Iniciei recentemente a pesquisa por um citadino eléctrico para a minha esposa.
Depois de algum trabalho de casa, e propostas analisadas, decidi reduzir a oferta a duas hipóteses, Smart Forfour ou Renault Twingo ZE.
Perfil/Utilização.
- 20kms diários citadinos de segunda a sexta.
- com margem para algumas deslocações extra, sempre em ambiente citadino de curta duração.
- o carregamento será, 90% das vezes, efetuado em casa com recurso a tomada doméstica. Com a possibilidade de colocar uma tomada/disjuntor dedicado para conseguir 16A / 3.7kW, se se justificar.
- colocação de painéis solares em 2022/23. Em tal cenário passaríamos a carregar o carro apenas ao fim de semana, idealmente. Enquanto tal não acontece, iremos apostar no bi-horário.
- 7500 KMs anuais sensivelmente.
- Utilização expectável durante 8 anos. Não contamos trocar ou vender mais cedo. Queremos um carro para ficar alguns anos connosco.
A escolha do método de compra é tema em aberto, novo, semi-novo/de serviço nacional, semi-novo/de serviço importado, temos as hipóteses todas na mesa.
Novo parece-me cada vez fazer menos sentido, visto que o incentivo do estado esgotou e só volta em 2022.
Importados apenas equaciono carros vendidos nas marcas oficiais, com poucos kms, com historial fidedigno.Não quero correr o risco de comprar um carro de carsharing. Confesso que mesmo assim tenho algum receio, ainda não encontrei um “importador” de confiança talvez.
Mas de facto vê-se muito bons negócios no mobile.de, é bastante tentador.
De momento estamos mais inclinados para o Twingo, apenas porque consegue ter uma autonomia ligeiramente superior ao Smart.
No entanto o Twingo tem pouco tempo de mercado, é difícil perceber se será uma escolha segura e acertada devido à falta de feedback.,
O Smart também tem algumas incógnitas, já se vê Smarts no mercado de usados à venda por 13k. Assusta um bocado ver uma desvalorização de quase 50% em 2 ou 3 anos. Mau sinal?
E é este o ponto de situação e não queremos apressar nada, felizmente não é urgente

Procuro agora opiniões e recomendações de utilizadores mais experiente no tema.
Uma questão para finalizar;
Caso opte por um usado, como posso confirmar o estado das baterias e respetivo desgaste? Diagnóstico na marca?
Posso estar a pensar de forma errada, mas queria ter uma forma de me precaver de comprar um carro que, a título de exemplo, o antigo dono deixava ir constantemente o carro aos 5%, e apenas carregava o carro em fast-chargers. Numa situação deste género possivelmente iria receber um carro com a bateria “viciada”, desgastada e com menor autonomia sem saber.
Desde já o meu obrigado