Caldeira pellets vs Bomba de calor

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
zma
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Caldeira pellets vs Bomba de calor

Mensagem por zma »

estou indeciso entre instalar uma caldeira a pellets e uma bomba de calor para aquecer piso radiante.já andei a pesquisar sobre a bomba de calor e não encontrei preços nem custos de exploração.alguém me poderia ajudar?

obrigado.


MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Re: Caldeira pellets vs Bomba de calor

Mensagem por MSMS »

boas,

zma,

da forma como colocou a questão não posso comentar muito, precisava de saber quantos m2 tem a sua casa, com piso radiante, partindo do principio que é uma casa nova, com bom isolamento.

a "bomba de calor" normalmente tambem arrefece... mas não aconselho fazer arrefecer o piso, dá problemas de condensação, embora alguns dizem que se resolvem com sondas...(eu não acredito mem é funcional)

no caso da caldeira a pellets (mesno no caso da bomba de calor) poderá ser uma optima aquisição, se interligar com paineis solares para produção de energia (calor) para um acumulador de inercia, apartir desse acumulador poderá passar a produção da temperatura desejada para o piso radiante e mesmo para produção de a.q.s.

isto faria ter um custo bastante baixo para produção do aquecimento de sua casa e produção das aguas dos banhos...

atenção a caldeiras de pellets, há muitas no mercado, todas funcionam, mas tem de estar de sobre aviso de quais são as situações menos comodas...

em minha casa tenho radiadores, e se tivesse o piso radiante pode ter a certeza de que aplicaria essa solução.

estou agora a iniciar a instalação em minha casa, de uma caldeira da marca que represento, estive a espera para que fossem melhoradas algumas questões.

passamos ater limpesa automatica + recolha automatica das cinzas

e uma caldeira "tipo" bloco único.

já tenho os paineis solares montados com acumulador de 500l da marca que represento.

vou retirar a caldeira a gasóleo que tenho com acumulação e passarei a gastar metade do que gastava para aquecer 300m2


gastava por ano cerca de 3.000litros de gasóleo.

passarei a gastar cerca de 6.000kilos de pellets, auqestão é que fica abaixo da metade do preço e atendencia é baixar ainda mais...

se tiver interessado em saber quais os pontos fracos das caldeiras de biomassa a pellets poderei descrever melhor...


um abraço.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira pellets vs Bomba de calor

Mensagem por CrOhN »

se pudesses enumerar então os pontos fracos, agradecia. estou a equacionar uma solução com uma caldeira de pellets.


lost
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta set 10, 2009 10:23 pm

Re: Caldeira pellets vs Bomba de calor

Mensagem por lost »

também estou interessado em saber promenores.

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Caldeira pellets vs Bomba de calor

Mensagem por gryphus »

tb estou interessado, e já agora os preços para uma caldeira a pellets que consiga fazer o aquecimento central de uma área conjunta de 188m2 com 2,60mt de altura. desde já muito obrigado.
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: Caldeira pellets vs Bomba de calor

Mensagem por artujorge »

também estou interessado.
contudo, pelos vistos, não me vais responder em tempo útil.....


energy
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 04, 2009 4:16 pm

Re: Caldeira pellets vs Bomba de calor

Mensagem por energy »

gostaria de responder ao zma que fizemos algumas pesquisas sobre as caldeiras a pellets e descobrimos ser de facto a melhor solução por diversos motivos. o investimento inicial é muito inferior ao da bomba de calor.
aproveitando para responder ao gryphus, lost e artujorge sobre os pormenores da caldeira a pellet.
vantagens: instalação fácil, econômico (gasta 1/3 em combustível comparado ao gasóleo), pode-se programar para ligar e desligar automaticamente, auto-limpeza, rendimento acima dos 94% no aproveitamento do calor, facil manutenção, regulação da tempertura do ar e água independentes, tira a humidade além de ter os benefícios fiscais de 30% redutíveis no irs.
existem com certeza várias marcas de caldeiras a pellets no mercado, todas funcionam bem no entanto deve estar atento ao serviço pós-venda, ou seja uma marca que te venda a caldeira, mas te proporcione assistência técnica e manutenção pós venda.

no site www.odemenergy.pt você encontrará os valores e todas as especificações técnicas sobre os recuperadores e caldeiras a pellets. nomeadamente a caldeira idro316.
e possui um excelente serviço pós-venda com técnicos que atendem todo o país.

espero ter ajudado

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”