Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu:não percebi!

o que tenho é tubagens de gas metidas nas paredes e as unidades externas escondidas em pontos estretegicos.

é um 9k e um split triplo de 18k.

crohn Escreveu:a permuta do ac é ar não é? são quantos ac's? 3x9kbtu's e 1x12kbtu's? vamos ver com temperaturas baixas o consumo disso.
o que eu quero dizer é que coma permuta do ac ao ar, baixando a temperatura ambiente, o cop (coeficiente de performance) desce a pique. quando as temperaturas rondarem os zero graus, alem de teres mais percas térmicas, o ac terá que trabalhar mais para conseguir extrair o aquecer o mesmo.

na minha opinião, aquecimento por bomba de calor, só com permuta à terra.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

talvez, mas estaremos todos cá para ver...

mas felizmente não moro em zona que tenha temperaturas muito baixas!!

mas mesmo que duplique ou mesmo que triplique no pino do inverno, não me parece mal: já vi malta pagar contas de gas muito superiores!! e o gasoleo tambem não está barato!!

crohn Escreveu:
system32 Escreveu:não percebi!

o que tenho é tubagens de gas metidas nas paredes e as unidades externas escondidas em pontos estretegicos.

é um 9k e um split triplo de 18k.

crohn Escreveu:a permuta do ac é ar não é? são quantos ac's? 3x9kbtu's e 1x12kbtu's? vamos ver com temperaturas baixas o consumo disso.
o que eu quero dizer é que coma permuta do ac ao ar, baixando a temperatura ambiente, o cop (coeficiente de performance) desce a pique. quando as temperaturas rondarem os zero graus, alem de teres mais percas térmicas, o ac terá que trabalhar mais para conseguir extrair o aquecer o mesmo.

na minha opinião, aquecimento por bomba de calor, só com permuta à terra.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

sem duvida, e sem esquecer que a malta com gaz ou gasóleo, no verão não arrefecem a casa.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

finalmente chegou a minha vez e ontem lá apareceram os instaladores com todo o material para instalar ts da solahart 300 litros.

em 15 minutos já tínhamos escolhido o local da instalação, que por acaso foi diferente do que tínhamos combinado anteriormente, mas sem dúvida que assim fica melhor apesar de ter dado mais trabalho, pois fica em cima do telhado mas não fica alinhado com a telha. ficou quase escondido mas com uma excelente exposição solar. hoje às 9 da manhã já estava a apanhar sol.

uma hora depois o suporte estava montado e duas horas depois já estava colocado e soldado.
ainda antes do almoço colocaram, o tanque, os 2 painéis e instalaram a entrada de água.
pouco tempo depois foi a desilusão total, pois descobrem que um dos painéis tem uma fuga interna.
a solução de recurso foi deixar só um painel a funcionar e aguardar pela substituição do painel.

não foi fácil encontrar um tubo para passar o cabo eléctrico até ao quadro principal, mas ficou perfeito e não foi preciso fazer buracos. como já tinha uma entrada de água do telhado, directa para o esquentador a gás, a ligação foi rápida e nem gastaram mais do que uns 6 metros de tubo. além disso embora, ao que parece, não fosse necessário isolaram o circuito primário.
também fizeram umas alterações, de forma a que eu possa cortar a agua do painel e use o esquentador a gás sempre que seja necessário.

às 4 da tarde já tinham acabado o trabalho

agora resta-me esperar pelo painel e só poderei contar com o aquecimento solar em dias com muitas horas de sol. por acaso hoje o sol está forte desde cedo, mas nesta altura não deverão existir muitos dias destes.

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Mensagem por Shrek »

parabéns pelo sistema.
c_s_amaral Escreveu:... agora resta-me esperar pelo painel e só poderei contar com o aquecimento solar em dias com muitas horas de sol. por acaso hoje o sol está forte desde cedo, mas nesta altura não deverão existir muitos dias destes.
o sol está bem forte hoje?!? moras na arábia?
aqui pelo porto está um dia de inverno mas mesmo, mesmo inverno...

e vais ver que não precisas assim de dias com muitas horas de sol para que tenhas água aquecida por este.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

shrek Escreveu:parabéns pelo sistema.
c_s_amaral Escreveu:... agora resta-me esperar pelo painel e só poderei contar com o aquecimento solar em dias com muitas horas de sol. por acaso hoje o sol está forte desde cedo, mas nesta altura não deverão existir muitos dias destes.

e vais ver que não precisas assim de dias com muitas horas de sol para que tenhas água aquecida por este.
moro na madeira e posso confirmar que hoje, um só painel conseguiu aquecer 300l de água a uma temperatura bem alta. o dia esteve quente , sempre com sol

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

c_s_amaral Escreveu:

moro na madeira e posso confirmar que hoje, um só painel conseguiu aquecer 300l de água a uma temperatura bem alta. o dia esteve quente , sempre com sol
boas,

sol?!.......
só mesmo na madeira!.....
por cá chuva não falta!

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ontem, pela primeira vez tomamos banho com sistema solar e depois de 4 banhos (2 à noite e 2 de manhã) a água ainda estava muito quente.

apesar de estar a trabalhar só com um painel, até agora tem chegado.

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Mensagem por Shrek »

c_s_amaral Escreveu:

ontem, pela primeira vez tomamos banho com sistema solar e depois de 4 banhos (2 à noite e 2 de manhã) a água ainda estava muito quente.

apesar de estar a trabalhar só com um painel, até agora tem chegado.
ah, bom... na madeira... isso é que é clima

tás a ver porque te dizia que não precisas assim de dias com muitas horas de sol? e o sistema só está a trabalhar a 50%...
mais uma vez, parabéns. e diz lá se, como diz o manuelcar, não foi o banho mais saboroso da tua vida?

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

alguém sabe qual é a pressão máxima que a água pode ao entrar no acumulador

neste momento tenho a pressão para toda a casa regulada para pouco menos de 4 bares e tenho reparado que quando a pressão se aproxima dos 4 peco alguma água naquela "válvula de descarga" que está localizada antes do acumulador.
quando a pressão está nos 3 e 3/4 ou porco menos isso já não acontece.

como eu não quero baixar mais a pressão da água de toda a casa, se calhar a melhor solução é colocar outro regulador de pressão antes do painel, regulado para 3 bares ou menos. assim continuava a ter pressão para o sistema de rega e não tinha problemas com os painéis.

o que é que me dizem?

de resto, mesmo sem um dos painéis, os 300 litros de água continuam bem quentes e o apoio eléctrico continua desligado.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

sim, a ideia do redutor de pressão só para o painel parece-me a melhor solução para ti.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

crohn Escreveu:sim, a ideia do redutor de pressão só para o painel parece-me a melhor solução para ti.
é o que eu vou fazer, mas segundo o manual a pressão pode ir até aos 5 bares e eu estou com menos de 4 na zona do contador.

será que não existe algum problema com a valvula?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pode ser. 4 bares não é incomum numa rede. mas tens que ver se a perda não se deve a uma pressão excessiva no tanque por aquecimento. nesse caso do que necessitas é um vaso de expansão. (alguns nossos membros não têm vaso de expansão no circuito de aqs).
Porreiro, pá!

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

manuelcar Escreveu:pode ser. 4 bares não é incomum numa rede. mas tens que ver se a perda não se deve a uma pressão excessiva no tanque por aquecimento. nesse caso do que necessitas é um vaso de expansão. (alguns nossos membros não têm vaso de expansão no circuito de aqs).
o problema não deve ser esse porque a fuga é antes do tanque e deve existir lá dentro algum meganismo anti-retorno. o vaso de expansão é uma situação a pensar mas como até agora a outra valvula que se encontra depois do tanque não ter libertado água deixo isso para depois.

nasc
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jul 15, 2009 11:07 pm

Mensagem por nasc »

este tópico parece que tem estado de férias!!!

venho só "informar" que hoje de manhã (às 8:30) não tinha água na torneira de água quente, pois congelou no exterior. como os tubos estão todos com isolamento, deve ter congelado nas torneiras/válvulas exteriores.

a tubagem de vai e vem do painel para dentro do telhado fica virada a nascente, pelo que apanha sol logo desde cedo, mas só lá para as 11:00 é que a água começou a correr e estava bem quentinha!!

presumo que durante a noite a temperatura exterior deve ter atingido os -5º ou -6º negativos, pois às 20:00 já estavam -2º, aqui na zona de paços de ferreira.

haverá forma de evitar que isto volte a acontecer??

bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Mensagem por bracara »

viva,
para evitar o congelamento da água, talvez fazendo como nos pontos mais frios do país, que é deixar a torneira a 'correr' um pequeno fio de água. desse modo a água em circulação evitará o congelamento.

finalmemte, após 3 meses de espera, vieram instalar o meu cf300l da solahart.
pena é que apenas tenham tido tempo para colocar a estrutura (40º de inclinação e com cerca de 15º de desvio do sul).. mas como o meu telhado é inclinado para nascente, foi um bico de obra.

também estive a dar uma olhada na torneira termoestática ( vai ser colocada no sotão, a cerca de 5m do depósito..):
- marca caxxxx
- intervalo operacional de temperaturas: 30 a 65º
- temperatura máxima da água na entrada 85º; pressão máxima 14bar.
acham que esta suporta a elevada temperatura que a água pode atingir no verão?

que pode acontecer se passar água a ferver (+-100º) pela termoestática? ela avariar? e que acontece se ela avariar? (perde água ou deixa de misturar?)

obgd
bracara

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

bracara Escreveu:viva,
para evitar o congelamento da água, talvez fazendo como nos pontos mais frios do país, que é deixar a torneira a 'correr' um pequeno fio de água. desse modo a água em circulação evitará o congelamento.

finalmente, após 3 meses de espera, vieram instalar o meu cf300l da solahart.
pena é que apenas tenham tido tempo para colocar a estrutura (40º de inclinação e com cerca de 15º de desvio do sul).. mas como o meu telhado é inclinado para nascente, foi um bico de obra.

também estive a dar uma olhada na torneira termoestática ( vai ser colocada no sótão, a cerca de 5m do depósito..):
- marca caxxxx
- intervalo operacional de temperaturas: 30 a 65º
- temperatura máxima da água na entrada 85º; pressão máxima 14bar.
acham que esta suporta a elevada temperatura que a água pode atingir no verão?

que pode acontecer se passar água a ferver (+-100º) pela termoestática? ela avariar? e que acontece se ela avariar? (perde água ou deixa de misturar?)

obgd
bracara
presumo que a termoestática que vai ser aplicada seja da caleffi. se assim for não deverá ter problemas. tenho o meu sistema instalado desde julho e a minha termoestática também é caleffi e portou-se lindamente durante o verão (embora more no norte, atingimos temperatura elevadas no verão passado).

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

bracara Escreveu: que pode acontecer se passar água a ferver (+-100º) pela termoestática? ela avariar? e que acontece se ela avariar? (perde água ou deixa de misturar?)

bracara

boas, teoricamente se as válvulas de segurança estiverem a funcionar em condições tal nunca irá acontecer, pois as mesmas fazem uma "descarga" antes de chegar a essa temperatura devido á pressão.

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Mensagem por FSC »

a temperatura nos ts é limitada pela válvula de segurança (temperatura e pressão) aos 90ºc. esta temperatura é superior à que a misturadora instalada aguenta (deve ser a versão sanitária com tampa preta). portanto, se avariar, não há garantia porque essa marca tem misturadoras específicas para sistemas solares (tampa amarela) que aguentam 100ºc ou 110ºc.

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

pois é no seu caso eu exigia a termoestatica adequada para instalações solares continuo a nao compreender como ha instaladores que continuam a meter material que nao e adequado para o efeito.e que essa termoestatica com a tampa preta pode muito bem aguentar mas e se por alguma razao a valvula de segurança nao actua? temos o caldo entornado como se costuma dizer. em relação ao congelamento da agua dentro das tubagens acho que isso se resolve de uma forma muito mais ecologica que e isolando os tubos do que deixar a torneira aberta isso é um autentico desperdicio.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”