Carregador para VE
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Re: Carregador para VE
Já tenho, uma delas assistida, obrigado, aconselho; se tiveres podes aferir a carga, com um pouco de sorte e se a bateria for boa, normalmente são todas de base 18650 resta saber a qualidade e gestão, vais constatar numa carga completa que na tomada contabilizas mais electrões que a capacidade total da bateria considerando a segurança e a capacidade útil e nem precisas que cada célula ultrapasse os 4.1 V, (3.7 nominal, 4.2 máx). Ninharias mas podes crer por experiencia própria que entre uma Decathlon, a 940 por exemplo e uma Stromer tens diferenças mesmo utilizando células da igual origem, não me recordo se é o caso.
O capacete é como o cinto de segurança, sempre.
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Re: Carregador para VE
Entretanto também fiquei curioso sobre as versões R90 e Q90. Admito que nem sabia que existia essa distinção.
Como já disse, teoricamente um carregador trifásico é sempre melhor que um monofásico.
O problema é que todos os carros tem de carregar em monofásico. Em casa pouca gente terá, à partida, uma instalação trifásica, mas para quem tem um carro com esta capacidade ou mais que um eléctrico, pode justificar-se.
O caso do Zoe, tem um carregador interno trifásico que funciona também em monofásico... isto implica, teoricamente, menor eficiência em monofásico que um monofásico puro. E é inversamente proporcional à potência máxima do trifásico.
Isto explica a diferença entre o R90 e o Q90, pois pelas informações que encontrei o carregador AC do R90 foi limitado a 22kW, enquanto o do Q90 aceita a potência máxima de 43kW.
Por esta mesma razão, quase todos os VE recentes só tem carregador monofásico.
As excepções que encontrei foi o BMW i3 e o Tesla M3 mas limitados a 11kW, e mais alguns de alta potência. Até o Tesla X só usa 16,5kW.
Isto dá ao Zoe uma vantagem em carregamentos PCN e PCR AC.
Mas isso não significa obrigatoriamente uma menor eficiência energética global do carregamento monofásico do Zoe. Porque o que se perde no carregador pode-se ganhar na bateria, ou vice-versa.
Por isso que volto a insistir, o que interessa é a energia que pagamos na fonte e os quilómetros que fazemos.
Segundo as informações da WattsOn, sobre o consumo global que verificaram, o consumo do Zoe está abaixo dos 16kWh/100kms, ao contrário de Nissan Leaf e até do iOn. Suponho que o teste seja feito com rigor em condições iguais tanto de carregamento como de utilização.
Até o Twingo ZE tem um consumo superior ao Zoe.
Para além do Zoe, não encontrei nenhum outro carro que carregue AC a 43kW ou a 22kW. Conhecem algo?
Apesar dos muitos PCN 22kW e PCR 43kW, o mais provável é este tipo de carregadores ser completamente abandonado, até pela Renault em próximos modelos.
No meu concelho, dos 8 PCR (ainda nem todos a funcionar) só um tem AC a 43kW.
Como já disse, teoricamente um carregador trifásico é sempre melhor que um monofásico.
O problema é que todos os carros tem de carregar em monofásico. Em casa pouca gente terá, à partida, uma instalação trifásica, mas para quem tem um carro com esta capacidade ou mais que um eléctrico, pode justificar-se.
O caso do Zoe, tem um carregador interno trifásico que funciona também em monofásico... isto implica, teoricamente, menor eficiência em monofásico que um monofásico puro. E é inversamente proporcional à potência máxima do trifásico.
Isto explica a diferença entre o R90 e o Q90, pois pelas informações que encontrei o carregador AC do R90 foi limitado a 22kW, enquanto o do Q90 aceita a potência máxima de 43kW.
Por esta mesma razão, quase todos os VE recentes só tem carregador monofásico.
As excepções que encontrei foi o BMW i3 e o Tesla M3 mas limitados a 11kW, e mais alguns de alta potência. Até o Tesla X só usa 16,5kW.
Isto dá ao Zoe uma vantagem em carregamentos PCN e PCR AC.
Mas isso não significa obrigatoriamente uma menor eficiência energética global do carregamento monofásico do Zoe. Porque o que se perde no carregador pode-se ganhar na bateria, ou vice-versa.
Por isso que volto a insistir, o que interessa é a energia que pagamos na fonte e os quilómetros que fazemos.
Segundo as informações da WattsOn, sobre o consumo global que verificaram, o consumo do Zoe está abaixo dos 16kWh/100kms, ao contrário de Nissan Leaf e até do iOn. Suponho que o teste seja feito com rigor em condições iguais tanto de carregamento como de utilização.
Até o Twingo ZE tem um consumo superior ao Zoe.
Para além do Zoe, não encontrei nenhum outro carro que carregue AC a 43kW ou a 22kW. Conhecem algo?
Apesar dos muitos PCN 22kW e PCR 43kW, o mais provável é este tipo de carregadores ser completamente abandonado, até pela Renault em próximos modelos.
No meu concelho, dos 8 PCR (ainda nem todos a funcionar) só um tem AC a 43kW.
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Re: Carregador para VE
A carregar a 22kWh em AC tens os ZOE, smart forfour, Kangoo ZE e Tesla Model S com dual charger.
A carregar a 11kWh em AC tens os BMW i3 94Ah/120Ah, Tesla Model 3, Mercedes-Benz B250 electric, DS 3 e-tense (opção), Opel e-Corsa (opção), Peugeot 208-e/2008-e (opção), Citroën ë-C4 (opção?) e Hyundai/KIA MY21
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Re: Carregador para VE
zeuz Escreveu: ↑domingo set 27, 2020 1:30 am A carregar a 22kWh em AC tens os ZOE, smart forfour, Kangoo ZE e Tesla Model S com dual charger.
A carregar a 11kWh em AC tens os BMW i3 94Ah/120Ah, Tesla Model 3, Mercedes-Benz B250 electric, DS 3 e-tense (opção), Opel e-Corsa (opção), Peugeot 208-e/2008-e (opção), Citroën ë-C4 (opção?) e Hyundai/KIA MY21
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No caso do Tesla Model S pensava que estavam todos limitados a 16,5kW
Interessante que a 11kW aparece apenas em opção em vários modelos. Faz todo o sentido.
E confirmas que a 43kW já não há nenhum?
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Re: Carregador para VE
Actualmente os Model S e Model X carregam no máximo a 16,5kW.APHenriques Escreveu:No caso do Tesla Model S pensava que estavam todos limitados a 16,5kWzeuz Escreveu: ↑domingo set 27, 2020 1:30 am A carregar a 22kWh em AC tens os ZOE, smart forfour, Kangoo ZE e Tesla Model S com dual charger.
A carregar a 11kWh em AC tens os BMW i3 94Ah/120Ah, Tesla Model 3, Mercedes-Benz B250 electric, DS 3 e-tense (opção), Opel e-Corsa (opção), Peugeot 208-e/2008-e (opção), Citroën ë-C4 (opção?) e Hyundai/KIA MY21
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A opção dual charger foi descontinuada.
Para os nossos tarifários, fazem sentido... em países com flat rate, não faz sentido gastar nesse opcional...APHenriques Escreveu: Interessante que a 11kW aparece apenas em opção em vários modelos. Faz todo o sentido.
A percepção que tenho é que, para quem pode carregar na sua própria garagem, é indiferente carregar a mais que 30A monofásico ( ~6,6kW ). Para quem não pode, mais vale ir a um PCR e fazer como se faz com o abastecimento de gasolina/gasóleo, i.e., vai-se carregando consoante a necessidade. Com isso perdesse uma das vantagens do carro eléctrico, mas é o que temos... talvez quando deixe de haver VE's com carregador interno AC os que escrevem "carregar é em casa, na rua só necessidade/viagem" passem a pensar no que se paga em PCN...
Tanto quanto sei, o ZOE era o único que carrega em AC a 64A trifásico. Isto se tiver o motor da Continental, que deixou de ser opção no novo ZOE .APHenriques Escreveu: E confirmas que a 43kW já não há nenhum?
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Re: Carregador para VE
É isso mesmo,
O Renualt Zoe que carregava a 43Kw, era com motor (que acho também fazia de inversor) Continental (Q90).... o motor Renault era o R##. Nos dias de hoje a solução COntinental foi abandonada
Este modelo com motor continental era bastante exigente da instalação...e deu bastantes problemas aos seus donos pois muitas vezes chegavam a um local e simplesmente não conseguiam carregar. Muitas vezes instalações estavam perfeitas e mesmo assim carros não carregavam...um stress
Também havia o mito urbano (ou talvez não seja mito), que eram estes Zoe's que bloqueavam muitos PCN/PCR's antigamente pois dava um determinado erro no carregamento e equipamento de carregamento bloqueava...
O Renualt Zoe que carregava a 43Kw, era com motor (que acho também fazia de inversor) Continental (Q90).... o motor Renault era o R##. Nos dias de hoje a solução COntinental foi abandonada
Este modelo com motor continental era bastante exigente da instalação...e deu bastantes problemas aos seus donos pois muitas vezes chegavam a um local e simplesmente não conseguiam carregar. Muitas vezes instalações estavam perfeitas e mesmo assim carros não carregavam...um stress
Também havia o mito urbano (ou talvez não seja mito), que eram estes Zoe's que bloqueavam muitos PCN/PCR's antigamente pois dava um determinado erro no carregamento e equipamento de carregamento bloqueava...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Re: Carregador para VE
Limitei a produção elétrica em casa ~ 10kW trifásico. Procurando carregador para equilibrar a carga elétrica automaticamente.
Pergunta: Alguém tem experiência com o ABB Terra AC?
https://chargingshop.eu/product/abb-ter ... -2-socket/
Pergunta: Alguém tem experiência com o ABB Terra AC?
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Re: Carregador para VE
Atenção que essa box permite até 22kW trifásico.
Se estiver interessado envie msg privada, arranjo mais em conta wallboxes de carregamento.
Se estiver interessado envie msg privada, arranjo mais em conta wallboxes de carregamento.
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Re: Carregador para VE
Boa tarde, estou a aguardar a entrega de um e2008 que possui capacidade de receber 11kw e apenas traz um cabo de carregamento de tomada "normal" - type 2.
Em casa (uma moradia) tenho uma instalação monofasica e estava a pensar colocar uma tomada CE16 com ligacao ao quadro e com respectivo diferencial e disjuntor.
A minha questao prende-se com a compra do cabo de carregamento. A minha ideia seria a de comprar um cabo portatil de 16A ou 32A e tambem o poder utilizar numa estacao de carregamento pública utilizando um adaptador para ficar type2-type2 ou tenho de ter um cabo dedicado para esse efeito?
Vale a pena comprar o cabo portatil trifasico 32A se tenho em casa apenas uma instalacao monofasica?
Qualquer sugestao de optimizacao de cabos é benvinda
Desde ja o meu obrigado, pelas questoes basicas mas as duvidas sao imensas...
Em casa (uma moradia) tenho uma instalação monofasica e estava a pensar colocar uma tomada CE16 com ligacao ao quadro e com respectivo diferencial e disjuntor.
A minha questao prende-se com a compra do cabo de carregamento. A minha ideia seria a de comprar um cabo portatil de 16A ou 32A e tambem o poder utilizar numa estacao de carregamento pública utilizando um adaptador para ficar type2-type2 ou tenho de ter um cabo dedicado para esse efeito?
Vale a pena comprar o cabo portatil trifasico 32A se tenho em casa apenas uma instalacao monofasica?
Qualquer sugestao de optimizacao de cabos é benvinda
Desde ja o meu obrigado, pelas questoes basicas mas as duvidas sao imensas...
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Re: Carregador para VE
Ora vamos por partes:
De certeza que carro não traz já cabo Type2-type2? Pensei que carros novos traziam.... Se não convém comprar um que dê para usufruir dos tais 11kw do carro, seja trifásico.
Quanto a casa... se equaciona colocar uma ficha CEE16, quer comprar um novo EVSE (portatil ou fixo vulgo wallbox) mais potente que o de origem? se sim, ideal a tal ficha cee16, e um EVSE regulável até 16amp.... pode ser útil para carregar mais rápido ou lento conforme consumo da habitação.
Ajudei?
De certeza que carro não traz já cabo Type2-type2? Pensei que carros novos traziam.... Se não convém comprar um que dê para usufruir dos tais 11kw do carro, seja trifásico.
Quanto a casa... se equaciona colocar uma ficha CEE16, quer comprar um novo EVSE (portatil ou fixo vulgo wallbox) mais potente que o de origem? se sim, ideal a tal ficha cee16, e um EVSE regulável até 16amp.... pode ser útil para carregar mais rápido ou lento conforme consumo da habitação.
Ajudei?
"Freddy Krueger"
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Re: Carregador para VE
O carro vai ser ( já foi? ) importado.Freddy_krueger Escreveu: De certeza que carro não traz já cabo Type2-type2? Pensei que carros novos traziam....
Lá fora o cabo de carregamento em postos públicos costuma ser opção, se bem que cá a moda está a pegar... pelo menos uma pessoa respondeu no grupo dedicado aos Peugeot e-208/e-2008 que o dele não veio com cabo e foi comprado ao representante nacional.
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Re: Carregador para VE
Granda cena.... ao menos nisso a nissan (ainda) não cortou....
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Re: Carregador para VE
@PedroPinto, manda-me uma mensagem priada que esclareço as tuas dúvidas com várias soluçõ€s
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Re: Carregador para VE
Consegue ajudar-te sim senhor... o @mafgod tem algumas soluções interessantes.... eu comprei-lhe um cabo EVSE ( a servir de wallbox mas sem aquela BOX grande na parede... toda a eletrónica - incluindo o regulador de amperagem é feito na tomada type2 que liga ao carro e liga numa tomada CEE16 à casa... ) já tenho para aí à 2 anos e funciona sem stresses... o carregador original da nissan desde que comprei este novo anda sempre no carro arrumadinho apenas para alguma eventualidade fora de casa...quimbarreiros2008 Escreveu: ↑quarta mar 16, 2022 10:50 am Olá mafgod. Também tenho interesse em soluções wallbox….será que pode ajudar-me? Obrigado
"Freddy Krueger"
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Re: Carregador para VE
Obrigado!ainda não tenho privilégios no fórum para enviar msg privada ao mafgod…
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Re: Carregador para VE
Já o contactei e ele deve te contactar em breve... espero que possa ajudar.
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Re: Carregador para VE
Boas Quim.... se quiseres podes contactar-me pelo [email protected]