o airray é resultado do trabalho de investigação da empresa norte-americana earth sure, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias amigas do ambiente, e apresenta-se como o automóvel mais ecológico do mundo, um veículo movido exclusivamente a energia eléctrica, com a diferença para outras propostas do género na forma de como a consegue: força eólica e energia solar.
este inédito veículo eléctrico, para além do tejadilho, que integra uma série de painéis solares, capazes de captarem a energia quer parado como em movimento, tem como principal curiosidade a capacidade de converter energia eólica em electricidade, graças a três turbinas colocadas na dianteira. toda a energia obtida através dos raios de sol e do vento é armazenada em baterias posicionadas na traseira, debaixo da bagageira do carro. também, na traseira, encontra-se uma quarta turbina eólica, que aproveita o fluxo do ar que rodeia o carro durante o seu movimento para alimentar as baterias.
para além de veículo zero-emissões, bem como «zero-consumo», o airray apresenta ainda como vantagem a possível reutilização da energia armaznada para a sua utilização em casa.
a empresa espera apresentar todas estas inovações incorporadas num primeiro veículo experimental que tanto poderá ser híbrido, a gás ou diesel. "a nossa criação definitiva será exclusivamente alimentada a electricidade sem qualquer necessidade de gás ou petróleo”, assegura, no entanto, o director executivo da earth sure, raymond saluccio.
“a energia conseguida através dos painéis solares e turbinas eólicas será suficiente para o automóvel mover-se sem qualquer preocupação de ficar sem energia. o airray não só transformará ar e luz em energia, como também será capaz de fazer virar cabeças!", acrescenta o responsável do projecto, revelando que as linhas do modelo definitivo serão também um marco na indústria automóvel, o que não parece ser dificil depois de revelados os esboços do airray.
fonte: http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... o-e-do-sol
AirRay
No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Ir para
- Regras, Ajudas & Comunidade NovaEnergia
- ↳ Blog NovaEnergia
- ↳ Pesquisa NovaEnergia
- ↳ Mapa NovaEnergia, Pontos de Carga
- ↳ Regras e Suporte Técnico
- ↳ Apresentações
- ↳ Encontros e Eventos
- Energias Alternativas e Renováveis
- ↳ Geral
- ↳ Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas Biomassa
- ↳ Biocombustíveis líquidos
- ↳ BioDiesel
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a biodiesel
- ↳ Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
- ↳ Etanol e Metanol
- ↳ Óleo Vegetal Directo
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a OVD
- ↳ Biomassa sólida
- ↳ Biomassa gasosa - Biogás
- ↳ Energia Solar
- ↳ Solar Fotovoltaica
- ↳ Energia solar - AQS
- ↳ Energia Eólica
- ↳ Experiências, Protocolos e Projectos
- ↳ Energia hídrica
- ↳ Autoconsumo
- ↳ Projectos de Autoconsumo
- Tecnologias para eficiência energética e menos poluição
- ↳ Veículos Eléctricos
- ↳ Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui
- ↳ Test Drive
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas VE's
- ↳ Diário de bordo do meu veículo elétrico
- ↳ Automóveis
- ↳ Motociclos / Ciclomotores
- ↳ e-bike
- ↳ Outros
- ↳ Projectos V.E.
- ↳ Notícias de Veículos Eléctricos
- ↳ Veículos Hidrogénio
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a Hidrogénio
- ↳ Arquitectura Bioclimática e Eco-construção
- ↳ Motores à Ar Comprimido ou Vapor
- ↳ Fontes de Energia Renováveis
- ↳ Energia Magnética / Perpétua
- ↳ Energias das Marés
- ↳ Energia Eléctrica
- ↳ Energia Nuclear
- Outros Temas
- ↳ Ambiente
- ↳ Micro-Produção
- ↳ Projectos
- ↳ Off Topic / Conversa
- Mercado Livre
- ↳ Classificados
- ↳ Ensaios - Produtos/Serviços
- ↳ Diário de Bordo Comercial
- ↳ Associação Fórum NovaEnergia.net