Ponto de carregamento para veiculo elétrico
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Ponto de carregamento para veiculo elétrico
Boa noite,
Venho perguntar a vossa opinião para saber qual a melhor opção para instalar um ponto de carregamento de VE.
Dados:
VE - Tesla Model 3 LR 2024
Consumo diário: <50-75km
Local - lugar de garagem em condomínio, sem ser box; a instalação terá de ser feita através do quadro comum da garagem
Potencia contratada: 20.7 kVa (30A por fase)
Distância do quadro comum ao lugar de garagem: 30 metros
Foi-me sugerido instalar:
- uma tomada Shucko reforçada (16 A) - Efapel/Legrand Green up (podendo desse modo usar o EVSE que vem com a viatura) - 440€ + IVA
ou
- eventualmente instalar uma tomada CEE vermelha de 16A (beneficiando do contador trifásico, mas carregamento limitado a 7.4 KW pelos restantes aparelhos elétricos do condomínio) - 590€ + IVA; se optar por esta tenho de comprar um EVSE trifásico (249€ - mais barato que encontrei - https://pt.daolar.com/).
A primeira solução parece suficiente para o meu padrão de consumo habitual, no entanto com a segunda fico "melhor preparado" para o futuro.
Agradecia os vossos comentários e conhecimentos
Venho perguntar a vossa opinião para saber qual a melhor opção para instalar um ponto de carregamento de VE.
Dados:
VE - Tesla Model 3 LR 2024
Consumo diário: <50-75km
Local - lugar de garagem em condomínio, sem ser box; a instalação terá de ser feita através do quadro comum da garagem
Potencia contratada: 20.7 kVa (30A por fase)
Distância do quadro comum ao lugar de garagem: 30 metros
Foi-me sugerido instalar:
- uma tomada Shucko reforçada (16 A) - Efapel/Legrand Green up (podendo desse modo usar o EVSE que vem com a viatura) - 440€ + IVA
ou
- eventualmente instalar uma tomada CEE vermelha de 16A (beneficiando do contador trifásico, mas carregamento limitado a 7.4 KW pelos restantes aparelhos elétricos do condomínio) - 590€ + IVA; se optar por esta tenho de comprar um EVSE trifásico (249€ - mais barato que encontrei - https://pt.daolar.com/).
A primeira solução parece suficiente para o meu padrão de consumo habitual, no entanto com a segunda fico "melhor preparado" para o futuro.
Agradecia os vossos comentários e conhecimentos
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
Olá!
É importante saber quanto tempo pode ficar o carro a carregar.
Com um consumo de 15/16Kw/100 kms nesses Tesla, o carro fica carregado a 100% em 1 hora ou em 4 horas, conforme a solução escolhida, para esse percurso de 70kms diário.
É importante saber quanto tempo pode ficar o carro a carregar.
Com um consumo de 15/16Kw/100 kms nesses Tesla, o carro fica carregado a 100% em 1 hora ou em 4 horas, conforme a solução escolhida, para esse percurso de 70kms diário.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
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Autor do tópico - Novo membro
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
Boa noite,cuttysark76 Escreveu: ↑sexta dez 29, 2023 5:08 pm Olá!
É importante saber quanto tempo pode ficar o carro a carregar.
Com um consumo de 15/16Kw/100 kms nesses Tesla, o carro fica carregado a 100% em 1 hora ou em 4 horas, conforme a solução escolhida, para esse percurso de 70kms diário.
O carro pode ficar dd as 21-22 até às 07:30, facilmente. A intenção é fazer top-up 20-40% ---> 60-80%. Talvez nem precise de carregar diariamente.
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- Membro Gold
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
O custo por Kw será igual em ambas as situações?
O EVSE trifásico que descreve é um cabo específico ou é um Wall Charger trifásico?
Não sei como está a política de instalação de Tesla Destination Charger
O EVSE trifásico que descreve é um cabo específico ou é um Wall Charger trifásico?
Não sei como está a política de instalação de Tesla Destination Charger
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
O custo do kWh é igual para qualquer uma das opções.cuttysark76 Escreveu: ↑sexta dez 29, 2023 8:57 pm O custo por Kw será igual em ambas as situações?
O EVSE trifásico que descreve é um cabo específico ou é um Wall Charger trifásico?
Não sei como está a política de instalação de Tesla Destination Charger
Seria para usar com um EVSE portátil ligado a uma tomada CEE 16A de 5P (vermelha).
Tem alguma opinião sobre adaptadores CEE 16A 5P macho para Shucko 16A fêmea (https://evchargers.com.pt/produto/adapt ... ase-macho/) até ter disponível o ESVE trifasico, para uso transitório com UMC Gen 2 que vem com a viatura?
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- Membro Gold
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
Sinceramente, penso que é mais interessante instalar uma wallbox, com as proteções necessárias e uma tomada fêmea para utilizar com os cabos originais do carro.
É uma solução muito mais universal e duradoura.
O EVSE extra não terá qualquer outra utilidade.
Bom ano!
É uma solução muito mais universal e duradoura.
O EVSE extra não terá qualquer outra utilidade.
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
Obrigado pelo seu input!
Votos de um excelente 2024!
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- Membro Gold
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
O EVSE é o original? Tenho ideia que dependendo da ponta usada, assim é a capacidade máxima que o EVSE original debita (até um limite de 16A, penso). Ou seja, com ponta Schucko podes usar uma tomada normal, mas com uma ponta para tomadas CEE, monofásica ou trifásicas, o EVSE original também funciona.
Em vez da tomada Legrand GreenUp, ou mesmo a versão low cost da Efapel, optaria por uma tomada CEE 16A, monofásica (tomada azul). É muito mais barata e até mais indicada para funcionar a 16A, contínuos, por várias horas. A tomada Legrand GreenUp é uma tomada Schucko - de boa qualidade, é certo - com um íman, que faz alguns EVSE's funcionarem a 14A. No caso do EVSE original da Tesla, o íman não faz qualquer diferença.
A opção pela instalação trifásica pode vir a dar problemas, porque pode desbalancear a carga entre fases, causando o disparo do disjuntor. Sei que há equipamentos para ajudar a manter esse equilíbrio de carga entre fases, mas o mais certo é não estar incluído nesse orçamento.
Outra coisa a considerar é a protecção dessa tomada. Como vai ser garantido que só tu usas essa tomada? A tomada vai ficar dentro de uma caixa com chave?
Há 3 anos atrás recomendaria um EVSE portátil, mas hoje em dia acredito que seja melhor opção um EVSE fixo (wallbox). São cada vez menos os sítios onde permitem usar uma tomada para carregar e os que permitem também não dá para carregar a mais que 10A, em segurança, logo o EVSE original basta. Com uma wallbox resolves o problema do uso indevido, é mais prático usar para carregar e podes optar por modelos com capacidade WiFi e outras funcionalidades que podem ser interessantes para ti. A wallbox da Tesla é uma boa opção na relação custo/produto.
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Em vez da tomada Legrand GreenUp, ou mesmo a versão low cost da Efapel, optaria por uma tomada CEE 16A, monofásica (tomada azul). É muito mais barata e até mais indicada para funcionar a 16A, contínuos, por várias horas. A tomada Legrand GreenUp é uma tomada Schucko - de boa qualidade, é certo - com um íman, que faz alguns EVSE's funcionarem a 14A. No caso do EVSE original da Tesla, o íman não faz qualquer diferença.
A opção pela instalação trifásica pode vir a dar problemas, porque pode desbalancear a carga entre fases, causando o disparo do disjuntor. Sei que há equipamentos para ajudar a manter esse equilíbrio de carga entre fases, mas o mais certo é não estar incluído nesse orçamento.
Outra coisa a considerar é a protecção dessa tomada. Como vai ser garantido que só tu usas essa tomada? A tomada vai ficar dentro de uma caixa com chave?
Há 3 anos atrás recomendaria um EVSE portátil, mas hoje em dia acredito que seja melhor opção um EVSE fixo (wallbox). São cada vez menos os sítios onde permitem usar uma tomada para carregar e os que permitem também não dá para carregar a mais que 10A, em segurança, logo o EVSE original basta. Com uma wallbox resolves o problema do uso indevido, é mais prático usar para carregar e podes optar por modelos com capacidade WiFi e outras funcionalidades que podem ser interessantes para ti. A wallbox da Tesla é uma boa opção na relação custo/produto.
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
Concordo com Zeus.... colocar CEE 16 azul (mono) e adaptar evse para esta tomada. Caso queiras manter evse de origem, uma tomada shucko normal também dá e numa instalação recente não deve ser problemático exceptoo se for ara estar MUITAS horas a carregar seguidas... tentar colocar é proteções...nunca são demais.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Re: Ponto de carregamento para veiculo elétrico
@onarres81 se estiveres interessado num EVSE trifásico (caso o teu da Tesla não permita trifásico com um adaptador) ou uma wallbox trifásica a bom preço, manda-me uma mensagem orivada 
