Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Pelo que percebi o WLTP tem tanto o consumo do carro como o consumo com perdas... e é essa a diferença... não é o que os utilizadores medem, é tudo dentro do ciclo/teste WLTP.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Entretanto comprei este contador
É interessante porque para além do total de kWh, dá para contagem parcial, e tem as restantes informações instantaneas: W, A, V..
Nas fotos, os W e os A durante a carga do Outlander.
Não precisava disto, pois tenho um sistema Redy que regista tudo, mas vai me ser útil para outro sistema em montagem.
Para já as contagens batem certas com o Redy... parece-me ser um contador fiável.
Preço: 8,48€
É interessante porque para além do total de kWh, dá para contagem parcial, e tem as restantes informações instantaneas: W, A, V..
Nas fotos, os W e os A durante a carga do Outlander.
Não precisava disto, pois tenho um sistema Redy que regista tudo, mas vai me ser útil para outro sistema em montagem.
Para já as contagens batem certas com o Redy... parece-me ser um contador fiável.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Ando a procura de disjuntor para fazer ligação única para carregar o carro, pode indicar onde adquiriu o disjuntor, é classe a? Disseram-me que tinha de ser esse. E já que iria mexer, um contador também.APHenriques Escreveu:Entretanto comprei este contador
É interessante porque para além do total de kWh, dá para contagem parcial, e tem as restantes informações instantaneas: W, A, V..
Nas fotos, os W e os A durante a carga do Outlander.
Não precisava disto, pois tenho um sistema Redy que regista tudo, mas vai me ser útil para outro sistema em montagem.
Para já as contagens batem certas com o Redy... parece-me ser um contador fiável.
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Estou para fazer uma ligação directa do quadro para uma tomada de 32A.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S
Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).
Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...
Qual é a potência total actual da Instalação?
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S
Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).
Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...
Qual é a potência total actual da Instalação?
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
6,9kvaAPHenriques Escreveu:O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S
Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).
Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...
Qual é a potência total actual da Instalação?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Ou seja, 30Agbento Escreveu: ↑sexta out 30, 2020 1:10 pm6,9kvaAPHenriques Escreveu:O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S
Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).
Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...
Qual é a potência total actual da Instalação?
Para ter um carro a carregar a 32A, tem que passar pelo menos para 45A (10,35kVA) o que pode não ser possível na instalação da casa. Ou passar para trifásico. Implicará sempre trabalho profissional de electricista.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Estou a ponderar a aquisição de evse ou wallbox que dê para selecionar potência de carregamento até um max de 20A. Daí estar a estudar por ficha 32A e disjuntor para 40AAPHenriques Escreveu:Ou seja, 30Agbento Escreveu: ↑sexta out 30, 2020 1:10 pm6,9kvaAPHenriques Escreveu:O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S
Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).
Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...
Qual é a potência total actual da Instalação?
Para ter um carro a carregar a 32A, tem que passar pelo menos para 45A (10,35kVA) o que pode não ser possível na instalação da casa. Ou passar para trifásico. Implicará sempre trabalho profissional de electricista.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Aqui em casa o eletricista veio cá montar isto:


A tomada CEE 32A está diretamente por detrás, do lado de lá da parede.


A tomada CEE 32A está diretamente por detrás, do lado de lá da parede.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
O Diferencial deveria ser de 30mA e não 300mA.
Faz sentido ter um diferencial de 300mA para instalação total da casa, especialmente quando se tem tomadas de rua e uma maior extensão de circuito... é o meu caso, Mas para circuitos parciais ou para um simples tomada o ideal é de 30mA. É 10x mais sensível e corta ao mínimo problema.
Faz sentido ter um diferencial de 300mA para instalação total da casa, especialmente quando se tem tomadas de rua e uma maior extensão de circuito... é o meu caso, Mas para circuitos parciais ou para um simples tomada o ideal é de 30mA. É 10x mais sensível e corta ao mínimo problema.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
O diferencial total da casa é de 30mA.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Se o diferencial da casa é de 30 mA, esse de 300 mA não está lá a fazer nada, no meu ponto de vista devia ser ao contrário ou então retirares esse de 300 que não faz lá nada tendo um de 30 no circuito.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Preciso de um bom site/loja para comprar os disjuntores baratos
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Exactamente.
Se a casa tem um de 30mA esse pode sair.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Os disjuntores são baratos... +/- 1,50€
Os diferenciais são um pouco mais caros... +/- 15€
Basta procurar no https://www.kuantokusta.pt/search?q=diferencial
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Umas conclusões interessantes sobre carros elétricos, consumos e emissões reais:
1. Um carro elétrico em Portugal, numa vida útil de 150.000 km, emite menos 33% que um carro a gasolina (dificilmente menos 66% como alguns estudos sugeriram recentemente), mas apenas menos 11% se o carro elétrico tiver uma bateria de 100 kWh.
2. Em Portugal, só a partir dos 60.000 kms é que um carro a gasolina vai emitir menos CO2 que um carro elétrico com uma bateria de 50 kWh;
3. Se o carro elétrico tiver uma bateria de 100 kWh, só a partir dos 125.000 km é que um carro elétrico será menos poluente;
4. Se eu fizer 150.000 km na vida útil do meu carro, um carro a gasolina vai emitir praticamente o mesmo CO2 na sua vida útil que um carro elétrico médio (50 kWh) na China ou na Índia (e EUA por pouco);
5. Um híbrido plug-in, dependendo do tipo e utilização (se for feito para poupar ou se tem um motor V8 com mais de 400 CV associado), pode emitir menos CO2 numa vida útil de 150.000 km do que um carro elétrico em Portgual, ou emitir mais do que um carro a gasolina;
6. Um automóvel híbrido (sem plug-in), para uma vida útil de 150.000 km, emitirá mais 20% que um carro elétrico.
https://rumo-eletrico.blogspot.com/2021 ... migos.html
1. Um carro elétrico em Portugal, numa vida útil de 150.000 km, emite menos 33% que um carro a gasolina (dificilmente menos 66% como alguns estudos sugeriram recentemente), mas apenas menos 11% se o carro elétrico tiver uma bateria de 100 kWh.
2. Em Portugal, só a partir dos 60.000 kms é que um carro a gasolina vai emitir menos CO2 que um carro elétrico com uma bateria de 50 kWh;
3. Se o carro elétrico tiver uma bateria de 100 kWh, só a partir dos 125.000 km é que um carro elétrico será menos poluente;
4. Se eu fizer 150.000 km na vida útil do meu carro, um carro a gasolina vai emitir praticamente o mesmo CO2 na sua vida útil que um carro elétrico médio (50 kWh) na China ou na Índia (e EUA por pouco);
5. Um híbrido plug-in, dependendo do tipo e utilização (se for feito para poupar ou se tem um motor V8 com mais de 400 CV associado), pode emitir menos CO2 numa vida útil de 150.000 km do que um carro elétrico em Portgual, ou emitir mais do que um carro a gasolina;
6. Um automóvel híbrido (sem plug-in), para uma vida útil de 150.000 km, emitirá mais 20% que um carro elétrico.
https://rumo-eletrico.blogspot.com/2021 ... migos.html
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
São muitas conclusões.... mas não significam nada.
Actualmente a Internet está cheia de blogs da treta que se juntam aos muitos jornalistas dos petroleiros, que se converteram a pressa em especialistas em electricidade.
As percentagens, os quilómetros, os custos, as emissões... tudo isso varia há vontade dos conceitos, preconceitos e interesses.
A produção de um VE tem sempre um impacto ambiental muito inferior a um carro a combustão.
A utilização do carro tem ainda uma diferença maior....
Só o impacto ambiental de transporte marítimo de crude tem uma dimensão desconhecida e propositadamente ignorada.
Mas não há actividade humana sem impacto ambiental.
Também não haverá veículos sem custos de utilização.
Entramos na 3ª década do século XXI, e muita gente continua agarrada à tecnologia do século passado.
Até há bem pouco tempo também tive por cá umas relíquias dos anos 80, mas como veículos clássicos... foram-se os originais ficaram as réplicas a escala 1/18 e 1/32. Pelo menos estes não fazem barulho ou fumo.
Actualmente a Internet está cheia de blogs da treta que se juntam aos muitos jornalistas dos petroleiros, que se converteram a pressa em especialistas em electricidade.
As percentagens, os quilómetros, os custos, as emissões... tudo isso varia há vontade dos conceitos, preconceitos e interesses.
A produção de um VE tem sempre um impacto ambiental muito inferior a um carro a combustão.
A utilização do carro tem ainda uma diferença maior....
Só o impacto ambiental de transporte marítimo de crude tem uma dimensão desconhecida e propositadamente ignorada.
Mas não há actividade humana sem impacto ambiental.
Também não haverá veículos sem custos de utilização.
Entramos na 3ª década do século XXI, e muita gente continua agarrada à tecnologia do século passado.
Até há bem pouco tempo também tive por cá umas relíquias dos anos 80, mas como veículos clássicos... foram-se os originais ficaram as réplicas a escala 1/18 e 1/32. Pelo menos estes não fazem barulho ou fumo.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Ou somos nós que gostamos de acreditar em soluções milagrosas que resolvem todos os nossos problemas?
Este estudo não diz que os carros eletricos poluem mais, apenas que o mundo não é preto e branco, mas às vezes cinzento, e temos de ter todos consciência de quando saber utilizar as melhores tecnologias.
Sim, em Portugal os carros elétricos podem ser mais amigos do ambiente, mas para uma pessoa que faça poucos kms ou que tenha as cada vez mais usuais baterias de quase 100 kWh, pode nao compensar e faz sentido que todas as pessoas tenham noção desses impactos.
Este estudo não diz que os carros eletricos poluem mais, apenas que o mundo não é preto e branco, mas às vezes cinzento, e temos de ter todos consciência de quando saber utilizar as melhores tecnologias.
Sim, em Portugal os carros elétricos podem ser mais amigos do ambiente, mas para uma pessoa que faça poucos kms ou que tenha as cada vez mais usuais baterias de quase 100 kWh, pode nao compensar e faz sentido que todas as pessoas tenham noção desses impactos.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Baterias de 100kWh só há em carros de +75.000€, portanto não são a maioria em Portugal ou qualquer outro país.
A norma para carros familiares parece ser os 60kWh ou 75kWh no caso de carros maiores. E são perfeitamente suficientes para deslocações de +300km, com apoio de PCUR's!
Dizer que um carro com motor a gasolina só polui mais que um eléctrico até aos 60.000km é porque certamente não estão a considerar todo o ciclo de poluição que permite cada um dos dois tipos de motores deslocarem-se!
Se procurarmos, deve ser possível encontrar os estudos que certificavam que o tabaco não causa cancro.
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A norma para carros familiares parece ser os 60kWh ou 75kWh no caso de carros maiores. E são perfeitamente suficientes para deslocações de +300km, com apoio de PCUR's!
Dizer que um carro com motor a gasolina só polui mais que um eléctrico até aos 60.000km é porque certamente não estão a considerar todo o ciclo de poluição que permite cada um dos dois tipos de motores deslocarem-se!
Se procurarmos, deve ser possível encontrar os estudos que certificavam que o tabaco não causa cancro.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Voltando ao tópico, já que o resto são discussões sem fundamento, pois estudos há muitos, mas não são muito conclusívos.
Update Fiat 500e
Temperaturas média a rondar os 2ºC nas viagens, sendo que alguns dias rolou com temperaturas negativas...
Consumo de perto de 20Kw/100km (medidos na tomada).
A nível de perda de capacidade ao fim de 7milKm (conta com 45milKm) nas minhas mãos, nada a assinalar, para já igual ao ano passado.
Update Fiat 500e
Temperaturas média a rondar os 2ºC nas viagens, sendo que alguns dias rolou com temperaturas negativas...
Consumo de perto de 20Kw/100km (medidos na tomada).
A nível de perda de capacidade ao fim de 7milKm (conta com 45milKm) nas minhas mãos, nada a assinalar, para já igual ao ano passado.
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos
Respondendo só ao zeuz e depois não insisto mais se pelos vistos não tem fundamento.
75 kWh, tendo em conta os 152 kgCO2eq/kWh da.prpducap de uma bateria na China (valores estudo da T&E, não do blog), da 11,6 toneladas de CO2, que num carro a gasolina daria para percorrer 76000 km.
Quanto aos valores de consumo, estes incluem não só os 17% das perdas de rede.nos carregamentos, como o fator WTT, Well to tank, que inclui as emissões da extração, transporte e refinação do petróleo, um adicional de 26% aos consumo de um carro a gasolina. Tem algum dado que refute estes valores?
Parece-me que não está um causa que um carro elétrico possa ser menos poluente. Quem fizer 200.000 km facilmente terá ganhos ambientais. O tema et a crescente procura das marcas em aumentar a autonomia, utilizando baterias cada vez maiores, como se fosse o aumento dos megapixéis das câmaras fotográficas, quando tem claramente impactos ambientais.
Um consumidor que não precise de autonomias tão grandes, estará a fazer um favor ao ambiente se optar por baterias mais pequenas ou mesmo um plug-in e parece-me que pouca gente tem noção disso.
Todas as tecnologias tem vantagens e desvantagens. Reconhecer limitações é o que nos permite ultrapassa-las
75 kWh, tendo em conta os 152 kgCO2eq/kWh da.prpducap de uma bateria na China (valores estudo da T&E, não do blog), da 11,6 toneladas de CO2, que num carro a gasolina daria para percorrer 76000 km.
Quanto aos valores de consumo, estes incluem não só os 17% das perdas de rede.nos carregamentos, como o fator WTT, Well to tank, que inclui as emissões da extração, transporte e refinação do petróleo, um adicional de 26% aos consumo de um carro a gasolina. Tem algum dado que refute estes valores?
Parece-me que não está um causa que um carro elétrico possa ser menos poluente. Quem fizer 200.000 km facilmente terá ganhos ambientais. O tema et a crescente procura das marcas em aumentar a autonomia, utilizando baterias cada vez maiores, como se fosse o aumento dos megapixéis das câmaras fotográficas, quando tem claramente impactos ambientais.
Um consumidor que não precise de autonomias tão grandes, estará a fazer um favor ao ambiente se optar por baterias mais pequenas ou mesmo um plug-in e parece-me que pouca gente tem noção disso.
Todas as tecnologias tem vantagens e desvantagens. Reconhecer limitações é o que nos permite ultrapassa-las