adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por manuelcar »

olá
eu fiz uma adaptação caseira de um recuperador para aquecer também água e funcionar como apoio a um sistema solar térmico. no entanto, embora funcione bem, creio que pode ser optimizado para melhor rendimento.
alguém já fez isto? alguém tem uma ideia de como o fazer?
aqui fica o esquema da adaptação feita e que também pode ser aplicada numa lareira:
recuperador.jpg
recuperador.jpg (0 Bytes) Visto 13747 vezes
abraço

manuelcar
Porreiro, pá!


marsoa
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda fev 11, 2008 9:55 pm

Re: adaptação de um recuperador para caldeira

Mensagem por marsoa »

boas,
a ideia que teve, vem de encontro aquilo que tenho andado a pensar para mim.
eu tenho um recuperador na lareira, e uma caldeira a gasoleo. e estava a pensar pôr uma serpentinha dentro do hot, por cima do recuperador. assim, sempre que acende-se a lareira sempre aproveitava esse calor para o aquecimento e águas sanitárias.
só que tenho um problema que não sei como resolver.: a caldeira estar num nivel inferior da lareira. ora a água quente não desce. como nõ entendo nada de hidraulica, falei com um picheleiro e ele achou que eu não estava bom da cabeça. disse que a unica solução seria instalar um recuperador a água, com deposito de expansão no telhado. mas aí a maria não deixa, porque são muitas obras.

no seu exemplo, tem um deposito em cima do recuperador, ou só uma serpentina? a água quente sai para onde? piso superior?

obrigado
marsoa


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: adaptação de um recuperador para caldeira

Mensagem por manuelcar »

ola marsoa
eu não tenho caldeira. ou melhor, esta é a minha caldeira. tenho 4 colectores solares e um tanque de armazenamento de 650 litros. a água que o recuperador aquece vai para este tanque através de uma bomba de circulação pilotada pelo controlador solar. o vaso de expansão no telhado foi de instalação muito rápida já que o tubo vai pela chaminé.
existem dispositivos para instalação nas lareiras e recuperadores que fazem o mesmo efeito com mais rendimento, infelizmente o meu recuperador é de dupla face e não encontrei nada que se adaptasse. vou contactar o meu instalador para me dar indicações sobre esses dispositivos. quando souber logo afixo aqui as indicações, pode ser que te sirva. o que eu pretendo é discutir instalações caseiras à medida.
no seu exemplo, tem um deposito em cima do recuperador, ou só uma serpentina?
neste caso é um deposito de 10 litros que aproveita a chama directa quando o lume está vivo, e o calor do escape na generalidade das situações. dou banho a uma família de 4 pessoas e ainda aqueço a casa toda.
Porreiro, pá!


marsoa
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda fev 11, 2008 9:55 pm

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por marsoa »

olá manuelcar,
obrigado pela resposta, e peço desculpa estar ausente destas coisas, mas o trabalho nesta altura do ano triplica.. enfim vamos ao que interessa.

eu tenho caldeira e lareira e estou a pensar instalar também solar para aqs. como a lareira de inverno está sempre acessa o meu objectivo era aproveitar este calor para o aquecimento central. assim a caldeira seria só para os casos em que a lareira não estivesse acessa.

a ideia do acumulador, não me tinha lembrado dela.
assim, estou a pensar no seguinte (tentei fazer um desenho mas não consegui):
1- serpentina de inox por cima do recuperador. na serpentina circula glicol.
2 -por circulação forçada, (quando acende-se a lareira ligava uma bomba circuladora) o liquido da serpentina aquecia a agua do acumulador.
3- do acumulador saía para as aqs e radiadores.

dúvidas: (se isto fôr funcional): como interligo a caldeira de recurso (que só deve funcionar quando a temperatura baixe) e os futuros paineis solares?
existem, acumuladores com separação de aqs e agua do radiadores? é a isso que chamam dupla serpentina?


cumpts
marsoa


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por Arieira »

tudo é possivel fazer começa mesmo por fazer um desenho vais ver que e mais facil depois há sempre varias opcoes, as interligaçoes com caldeira é facil podemos ligar em serie ou paralelo, com valvulas tres vias ou com circuladoras etc, faz o desenho como tens as peças posicionadas e o que pretendias fazer isto com calma tudo se faz (fds eu é que tenho pouco tempo para andar por cá e já sao 2h)
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por manuelcar »

exacto, tudo se faz. o desenho é fundamental para conseguirmos comunicar.
a minha ideia inicial era manter o recuperador para aquecimento do espaço comum e aproveitar apenas o calor dos gases de escape que de qualquer modo se perderiam praticamente pela chaminé. no entanto estou a pensar reformular o sistema para, mantendo um bom nível de aquecimento ambiente, recuperar mais calor para o tanque. como tenho todo o circuito instalado só tenho que mexer dentro do recuperador. já tenho um desenho no papel e uma lista de material. quando tiver um tempinho vou faze-lo no coreldraw.
já agora, se vais instalar solar aqs, pensa na instalação de um tanque interior onde concentres a energia de todos os sistemas. é isso que eu tenho, embora sem a caldeira.

já agora, o recuperador no inverno aquece os duches de uma família de 4 pessoas e ainda vai dar uma boa ajuda no piso radiante.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por pseudominus »

boas

a minha cassete foi construída por mim, para ser de chama invertida com mais rendimento. fiz um permutador para aquecimento de água em anel 400*400 com tubo de aço 80*40. serve apenas como pequeno apoio para aquecimento de reservatório e após atingir temperatura, aquece o ar num pequeno insuflador de ar na casa. não retiro demais para não prejudicar o permutador ar/ar da lareira.
no caso de recuperadores de água, estes em termos de aquecimento directo são muito fracos tirando aquele calor que passa por radiação através do vidro.
quanto mais recuperar para a água mais vai perder para o ar.
fazer recuperação nos gases de chaminé é uma boa solução se conseguir ter acesso a este permutador de modo a limpar o mesmo, pois vai ganhar muita condensação e consequentemente aquilo que muita gente chama de alcatrão, diminuindo o coeficiente de transmissão.

no caso do marsoa, o inox não é o melhor material para serpentina. utilizar para aquecer depósito e depois sair deste para radiadores não é solução. deve colocar uma válvula de prioridade ao depósito e depois deste estar “servido”, passa para o circuito dos radiadores.

Avatar do Utilizador

Tigre1973
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 1:39 pm
Localização: Montijo

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por Tigre1973 »

olá a todos.

tenho 2 questões...

1 -> se a serpentina não deve ser em inox, que material aconselham? cobre?

2 -> que acham da viabilidade de colocar uma serpentina dentro do recuperador (no meu caso é um supra modelo 654) para aquecimento central (directo sem passar por depósitos de acomulação)? como a saida de fumos é directa (conseguimos ver a chaminé de dentro do recuperador) a instalação da serpentina era muito fácil. depois bastava colocar uma bomba circuladora a "empurrar" a àgua para a serpentina, possivelmente adicionar um vaso de expanção e estava feito...

muito obrigado pelas vossas colaborações.
Sem outro assunto,
Melhores cumprimentos,
Tigre1973


antenor
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda dez 10, 2007 10:29 pm

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por antenor »

vamos ver se acerto com isto...
Imagem


antenor
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda dez 10, 2007 10:29 pm

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por antenor »

o labirinto...

Imagem


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: adaptação de um recuperador ou lareira para caldeira

Mensagem por CrOhN »

tem só atenção ao que o pseudominus disse acerca da limpeza.

o que prentendes fazer parece exequível em teoria, mas na práctica, a realidade é diferente.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”