Conhecem este "produto" da EDP ?
Fiquei interessado para o meu condomínio, mas parece-me demasiado bom para ser verdade...

Infelizmente é o que tenho visto também das poucas consultas ao site deles.... o pináculo da coisa é venderem a ficha legrand como solução de carregamento low-cost por 299 EUR...
São muitas décadas em que tiveram monopólio de tudo o que é electricidade, e muito pessoal mais velho tem "medo" de tudo o que não conhece bem. Eu agora que tenho andado no negócio de venda de eletricidade apanho algumas vezes essa do "tenho muito receio/pouco à vontade em meter-me em coisas que não sejam da EDP."Freddy_krueger Escreveu: ↑terça set 22, 2020 3:42 pm O mal é que apanham sempre algum distraído que pensa "EDP é que é bom"...
É sempre mais fácil criticar ...Freddy_krueger Escreveu: ↑terça out 20, 2020 10:45 am É a aversão à mudança e a confiança em marcas...
Como EDP, CTT, PT (esta como mudou de nome já perdeu alguma "mística"...)....é normal.
Eu não sou averso ao establecido, sou averso è ao acomodar de empresas... a EDP quase que devia "dar" os paineis pois recebem energia renovável de borla de clientes (toda a que eles não consumam)...de fato, bem pensado, podiam criar uma enorme rede fotovoltaica só com casas das pessoas....suportando grande parte do investimento para depois ter retorno...mas não, é muito melhor simplesmente ganhar das 2 maneiras!!
O preço de tabela é o preço do tarifário atual... O desconto de 40% é sobre esse preço da quantidade de energia proveniente dos painéis. A restante energia mantém os descontos que já tem...Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 8:16 am OK, já li e o que me saltou à vista:
- O produtor apenas aluga o espaço e compra energia com um desconto de 40% face ao preço de tabela, que não sabemos bem qual... os descontos habituais de EDP Comercial (10-12-14%) não devem ser cumulativos aos 40%.... mas se forem não é mau visto produtor não ter investimento.
São pormenores que pretendo saber.... já iniciei o processo de criação de um bairro. Vou dando noticias...Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 8:16 am - A instalação e paineis são pelo que percebi propriedade da EDP... Gostava de saber pormenores como isto se processa em termos práticos em casos de danos nos paineis ou nos telhados....terão seguro "contra tudo"?!
Isso é o que pretendo fazer na minha habitação permanente... vou aumentar a quantidade de paineis. Mas a verdade é que o retorno demora anos.Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 8:16 am É uma muito melhor proposta que as solares fotovoltaicas da marca a custos astronómicos... vamos ver como evolui... pessoalmente eu não me importo de investir do meu bolso se vir o retorno...
Ok, boa! Aguardamos notícias:)APHenriques Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 10:46 amSão pormenores que pretendo saber.... já iniciei o processo de criação de um bairro. Vou dando noticias...Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 8:16 am - A instalação e paineis são pelo que percebi propriedade da EDP... Gostava de saber pormenores como isto se processa em termos práticos em casos de danos nos paineis ou nos telhados....terão seguro "contra tudo"?!
Isso é o que pretendo fazer na minha habitação permanente... vou aumentar a quantidade de paineis. Mas a verdade é que o retorno demora anos.Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 8:16 am É uma muito melhor proposta que as solares fotovoltaicas da marca a custos astronómicos... vamos ver como evolui... pessoalmente eu não me importo de investir do meu bolso se vir o retorno...
Até fui ver quanto tenho produzido...APHenriques Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 2:38 pm Os meus, 750kW, dão-me em média anual 8% de energia que uso.
Segundo mesmo medidor importei da rede 9000kwh (seja gastei na realidade + 2000kw dando 10% dados à rede)...18%...Na prática é como se tivesse um desconto de 8% no total de energia consumida.
Seja, eu já estou no sweet-spot de paineis adaptados ao consumo (especialmente no verão onde 1-2 meses que 50% consumo suportado pelos paineis)... excepto no inverno, em que tenho muitos consumos e pouca produção.... solução pass por mais paineis mas ou com recurso a bateria (e lá se vai ROI), ou com 2º VE para carregar bateria no verão durante pico de produção....tenho uma pessoa em casa que apenas sai 5min manhã e à tarde pelo que no restante tempo veiculo poderia carregar aproveitando mais toda a produção solar adicional.Vou aumentar a quantidade de painéis... o que também implicará mais injecção na rede, mas isso é o menos.
Também aguardo uma proposta da EDP para quem já tem autoconsumo próprio.
APHenriques Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 2:38 pm Os meus, 750kW, dão-me em média anual 8% de energia que uso.
Faltou o h nos kwh em vez de kwrnlcarlov Escreveu: ↑quinta out 22, 2020 9:13 amAPHenriques Escreveu: ↑quarta out 21, 2020 2:38 pm Os meus, 750kW, dão-me em média anual 8% de energia que uso.Isso é um parque fotovoltaico enorme
Ah, ok. Agora vejo que ainda foste mais longe no teu post - 2200kW. Não tarda muito e ainda mandas o Marty para o futuroFreddy_krueger Escreveu: ↑quinta out 22, 2020 11:24 am Faltou o h nos kwh em vez de kw
No meu owl deu quase 2000kwh(6 paineis - inversores total 1,5kw) ....
rnlcarlov Escreveu: ↑quinta out 22, 2020 8:11 pmAh, ok. Agora vejo que ainda foste mais longe no teu post - 2200kW. Não tarda muito e ainda mandas o Marty para o futuroFreddy_krueger Escreveu: ↑quinta out 22, 2020 11:24 am Faltou o h nos kwh em vez de kw
No meu owl deu quase 2000kwh(6 paineis - inversores total 1,5kw) ....![]()
Babaridade não é, só que cada um fez um erro diferente. Tu esqueceste-te do 'h' e o APHenriques pôs um 'k' a mais. É engraçado como erros diferentes dão ambos a ilusão de ser ter uma bruta centralFreddy_krueger Escreveu: ↑sexta out 23, 2020 8:46 am Disse alguma barbaridade?! É o que me aparece no Owl quando somei produção solar mês a mês nos últimos 12...