APHenriques Escreveu: ↑domingo abr 18, 2021 2:53 pm As entidades Mobie e ERSE tem uma função importante, pois regulam e agrupam os postos numa plataforma única e nacional.... o que seria se tivéssemos postos independentes e não regulados? Múltiplos contratos, cartões, preços livres... enfim.
E quando os preços são livres o que acontece? Baixam? Claro que não... veja-se o que aconteceu com os combustíveis há uns anos atrás...
A ambiguidade deste modelo confunde até os que o defendem; É tão complexo que leva as mentes mais liberais a defender um monopólio gerido pelo Estado, que amarra os intervenientes como tentáculos a um corpo, a Mobi.e, que estabelece as relações de força entre estes, para estes, e cujos consumidores acabam por ser um mal necessário, com o papel de presas.APHenriques Escreveu: ↑segunda abr 19, 2021 2:01 pm Mas afinal queremos preços livres ou não?
Como pode estar afixado o preço final se depende do contrato que o cliente tem com o seu CEME? Ou seria melhor um preço igual para todos? Sem concorrência...
Se há alguns anos nos dissessem a todos, e que ninguém diga o contrário honestamente, que para “atestar” o seu veículo teria de assinar um contrato… lidar com quatro entidades cada uma a acrescentar a sua parcelazinha de custos na fatura cujo valor exato seria virtual mesmo depois do consumo e respetivo pagamento impossível no momento... e tudo o resto… pensaríamos que só em pesadelos ou em brincadeira.APHenriques Escreveu: ↑segunda abr 19, 2021 2:01 pm Esse custo compete a cada um saber... afinal assinou um contrato.... que não leu, obviamente, mas isso é da sua responsabilidade.
É difícil perceber que foi criado um monstro de que o consumidor não precisa e que grande parte dos custos de recarga dos veículos elétricos em Portugal servem para alimentar este monstro limitador de liberdade contratual entre os intervenientes?
Chama-se a isto extorsão e chantagem, um esquema monopolista do Estado que impede a livre concorrência e a liberdade de comércio entre partes.APHenriques Escreveu: ↑segunda abr 19, 2021 12:22 pm Actualmente as pessoas mudam para eléctricos porque compensa, mas no futuro mudam porque não tem outra opção e não será necessariamente mais barato.
Exatamente, o monstro tem de ser alimentado… espero que não por muito tempo, que morra.
Esta é a postura que temos verificado nos defensores de um modelo difícil de defender e explicar.APHenriques Escreveu: ↑segunda abr 19, 2021 12:22 pm Outro defeito chato que admito que tenho: é gastar imenso tempo a explicar o"sexo dos anjos" a quem não está interessado em perceber.
Um ex-colega, professor de filosofia e sociologia costumava dizer: "só se apreende verdadeiramente quando se bate com os cornos!"
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Esta será a mentalidade dos idealistas da Mobi.e e do seu modelo, comum a muitos serviços empoeirados do Estado e artesãos de parcerias misturando Estado e privados.