Quem paga a conta VS quem recebe os resultados

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm

Quem paga a conta VS quem recebe os resultados

Mensagem por ricardosa »

quem paga a conta da luz vs quem recebe os resultados

será que me alguém me pode ajudar com uma dúvida relacionada com a inscrição na microgeração e respectivas "remunerações".

cenário (mero exemplo que acredito possa ajudar outros com questões idênticas)
vivo com os meus pais e a casa é deles, logo a factura da luz está em nome deles.
se eu quiser inscrever-me como micro produtor, poderei fazer as coisas em meu nome, mesmo que o contrato com a edp esteja em nome de outra pessoa?

a factura que é emitida pela edp para fazer os acertos entre a energia consumida e a produzida será em nome de quem?
poderá ser em meu nome ou vem sempre em nome do meu pai?

se fosse eu a fazer o investimento posso ser eu a receber as mais valias?
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Quem paga a conta VS quem recebe os resultados

Mensagem por CrOhN »

o contrato de fornecimento tem que estar em nome do microprodutor.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

ricardosa Escreveu:quem paga a conta da luz vs quem recebe os resultados

será que me alguém me pode ajudar com uma dúvida relacionada com a inscrição na microgeração e respectivas "remunerações".

cenário (mero exemplo que acredito possa ajudar outros com questões idênticas)
vivo com os meus pais e a casa é deles, logo a factura da luz está em nome deles.
se eu quiser inscrever-me como micro produtor, poderei fazer as coisas em meu nome, mesmo que o contrato com a edp esteja em nome de outra pessoa?

a factura que é emitida pela edp para fazer os acertos entre a energia consumida e a produzida será em nome de quem?
poderá ser em meu nome ou vem sempre em nome do meu pai?

se fosse eu a fazer o investimento posso ser eu a receber as mais valias?
o cpe de consumidor é do pai, assim, o cpe de produtor tb o será!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

também, não sejas ganacioso, ou fazes tudo em nome do teu pai, e os ganhos são para ele (ou seja, pra voçês todos ai em casa), ou passas a factura pra teu nome e pagas-lhe a factura todos meses, já que a casa é dele!

mas, só pelo facto de pores isto em causa, dá para perceber que o que tu gostavas mesmo, mesmo, era que os teus pais pagassem todo o investimento e quando vierem as mais valias iam direitinhas para a tua conta.
o que não me parece um bom comportamento.
sergiomms

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm

Mensagem por ricardosa »

sergiomms Escreveu:também, não sejas ganacioso, ou fazes tudo em nome do teu pai, e os ganhos são para ele (ou seja, pra voçês todos ai em casa), ou passas a factura pra teu nome e pagas-lhe a factura todos meses, já que a casa é dele!

mas, só pelo facto de pores isto em causa, dá para perceber que o que tu gostavas mesmo, mesmo, era que os teus pais pagassem todo o investimento e quando vierem as mais valias iam direitinhas para a tua conta.
o que não me parece um bom comportamento.
acredita que o exemplo foi para tentar passar bem a minha dúvida o que desde já agradeço terem esquelarecido.

a minha ideia era apenas saber se eu podia "alugar" o telhado de outra pessoa e colocar lá os meus fv, e ter alguma segurança de que iria receber o retorno.

não estou muito interessado em investir para depois outra pesso fique com os ganhos. alguem tem uma sugestão?

a parte de passar o contrato da luz para meu nome não é má ideia...

isso é possivel?

em relação a estar a xular os meus pais... pois bem, já lá vai o tempo, saboube bem esses tempo agora só uns almoçozinhos ao fim de semana pois já tenho a minha vida em andamento e infeslizmente um pouco longe deles.
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

só vejo mesmo a hipótese de passares o contrato de fornecimento para teu nome.

Nuno M. G. Santos
Membro
Membro
Registado: quinta nov 19, 2009 10:18 am

Mensagem por Nuno M. G. Santos »

moderado por violar as regras do fórum

Nuno M. G. Santos
Membro
Membro
Registado: quinta nov 19, 2009 10:18 am

Mensagem por Nuno M. G. Santos »

hoje em dia é mais complicado "alugar telhados", pois se quiseres que a conta da electricidade esteja em teu nome, a edp vai pedir-te um contrato de compra ou arrendamento do imóvel para poderes mudar tudo de nome.

pessoalmente, com os "donos dos telhados", podes combinar que lhes pagas a luz, lhes dás o solar térmico e tens o retorno, pois basicamente é só mudar o nib associado à factura da luz. é mais fácil, e alicias o cliente com o solar térmico.

tipicamente, o melhor é dizeres que ele só paga a electricidade consumida e tu asseguras o valor da potência contratada. seria o que te aconteceria se tivesses um pavilhão sem utlização e lá quisesses instalar o sistema, e ao mesmo tempo reduzes os custos fixos ao cliente

isso é relativamente simples e mais fácil se a facturação for separada.

para mais pormenores, fala com a

Código: Selecionar todos

informação que pode ser dada por mail ou mp, by serges
, que eles ajudam-te nesse processo e podem fazer-te os registos.

cumprimentos sinceros

nuno m. g. santos

Responder

Voltar para “Micro-Produção”