Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 6
- Registado: terça set 01, 2020 4:00 pm
Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Boa tarde.
Vou abrir aqui o meu post sobre o mim cooper 100% elétrico.
Na senda de alcançar as minhas deslocações a custo zero (carregamentos do carro com energia FV) comprei a peça fundamental. O carro. Os painéis solares já tenho, embora a necessitar de ajustes para este carregamento. 2kw irá ser insuficiente.
Estou a aguardar que receba a matrícula para o ir buscar e depois colocarei fotos.
Não é o melhor carro elétrico para se ter devido, sobretudo, à pouca autonomia. Mas as decisões são tomadas em casal e acabamos por nos decidir por este em detrimento do Hyundai Kauai.
Irei deixar um testemunho para outros sobre o que irei poupar por mês, dado que atualmente gasto 160/180 euros em combustíveis.
Vou abrir aqui o meu post sobre o mim cooper 100% elétrico.
Na senda de alcançar as minhas deslocações a custo zero (carregamentos do carro com energia FV) comprei a peça fundamental. O carro. Os painéis solares já tenho, embora a necessitar de ajustes para este carregamento. 2kw irá ser insuficiente.
Estou a aguardar que receba a matrícula para o ir buscar e depois colocarei fotos.
Não é o melhor carro elétrico para se ter devido, sobretudo, à pouca autonomia. Mas as decisões são tomadas em casal e acabamos por nos decidir por este em detrimento do Hyundai Kauai.
Irei deixar um testemunho para outros sobre o que irei poupar por mês, dado que atualmente gasto 160/180 euros em combustíveis.
-
- Administrador
- Mensagens: 16170
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Boa...
Muito bem fez uma boa escolha honestamente gosto do Kona mas o mini tem qualquer coisa de... Assim como.o Honda...
Fico a espera de novidades e obviamente partilhe o seu projecto solar...
Abraços
Muito bem fez uma boa escolha honestamente gosto do Kona mas o mini tem qualquer coisa de... Assim como.o Honda...
Fico a espera de novidades e obviamente partilhe o seu projecto solar...
Abraços
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 88
- Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Desde ja parabens pela aquisicao.
Pelas contas que apresenta na despesa em combustiveis: 160/180€ por mes e fazendo as contas (erradas) por alto.
170€ em 95 (1.30€/L) = 130L, contando que tem um "guloso" que gasta 10L/100km sao 1300km mensais,
170€ em Diesel (1.20€/L)= 142L, contando uma media de 8L/100KM sao 1775Km mensais.......
O Mini tem ANUNCIADO uma autonomia de 232km (que raramente deve fazer) as suas viagens nao devem ser muito longas senao passa mais tempo "agarrado" ao posto de carga do que a andar.
Isto nao e para "gozar" ou dissuadir de qualquer compra mas somente uma coisa que flagela quase todos os condutores de BEV. A autonomia de um veiculo eletrico acessivel ainda esta muito abaixo do que se necessita.
MAis uma vez parabens pela aquisicao, vou estar de olho neste db......
Beco
Pelas contas que apresenta na despesa em combustiveis: 160/180€ por mes e fazendo as contas (erradas) por alto.
170€ em 95 (1.30€/L) = 130L, contando que tem um "guloso" que gasta 10L/100km sao 1300km mensais,
170€ em Diesel (1.20€/L)= 142L, contando uma media de 8L/100KM sao 1775Km mensais.......
O Mini tem ANUNCIADO uma autonomia de 232km (que raramente deve fazer) as suas viagens nao devem ser muito longas senao passa mais tempo "agarrado" ao posto de carga do que a andar.
Isto nao e para "gozar" ou dissuadir de qualquer compra mas somente uma coisa que flagela quase todos os condutores de BEV. A autonomia de um veiculo eletrico acessivel ainda esta muito abaixo do que se necessita.
MAis uma vez parabens pela aquisicao, vou estar de olho neste db......
Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....
-
- Membro Silver
- Mensagens: 681
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Parabéns pelo carro.
E cá estamos para acontanhar.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1972
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Penso que o Mini deve fazer na boa 150kms diários sem preocupações o que é o normal para o comum utilizador...
Ideal é ter sempre mais autonomia do que a que se necessita... idealmente 30-50% mais para evitar elevados ciclos da bateria e sua rápida degradação. O meu normal é 50/70kms/dia, mas tenho um carro que faz 200kms na boa (Leaf 40kwh)... neste caso comprei com mais bateria do que no dia-a-dia pois passou a ser também carro principal de passeios e viagens em família.
Queremos ouvir mais relatos. Do contacto que vi do Bjorn Nyland no Youtube (canal TeslaBjorn), o Mini Cooper SE é bem catita
Se possível solicita um plano de manutenção para poupares algum... pagas a manutenção de # anos in advance mas a um preço bem mais acessível....
Abraço e aguardamos novidades
Ideal é ter sempre mais autonomia do que a que se necessita... idealmente 30-50% mais para evitar elevados ciclos da bateria e sua rápida degradação. O meu normal é 50/70kms/dia, mas tenho um carro que faz 200kms na boa (Leaf 40kwh)... neste caso comprei com mais bateria do que no dia-a-dia pois passou a ser também carro principal de passeios e viagens em família.
Queremos ouvir mais relatos. Do contacto que vi do Bjorn Nyland no Youtube (canal TeslaBjorn), o Mini Cooper SE é bem catita

Se possível solicita um plano de manutenção para poupares algum... pagas a manutenção de # anos in advance mas a um preço bem mais acessível....
Abraço e aguardamos novidades
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Meus parabéns 


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Parabéns pela escolha... acima de tudo tem é de servir para o que queremos, e outra coisa fundamental, gostarmos do dito!! 
curioso com os relatos... venham de lá histórias, opiniões e claroooooo fotos
Muitos e bons Km's!

curioso com os relatos... venham de lá histórias, opiniões e claroooooo fotos

Muitos e bons Km's!

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 6
- Registado: terça set 01, 2020 4:00 pm
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Bom dia.
Vou fazer aqui uma atualização e no final deixo uma questão.
Já recebi a viatura e já fiz uns 600km.
O meu foco neste post não será o carro, pois existe bons vídeos do youtube em português, mas sim o carregamento deste com os painéis solares.
Como já tinha dito tenho 2,25kw(pico) de fotovoltaica Off grid. Nesta altura do ano dá uns 1,7kw.
Respondendo à minha própria questão. Sim. É possível carregar o carro com o meu sistema FV sem Wall box específica para o efeito.
O carregador que acompanha o carro permite carregar até 10 amperes (+/- 2Kw).
O Mini permite carregar em 3 modos, baixo, reduzido e máximo. 6, 8 e 10 amperes, respetivamente.
Com os tais 6 amperes(baixo) a 220 voltes estamos a falar de 1,4KW (+/-)
Problema. Uma eternidade para carregar o carro. Apenas dá para carregar entre as 11h00 e as 17h30 em FV.
Solução. Aumentar de 8 para 16 painéis FV e passar dos atuais 2,25KW pico, para 4Kw. Desta forma será possível a qualquer altura do ano carregar com 10 amperes hora e creio, a começar mais cedo no dia e terminar mais tarde. Ou seja, mais horas de carregamento com mais potência.
Vou fazer os meus testes e logo me decido se vale a pena ou não este investimento em mais 8 painéis, que já não será assim muito grande.
A questão que colo é se posso colocar aqui o link de um vídeo de youtube para mostrar isto mesmo. Sem efeitos comerciais porque não sou nada dessas coisas. Será a melhor forma de vós mostrar o que em cima escrevo. Não pretendo desrespeitar as regras do fórum
Obrigado
Vou fazer aqui uma atualização e no final deixo uma questão.
Já recebi a viatura e já fiz uns 600km.
O meu foco neste post não será o carro, pois existe bons vídeos do youtube em português, mas sim o carregamento deste com os painéis solares.
Como já tinha dito tenho 2,25kw(pico) de fotovoltaica Off grid. Nesta altura do ano dá uns 1,7kw.
Respondendo à minha própria questão. Sim. É possível carregar o carro com o meu sistema FV sem Wall box específica para o efeito.
O carregador que acompanha o carro permite carregar até 10 amperes (+/- 2Kw).
O Mini permite carregar em 3 modos, baixo, reduzido e máximo. 6, 8 e 10 amperes, respetivamente.
Com os tais 6 amperes(baixo) a 220 voltes estamos a falar de 1,4KW (+/-)
Problema. Uma eternidade para carregar o carro. Apenas dá para carregar entre as 11h00 e as 17h30 em FV.
Solução. Aumentar de 8 para 16 painéis FV e passar dos atuais 2,25KW pico, para 4Kw. Desta forma será possível a qualquer altura do ano carregar com 10 amperes hora e creio, a começar mais cedo no dia e terminar mais tarde. Ou seja, mais horas de carregamento com mais potência.
Vou fazer os meus testes e logo me decido se vale a pena ou não este investimento em mais 8 painéis, que já não será assim muito grande.
A questão que colo é se posso colocar aqui o link de um vídeo de youtube para mostrar isto mesmo. Sem efeitos comerciais porque não sou nada dessas coisas. Será a melhor forma de vós mostrar o que em cima escrevo. Não pretendo desrespeitar as regras do fórum
Obrigado
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
A única forma de carregar mais rápido, seria tendo um conjunto de baterias estacionárias que pudessem acumular toda a produção diária...
Uma ou duas Tesla Powerwall...
Uma ou duas Tesla Powerwall...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 6
- Registado: terça set 01, 2020 4:00 pm
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Tenho 4 baterias de 250Ah, 12v. UP-TF250 AGM(gel)
Ligadas em série 48v. O inversor é de 48v.
O sistema off grid é mesmo com baterias.
As baterias que fala devem ser excelentes, mas um investimento que dificilmente se recupera.
Neste preciso momento (11h45) está enviar para o carro toda a produção FV e vai buscar 11A (a 48voltes) às baterias.
Ligadas em série 48v. O inversor é de 48v.
O sistema off grid é mesmo com baterias.
As baterias que fala devem ser excelentes, mas um investimento que dificilmente se recupera.
Neste preciso momento (11h45) está enviar para o carro toda a produção FV e vai buscar 11A (a 48voltes) às baterias.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1972
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
As powerwall não estão ainda disponíveis por cá (Portugal)... mesmo na Europa, não é em qualquer lado que existem...
Eu tenho 1,5kw solar autoconsumo e tento carregar Leaf (com EVSE regulável) no fdsemana da mesma forma... carrego a 6,2amp mas faço toda a gestão manualmente.... Carrega lento mas aproveita-se a produção fotovoltaica toda
...
Eu tenho 1,5kw solar autoconsumo e tento carregar Leaf (com EVSE regulável) no fdsemana da mesma forma... carrego a 6,2amp mas faço toda a gestão manualmente.... Carrega lento mas aproveita-se a produção fotovoltaica toda

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV
Pode colocar aqui um vídeo, sem problema.