Carregador para VE
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Re: Carregador para VE
Bom dia.
Aproveitando o vosso conhecimento deixo aqui uma das questões que me trouxe ao forum.
Tenho dois carros um híbrido e um a gasóleo.
Pretendo trocar o carro a gasóleo por um eléctrico.
Tenho instalados em painéis solares 2kw de produção(satisfeito com a fatura da EDP), mas muito insatisfeito de durante o dia estar a gastar apenas 10% da produção e a desperdiçar o restante. ( não vai para a a EDP, pois o inversor não a envia e, por opção, não pretendo vender a qualquer facilitador de mercado.
A ideia é "enfiar" essa energia num carro eléctrico. Sem preocupação com o tempo que leva a carregar precisamente porque tenho uma segunda viatura.
A questão é esta:
Os carregadores atuais permitem definir quantos amperes envia para a viatura ex: 8 amperes(carga lenta para o sistema solar aguentar), claro que em detrimento do tempo de carregamento. A ideia seria aproveitar o meu excedente e não ir carregar com a EDP.
Sei que existe um carregador espanhol que já faz isso, mas segundo um email que me enviaram da empresa o meu sistema não dá por ser off grid.
De forma mais leiga, saio para trabalhar os consumos residenciais ficam reduzidos quase a zero, fica a carregar o carro, chego a casa paro o carregamento. No dia seguinte o mesmo. Entretanto neste tempo uso o carro hybrido. Quando carregado uso a VE até ficar nos tais 20% que falam.
Obrigado
Aproveitando o vosso conhecimento deixo aqui uma das questões que me trouxe ao forum.
Tenho dois carros um híbrido e um a gasóleo.
Pretendo trocar o carro a gasóleo por um eléctrico.
Tenho instalados em painéis solares 2kw de produção(satisfeito com a fatura da EDP), mas muito insatisfeito de durante o dia estar a gastar apenas 10% da produção e a desperdiçar o restante. ( não vai para a a EDP, pois o inversor não a envia e, por opção, não pretendo vender a qualquer facilitador de mercado.
A ideia é "enfiar" essa energia num carro eléctrico. Sem preocupação com o tempo que leva a carregar precisamente porque tenho uma segunda viatura.
A questão é esta:
Os carregadores atuais permitem definir quantos amperes envia para a viatura ex: 8 amperes(carga lenta para o sistema solar aguentar), claro que em detrimento do tempo de carregamento. A ideia seria aproveitar o meu excedente e não ir carregar com a EDP.
Sei que existe um carregador espanhol que já faz isso, mas segundo um email que me enviaram da empresa o meu sistema não dá por ser off grid.
De forma mais leiga, saio para trabalhar os consumos residenciais ficam reduzidos quase a zero, fica a carregar o carro, chego a casa paro o carregamento. No dia seguinte o mesmo. Entretanto neste tempo uso o carro hybrido. Quando carregado uso a VE até ficar nos tais 20% que falam.
Obrigado
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Re: Carregador para VE
Parece-me que esse parque solar foi claramente sobredimensionado para o consumo que tinha na casa. Infelizmente é algo que se vê da parte das soluções fotovoltaicas da EDP quando propõe às pessoas.
Quanto à questão em si, sim, é perfeitamente possível regular a corrente de carga e nem é preciso ir ver a Espanha. A maior parte dos carros aceita a partir de 6A (alguns mais). Aqui "ao lado" no clubelectricos há quem venda um carregador que não só é regulável, como mediante pedido é capaz de se ligar ao consumo da casa e só carregar quando há excedente solar, regulando a corrente de carga consoante o excesso disponível. Fale com ele: https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=52&t=7538
Quanto à questão em si, sim, é perfeitamente possível regular a corrente de carga e nem é preciso ir ver a Espanha. A maior parte dos carros aceita a partir de 6A (alguns mais). Aqui "ao lado" no clubelectricos há quem venda um carregador que não só é regulável, como mediante pedido é capaz de se ligar ao consumo da casa e só carregar quando há excedente solar, regulando a corrente de carga consoante o excesso disponível. Fale com ele: https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=52&t=7538
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Re: Carregador para VE
Agradeço a sua informação rnicarlov.
Estava mesmo a necessitar desta informação para me decidir a avançar na compra de um eléctrico.
A fatura da luz já não é expressiva para me preocupar muito com ela. Agora baixar os cerca de 160€ mês em gasóleo(resido na margem sul e trabalho em Lisboa), é a próxima aposta.
Agradecido
Estava mesmo a necessitar desta informação para me decidir a avançar na compra de um eléctrico.
A fatura da luz já não é expressiva para me preocupar muito com ela. Agora baixar os cerca de 160€ mês em gasóleo(resido na margem sul e trabalho em Lisboa), é a próxima aposta.
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Re: Carregador para VE
É mesmo isso.... podendo carregar de dia é o ideal com um carregador regulável. Eu uso um carregador regulável entre 6(na realidade é 6,2) e 16 amperes.
Por causa disso (eu carrego a 7-8 amp durante o dia mas só ao fdsemana que nos outros dias uso o carro elétrico para ir para trabalho (+-50kms diários)) estou a pensar adquirir um segundo veiculo elétrico ficando dia sim, dia não cada um deles a carregar e eu levando o outro para o emprego... o segundo veiculo faz muitos poucos kms (4-5kms) e perto de casa - costuma estar sempre por casa..
O único inconveniente que tenho nesta solução é mesmo o ROI e kms que tinha pensado fazer com Veiculo Elétrico inicial (Nissan Leaf 40kwh 2018)... pois no dia-a-dia faria metade dos kms que previ... Estou a estudar também eventualmente compra de mais paineis e bateria litio.... a pensar seriamente em tudo isto
Por causa disso (eu carrego a 7-8 amp durante o dia mas só ao fdsemana que nos outros dias uso o carro elétrico para ir para trabalho (+-50kms diários)) estou a pensar adquirir um segundo veiculo elétrico ficando dia sim, dia não cada um deles a carregar e eu levando o outro para o emprego... o segundo veiculo faz muitos poucos kms (4-5kms) e perto de casa - costuma estar sempre por casa..
O único inconveniente que tenho nesta solução é mesmo o ROI e kms que tinha pensado fazer com Veiculo Elétrico inicial (Nissan Leaf 40kwh 2018)... pois no dia-a-dia faria metade dos kms que previ... Estou a estudar também eventualmente compra de mais paineis e bateria litio.... a pensar seriamente em tudo isto

"Freddy Krueger"
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EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Re: Carregador para VE
Além do que foi dito, eu acrescento outra opção que tenho usado sem carregador regulável.
No meu Model 3 é possível definir a velocidade de carregamento no próprio carro.
Como tenho cerca de 1350w de painéis solares e em situações normais só tenho o carro durante o dia ao fim de semana, defino a velocidade de carregamento no carro para 5A. Assim consigo que pelo menos um carregamento da semana seja quase à borla.
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No meu Model 3 é possível definir a velocidade de carregamento no próprio carro.
Como tenho cerca de 1350w de painéis solares e em situações normais só tenho o carro durante o dia ao fim de semana, defino a velocidade de carregamento no carro para 5A. Assim consigo que pelo menos um carregamento da semana seja quase à borla.

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Re: Carregador para VE
Só as versões 94Ah e 120Ah carregam a 11kWh ( opção ).Freddy_krueger Escreveu:
Savoerro o i3 carrega a 16amp trifásico no máximo seja 11kw... acima disso não há necessidade... em monofásico, acho que carrega a 32amp - 7,2kwh.

https://ev-database.org/car/1004/BMW-i3 ... arge-table
https://ev-database.org/car/1068/BMW-i3 ... arge-table
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Re: Carregador para VE
Eu faço igual mas com regulação no EVSE que Leaf não permite mudar potência carregamento...CoolZeroFCP Escreveu: ↑quarta set 02, 2020 10:46 pm Além do que foi dito, eu acrescento outra opção que tenho usado sem carregador regulável.
No meu Model 3 é possível definir a velocidade de carregamento no próprio carro.
Como tenho cerca de 1350w de painéis solares e em situações normais só tenho o carro durante o dia ao fim de semana, defino a velocidade de carregamento no carro para 5A. Assim consigo que pelo menos um carregamento da semana seja quase à borla.![]()

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Re: Carregador para VE
Sim, várias formas de se aproveitar os painéis solares para carregar o carro eléctrico.Freddy_krueger Escreveu:Eu faço igual mas com regulação no EVSE que Leaf não permite mudar potência carregamento...CoolZeroFCP Escreveu: ↑quarta set 02, 2020 10:46 pm Além do que foi dito, eu acrescento outra opção que tenho usado sem carregador regulável.
No meu Model 3 é possível definir a velocidade de carregamento no próprio carro.
Como tenho cerca de 1350w de painéis solares e em situações normais só tenho o carro durante o dia ao fim de semana, defino a velocidade de carregamento no carro para 5A. Assim consigo que pelo menos um carregamento da semana seja quase à borla.![]()
Mas esse carregador regulável que falam acima, que comunica com o sistema solar para saber qual é o excedente é de longe o mais eficiente e desconhecia isso. Tenho de analisar melhor essa opção, mas imagino que para funcionar deverá ser necessário investir em mais aparelhos para ligar ao sistema de autoconsumo.
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Re: Carregador para VE
Pois...no meu caso eu faço a gestão pois meu EVSE é regulável mas não "comunica" com nada...
Vejo quando estou a produzir mais (normalmente entre 11h e 16h) e toca de pôr a carregar... eheheh

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Re: Carregador para VE
Boas pessoal,
Estando agora envolto no mundo dos veículos eléctricos com um ZOE R135...gostaria de vos perguntar qual a vossa opinião dos carregador portáteis da marca "Teison" vendidos pela i9charge.
O carregador em causa é este.
Obrigado pela vossa ajuda
Estando agora envolto no mundo dos veículos eléctricos com um ZOE R135...gostaria de vos perguntar qual a vossa opinião dos carregador portáteis da marca "Teison" vendidos pela i9charge.
O carregador em causa é este.
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Re: Carregador para VE
A pergunta que me ocorre é: o carro trás carregador.Vipauer Escreveu: ↑terça set 15, 2020 10:26 am Boas pessoal,
Estando agora envolto no mundo dos veículos eléctricos com um ZOE R135...gostaria de vos perguntar qual a vossa opinião dos carregador portáteis da marca "Teison" vendidos pela i9charge.
O carregador em causa é este.
Obrigado pela vossa ajuda![]()
Qual é a necessidade de ter outro?
Suponho que o de origem esteja limitado a 13 ou 14A com shucko, mas para carregar acima disso tambem implicará ter instalação propria e potencia eletrica superior a 6,9kW em casa.
De qualquer forma, pela caracteristicas desse carregador, parece-me muito interessante, especialmente pelo preço.
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Re: Carregador para VE
Normalmente carregadores de origem limitados a 10amp e 1 fase seja 2,2/2,3kw.
Um destes EVSE portaeis permite aumentar ou reduzir potência de carregamento. Eu por exemplo de semana carrego à noite a 16amp para reduzir perdas (quanto maior potência de carregamento, menos perdas inversor/carregador do carro tem) e durante fdsemana è a 7amp para poder carregar quase exclusivamente usando capacidade dos paineis fotovoltaicos.
Mas no dia-a-dia e fazendo até 100kms dia nem sempre se justifica a compra de um EVSE adicional excepto se for para ficar em backup em caso de avaria e não ficar "na mão" sem carga...
Em relação ao EVSE em causa, não conheço. No entanto e no caso de teres instalação trifásica em casa talvez possas considerar antes um EVSE trifásico em vez de monofásico aumenta em muito velocidade de carga nos Zoe's...
Um destes EVSE portaeis permite aumentar ou reduzir potência de carregamento. Eu por exemplo de semana carrego à noite a 16amp para reduzir perdas (quanto maior potência de carregamento, menos perdas inversor/carregador do carro tem) e durante fdsemana è a 7amp para poder carregar quase exclusivamente usando capacidade dos paineis fotovoltaicos.
Mas no dia-a-dia e fazendo até 100kms dia nem sempre se justifica a compra de um EVSE adicional excepto se for para ficar em backup em caso de avaria e não ficar "na mão" sem carga...
Em relação ao EVSE em causa, não conheço. No entanto e no caso de teres instalação trifásica em casa talvez possas considerar antes um EVSE trifásico em vez de monofásico aumenta em muito velocidade de carga nos Zoe's...
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Re: Carregador para VE
Eu não sabia que maior potência tem menos perdasFreddy_krueger Escreveu:Eu por exemplo de semana carrego à noite a 16amp para reduzir perdas (quanto maior potência de carregamento, menos perdas inversor/carregador do carro tem) e durante fdsemana è a 7amp para poder carregar quase exclusivamente usando capacidade dos paineis fotovoltaicos.

Tenho de pesquisar melhor isto... Tinha ideia que os carregamentos rápidos gerava grandes perdas, mas talvez lentos também...
Agora fiquei baralhado

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Re: Carregador para VE
Pelo que sei o carregador do carro é como um inversor e os inversores são mais eficientes na área superior de potência... Daí se falar que inversores solares não dever ser exageradamente sobre dimensionados pois perdem eficiência. O Pemifer acho que tem um post que testou eficiências em diversas potências... Foi daí que fiquei com esta ideia... E acho que já ouvi o Bjorn dizer algo do género também...CoolZeroFCP Escreveu:Eu não sabia que maior potência tem menos perdasFreddy_krueger Escreveu:Eu por exemplo de semana carrego à noite a 16amp para reduzir perdas (quanto maior potência de carregamento, menos perdas inversor/carregador do carro tem) e durante fdsemana è a 7amp para poder carregar quase exclusivamente usando capacidade dos paineis fotovoltaicos.
Tenho de pesquisar melhor isto... Tinha ideia que os carregamentos rápidos gerava grandes perdas, mas talvez lentos também...
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Re: Carregador para VE
Atenção que pode não ser bem assim... é muito relativo.Freddy_krueger Escreveu: ↑terça set 15, 2020 8:43 pmPelo que sei o carregador do carro é como um inversor e os inversores são mais eficientes na área superior de potência... Daí se falar que inversores solares não dever ser exageradamente sobre dimensionados pois perdem eficiência. O Pemifer acho que tem um post que testou eficiências em diversas potências... Foi daí que fiquei com esta ideia... E acho que já ouvi o Bjorn dizer algo do género também...CoolZeroFCP Escreveu:Eu não sabia que maior potência tem menos perdasFreddy_krueger Escreveu:Eu por exemplo de semana carrego à noite a 16amp para reduzir perdas (quanto maior potência de carregamento, menos perdas inversor/carregador do carro tem) e durante fdsemana è a 7amp para poder carregar quase exclusivamente usando capacidade dos paineis fotovoltaicos.
Tenho de pesquisar melhor isto... Tinha ideia que os carregamentos rápidos gerava grandes perdas, mas talvez lentos também...
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há prós e contras em potencias elevadas... reparem que o que varia é a corrente e não a tensão....
As potências mais elevadas implicam mais calor... só por ai implica sempre mais perdas.
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Re: Carregador para VE
Naturalmente que para um Zoe o que puderá ter vantagens adicionais em relação ao carregador de origem é um carregador trifásico. Mas isso implica ter uma instalação trifásica e potencia a condizer. E sim... as perdas nesse caso serão, teoricamente, menores.
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Re: Carregador para VE
Num monofasico não será assim? Meu Leaf pode carregar em ac até 30amp. Carregando eu a 16 não será mais eficiente que a 7 (o mínimo que consigo com meu evse) ou 10amp? Se carregador do caaro aguenta 30amp, a 16 não deve ter grandes perdas por calor, ou estou enganado. Como disse sou leigo.. Apenas estou a tentar perceber melhor forma de carregar carro...APHenriques Escreveu:Naturalmente que para um Zoe o que puderá ter vantagens adicionais em relação ao carregador de origem é um carregador trifásico. Mas isso implica ter uma instalação trifásica e potencia a condizer. E sim... as perdas nesse caso serão, teoricamente, menores.
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Re: Carregador para VE
Eu diria que as perdas são de diferença insignificante entre 7, 10, 16A, mas existem
Sem entrar em grandes pormenores, basta verificar que desde a tomada da parede até entrar no carro, há energia dissipada em calor... quanto mais calor gerado, menos energia entra no carro.
Pelo efeito de Joule, o calor resulta da resistência vezes a corrente ao quadrado vezes o tempo.
Ou seja menos tempo de carga é bom, mas implica mais corrente, sendo esta ao quadrado, implicará sempre mais perdas.
O calor deriva sempre de energia consumida. Mas na bateria esse calor dentro de determinados valores pode ser vantajoso.
Seja como for, em carregadores domésticos de 230V o original deverá ser o mais optimizado para a bateria do carro.
No caso do zoe atual, parece que afinal não trás carregador doméstico... é opcional. Trás apenas o cabo tape 2. Faz sentido pois tem uma campanha de oferta de uma wallbox.
Sem entrar em grandes pormenores, basta verificar que desde a tomada da parede até entrar no carro, há energia dissipada em calor... quanto mais calor gerado, menos energia entra no carro.
Pelo efeito de Joule, o calor resulta da resistência vezes a corrente ao quadrado vezes o tempo.
Ou seja menos tempo de carga é bom, mas implica mais corrente, sendo esta ao quadrado, implicará sempre mais perdas.
O calor deriva sempre de energia consumida. Mas na bateria esse calor dentro de determinados valores pode ser vantajoso.
Seja como for, em carregadores domésticos de 230V o original deverá ser o mais optimizado para a bateria do carro.
No caso do zoe atual, parece que afinal não trás carregador doméstico... é opcional. Trás apenas o cabo tape 2. Faz sentido pois tem uma campanha de oferta de uma wallbox.
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Re: Carregador para VE
Humm...ou seja a vantagem de inversor do carro trabalhar mais optimizado é provavelmente anulada por perdas por calor de toda a infraestrutura (desde quadro até ao carro)... hummm Live & Learn.APHenriques Escreveu: ↑quarta set 16, 2020 12:59 am Eu diria que as perdas são de diferença insignificante entre 7, 10, 16A, mas existem
Sem entrar em grandes pormenores, basta verificar que desde a tomada da parede até entrar no carro, há energia dissipada em calor... quanto mais calor gerado, menos energia entra no carro.
Pelo efeito de Joule, o calor resulta da resistência vezes a corrente ao quadrado vezes o tempo.
Ou seja menos tempo de carga é bom, mas implica mais corrente, sendo esta ao quadrado, implicará sempre mais perdas.
Neste caso em tempo de verão é indiferente...só poderá ser positivo eventualmente pôr carregar entre 5/7h da manhã no inverno mas a 16amp não sei se vai aquecer algo bateria... ainda se fosse um PCR 10 min... ficaria a uma temperatura mais eficiente para fazer kms da manhã, mas num carregamento a 16amp, no quadrante nem se nota mudança de temperatura (só via leafspy que não tenho)O calor deriva sempre de energia consumida. Mas na bateria esse calor dentro de determinados valores pode ser vantajoso.
Não necessariamente... o original portátil ou de viagem tem normalmente uma amperagem baixa para poder ser carregado carro em situações em que instalação elétrica pode ser mais débil...daí a limitação a 10amp...Seja como for, em carregadores domésticos de 230V o original deverá ser o mais optimizado para a bateria do carro.
WTF?!? Não traz carregador "de viagem"?!? A wallbox não se pode levar para casa de familiares num fdsemana, ou em férias, ou...em tantas outras situações em que faz MUITO jeito nem que seja para desenrascar... é uma estupidez... se querem oferecer wallbox, ao menos não tirem o EVSE...para mim é mais um tiro no pé que outra coisa...No caso do zoe atual, parece que afinal não trás carregador doméstico... é opcional. Trás apenas o cabo tape 2. Faz sentido pois tem uma campanha de oferta de uma wallbox.
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Re: Carregador para VE
Não tenho certeza disto... apenas fui ver ao site e o carregador aparece como opcional, assim como a possibilidade de carregar em DC também é opcional.Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta set 16, 2020 8:28 am WTF?!? Não traz carregador "de viagem"?!? A wallbox não se pode levar para casa de familiares num fdsemana, ou em férias, ou...em tantas outras situações em que faz MUITO jeito nem que seja para desenrascar... é uma estupidez... se querem oferecer wallbox, ao menos não tirem o EVSE...para mim é mais um tiro no pé que outra coisa...
Talvez seja para o caso de precisar de comprar um segundo...
É de salientar que o Zoe é o carro que tira melhor proveito dos PCN, logo o cabo Type 2 que vem com o veiculo é fundamental... mas também acho estranho que não inclua um carregador doméstico.