Projeto de autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Estado: Desligado

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Exactamente... São prioridades...
Fazes muito bem... Quem diria que 10kw chegariam para 90% das deslocações...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 6:05 pm Por isso, para o objetivo de ser o carro pra ir trabalhar, estes 28kw, vão chegando. Era bom ter mais autonomia para grandes viagens, era. Mas para isso tinha de esvaziar bem mais os bolsos.
O Ioniq come viagens grandes ao pequeno almoço :mrgreen:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=22283

A sério, se há carro de bateria média bom para viagens grandes, é o Ioniq de 28kWh. Claro que um Tesla é outra loiça, mas dentro da gama dos 30kWh dificilmente se encontra carro mais apropriado para isso. Até mesmo alguns carros de 40kWh não lhe chegam aos calcanhares ;)

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm

Mensagem por gbento »

rnlcarlov Escreveu:
gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 6:05 pm Por isso, para o objetivo de ser o carro pra ir trabalhar, estes 28kw, vão chegando. Era bom ter mais autonomia para grandes viagens, era. Mas para isso tinha de esvaziar bem mais os bolsos.
O Ioniq come viagens grandes ao pequeno almoço :mrgreen:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=22283

A sério, se há carro de bateria média bom para viagens grandes, é o Ioniq de 28kWh. Claro que um Tesla é outra loiça, mas dentro da gama dos 30kWh dificilmente se encontra carro mais apropriado para isso. Até mesmo alguns carros de 40kWh não lhe chegam aos calcanhares ;)
Tu já es pró. Eu o mais longe que fui, De resto , tudo bem. o mais longe que fui foi Tomar-santarem-almeirim-santarem-tomar. Foram quase 180km, grande parte em autoestrada. saí com 92%. Cheguei com 22kms de autonomia!... Sim devia ter carregado em Santarém...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

papacurvas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Mensagem por papacurvas »

gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 5:25 pm Claro, como sovina que sou, eu vou fazer a aplicação de um disjuntor classe a, de maior capacidade para instalação tomada de 32A.
Já tenho o disjuntor, os cabos de 6mm e as tomadas. Falta montar mas primeiro tenho de ver e estudar para aplicar aquilo corretamente.

Fotografias explicativas precisam-se!

Se não és da área da eletricidade ou não tens conhecimentos para tal o meu conselho é deixar de ser sovina e pagar a um eletricista para fazer a instalação.
Até mesmo para efeitos de seguro convém ficar com a fatura do serviço efetuado.

Fica a minha instalação na garagem, no quadro principal está um disjuntor de corte(HAGER) 40A .
Anexos
QUADRO 1.jpg
QUADRO 1.jpg (146.03 KiB) Visto 177 vezes

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm

Mensagem por gbento »

papacurvas Escreveu:
gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 5:25 pm Claro, como sovina que sou, eu vou fazer a aplicação de um disjuntor classe a, de maior capacidade para instalação tomada de 32A.
Já tenho o disjuntor, os cabos de 6mm e as tomadas. Falta montar mas primeiro tenho de ver e estudar para aplicar aquilo corretamente.

Fotografias explicativas precisam-se!

Se não és da área da eletricidade ou não tens conhecimentos para tal o meu conselho é deixar de ser sovina e pagar a um eletricista para fazer a instalação.
Até mesmo para efeitos de seguro convém ficar com a fatura do serviço efetuado.

Fica a minha instalação na garagem, no quadro principal está um disjuntor de corte(HAGER) 40A .
Sim, deves ter razão.
Fizeste uma saída de 32A e outra de 16A?

APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Mensagem por APHenriques »

Parece me que há aqui alguma confusão.
O que eu vejo na imagem é uma tomada schuko que teoricamente é de 16A, mas que na verdade não deveria ser usada nunca acima de 10A... é um péssimo sistema é um erro de normalização.

Do lado direito parece me ser uma tomada CEE de 16A e não de 32A, mas posso estar errado. É uma questão de tamanho, difícil de identificar na foto.

Tomadas/fichas CEE de 32A são algo raro, pois implicam uma instalação monofásica de 45A (10,35kVA)o que normalmente não é autorizado em instalações domésticas.
Mas agora com os VE, pode ser uma necessidade... mas talvez seja preferível usar uma instalação trifasico.

As tomadas e fichas CEE monofásicas são azuis... e tem dois tamanhos, para 16A e 32A... a diferença é significativa em diâmetro espessura dos pinos.

whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Mensagem por whocarez »

APHenriques Escreveu:Parece me que há aqui alguma confusão.
O que eu vejo na imagem é uma tomada schuko que teoricamente é de 16A, mas que na verdade não deveria ser usada nunca acima de 10A... é um péssimo sistema é um erro de normalização.

Do lado direito parece me ser uma tomada CEE de 16A e não de 32A, mas posso estar errado. É uma questão de tamanho, difícil de identificar na foto.

Tomadas/fichas CEE de 32A são algo raro, pois implicam uma instalação monofásica de 45A (10,35kVA)o que normalmente não é autorizado em instalações domésticas.
Mas agora com os VE, pode ser uma necessidade... mas talvez seja preferível usar uma instalação trifasico.

As tomadas e fichas CEE monofásicas são azuis... e tem dois tamanhos, para 16A e 32A... a diferença é significativa em diâmetro espessura dos pinos.
10,35 é autorizado desde que haja capacidade disponível na zona.

Já tive essa potência contratada na minha vivenda.

Sent from my RMX1931 using Tapatalk

APHenriques
Membro Silver
Membro Silver

whocarez Escreveu: segunda nov 23, 2020 11:32 pm
APHenriques Escreveu:Parece me que há aqui alguma confusão.

10,35 é autorizado desde que haja capacidade disponível na zona.

Já tive essa potência contratada na minha vivenda.
Sim, eu também já tive, noutra casa.
O importante é que a instalação da casa esteja certificada para isso e dessa forma pode-se pedir uma baixada dessa potência.

Na actual casa tenho instalação de 20,7kVA... e já esteve com essa potência trifasica.
Atualmente está em monofásica apenas com 6,9 + 1,95 solar
Vai dando a justa, e com uma gestão pelo sistema Redy, pelo menos até adquirir mais um eléctrico. :)

papacurvas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

gbento Escreveu: segunda nov 23, 2020 8:50 pm Fizeste uma saída de 32A e outra de 16A?

Correto.

papacurvas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

APHenriques Escreveu: segunda nov 23, 2020 10:56 pm Parece me que há aqui alguma confusão.

O carregador que vêm pendurado na Schuko é o carregador de origem do Leaf e no máximo carrega a 10A, mas já aqui carregou aqui um I3 a 12A sem problema.

A outra realmente é a 32A já a pensar num EVSE que o permita carregar a essa potencia.

APHenriques
Membro Silver
Membro Silver

;) Ok

As schuko são normalizadas para 16A, mas na verdade acima dos 10A permanente durante algum tempo aquecem e por vezes queimam... é certo que por vezes o problema é provocado pela falta de qualidade das tomadas ao não garantir uma superfície de contacto suficientemente boa.

O EVSE original do meu Outlander carrega a 9A e a schuko aquece e até o cabo, mas compreende-se pois é de 1,5mm

O melhor é usar as CEE 16A (azuis) acima de 10A e acima de 16A usar as CEE 32A (azuis).

No caso do Leaf a carga atinge no maximo 6,6kW, ou seja 28,7A
Implica necessariamente uma tomada CEE 32A. (Y)

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Eu tenho ainda só 3.45kVA, mas aproveitei para instalar uma tomada CEE32A. Não é preciso ter potência de 10.35kVA para ela dar jeito. Até mesmo com 4.6kVA pode ser útil com um carregador regulável, pois para carregar por exemplo a 18A uma CEE16A já não serve e tem de ser uma tomada destas.

APHenriques
Membro Silver
Membro Silver

rnlcarlov Escreveu: quarta nov 25, 2020 8:45 pm Eu tenho ainda só 3.45kVA, mas aproveitei para instalar uma tomada CEE32A. Não é preciso ter potência de 10.35kVA para ela dar jeito. Até mesmo com 4.6kVA pode ser útil com um carregador regulável, pois para carregar por exemplo a 18A uma CEE16A já não serve e tem de ser uma tomada destas.
Correto, sem dúvida.
Vale mais ter a instalação preparada e se for preciso é só aumentar a potência.
(Y)

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”