Boa tarde,
Embora seja um consumidor assíduo da informação deste fórum, é a primeira vez que estou a participar pois tenho algumas dúvidas para as quais não encontro informação relevante.
Então é o seguinte. Tenho dois painéis fotovoltaicos de 250W, com micro inversores. Através do meu sistema de domótica vejo que, em média, desperdiço cerca de 25% da minha produção. Além disso, tenho mais espaço no telhado, pelo que estava a pensar colocar 2 painéis aproveitando os incentivos em vigor. No entanto, enquanto pesquisava por baterias, encontrei umas soluções que achei interessantes:
- Bluetti AC200Max (bateria 2048wh e inversor solar até 900w, 2000€): https://www.bluettipower.eu/products/ac200max
- EcoFlow DELTA Pro (bateria 3,6Kwh e inversor solar até 1600w, 3800€): https://eu.ecoflow.com/products/delta-p ... er-station
Neste caso, estava a pensar ligar os meus painéis diretamente a estas power stations e depois ligava alguns equipamentos que estão continuamente ligados como frigorífico, congelador, router, NAS, access point, etc, à power station.
Pelos preços que tenho andado a ver, parecem-me soluções competitivas, mas gostava de saber a opinião dos utilizadores deste fórum, porque me pode estar a escapar alguma coisa que invalide esta ideia.
Obrigado desde já por toda a ajuda!
-
Power Stations: EcoFlow DELTA Pro e Bluetti AC200Max
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta jul 12, 2018 11:22 am
-
- Membro Gold
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: Power Stations: EcoFlow DELTA Pro e Bluetti AC200Max
Eu por acaso acho os preços um pouco inflaccionados (talvez por serem +/-portáteis)....
Nos automóveis, fala-se em ca. 100-160 EUR/kwh.... essas baterias estão atualmente a +/- 1000 EUR/Kwh... bem sei as margens, e os inversores...mas parece-me exagerado. Em termos meramente económicos então, não fazem sentido (penso eu de que)....Não precisando da portabilidade, acho que uma solução inversor hibrido+bateria+paineis é capaz de ficar mais barata que isso... especialmente se for da pylontech (baterias mais baratas qeu tenha visto por aí)...
Nos automóveis, fala-se em ca. 100-160 EUR/kwh.... essas baterias estão atualmente a +/- 1000 EUR/Kwh... bem sei as margens, e os inversores...mas parece-me exagerado. Em termos meramente económicos então, não fazem sentido (penso eu de que)....Não precisando da portabilidade, acho que uma solução inversor hibrido+bateria+paineis é capaz de ficar mais barata que isso... especialmente se for da pylontech (baterias mais baratas qeu tenha visto por aí)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta jul 12, 2018 11:22 am
Obrigado pela sugestão!
Vi esses sistemas como uma hipótese de DIY, mas já vi que não é assim tão fácil se quiser tirar partido dos meus painéis. Entretanto, estive a ler sobre inversores híbridos e parecem-me bastante mais capazes do que as soluções que eu estava a sugerir.
Já agora alguma marca de inversores que recomende para essas baterias?
E posso instalar o inversor num painel secundário que tenho num dos andares da casa, ou tem que ser ligado ao painel principal?
Obrigado uma vez mais!
Vi esses sistemas como uma hipótese de DIY, mas já vi que não é assim tão fácil se quiser tirar partido dos meus painéis. Entretanto, estive a ler sobre inversores híbridos e parecem-me bastante mais capazes do que as soluções que eu estava a sugerir.
Já agora alguma marca de inversores que recomende para essas baterias?
E posso instalar o inversor num painel secundário que tenho num dos andares da casa, ou tem que ser ligado ao painel principal?
Obrigado uma vez mais!
-
- Membro Gold
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Ui...só agora vi...
Temos um colega que colocou agora umas pyontech... Podes ver detalhes no link abaixo:
viewtopic.php?p=11292952#p11292952
Quantoo à localização, para melhor gerir o carregamento e descarregamento de baterias, vais precisar é de um medidor e controlador pelo que percebi.
Aproveitar o fundo ambiental até Abril....
Temos um colega que colocou agora umas pyontech... Podes ver detalhes no link abaixo:
viewtopic.php?p=11292952#p11292952
Quantoo à localização, para melhor gerir o carregamento e descarregamento de baterias, vais precisar é de um medidor e controlador pelo que percebi.
Aproveitar o fundo ambiental até Abril....
"Freddy Krueger"