Vivas a todos.

.
Aproveitando a ponte e tirando mais alguns dias de férias, consegui fazer numa semanita uma viagem das habituais em família, e com apenas este VE do seguinte "killer look":
O plano não se cumpriu como inicialmente planeado, sobretudo nas horas de partida (o que afectou tudo o resto) e fomos nos adaptando aos novos horários.
Iniciámos a viagem já perto das 18 horas. Um pouco tarde. Assim, decidimos jantar em Fátima junto ao SuC (SuperCharger). Já sem tempo para visitar o santuário... A primeira pausa ficou assim logo ao quilómetro 160. Decidimos que seria a única nesta primeira etapa, pois entre jantar e fazer o restante trajecto até Lamego, não haveria tempo para nada mais.
Sesimbra-Fátima - 157.2 km - 22.8 kWh aos 100 de média - 36.1 kWh gastos.
Cheguei ao SuC com 8 stalls disponíveis, mas saí já estavam 4 ocupados.
Já era quase meia-noite quando chegámos a Lamego. Retirámos só as malas essenciais e deixámos o resto para a manhã seguinte, que já era hora de dormir. A viagem tinha corrido bem. Apesar do carro ter certamente algumas 3 toneladas de peso a ser transportado (2.5 do próprio carro mais nós os 6 e as malas) fizémos consumos abaixo dos 25 kWh aos 100 km. Era uma das minhas expectativas.

.
Fátima-Lamego - 236.2 km - 23.4 kWh aos 100 de média - 55.2 kWh gastos.
Em Lamego carreguei o carro até aos 100%. Foram 27 horas de carga, pois a tomada disponível apenas me permitia carregar a 13A monofásicos (cerca de 10 km de autonomia por cada hora de carga).
De Lamego a Anadia são cerca de 160 km. Planeei ir aos dois dias do ERVE. Neste primeiro dia levei a família (lotação esgotada no X, 7 pessoas).
Lamego-Anadia - 164.5 km - 21.3 kWh aos 100 de média - 34.9 kWh gastos.
Chegado a Anadia coloquei o carro à carga numa das tomadas do jardim. Mas foi por pouco tempo, pois assim que houve disponibilidade para carregar no posto de 22 kW que fica mesmo ali ao pé, levei para lá o X.
Em Anadia sou sempre muito bem recebido. O pessoal trata-nos muito bem e pede sempre para regressarmos no ano seguinte. Desta vez o desfile teve menos VE que o ano passado (creio que perto de 15), mas eram vários os modelos: TMX, TMS, BMW i3, Nissan Leaf 40, Leaf 30, Leaf 24, Renault ZOE 40, Mitsubishi Outlander PHEV, Opel Ampera, Mercedes C350e, Brammo (mota). Sem participar no desfile estiveram uma Renault Kangoo e uma Super Soco (mota).
O regresso a Lamego fez-se bem e a tempo de jantar. No dia seguinte haveria outro passeio.
Anadia-Lamego - 155.0 km - 25.9 kWh aos 100 de média - 40.2 kWh gastos.
O passeio no dia seguinte foi um pouco diferente. Como ia sozinho, decidi fazer um caminho diferente, o que se notou nas médias e nos km de viagem...
Lamego-Anadia - 187.1 km - 19.1 kWh aos 100 de média - 35.8 kWh gastos.
Com o ERVE a terminar, depois de ajudar a desmontar o material UVE, regressei à estrada. Como a hora já ia avançada, decidi parar em Viseu para testar o carregador do Fórum e para comer qualquer coisa fora de horas.
Anadia-Viseu - 96.4 km - 22.1 kWh aos 100 de média - 21.3 kWh gastos.
De Viseu a Lamego é um pulinho.
Viseu-Lamego - 64.7 km - 19.6 kWh aos 100 de média - 12.7 kWh gastos.
No dia seguinte fomos visitar a Nossa Senhora dos Remédios. Um clássico.

.
Depois, fomos a Vila Real (ao CC Nosso) antes de regressar a Lamego. Era o último dia nesta paragem. Ainda resolvi deixar a família em casa e fazer uma visita ao novo SuC.
Lamego-Vila Real-Lamego-Ribeira de Pena - 183.7 km - 20.8 kWh aos 100 de média - 38.2 kWh gastos.
Carreguei no DC (Destination Charger) uns 15 minutos, apenas para o experimentar, pois o SuC ainda não está ligado e eu precisava era de uma ida a um carregador um pouco mais rápido...

. Daí que a próxima etapa fosse o PCR de Vila Real.
Ribeira de Pena-Vila Real - 47.5 km - 14.5 kWh aos 100 de média - 6.9 kWh gastos.
Aqui açambarquei o posto (também não apareceu mais ninguém para carregar). Durante 66 minutos fiquei no carro como se estivesse no escritório, colocando-me a par das novidades noticiosas digitais e deixando o carro com 80% de carga, o suficiente para já não precisar de carregar durante a noite na "pequena" tomada de 13A. Só voltei a carregar no SuC da Guarda.
Vila Real-Lamego-Guarda - 141.7 km - 21.3 kWh aos 100 de média - 30.1 kWh gastos.
No SuC apenas quis ficar 30 minutos. Era o suficiente para chegar a Belmonte, Caria (a nova paragem) e ainda fazer uns passeios à Serra da Estrela, onde há que fugir das vacas e do vendaval, mostrando de dentro do carro aos meus miúdos a neve de Junho.
O final da viagem estava a aproximar-se. Teríamos de rumar a sul, iniciando a viagem pelos carregadores da A23.
Guarda-Belmonte-Caria-Serra da Estrela-Belmonte-Fundão - 184.4 km 20.3 kWh aos 100 de média - 37.5 kWh gastos.
Almoçámos na AS (Area de Serviço) do Fundão. Enquanto o pessoal terminava a refeição, estive um pouco a conversar com um senhor (habitante local) que já leva 9 mil km num Leaf dos novos, em mês e meio. Que grande média mensal.

. Seguimos caminho, depois de bater o recorde de tempo de carga em PCR que tive até ao momento: 77 minutos. Mais de 50 kWh carregados e 90% de carga para atacar o caminho que restava. Dava já para chegar a casa, mas ainda assim, decidimos esticar as pernas na AS de Abrantes, aproveitando a carga rápida disponível.
Fundão-Abrantes - 119.7 km - 22.0 kWh aos 100 de média - 26.4 kWh gastos.
Ao fim de 15 minutos seguimos viagem. Já mais descansados, só voltámos a parar em Aveiras de Cima, na AS. Mais uma vez, aproveitei a carga enquanto bebi um café, até chegar uma senhora num ZOE que pediu ajuda para recarregar o carro. Ensinamentos dados à senhora e fomos embora que já havia mais um Leaf à espera.
Abrantes-Aveiras de Cima - 95.2 km - 22.6 kWh aos 100 de média - 21.5 kWh gastos.
Chegámos a casa e finalizámos a viagem. No total foram mais de 1924 km nestas mini-férias de 6 dias. O TMX permite fazer viagens destas com muita facilidade. Já estou a pensar na próxima...
Aveiras-de-Cima-Sesimbra - 82.7 km - 18.8 kWh aos 100 de média - 15.5 kWh gastos.