. A si em específico refiro que se quiser homogeneizar a temperatura de saída dos painéis térmicos, em vez de maximizar a produção anual, pode montá-los mais na vertical (até 50° em vez de 35°). O ganho não é muito significativo no entanto (cerca +10% no inverno e -15% no verão).

Posso perguntar-lhe quanto fica o sistema térmico? O fotovoltáico, em certas condições, poderá se equiparável a um investimento em solar térmico mas com as vantagens de menor manutenção e maior flexibilidade. Essa discussão está a ser feita aqui: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=19570

Como o solar térmico dá 680kWh/m2.ano e terá um custo de cerca de 550€/m2 (ou 2200€ por 4m2 e tanque de 200L para quatro pessoas) isso resulta em 0.80€.ano/kWh. Se conseguir arranjar PV a 1.45€/W (o que é possível) e como em Cascais tem um rendimento de até 1800h/ano isso dará a mesma métrica de 0.80€.ano/kWh e o retorno de investimento seria no mesmo período de tempo. Se o seu tarifário for de 0.18€/kWh (incluindo o IVA) o retorno será nos dois casos de 4.5 anos (assumindo que nenhum dos sistemas está sobre-dimensionado).

O PV tem a vantagem de ser menos afetado pelo inverno (a produção Pv até aumenta com o frio, contrariado pela redução de horas de sol e pelo mau tempo) e pode alimentar outros aparelhos eléctricos quando já tiver água quente. Também permite usar o termoaculumador como bateria para absorver os excedentes de produção. Agora... este sistema só é bem rentabilizado se o termoacumulador for ligado e desligado de acordo com a produção dos painéis e restantes cargas da casa.

Curiosidades e algo para pensar...
O ambiente agradece os seus investimentos.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

joaocunharamos Escreveu: sexta jun 12, 2020 1:53 pm
MRider Escreveu: sexta jun 12, 2020 1:01 pm ... os 17 kWh que me refiro são para uma produção diária.
Ora bem, primeiro é preciso esclarecer que está na ilha da Madeira, onde a latitude é cerca de 30°N (em vez de 39° em Cascais) e a produção solar é de 1900h/ano sem seguidor ou 2500h/ano com seguidor, o que explica as 6.8h/dia e os 17kWh/dia que menciona. É uma diferença de +25% comparado com o continente. No entanto a produção que menciona é do sistema com seguidor quando estamos a falar de instalação fixa. Não comenta a produção do sistema paralelo e “mis-matched”.
Metade dos painéis são em seguidor , metade fixo . Tudo em paralelo no mesmo mppt
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: sexta jun 12, 2020 2:33 pm A mim interessava-me mais ampliar o número de horas de produção do que aumentar o pico solar
Pois... interessava ao mundo inteiro. Colocar painéis a poente poderia ser muito interessante se só estiver em casa ao fim do dia já que consegue atrasar a produção por algumas horas só com uma penalização razoável na produção. A mistura de configurações é que pode ser menos recomendável. Mais do que umas horas só mesmo com baterias (ou seguidor) infelizmente e os custos e manutenção adicionais são muitas vezes difíceis de justificar.
Última edição por joaocunharamos em sexta jun 12, 2020 4:06 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

MRider, tenho de reconhecer que nesse caso a sua instalação está aparentemente a funcionar bem e deixo-lhe cumprimentos pelo seu investimento. Certamente tem as tensões muito bem equilibradas e o MPPT que opera no seu inversor não favorece situações de tensão excessiva e contra-correntes.

No entanto, a aplicabilidade de paralelos não se aplica ao utilizador que originalmente abriu este tópico pois estaríamos a falar de 1 painel com 5 paineis.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

joaocunharamos Escreveu: sexta jun 12, 2020 4:01 pm MRider, tenho de reconhecer que nesse caso a sua instalação está a funcionar bem aparentemente e deixo-lhe cumprimentos pelo seu investimento. No entanto, a aplicabilidade de paralelos não se aplica ao utilizador que originalmente abriu este tópico pois estaríamos a falar de 1 painel versus 5 paineis.
Sim . Isto só funciona para strings de painéis de igual potência.
Mas isto não é novidade . As caixas de combinação de strings são para isso mesmo. O princípio é o mesmo para strings de 1 painel ou strings de 20 painéis.
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: sexta jun 12, 2020 4:04 pm Sim. Isto só funciona para strings de painéis de igual potência.
Mas isto não é novidade. As caixas de combinação de strings são para isso mesmo. O princípio é o mesmo para strings de 1 painel ou strings de 20 painéis.
Exacto. Sempre estamos de acordo no fim de contas. Corrijo só a terminologia já que o importante é a TENSÃO e não a potência, apesar de tipicamente estarem intrinsecamente ligadas e a distinção só ser importante se a tecnologia dos painéis for diferente. Quando se liga em série o importante é igualar a CORRENTE (ou orientação e condições de insolação).
Cumprimentos,
João Ramos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Quintas2 »

joaocunharamos Escreveu: quarta jun 10, 2020 10:54 pm
MRider Escreveu: quarta jun 10, 2020 10:05 am Tem de ver a tensão mínima do inversor
Se for compatível com a voltagem de 2 painéis poderá colocar 2 em série para nascente. E os outros 2 em série para poente . Depois junta os 2 paralelos nascente e poente e liga ao inversor .
Mas primeiro é preciso ver a tensão mínima do inversor.
Imenso cuidado com esta configuração! Com o paralelo das duas strings pode acontecer uma das strings absorver corrente negativa e isso danifica os painéis. Adicionalmente, a string de menor tensão vai absorver potência e aquecer ao mesmo tempo que desperdiça a produção da string de maior tensão.

Não ponha dois painéis em paralelo com quatro!! O que lhe sugeriam aqui era dividir os que já tem entre nascente e poente (2+2).

Se os painéis estiverem em paralelo e com orientações diferentes é imperativo o uso de díodos de bloqueio (blocking diodes) em cada série/string para evitar estes fenómenos. Ainda assim esta configuração não é recomendável. É, como disse, uma “marosca” que só se usa em grande produção quando o limite de tensão é atingido (>1000V ou >30 painéis) e as condições são as indicadas, nomeadamente mesmo numero de painéis, mesma tensão e mesma condição de insolação (orientação).
João, não vou entrar nesta discussão. Não tenho conhecimento ou experiência para isso, nem tempo. Mas tenho visto, desde fabricantes de inversores a instaladores, indicações da possibilidade de ligar duas strings similares com diferentes orientações, em paralelo num só MPPT, sem necessidade de proteção adicional, sendo os desperdícios de produção mínimos, mas os benefícios compensadores, nomeadamente, pela possibilidade de adquirir um inversor mais barato (comparado com um de dois MPPT's e de maior potência nominal), logo com um menor período de retorno do investimento, e de esse inversor poder funcionar durante um maior número de horas por dia na sua gama de maior eficiência.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

Quintas2 Escreveu: quinta jun 18, 2020 7:57 am João, não vou entrar nesta discussão. Não tenho conhecimento ou experiência para isso, nem tempo. Mas tenho visto, desde fabricantes de inversores a instaladores, indicações da possibilidade de ligar duas strings similares com diferentes orientações, em paralelo num só MPPT, sem necessidade de proteção adicional, sendo os desperdícios de produção mínimos, mas os benefícios compensadores, nomeadamente, pela possibilidade de adquirir um inversor mais barato (comparado com um de dois MPPT's e de maior potência nominal), logo com um menor período de retorno do investimento, e de esse inversor poder funcionar durante um maior número de horas por dia na sua gama de maior eficiência.
E está correcto, Quintas! É de facto possível mas as strings (conjunto de painéis em série) têm de ter a mesma tensão (tipicamente o mesmo numero de painéis iguais). No caso do utilizador que publicou a questão original não era isso que se propunha (falava-se de adicionar 1 a poente em paralelo ou série com 4 a sul) e daí a minha insistência para que as condicionantes técnicas ficassem claras, tanto para ele como para quem venha depois ler o tópico.

Os díodos de bloqueio servem para impedir correntes inversas, em particular quando há diferença de insolação (e temperatura) nos painéis das diferentes strings e o painel com menos sol pode absorver corrente. Sem eles o sistema funciona na mesma mas a longevidade dos painéis pode ser comprometida. Não são os mesmo que já vêm nos painéis modernos (diodos de bypass). De qualquer modo estamos a falar de um custo de uns euros mas podem eventualmente ficar de fora desde a tensão seja igual.

Ninguém aqui proíbe ninguém de fazer a instalação à sua maneira. Só procurava que cada um ficasse informado.
Última edição por joaocunharamos em quinta jun 18, 2020 1:25 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

Cumprimentos,
João Ramos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado, já estava entendido.
Mas, com apenas duas strings iguais em paralelo, a corrente inversa numa string nunca vai exceder, no limite, a Isc da outra string, pelo que não deveria haver problema, pois a string foi dimensionada para esses mesmos valores e os seus painéis têm as mesmas características da outra string. Não estou a entender, neste caso, como é que a longevidade dos painéis pode sair comprometida, estando eles "preparados" para essa mesma Isc.
E, enquanto os diodos de bypass, em paralelo, apenas vão ser "solicitados" em determinadas circunstâncias, os diodos de bloqueio, em série em cada string, vão ter que ser obrigatoriamente percorridos pela corrente, logo, com perdas constantes, não?
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

Não são comprometidos
Desde que os paralelos sejam iguais é pacífico
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”