Estive envolvido numa discussão no Facebook (que surpresa!) em que insistiam que, quando se está à espera no carro, não é preciso ligar o carro.
Nada melhor do que ser o próprio carro a responder.
Portanto, repetindo, quando têm de ficar no carro à espera, liguem o carro como se fossem andar com ele!
Isto é válido pelo menos para os Leaf 24, Leaf 40 e Kia e-Niro!
Boa dica
No model 3 o carro não tem botão de ligar ou seja quando entro no carro ele está "ligado".
Isto até originou algo interessante na oficina quando foi fazer a rotação dos pneus... O funcionário diz para mim comigo ao volante: "agora deixe em ponto morto e pode desligar o carro." E agora como faço isso? Desapareço, faço-me de morto ou atiro-me pela janela?
No Leaf 40kwh quando fico no carro a carregar (PCR ou PCN), normalmente fico com ele ligado até para ver no infotainment a velocidade de carga... nunca ponho carro no modo Accessories, a não ser por engano
Freddy_krueger Escreveu:Mas no Tesla também dá.... uma opção qualquer dentro do CONTROLS:
Controls > Safety & Security > Power Off
Pois tens toda a razão É daquelas coisas dos carros CI que depois faz confusão quando aplicadas aos carros eléctricos...
Na altura para lhe fazer a vontade lembrei de desligar as luzes que estavam no modo automático
Foi semelhante a ter entregue o cartão do carro mas depois tive de me deslocar com o carro e virem atrás de mim para me darem o cartão e eu ainda disse: deixe estar que não preciso... Mas então como vai andar com o carro? E eu para lhe fazer a vontade: OK, então dê-me lá então o cartão...
No dia 16 de Setembro, ao entrar no carro, tive esta surpresa.
Depois de ligado ficou assim!
No mesmo dia desloquei-me à Univex de Chelas.
Marcaram diagnóstico para o dia 21 (3 dias uteis).
Tirando não ter informação no display o carro funcionava normalmente.
No dia do diagnóstico, dia 21, até me assustei, por momentos funcionou normalmente, pensei que exatamente nesse dia iria funcionar normalmente para estragar o diagnóstico.
Foi sol de pouca dura, nem me deixou tirar foto!
Em relação ao carro, nada foi feito.
Tiraram fotos, ao tablier e ao livro de revisões, também fizeram um vídeo, para melhor mostrar a avaria, e enviaram tudo para a Kia, disseram-me para aguardar a resposta da Kia para a reparação ser feita ao abrigo da garantia.
Não me cobraram nada e ainda me limparam o carro por dentro e por fora.
Disseram-me que, o normal seria contactarem-me ainda na mesma semana.
Enquanto esperei, para obter alguma informação, só mesmo através da Torque.
Ando com um furo lento, aqui pode ver-se que tinha acabado de encher o pneu com o furo lento, é o que tem mais pressão.
No dia 23 (2 dias uteis após o diagnóstico) recebo novidades da UNIVEX: a Kia aceitou a reparação em garantia, a peça foi encomendada à Kia, afirmaram que me iriam contactar quando a peça chegasse.
No dia 29, mais novidades da Univex (4 dias uteis após a aceitação): a peça chegou.
Informaram-me que poderiam fazer a reparação no dia 30.
No dia 30 entreguei o carro às 9:30, fui buscá-lo por volta das 12:30, com esta surpresa: ZERO quilómetros!
Tempo total do diagnóstico na UNIVEX até à devolução do carro reparado: 9 dias (7 dias uteis).
Fiquei muito satisfeito com a Univex e com a Kia!
Pelo que se vê a Torque vai buscar a informação ao mesmo sitio que o display do carro.
Foi adicionada uma anotação no livro de revisões do carro.
Entretanto já consegui criar 2 PIDs, na Torque, especificos para o meu carro. Assim saberei sempre a quilometragem real do carro sem precisar de decorar o numero.
Última edição por pemifer em sábado out 02, 2021 5:47 pm, editado 1 vez no total.
Mumia Escreveu: ↑segunda out 04, 2021 10:15 pm
ui e isso não dá para "dizer" que já tem XX km?? programar a coisa?
Penso que dará mas terá implicações legais.
Assim a oficina resguarda-se de ter alterado quilómetros.
Assim a oficina apenas tirou uma peça e pôs outra.
Mumia Escreveu: ↑segunda out 04, 2021 10:15 pm
ui e isso não dá para "dizer" que já tem XX km?? programar a coisa?
Penso que dará mas terá implicações legais.
Assim a oficina resguarda-se de ter alterado quilómetros.
Assim a oficina apenas tirou uma peça e pôs outra.
A verdade é que a oficina ao fazer essa mera troca de peças fez alteração de kms (ponto final)... não sei bem como poderiam contestar isso em tribunal (caso fosse o caso).
Caso vendas o carro ainda na garantia, não sei bem como proprietário seguinte, caso necessitasse, poderia fazer uso dela se houver uma restrição de kms entretanto já ultrapassada na realidade mas não no quadrante...
Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta out 06, 2021 2:52 pm
A verdade é que a oficina ao fazer essa mera troca de peças fez alteração de kms (ponto final)
Não alteraram nenhuma das peças, nem a antiga, nem a nova, para que indicasse uma determinada quilometragem.
Portanto não houve alteração da quilometragem!
A oficina fez o que é devido fazer, há que apresentar no centro de inspeções periódicas os justificativos da intervenção na oficina. Fica registado em permanência no histórico e na fichas subsequentes a referida alteração.
Pessoalmente e no caso de venda de um veículo meu antes da inspeção obrigatória e que estivesse nessas circunstâncias efetuaria uma inspeção extraordinária.
Acompanhei um caso que só não chegou a tribunal por pré acordo, acusações de má fé ao vendedor pelo comprador que se defendia dizendo que tinha informado o comprador e impossibilidade do vendedor provar a boa fé visto a troca ter sido feita numa oficina sem morada.
Ok não mudaram peças com intuito de mudar km, mas a verdade é que antes de avaria e intervenção apresentava N kms e depois de viatura reparada apresentava 0kms....a responsabilidade de comunicação será sempre da intervenção/entidade reparadora, não?
mas acho que poderia ser perfeitamente uma coisa feita "na fábrica", carro parado (sistema bloqueado) na oficina da marca, com XX Km, enviada informaçao directamente para a KIA, e o que viesse já vinha programado de fábrica e selado com os XX km iguais, e vinha nem que fosse um documento qualquer por parte da KIA a informar dessa troca de peça nas tais condiçoes aos KM's XX e que tinha ficado igual.
A nível de carro estaria tudo igual, a nível legal igual... não havia qualquer adulteração no carro e Km. Mas isto sou eu a pensar mais à frente
A meu ver a situação assim só é mais "complicada" mas pronto, o normal por cá eheheheh
o Importante é que esteja tudo a funcionar e te deixe aproveitar a bela máquina
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
Qualquer condutor que se preze anseia por melhorar a performance e o aspeto do seu carro, eu não sou excepção!
Finalmente encontrei O acessório que vai melhorar muito a minha vida, aliás, nem sei como sobrevivi sem ele até agora!!
Para quem tem outros carros, NÃO SE PREOCUPEM, há para todas as marcas e modelos, é só procurarem!!!
Depois de montar este acessório vou ser alvo da inveja de todos!!
Deliciem-se!!