Este fim de semana carreguei pela primeira vez a 100%, foi necessário 2 dias!
Fui dar uma voltinha que tambem dei com o Leaf 24 e com o Leaf 40.
Com o Leaf 24, devagarinho, tive de carregar em Alcácer...
Com o Leaf 40, devagar, não precisei de carregar mas a autonomia foi à conta...
Desta vez, nem precisei de carregar, nem precisei de ir devagar...
Esta era a informação que o carro apresentava antes de sair
Com AC ligado
Com AC desligado
Neste grafico podemos ver:
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
Não fui propriamente devagar, comecei com o CC a 105, mas depois passei para 110.
À espera do barco...
Enquanto esperava...
O consumo foi 16kWh/100km, não é propriamente baixo, ainda assim, somando os 49,6km feitos aos 418km que faltavam, a previsão de fazer 467km mantem-se ( 418 + 49,6 = 467,6 )
Já no barco...
Depois do almoço, já de regresso...
Álcacer - Lisboa foi feita maioritariamente acima de 119km/h
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
Lá se foi a previsão dos 467km... ( 118 + 225,5 = 343,5km )
Este é o histórico atual!
A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...
A velocidade é tramada nos Elétricos... o que durante anos demos como certo (ir a 130/140kmh na AE), hoje a mim parece-me surreal... só quando apanho uma daquelas ladeiras e meto em "coasting" chego facilmente aos 130 ou mais kmh....caso das descidas S.Aire e Candeeiros na A1, descidas de Penafiel na A4, etc...
No Leaf 40 costumo fazer algo do género:
- Com pressa e sabendo que carga chega (poucos kms): 110kmh
- Normal e sabendo que carga chega (alguns kms): 100kmh
- Viagens maiores ou em passeio: 90kmh
Valores em CC c/ overide para coasting nas descidas.
Esse passeio é catita...há 2 anos passei 1 destes fdsemana de Junho em Setúbal, com a obrigatória ida a Alcácer - comi muito bem no Porto Santana (que até tem um carregador ASL-90003 no parque - na altura não tinha mas também não precisei...). Depois regressei a Setúbal via Troia/ferry...a fazer lembrar a infância (passei férias 1-2 semanas em Tróia nos finais dos anos 80 e aquilo era o pináculo das férias)
Apesar de me faltarem apenas 68,1km, não sabia o que me esperava em Monte Gordo, por isso decidi carregar o suficiente para ir e vir, ou seja para fazer 140km. Além de que morria de curiosidade de ver a curva de carregamento.
Estes foram os quilómetros desde o inicio do dia, mas os quilómetros da viagem foram: 283,6 - 32,4 = 251,2.
Os quilómetros desde o carregamento a 100% foram 283,6 - 15,5 = 268,1 (de onde se pode conluir que a 120km/h o carro fará mais de 350km)
Igualmente os tempos têm de ser calculados:
tempo desde o carregamento a 100% 4:37 - 00:38 = 3:59
tempo de viagem: 4:37 - 2:16 = 2:21
velocidade média da viagem: 107km/h
Pus este contador a zero quando comecei a viagem, o consumo dos quilómetros que fiz em Lisboa antes de vir não influenciaram o consumo da viagem.
Começou carregar a 44kW
Durante o carregamento: andou entre os 45 e 46kW
Estava a pensar carregar 30 minutos mas distrai-me um pouco.
Como o mostrador do posto está danificado, tive de recorrer à Miio para saber quanto carreguei.
A App Torque mede a potência que sai da bateria, naturalmente, a que entra é considerada potência negativa.
30 minutos de potência constante, 39 minutos de temperatura de bateria quase constante, só o SOC não foi constante.
Afinal não vi curva nenhuma...
Lá vamos nós para o resto da viagem, será que 239km de autonomia com AC ligado darão para 140km? Que exagero!
Na verdade fiquei indeciso acerca da melhor altura para parar o carregamento, porque queria obter um bom gráfico, pensei em parar aos 66%, depois decidi parar aos 30 minutos.
61% de bateria, 239km de autonomia com AC, 249km sem AC
O resto da viagem foi feito outra vez a 120km até ao final da auto-estrada.
Não fui direto a Monte Gordo, ainda fui ao Pingo Doce buscar algo para comer.
Cerca de 32 minutos a 120km/h
Final da viagem: pelo que se pode ver pelos gráficos terei feito 2:36 a 120km/h (cerca de 80% do tempo)
Tempo total da viagem sem carregamento: 3:16 (velocidade média 99km/h)
Quilómetros totais: 322
Quilómetros de 100% até carregar: 268
Teria chegado a Monte Gordo se não tivesse carregado?
Sim!
O carro apresentava 102km de autonomia quando parei para carregar e eu gastei 62km de autonomia para fazer os 71km que fiz depois de carregar.
Boas infos....
Eniro parece consumir ligeiramente mais que TM3 MIC SR+ (166Wh/km) o que perfeitamente normal face a diferença aerodinâmica....mas também compensa tendo bateria maior.
Estes dois mesmo na wishlist mas outras prioridades se impõe
Apanhado a carregar pelo amigo Rafael! A foto é dele!
Quando fui buscar o carro de manhã, um Volvo PHEV a carregar com o cabo bem enrroladinho (como NÃO deve ser!)!
O carregamento a 100% terminaria a meio da noite. Por isso só carreguei a 90%, para evitar que a bateria estivesse 6 ou 7 horas a 100%.
A foto da praxe! "Eu estive em Monte Gordo!"
Eh lá! Então despareceram 9km de autonomia? Aparentemente o carro recalculou a autonomia com base no consumo da manhã... Não faz mal, 355km dão perfeitamente para os 322km até casa!
É que a percentagem de carga era exatamente a mesma!
Lá fui eu a 120km/h rumo a casa! (roxo - velocidade; azul - SOC; vermelho - potência; amarelo/laranja - temperatura da bateria)
13km depois do arranque, gastei 17km de autonomia, no inicio da viagem não é preocupante, faltavam 309km, tinha 338 de autonomia.
Entretanto comecei a ter alguma dificuldade em manter os 120km/h... Parece que este carro elétrico, afinal, tem um problema em comum com os fumarentos, e os restantes carros elétricos: trânsito em excesso! Estava a aproximar-me da AS de Almodovar, resolvi parar para xixi e para conhecer o PCUR.
Estreei-me logo com uma transgressão e com um e-Niro a carregar...
Sou mesmo egoista! A ocupar um lugar de carregamento sem estar a carregar!
Afinal não... há 6 lugares de carregamento mas apenas 2 carregadores.
A impossibilidade de fazer uma viagem com velocidade regular continuou...
Depois de muito minutos a andar muito devagar, por volta das 18:15 saí para Grandola.
Na Nacional o transito era praticamente o mesmo, por isso segui para Troia.
Foi sempre a andar até Troia, mas os barcos têm horários e tambem havia fila para o barco.
Cheguei às 19:00, só às 19:37 fiquei em fila de espera para embarque.
Pelo menos a paisagem é mais bonita do que a da A2!
Entrada no barco e registo da viagem!
O Ferry de Tróia dá uns estonteantes 20km/h!
A parte final do registo já foi fora do barco a caminho do Alegro de Setubal para jantar!
Já que ía estar parado a jantar, aproveitei para carregar!
313km de viagem.
Os ultimos 40 quilómetros feitos bem depressinha daí o consumo ligeiramente mais alto em relação à viagem no sentido contrário.
Não tirei foto mas teria uns 105km de autonomia quando sai do Alegro, gastei à volta de 70!
A velocidade não perdoa!
Saida às 15:11, chegada às 22:02, 6:51 de viagem!
Inclui: cerca de 25 minutos de paragem no PCUR (e nem foi para carregar!),
cerca de 30 minutos a 30km/h,
cerca de 45 minutos a menos de 5km/h,
cerca de 1 hora e 37 minutos desde que cheguei ao cais do Ferry até que saí do outro lado,
cerca de 1 hora para jantar.
Tempo parado ou quase: cerca de 4 horas e 17 minutos
Tempo util da viagem: cerca de 1 hora e 58 minutos
Não me arrependi de ter vindo por Tróia, só me arrependi de não ter saido mais cedo da A2!
Tirando a seca de estar parado ou quase na A2, o resto da viagem até foi agradável incluindo a espera do Ferry.
A unica frustração: voltei a não conseguir fazer a distância entre Lisboa e Monte Gordo sem carregar!
O Kia e-Niro tem um botão "P Release" cuja função parece ser óbvia mas cujo o funcionamento não é.
Procurei no manual e não há nenhuma referência ao botão "P Release".
Tambem procurei em sites, Facebook e Youtube e não encontrei nada! (talvez azelhice minha)
Pois agora já há um video a explicar como se aciona o "P Release".
No meu caso a borracha estava saida 9mm, eu apertei para ficar 7mm.
Mas tive o cuidado de ver se a borracha continua a bater no respetivo batente.
Sujei a borracha de giz.
Depois verifiquei se o batente estava sujo de giz.
Como está sujo é sinal que não apertei demasiado a borracha.
Mais uma primeira vez: foi a primeira vez que uso meu novo dongle OBD2 Bluetooth.
Foi tambem a primeira vez utilizei que apenas o meu telemovel em vez de usar o meu velhinho "telemovel do carro".
Começou logo por correr "mal" porque só tinha a App bem configurada no "telemovel do carro", no meu telemovel de uso corrente não.
Daí só ter começado a registar dados depois da primeira paragem. Não gostei porque o Torque tem de estar sempre ativo para trabalhar bem.
Fica a lição: utilizar o "telemovel do carro" com o Torque e a enviar dados para a Internet através da partilha de dados do meu telemovel de uso corrente.
Como é meu hábito, com este carro, sempre a 120km/h.
Os bocados mais lentos foi a caminho do Canal Caveira para mais um carregamento.
Desta vez para carregar o bandulho.
Depois do carregamento do bandulho, regresso à A2, regresso aos 120km/h.
Nova paragem para carregamento na AS de Loulé, carregamento mas de água!
E descarregamento de outros fluidos!
Depois do carregamento, de água!, outra vez a 120km/h pela A22 a fora até Monte Gordo.
Chegada a Monte Gordo.
330km, como podem ver pelos gráficos da velocidade, essencialmente a 120km/h, sempre com o AC ligado, 2 adultos, 2 crianças, porta-bagagens cheio.
330km a gastar 18,2kWh/100km dá um gasto de cerca de 60kWh
Sobrou 8% de 64kWh, ou seja, cerca de 5kWh.
Gastei cerca de 59kWh o que é próximo do valor calculado com base no consumo indicado pelo carro de 60kWh.
Uma indicação de consumo muito aproximada da real que terá sido cerca de 17,8kWh/100km (o carro calculou 0,4 a mais)
O meu carro indica 100% de SOH, face aos valores calculados, penso que não há duvida que tem mesmo os 64kWh disponiveis.
Enquanto estava em Monte Gordo resolvi pela primeira vez ir ao estrangeiro de carro elétrico.
Chegado ao estrangeiro deram-me logo as saudades e fotografei Portugal.
Por cima do tejadilho vê-se Monte Gordo!
E os espanhois que são mais teimosos do que mulas?
Estive imenso tempo à espera que o casal da foto se fosse embora...
A melhor coisa do estrangeiro?
A placa a dizer Portugal!
Se calhar, melhor do que a placa a dizer Portugal é a ponte para Portugal
A minha visita ao estrangeiro durou, durou, durou... cerca de 30 minutos...
De volta a Portugal, a minha primeira vez a carregar no Continente (Vila Real de Santo António)!
Pena não ser PCR!
Mas até carregou a uma potência interessante: 7,1kW (31A)
Foi só um lanchinho e umas compras rápidas.
54 minutos a 7,1kW dá cerca de 6,39kWh
Fica a cerca de 0,21€ por kWh.
Perdoem-me mas eu para certos assuntos não dou uma prá caixa, o Cartão Continente é um deles.
Aparentemente, deram-me um crédito de 0,74€ para o Cartão, será isso?
Se foi, o carregamento terá ficado por 0,59€.
Assim o preço por kWh terá ficado a 0,09€.