As BC são muito eficientes, também requerem muito espaço. A que instalei em 1995 tinha deposito 300 litros e estava no sotão da casa. Era um antepassado das atuais modelos da Energie... mas o sistema é o mesmo e sempre funcionou muito bem. Não tem resistência. Baseia-se num compressor de gás com painel de comutação no exterior. Mas não precisa de sol.
Há dois anos retirei a caldeira a gás da minha casa que só usava para AQS, uma vez que para aquecimento de ambiente pelos radiadores, a caldeira tinha um consumo brutal.
Coloquei um termoacumulador inteligente da Ariston de 100L. Não é barato. o suposto sistema inteligente acaba por não ser assim tão importante, pois baseia-se em rotinas de consumo que o sistema tenta adivinhar por analise estatistica.
Se fosse hoje não tinha comprado este, mas sim, um termo acumulador normal, barato e gerido por um simples temporizador de tomada para aproveitar, tarifa economica noturna ou energia solar durante o dia.
Os 100L implica alguma gestão. Normalmente os miudos com banhos antes de jantar e os nossos ao deitar. As 3 ou 4 horas de diferença são suficientes para a recuperação da temperatura. Sendo que o meu era sempre o último, pois a minha mulher usa água muito quente e provoca uma queda assentuada na temperatura.
Mas durante dezembro e janeiro, a água entra muito fria e a queda de temperatura é maior depois de um banho. Por isso passava normalmente a temperatura dos 60º para ou 70º... em alguns dias mais frios cheguei mesmo a colocar a 80º.
Este ano pensei numa solução para o problema do inverno. a ideia seria pré-aquecer a água que entra no TA. Não precisava de muito, para ter efeito. Ainda ponderei um TS sem resistência pequeno por 600€, mas rapidamente desisti... demasiado caro para o efeito... ainda mais com o sol de inverno. Depois implicava, colocação no telhado, com pelo menos 10 metros de tubo para perder temperatura, enfim, uma treta.
Bem mais simples e barato: comprei no Aki um termo acumulador barato de 80 litros, e liguei-o ao lado do outro ( tinha espaço na parede da lavandaria). Este, recebe a água fria e fornece ao outro água quente. Só está ligado nas horas de sol. Desta forma, o principal só perde temperatura depois do outro gastar a água aquecida.
Não precisei regular nunca para mais de 60º e já fazemos 4 duches seguidos sem problema. E os painéis solares, excepto nos dias de maior nebulosidade, conseguem fornecer a energia eléctrica necessária.
Também é de salientar que consegue-se mais água quente com dois TA de 100L ligados em série, do que com um de 200L. Temos uma vantagem adicional: se um avariar continuamos a ter água quente...
Há TA's que funcionam na horizontal (os meus estão um na horizontal e outro na vertical) o que permite a colocação em espaços mais pequenos.
Também há mais pequenos... uma solução em casas grandes, em vez de ter um central, pode ser melhor ter vários pequenos. Por exemplo um por casa de banho de 50 litros que recebem a água quente de um principal maior. O que permite evitar também desperdício de água quente em tubagens longas...
Por estas razões... eu acho muito mais prático usar simples termo acumuladores em conjunto com painéis solares.... vale mais investir em mais fotovoltaicos e usar os termoacumuladores para armazenar água quente quando temos excesso de produção.